Há muito tempo, quando ''Elsa'' era apenas um homocara que roubava outros homocaras no darkroom, a Disney estava pertinho de fechar seu departamento de animação, que já não estava lucrando tão alto como antigamente. Dizem que a Disney despertou quando a ''Pequena sereia'' estreou em 1989. O estúdio só havia voltado atrás porque pintou uma concorrência nos anos 1980.
O animador Don Bluth se demitiu do estúdio após trabalhar em "Bernardo e Bianca'' (1977). Aí ele fez uma parceria com Steven Spielberg, George Lucas e com a MGM, fundou seu próprio estúdio de animação e dominou os anos 1980 com ''Fievel'', ''Em busca do vale encantado'', ''Todos os cães merecem o céu'' ... e entrou na década seguinte com ''Anastácia'' e ''Titan AE'' (ambos pela Fox).
As crianças de hoje, coitadinhas, podem achar as animações de Bluth meio sombrias. Sua primeira produção, A RATINHA VALENTE (1982) já tinha um tom bem obscuro.
A viúva Brisby (ela não tem nome?) vive numa fazenda com os filhos pequenos. O dia do arado está chegando, o fazendeiro vai ligar o trator e ela precisa se mudar, sua toca fica bem no caminho da máquina. Mas o filho mais novo está doente e não pode sair da cama. Desesperada, ela vai atrás dos conselhos de uma coruja monstruosa. Mais tarde, acaba descobrindo coisas chocantes a respeito do falecido marido.
Tem um toque de "magia" no final que deixa a trama meio esquisita. Um corvo surge como alívio cômico, mas isso não deixa o filme mais infantil. Pra mim (eu vi o filme no cinema), o desenho continua interessante, adoro revê-lo.
Ele ganhou uma continuação horrível em 1998, se você encontrar o dvd por aí, CQQE (compre, quebre, queime, enterre), por favor, o mundo não precisa daquilo.
2 comentários:
Voltei a assistir esse lindo desenho na netflix, com a nova dublagem. muito fofa a história da luta e determinação da Sra Brisby em cuidar de seus filhos. "Prue Halliwell" dublou a filha mais velha da vivúva. Queria muito ler o livro.
nova dublagem? acho que eu não toparia...
Postar um comentário