No começo dos anos 1990, a franquia star wars ganhou uma nova trilogia. Eram três livros que davam continuidade ao terceiro filme (o retorno de Jedi). A trilogia de Thrawn (o vilão da história) deixou os livros e migrou para as HQs, com novas ramificações. Para muita gente essa trilogia era, oficialmente, os episódios 7, 8 e 9. E agora (em 2015) nós realmente veremos um ''episódio VII'' nos cinemas. Se ele vai seguir os livros, não se sabe ainda.
Existe uma regra de ouro no universo expandido: não mexa com os filmes, eles são absolutos.
Em 1996 surgiu um livro que tentava se encaixar entre ''o império contra ataca'' e ''o retorno de Jedi''.
SOMBRAS DO IMPÉRIO até que fez bonito. O livro explica por que a turma levou tanto tempo para resgatar Han Solo. E ainda mostra Luke descobrindo novos poderes Jedi e treinando bastante. Também vemos a construção de seu novo sabre de luz. Ou seja, o livro preenche várias lacunas que existem entre os dois filmes.
Mas ele não tem tanta história assim para contar. Os capítulos são pequenos e divididos em trechos menores que, na maioria das vezes, não ajudam no avanço da trama. Quando a turma se separa, o livro tenta acompanhar todo mundo, mas costuma visitar alguns personagens em momentos maçantes, quando não está acontecendo nada.
O livro é um tédio por conta disso, só começa a sacudir as coisas perto do final.
Normalmente, um livro dá de dez em qualquer filme. Mas no caso de SOMBRAS DO IMPÉRIO, até o video game supera o livro. Em SHADOWS OF THE EMPIRE (Nintendo 64) acompanhamos o mercenário Dash Rendar, o cara que ajuda Luke, Léia e Lando a procurar por Boba Fett no livro. O jogo começa com a batalha de Hoth, que no livro é apenas mencionada, e segue a trama do livro pelo ponto de vista de Dash. O cara chega a confrontar Boba Fett, que nem no livro aparece.
Quer dizer, o livro fica num lenga lenga por tanto tempo que dá sono. E o game está cheio de ação (bem, essa é a função de um game). Você pode fazer as duas coisas, ler e depois jogar, o game completa o livro e vice versa.
Um comentário:
FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: star wars shadows of the empire
ANO: 1996
AUTOR: Steve Perry
PÁGINAS: 342
EDITORA: sci-fi books
Postar um comentário