4.2.10

PRECIOSA

Um dos filmes mais corajosos na corrida ao oscar deste ano, e é difícil a gente ver um filme como esse no oscar onde tudo tem que lembrar perfeição e glamour. PRECIOSA é um senhor drama que põe pra fora todos os monstros de uma só vez. Preciosa é uma garota negra e obesa que tem 16 anos e está grávida de seu segundo filho, sua filha é deficiente mental e passa o tempo todo na casa da avó, Preciosa vive com a mãe que a maltrata em casa e vive dos cheques que recebe do governo ao fingir que sua neta é sua filha, a menina só aparece em casa quando é preciso enganar assistentes sociais. Ambas as crianças são filhas do pai de Preciosa que abusa sexualmente dela desde criança. As coisas começam a mudar um pouco quando ela vai para uma escola especial onde recebe ajuda de uma professora lésbica. Mas a vida de Preciosa vai piorar ainda mais antes do filme terminar, e muito.

Cada vez que a barra pesa, ou vamos dizer, o filme fica real demais, Preciosa foge para a fantasia, onde todos gostam dela e ela é famosa por algum motivo, essas cenas garantem algum alivio ao drama sem fim do filme embora apareçam em momentos espinhosos. Mariah Carey e Lenny Kravitz fazem pontas , mas o filme é todo de Gabourey Sidibi (Preciosa) concorrendo ao oscar ao lado de Meryl Streep. Esse filme TEM que sair com algum oscar no bolso na entrega desse ano. Pode ser REAL demais para Hollywood e não sair com nada , mas as indicações (e também a propaganda feita pela Oprah) já serviram para chamar a atenção das pessoas para esse filme, estarei torcendo por ele.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: precious - based on the novel push by Sapphire
ANO: 2009
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 110 min
DIRETOR: Lee Daniels (shadowboxer- aquele filme com o nu frontal de camisinha do Stephen Dorff)
ELENCO: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton, Mariah Carey, Lenny Kravitz
PRÊMIOS: indicado para 6 oscars (diretor, atriz, atriz coadjuvante,roteiro adaptado,edição e melhor filme)
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 29/01/10

Anônimo disse...

O filme é muito bom e sua equipe técnica e artistica merecem muito um oscar.

O filme é muito inteligente, pois se trata de um drama muito pesado e árido quase como uma tragédia grega e da mesma forma qdo o enredo se torna muito arido e claustrofóbico dentro do inferno de Preciosa eles fogem com um devanaio dela pra podermos respirar e começar depois a reviver o drama, se isso não ocorresse ficariamos qse o filme todo sem ar e sem coração pra aguentar mais drama.

Tem que ser visto!
R.

Psicodrama disse...

Este filme é excelente... E não é uma realidade somente americana... Aqui no Brasil a grande maioria da população vive nessas condições... FIlme corajoso e forte que ja entrou na lista dos meus favoritos.

Marcelo Doni disse...

Concordo com Psicodrama
FIlme corajoso e forte