27.4.16

DUELO DE TITÃS


ATLANTIS e PLANETA DO TESOURO
Dois fracassos comerciais da Disney que se recusam a cair no esquecimento. E para algumas pessoas, eles já estão atingindo o status de cult.



ARRECADAÇÃO
Em 2001, a Disney torrou 90 milhões com ''Atlantis'', cuja produção começou em 1996. O filme arrecadou apenas 186 milhões. Isso fez o estúdio cancelar uma série animada para a televisão e desistir de uma atração, baseada no filme, na Disneylândia. Uma continuação foi lançada diretamente em dvd em 2003.
''Planeta do tesouro'' praticamente morreu na praia. O filme faturou apenas 16 milhões na estreia. Custou 140 e arrecadou 109. Foi indicado ao Oscar de melhor animação, mas perdeu pro Shrek.




PRINCESAS
Kida fez bastante sucesso do lado de fora das telas. ''Atlantis'' é um filme para nerds, logo, a gente encontra cosplay da moça em vários eventos (tirando a Elsa (Frozen), isso não acontece com nenhuma outra princesa do estúdio, digo, do lado de fora de algum parque temático). Curiosamente, Kida não faz parte da lista oficial de princesas da Disney (a Mulan faz, ela é princesa?).
E no planeta do tesouro? O filme é baseado no livro ''a ilha do tesouro'' e não tem mulher alguma em destaque nessa história. Por isso, o capitão Flint se tornou capitã Amélia (e ela fez sexo com um cachorro e teve gatorros...).




APELAÇÃO
Com ''Atlantis'' a Disney tentou uma abordagem mais adulta. O filme não agradou os pequenos, então voltaram atrás. ''Planeta'' resgata muitas coisas dos desenhos dos anos 1990, mas ficou artificial demais. Olha só o protagonista, o corte de cabelo, a rebeldia, ele gosta de esportes radicais, as crianças vão amar, certo?




OS VILÕES
Em ''Atlantis'' temos dois vilões dispostos a tudo. Um até tenta matar o outro, os mocinhos nem chegam a sujar as mãos.
''Planeta'' decepciona geral. Long John Silver se torna o pai que Jim nunca teve, que fofo.




VISUAL
''Atlantis'' faz o gênero Júlio Verne, o submarino Ulysses é incrível. Nesse ponto o filme se distancia do desenho japonês ''Nadia'' (''Atlantis'' é um clone de ''Nadia'' e a Disney nunca admitiu isso).
''Planeta'' faz o estilo 75/25. Parece a Europa na época dos descobrimentos, mas é tudo espacial. A combinação é ótima e os cenários são de cair o queixo.



DUBLADORES
''Atlantis'' se deu mal. Temos dubladores artistas que não conseguem colocar emoção alguma na voz, como de costume. E também piadas abrasileiradas. No áudio original temos Michael J Fox e até Leonard Nimoy.
''Planeta'', as canções voltaram, elas voltaram e as letras em português são tão bobinhas. Tá tão ruim quanto ''Tarzan''.



OS DIRETORES
Kirk Wise e Gary Trousdale (Atlantis) saem na frente. Juntos eles dirigiram ''A bela e a fera'' e ''O corcunda de Notre Dame''. Praticamente fizeram um filme no estilo ''ficção anos 1950''. Se a Disney continuar com essa moda de fazer versões em live action dos desenhos, espero ver um filme baseado em ''Atlantis'' algum dia.
Ron Clements e John Musker dirigiram ''As peripécias de um ratinho detetive''. Aí veio a ideia de adaptar ''A ilha do tesouro''. Mas acabaram pegando ''A pequena sereia'', e depois ''Aladdin'', e depois ''Hércules''. Aí veio a tão esperada chance de adaptar o livro de Robert Louis Stevenson e algo deu errado. Também pisaram na bola com ''A princesa e o sapo'' anos depois. E agora? ''Moana'' chega em dezembro (e já botaram a moça na tal lista das princesas...)


2 comentários:

Anselmo disse...

Não pude ver Atlantis no cinema em 2001, apenas em dvd (que eliminou a razão de aspecto 1,85:1 original) mas não fiquei decepcionado. Definitivamente foi um filme teste da Disney, tanto no tom da história quanto quanto no design dos personagens (unhas triangulares!!). Bem mais adulto, sem musicas, inclusive tema musical cantado, porém com uma trilha instrumental muito boa (destaque para "secret swimm" e "the crystal chamber") não é um filme para pequenos, talvez aí ele tenha se dado mal. Dos dois, Atlantis é meu favorito. Sonho de consumo era um caderno com a capa do diário do pastor.
Planeta era minha aposta para o final de 2002, ano que também teve Lilo & Stitch em junho. Planeta é o exemplo de como fazer tudo errado, apenas o visual é bonito e nem as musicas se salvam, troco de canal quando passa.

Anselmo disse...

Opa, Atlantis tem musica tema sim, chama Where the dreams take you!!