7.8.15

em cartaz - QUE MAL FIZ EU A DEUS?


Filme francês de 2014 que bateu um recorde nas bilheterias do país. Isso foi em abril do ano passado, o filme já tem até dvd. Logo, ele está chegando ao Brasil com um atraso daqueles. Verdade seja dita, essa comédia tem sim alguns clichês. Faz a gente se lembrar de algum ''entrando numa fria'' qualquer, mas conquista você pela simplicidade. E o humor francês costuma cair no gosto dos brasileiros, é o pastelão norte americano que nos irrita às vezes. Com uma comédia francesa, não tem erro.


- Poderia ser pior, ela poderia ter escolhido o Ben Stiller.


Claude e Marie são católicos, eles criaram quatro filhas, que agora vivem longe de casa. Uma delas, se casou com um judeu (bonitão), outra se casou com um muçulmano, e outra se casou com um chinês. Claude não consegue disfarçar seu preconceito tão bem quanto sua esposa, e os genros também não se bicam entre si. O judeu briga com o muçulmano e ambos se juntam contra o chinês. Na tentativa de acabar com essa guerra dentro da família, Claude e Marie organizam um jantar de natal. As coisas acabam dando certo e Claude faz as pazes com seus genros. 
Mas aí a filha caçula revela que vai se casar no próximo ano. E quando a mãe pergunta qual é a religião do noivo, a moça diz que ele é católico. Agora, Claude e Marie estão nas nuvens, eles tiveram sorte com a quarta filha. Mas tem uma coisa a respeito do noivo que a filha achou melhor esconder dos pais. Isso acaba gerando uma guerra entre Claude e o pai do noivo. 
O roteiro é bem amarrado, a família passa por várias transformações dias antes do casamento. Espero que o dvd apareça logo por aqui. Adoraria rever esse filme.













FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: qu'est-ce qu'on a fait au bon dieu?
ANO: 2014
PAÍS: frança
DURAÇÃO: 97 min
DIRETOR: Philippe de Chauveron
ELENCO: Christian Clavier e Chantal Lauby e um monte de gente
ESTREIA BR:  6 de agosto de 2015

Um comentário:

raul disse...

Ótimo filme!
a cereja do bolo é o delicioso Ari Abittan, o genro judeu.