27.3.17

CHP CULT


Ah, esse pobre mangá, publicado em 1989, inédito no Brasil (a JBC fez uma promessa no ano passado, ele já foi lançado?), virou animê em 1995 e chegou aqui com o título ''O fantasma do futuro'' (aqui no Brasil tudo é do futuro). E agora tá chegando o filme, com a Scarlett Johansson. E o filme vai se chamar ... ''A vigilante do amanhã'' ... eu odeio esse país. Pra mim, sempre vai ser GHOST IN THE SHELL, um dos melhores animês já feitos.
Ok, não tem aquela animação excepcional de ''Akira'', mas a trama é incrível(mente complexa), vale a pena. 
O ano é 2029, ciborgues andam entre nós, e nós temos vários implantes no corpo, tudo pela conectividade. Acompanhamos uma policial (ciborgue) chamada Major e seu parceiro Batou (um humano com implantes) enquanto eles caçam cyber terroristas. Um deles, um americano chamado apenas de Mestre dos Fantoches, está planejando algo grande. Nesse futuro é possível roubar e alterar as memórias de qualquer um, criando tensões políticas entre certos países. 
Vez ou outra, Major fica pensando, será que ela tem alma? A trama nos mostra uma linha bem tênue entre a vida e a não vida. Até vemos uma IA (inteligência artificial) na internet que se torna auto consciente. 
Não é segredo para ninguém, o animê de 1995 serviu de inspiração para o filme ''Matrix'' (1999). Todo mundo no filme tem furinhos na nuca, mas também existe conexão sem fio. Tem muita coisa neste filme de ''2029/1995'' que podemos encontrar hoje, na vida real. E outras que foram copiadas por vários filmes de ficção nos anos seguintes, como Avatar, de 2009.
 

1 comentário:

Kayo Ewing disse...

Ansioso pelo filme, acho que vai surpreender!