Não é um filme, é um documentário, mas está na lista porque é um doc obrigatório. O cara passa trinta dias fazendo suas refeições diárias (todas elas) num Mc Donalds. O doc é um alerta, não tente repetir isso em casa.
9ª POSIÇÃO - SABOR DA PAIXÃOPenélope Cruz é uma baiana suspeita que abandona tudo, até o maridão Murilo Benício, e vai tentar a sorte nos isteites. Ela cozinha tão bem que acaba ganhando um programa de culinária na tv em tempo recorde, graças a Yemanja, é sério. É uma pena que, no final, o filme viaja um pouco na maionese.
8ª POSIÇÃO - A FESTA DE BABETTEBabette trocou Paris por uma vila na Dinamarca, em busca de uma vida melhor (em 1871 Paris estava um caos) deixando suas irmãs para trás. Depois de passar 14 anos cozinhando para um pastor católico, ela precisa reconquistar a confiança das irmãs protestantes. Detalhe, a moça ganhou uma fortuna na loteria e vai organizar uma mega festa.
7ª POSIÇÃO - TÁ CHOVENDO HAMBURGUER
E a água da chuva virou comida. Bem que poderia chover algo mais saudável, mas enfim... não se esqueça da regra dos cinco segundos. Ela vale tanto para o alimento que caiu no chão quanto para aquele que caiu no telhado.
6ª POSIÇÃO - CHOCOLATEE agora entramos no campo dos alimentos que provocam efeitos colaterais. No caso dos chocolates de Juliette Binoche, tesão!
5ª POSIÇÃO - COMO ÁGUA PARA CHOCOLATEE agora o efeito colateral é levado ao pé da letra. Não importa o que Tita está cozinhando, o sabor muda conforme seu estado de humor. Começa como se fosse um dom, e depois vira uma maldição. O final tenta ser poético, mas é bem bobinho.
4ª POSIÇÃO - A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATEEu nunca gostei do filme de 1971. Tim Burton foi um pouco mais fiel ao livro e caprichou na produção. Aquela cascata de chocolate é uma tentação.
3ª POSIÇÃO - RATATOUILLEEstava esperando por esse filme? É claro que ele não ia ficar de fora. Você se apega ao personagem, gosta de ver o ratinho cozinhando, mas você comeria algo que foi preparado por um rato? Se ele ficar na minha cabeça, tudo bem.
2ª POSIÇÃO - JULIE & JULIABaseado num livro baseado num blog baseado na vida real. Amy Adams se comprometeu a fazer cada uma das receitas do livro de Meryl Streep, uma por dia, durante um ano inteiro. Enquanto isso, a gente acompanha Meryl, décadas no passado, tentando ganhar a vida como cozinheira. O blog de Julie Powell ainda está na web, só não é mais atualizado (desde que Julia Child faleceu).
1ª POSIÇÃO - DIETA MEDITERRÂNEAProcurando por filmes de culinária na web, para refrescar a memória, topei com muitos "top 10" sobre o assunto. Mas nenhum deles mencionava esse filme espanhol. Que absurdo é esse? Eu amo "dieta mediterrânea". Sofia quer ser uma chef de cozinha, quer ter seu próprio restaurante algum dia. Mas Toni a empurra para uma vida de dona de casa. Ela está infeliz, mas começa a se sentir melhor (e até seus pratos ficam melhores) quando traz o bonitão Frank (uma cena de nu frontal bem generosa) para dentro de casa. Frank, Sofia e Toni fazem um acordo, no mundo dos negócios e na cama também. O amor rola solto entre os três (heterogaybi), que já não conseguem mais viver separados. Sofia está para se tornar a maior chef do mundo, mas o pessoal da cidade não perdoa, o estranho caso de amor está na boca do povo.
5 comentários:
VEJA TAMBÉM:
Comer, beber, viver
A hora do rango
O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante
Nação fast food
Sem reservas
Histórias de cozinha
tenho uma amiga de SP que todo aniver meu ela me manda um filme de culinária ♥
coisas em comum
Como? "O Cozinheiro, o ladrao..." nao entrou nos 10 mais???? "Comer, beber, viver" também nao??????????? E "A Festa de Babette" atrás de "Está chovendo hambúrguer" ??????????
Onde foi parar seu gosto? Acho que você está comendo muito fast-food...
na verdade, revi muitos desses filmes atualmente, tenho eles em casa, e... sei lá, envelheceram mal...
Também vi, em alguns top 10, o filme DELICATESSEN, eca, aquilo não é culinária, é canibalismo, então deixei de fora também
o que é a Babette e seu jantar francês... to apaixonado
Postar um comentário