18.4.14

BLUE JASMINE


Quando você vai criar uma história, você precisa se colocar em algum lugar. Normalmente, coisa chata isso, se o filme foi escrito barra dirigido por Woody Allen, e o cara não tá no elenco, vamos ver um ator imitando o jeito de falar e de atuar do diretor. Eu acabei detestando ''tudo pode dar certo'' por conta disso. Quando fui ver BLUE JASMINE fiquei imaginando se a Cate Blanchett iria dar uma de Woody Allen no filme. Felizmente isso não aconteceu e infelizmente isso não aconteceu, no fim das contas senti falta dos diálogos afiados do diretor. Frases que se tornavam mais famosas que os filmes. Várias delas num único filme. O cara tinha muita inspiração nos anos 1970 barra 80. Atualmente, ele se preocupa mais em contar uma boa história do que em gastar alguns minutos de filme filosofando. Tudo bem, BLUE JASMINE não vai te dar ovos (pescou essa?) mas tem uma apresentação interessante.


- A vida costumava ser como uma caixa de bombons.


Cate é Jasmine, uma ricaça que perdeu tudo e que agora é obrigada a morar com a irmã que, ao contrário de Jasmine, não se casou com um sujeito rico. Ela quer dar um novo rumo para sua vida, estudar e trabalhar. Mas a mudança de ares a fez sofrer um colapso nervoso. Como Jasmine perdeu sua fortuna, que fim levou seu marido, como ela chegou a esse ponto que dá início ao filme, tudo será revelado através de flashbacks. Do começo ao fim, o filme nos mostra o passado e o presente, vai e volta, vai e volta, encaixando as peças de um quebra cabeças. E essas peças vão sendo montadas de uma maneira soberba, o filme está sempre fazendo revelações importantes. O colapso nervoso é um divisor de águas, Cate parece estar interpretando duas personagens, a Jasmine ricaça, sem preocupações na vida, e a Jasmine que perdeu sua fortuna e sanidade. O dvd (e o blu) não esperou pelo Oscar, na caixa só vemos as indicações. O filme tem pouca comédia, na verdade ele é um drama, e deve ser visto desta maneira, porque o final não é brincadeira...











VEJA TAMBÉM: O casamento de Rachel, O lado bom da vida, Uma rua chamada Pecado.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2013
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 98 min
DIRETOR: Woody Allen
ELENCO: Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins, Peter Sarsgaard e Bobby Cannavale
PRÊMIOS: Oscar de melhor atriz

Anônimo disse...

ontem fui as Americanas perto do serviço, e na sessão de filmes (vazia o negócio são ovos) vejo um monte de capa com um vapor dentro, gotinhas de água que sublimou de alguma forma ali - no lugar errado - e estavam além de deixar o papel da capa enrugado tinham algumas ja manchadas. Chamei a atendente e avisei. Ela vira pra mim e diz: você quer levar algum?

não consegui nem responder. sai da loja morto de vergonha e com certa raiva.

a única preocupação realmente é só o dinheiro.

Rafael Caribé disse...

O final destruiu meu coração e simplesmente comecei a chorar. Resisti a me envolver com a personagem de Cate, mas no fundo ela é humana, como todos nós.

Eduardo Santos disse...

Cate estar simplesmente fenomenal! Já estou indo comprar o DVD...