4.6.19

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Dirigido por Wolfgang Petersen (diretor de dois filmes que eu adoro: A história sem fim e Inimigo meu), FORÇA AÉREA UM (1997) é a cara do cinema de ação dos anos 90. Bem no estilo "Duro de matar", temos Harrison Ford contra todo mundo, eu nem ligo pro conteúdo patriótico que irrita alguns brasileiros, o filme me diverte.

Ford é o presidente norte americano, e também o herói do filme. Seu avião, o Força aérea um, é sequestrado por comunistas. O presidente, a primeira dama e a filha do casal, se tornam reféns do Gary Oldman. Conhecendo a fundo todos os corredores, dutos e passagens secretas, do avião, o presidente vai tentar salvar o dia. 

O filme foi indicado para dois Oscars, som e edição. E também fez história. Como vice de Ford, Glenn Close quase se tornou a primeira mulher presidente quando todo mundo estava apostando que o Indiana não iria conseguir escapar com vida.
Bill Clinton viu o filme duas vezes e gostou da ideia do módulo de fuga e da rampa de paraquedas. O verdadeiro Força aérea um não tinha esses dispositivos de segurança na época.

Um comentário:

Anônimo disse...

Harrison Ford sempre vale a pena!