16.2.15

TOP 10 - SEGURA ESSA ONDA

10ª POSIÇÃO - POSEIDON (1972,2006)
Eu recomendo o filme de 1972, ''O destino do Poseidon'', tá cheio de personagens legais e você se sente mal quando um deles morre. O remake de 2006 não liga muito pros personagens (típico de um filme catástrofe atual), como outros filmes desta lista, mas tem efeitos especiais bacanas (e um homopersonagem). Caprichou na onda gigante que virou o navio Poseidon de cabeça para baixo na noite de ano novo.



9ª POSIÇÃO - IMPACTO PROFUNDO (1998)
Essa sequência, onde vemos uma onda gigante atingindo niuiorqui, é bem curtinha, mas estava no trailer, e deixava a gente com vontade de ver o filme. O filme gêmeo que estreou naquele mesmo ano, ''Armageddon'', não tinha cenas desse tipo. Ironicamente, ''Armageddon'' era diversão pura, enquanto ''Impacto profundo'' puxava mais pro drama.


8ª POSIÇÃO - EXÔDO, DEUSES E REIS (2014)
Já que o filme resolveu, assim como outras produções, encaixar o conto de Moisés em algum momento do reinado do faraó Ramsés II, ele não pode deixar o faraó morrer, porque isso mudaria a História. Em ''O príncipe do Egito'', Ramsés escapou ileso, foi uma sequência bem plausível. Mas no filme de 2014, Ramsés e Moisés não conseguem escapar da onda gigante. Foi uma cena legal, só não deu para engolir o desfecho.




7ª POSIÇÃO - NÓE (2014)
Ainda em 2014, com ótimos efeitos especiais. A água veio do centro da Terra (!?!) e algumas ondas gigantes vieram de longe para balançar a ''arca caixote''. Ainda bem que os animais estavam todos dormindo (?!?) e os gigantes de pedra se salvaram porque se transformaram em anjos na última hora (???). A sequência das águas é meio curtinha, o filme investe mais no drama que rola dentro do caixote.



6ª POSIÇÃO - O IMPOSSÍVEL (2012)
Baseado numa história real, o filme não traz nenhuma onda absurda. Ainda assim, ele tem cenas incríveis de devastação. O tsunami acontece no momento em que Ewan McGregor está na piscina do hotel com os dois filhos. Foi usada água de verdade na sequência, suja o suficiente para dar aquele realismo. É raro a gente ver água digital suja ...




5ª POSIÇÃO - POMPÉIA (2014)
Ok, o filme é um plágio de ''Titanic'', a mocinha rica ama o escravo Jon Snow e não o general romano Kiefer Sutherland. Mas o filme tem sequências de ação bem legais. É também super exagerado, praticamente apaga a cidade de Pompéia do mapa. É claro que um vulcão pode gerar uma tsunami, mas a onda está indo na direção oposta, tem problema?




4ª POSIÇÃO - 2012 (2009)
Essa é a maior onda da lista. Estava presente no trailer do filme porque a sequência é mesmo impressionante. Uma onda que é mais alta que as montanhas do Tibet. Isso é roliúdi, pode ficar sossegado, não existe neste mundo água suficiente para cobrir todos os continentes.




3ª POSIÇÃO - AS DUAS TORRES (2002)
O ponto alto do filme, os Ents quebram a barragem e o rio avança sobre Isengard, arrastando milhares de orcs, e ainda atinge o subterrâneo onde eles fabricavam armas. Tolkien não costuma narrar batalhas em seus livros, essa sequência é apenas relatada pelos hobbits, algum tempo depois, e não pega nem uma página inteira do livro. Em menor escala, veja ''Enrolados''.




2ª POSIÇÃO - O DIA DEPOIS DE AMANHÃ (2004)
Eu adoro esse filme, e não é só por causa do Jake Gyll-o e do Dennis Quaid. É um filme catástrofe do Roland Emmerich (independence day) que não se descuida dos personagens, até o mendigo com o cachorro participa da trama. O filme mostra uma onda gigante atingindo niuiorqui, fazendo alguns navios avançarem pelos quarteirões da cidade. Aqui vemos várias coisas que ''Impacto profundo'' não mostrou.




1ª POSIÇÃO - ALÉM DA VIDA (2010)
Filme bobinho do Clint Eastwood, não é baseado numa história real, mas tem uma sequência, logo no começo, que dá de dez no tsunami do filme ''O impossível''. É uma sequência de ação de tirar o fôlego, a onda gigante avança pela cidade e a protagonista do filme não consegue escapar dela. O melhor de tudo é que se trata de uma sequência bem longa, com várias tomadas impressionantes.


Um comentário:

Unknown disse...

Não tinha reparado em tantas ondas produzidas pelo cinema hahaha. Adorei a lista!