14.7.16

CHP RARIDADES


É o ''melhor filme do ano'' (2000) e ainda conseguiu duas indicações ao Oscar (roteiro e edição). Virou cult. AMNÉSIA foi escrito e dirigido por Christopher Nolan. Deixou muita gente maluca, Guy Pearce matou ou não sua esposa? A resposta está no filme? Será que você deixou algo passar?

Em 2001, o estúdio deu um tiro no próprio pé. O filme foi lançado em dvd com um extra bem original, chamado ''amnésia?". Neste extra você confere o filme na ordem cronológica. Nolan e seu irmão optaram por um roteiro não linear para deixar a trama mais interessante, para fundir a nossa cabeça. E aí descobrimos, por conta do extra esquisito, que o filme é na verdade uma droga.
Na versão em ordem cronológica nada faz sentido, o filme nem tem cara de filme. Me lembro de alguém dizendo na época que ''O diretor investiu numa trama não linear para esconder o fato de Amnésia ser um filme muito ruim''. A verdade é que o filme não faz sentido em ordem cronológica porque ele nunca foi imaginado desta maneira.
Aquele extra foi criado para matar a curiosidade do povo (gostaria de ver Pulp Fiction neste formato), ele não ajuda a resolver os mistérios da trama e isso deve ter irritado algumas pessoas. 
Anos depois, o diretor acabou com a nossa alegria. O personagem matou a esposa ou não? Existem easter eggs no filme que dizem ''sim'' e outros que dizem ''não'', há muitas pontas soltas e nada explica como foi cometido o crime. Segundo Nolan, não existe resposta (não foi isso que ele disse em 2001, eu me lembro bem), nenhuma resposta foi criada e escondida no filme. Foi apenas uma brincadeira. No final o personagem aparenta estar mentindo para si mesmo, só assim viverá feliz.
Até hoje muitas pessoas ignoram o blá blá blá do diretor sobre a trama, e também a versão linear do velho dvd, que nem faz sentido. E assim, com o tempo, os fãs levantaram inúmeras teorias. Tem também gente montando uma lista com todas as 26 tatuagens do Guy Pearce. Vinte e sete se você contar a tatoo que só existe num devaneio, a famosa ''eu fiz isso''.

Um comentário:

Gilberto disse...

Filmaço um dos melhores do Nolan e sem dúvidas um dos meus favoritos, filmes assim fazem falta, as vezes tenho a sensação que a criatividade fugiu de Hollywood!