10.5.10

O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS

É basicamente um filme de fantasia como não se vê desde a década de 1980, acho que se poderia dizer que se alguém fizesse um remake de "as sete faces do dr. Lao" a coisa ficaria próxima a esse filme. É claro que sairia o stop motion e entrariam os efeitos digitais, mas eles não tomam boa parte do filme até o seu final, e nem sequer são efeitos que se possam chamar de novos, mas eles criam um mundo tão inédito que cada cena enche os olhos, são lindos demais. A história então é quase um conto de fadas moderno. Parnassus é um monge que há mil anos atrás fez uma aposta com o diabo e ganhou a imortalidade, mas no século 20 fez outra aposta e se deu mal, sendo obrigado a entregar sua filha Valentina ao capeta quando a moça completar 16 anos.

VOCÊ PODE FICAR COM O TONY, VALENTINA. EU ME APAIXONEI PELO ANTON.

O dr. Parnassus anda pela Inglaterra em sua imensa carroça levando seu show itinerante e seus assistentes, a filha Valentina, o rapaz Anton e o mini mim Percy, mostrando seu famoso espelho que leva as pessoas para dentro de sua mente quando ele se concentra. Faltando poucos dias para o aniversário da filha Parnassus encontra o diabo novamente e uma nova aposta é feita. Antes do final do prazo a turma encontra o desmemoriado Tony (Ledger) que passa a acompanhá-los. O ator morreu antes de finalizar as filmagens, mais especificamente as cenas em que seu personagem atravessa o espelho de Parnassus, nesses momentos entram em cena Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law, o roteiro foi alterado e há uma boa explicação para a mudança de rosto de Tony cada vez que ele atravessa o espelho. Tudo muito mágico e simpático, mas o filme passa por uma gigantesca reviravolta antes do final, uma revelação séria que quase estraga o clima do filme de tão horrível que é. Tem um pouco de humor negro e personagens que preferem seguir a onda ao invés de questionar certas maluquices que pintam pelo filme, poderia ser para crianças mas está longe disso.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the imaginarium of doctor Parnassus
ANO: 2009
PAÍS: reino unido, canadá, frança
DURAÇÃO: 123 min
DIRETOR: Terry Gilliam (os 12 macacos, os irmãos Grimm, Monty Python em busca do cálice sagrado)
ELENCO: Heath Ledger, Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrell, Lily Cole,Christopher Plummer, Tom Waits,Verne Troyer, Andrew Garfield
PRÊMIOS: indicado para 2 oscars (direção de arte, figurino)
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 7 de maio 2010

Anselmo disse...

Não entendi o atraso da estréia no Brasil. Se o filme é bom e tem recebido ótimas criticas o certo é reduzir o espaço de tempo entre as estréias. Até entendo que não é do tipo apelativo que vai atrair multidões, mas empurrar assim com a barriga não ajuda em nada no desempenho do filme. Digo isso porque lá fora já saiu em dvd e blu-ray, o que é um convite à pirataria aqui no Brasil. Lamentável.

Anônimo disse...

Kero muito ver esse filmeee.