4.11.14

livro - BILIONÁRIOS POR ACASO


É o livro que deu origem ao filme ''A rede social'' (dã, tá escrito na capa), e ele é mais gostoso de acompanhar que o filme. O filme está cheio de flashbacks, no livro a trama é linear.
Começa em Harvard, outubro de 2003. O brasileiro Eduardo Saverin conhece o garoto gênio Mark Zuckerberg, alguns dias depois, eles já são grandes amigos.
Após ter tido um péssimo encontro, Mark volta pro dormitório e cria o facemash, roubando fotos de todas as garotas da universidade. No site os rapazes podem votar na mais bonita. O facemash se torna um sucesso em poucas horas, Mark leva um susto e apaga o site, e quase é expulso da universidade. 
Do outro lado da universidade, os gêmeos Tyler e Cameron ficam sabendo da brincadeira de Mark através do jornal e entram em contato com ele. Desde o ano anterior, os rapazes tinham essa ideia de criar um site chamado Harvard Connection, uma rede social que os alunos poderiam usar para muitas coisas, mas principalmente para conseguir sexo. Tyler e Cameron só precisavam de um programador.
Durante dois meses, Mark enviou imeios para os gêmeos dizendo que tinha muito trabalho de casa pra fazer e que o site estava dando alguns problemas. De repente, os gêmeos descobrem pelo jornal estudantil que Mark lançou o thefacebook.com. Um site muito parecido com o Harvard Connection (também tem a finalidade de conseguir sexo pros rapazes). Eduardo (doido por sexo) entrou com a grana, o thefacebook precisava de vários servidores para não travar. 
E aí começa a batalha pelo site. Ninguém nunca assinou contrato algum, os gêmeos apenas apertaram a mão de Mark no refeitório. 
O livro foi montado a partir de milhares de páginas de documentos, como ações judiciais, entrevistas e relatos de testemunhas. A trama é apresentada pelo ponto de vista de Eduardo e dos gêmeos Winklevoss. E, vez ou outra, pelo suposto ponto de vista de Mark Zuckerberg, que se recusou a dar depoimentos para o autor do livro.
No início de cada capítulo, o autor faz um plano geral do ambiente antes de colocar os personagens no local, como se fosse o roteiro de um filme. Depois de algumas poucas páginas essa mania vira um pé no saco.
E quantas vezes o Alessandro fez sexo desde que criou uma conta no FB ? + ou - = zero.









FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the accidental billionaires, the founding of facebook, a tale of sex, money, genius and betrayal
ANO: 2009
AUTOR: Ben Mezrich
PÁGINAS: 228
EDITORA: intrínseca

1 comentário:

Rafael Caribe disse...

Eu gostei muito mais do filme. Achei o livro meio bobinho no traçar os perfis dos personagens. O filme é dinâmico, moderno e ácido, além de fazer um retrato irônico do mundo moderno. Vi pouco disso no livro, que é mais despretensioso (talvez por isso você tenha definido como "mais gostoso").