18.1.10

ONDE VIVEM OS MONSTROS

Do mesmo modo que Ang Lee pegou um conto de poucas páginas e fez um filme bem complexo (brokeback mountain) Spike Jonze pegou um livrinho que tem mais ilustrações que palavras e fez um filme e tanto. Uma adaptação fiel e ao mesmo tempo sensível de um livro que é o maior sucesso nos isteites mas que só chega agora ao Brasil com décadas de atraso. O filme usa pessoas fantasiadas e também animação gerada por computador para mover seus rostos. Em muitos momentos , devido ao visual dos monstros, o filme lembra uma produção de Jim Henson, isso te leva de volta aos filmes de fantasia dos anos 1980. Uma vez que esse não é um filme para crianças os adultos que ainda se lembram dos Muppets vão curtir muito.

MAX E ALEXANDER, MEU BODE FAVORITO

Max é um menino com muita imaginação mas sem amigos para brincar com ele, depois de aprontar com a irmã e ser malcriado com a mãe ele foge de casa. Ao encontrar um barco ele vai até uma ilha onde vive um grupo de monstros com um comportamento bem infantil ,que acaba caindo nas mentiras de Max e o coroam rei da tribo. Mas quando as verdades vem á tona as coisas ficam sérias. Há muita psicologia infantil no filme, esse é seu tema principal. Afinal o mundo dos monstros é um reflexo do mundo de Max, note como certos acontecimentos e certas personalidades se repetem no filme, depois que Max foge de casa nós entramos, sem aviso, em sua cabeça. Preso em um mundo que ele mesmo criou tudo o que acontece na ilha saiu de algum lugar de sua mente. O filme não se dá ao trabalho de explicar isso a você e isso é legal, digo, quando foi a última vez que um filme fez você pensar por si mesmo?


4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: where the wild things are
ANO: 2009
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 101 min
DIRETOR: Spike Jonze (quero ser John Malkovich)
ELENCO: Max Records, James Gandolfini, Forest Whitaker, Lauren Ambrose.
ESTREIA: 15/01/10 (Brasil)

Anônimo disse...

Eu esperava um filmão afinal era Spike Jonze, lembro até hoje do sentimento de assistir "Quero ser John malkovich" com 9 anos de idade e entrar em parafuso.

Eu esperava algo visualmente deslumbarante e um puzle montada de várias maneiras por diversas cabeças, mas não esperava algo tão profundo e cheio de delicadezas sobre os sentimentos tão profundos.

R.

Sam disse...

Raaa eu acertei que vc ia ver esse filme no outro comentário e vc nem pra confirmar....

me animou! quero ver se assisto ele esse fim de semana.

Sam

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi sam
eu sempre leio cada comentario antes de publicar mas nem sempre eu os respondo na mesma hora, afinal após a publicação de coments eu começo a montar uma postagem, deixando para responder os comentarios em seguida eu ás vezes esqueço deles