LUNAR é uma sci-fi de responsa, os efeitos especiais são legais e competentes, mas não são a razão de viver do filme. Lunar é um drama antes de tudo. Tem uma trama bem interessante que prende você, mistérios e revelações chocantes. O diretor Duncan Jones escreveu e dirigiu o filme, parece um conto de Philip K. Dick, é sci-fi cerebral mas você não fica perdido no final. Duncan também dirigiu "contra o tempo" (2011), aquele filme onde o Jake Gyll-o volta no tempo várias e várias vezes por 8 minutos. Outra ficção legal, quase em tempo real. Lunar é de 2009, passou batido pelos cinemas brasileiros e merece ser descoberto em dvd e em blu.
Sam Rockwell (não tinha outra foto não?) vive sozinho numa base lunar há 3 anos. Ele cuida das máquinas que estão extraindo hélio-3 do subsolo da Lua. Logo sua missão chegará ao fim e ele poderá voltar para a Terra para rever a esposa e a filha. Sua única companhia na base é o computador Gerty. Ele conversa com Sam, usando emoticons, e tem a voz do Kevin Spacey. O ator não decepciona, para fazer a voz do computador ele se inspirou no Hal-9000 (uma odisséia no espaço) e também no Hannibal Lecter (o silêncio dos inocentes). Gerty tem uma voz suave e doce, mas dá medo, parece que está escondendo algo.
Sam precisa deixar a base para checar uma das máquinas que parou de funcionar, aí ele sofre um grave acidente lá fora, sem chances de ser resgatado. Na cena seguinte, ele acorda dentro da base. O que aconteceu? Como foi que ele voltou? Opa, ele não está tão sozinho quanto pensava estar. E eu não vou contar mais nada, a surpresa faz parte da diversão.
Um comentário:
FICHA TÉCNICA
TITULO ORIGINAL: moon
ANO: 2009
PAÍS: reino unido
DURAÇÃO: 97 min
DIRETOR: Duncan Jones
ELENCO: Sam Rockwell e Kevin Spacey
Postar um comentário