13.2.16

dvd - O MENINO E O MUNDO


Eu não acho que esse filme brazuca vai levar o Oscar de melhor animação. Até merecia. ''Divertida mente'' é um filme memorável mas ele não tira todo o brilho do filme brasileiro. São dois filmes bem diferentes, O MENINO E O MUNDO não é um filme que as crianças pequenas vão curtir. É um filme cheio de simbolismos, parece um retrato do Brasil da época da ditadura. Isso se você não levar em conta as duas luas no céu noturno. A gente até dá um desconto, vemos o filme pelo ponto de vista de uma criança, algumas máquinas pesadas parecem monstros, alguns prédios parecem exageradamente grandes e por aí vai. Enfim, cada um entende o filme como quer.


- O seu ministro vai ajudar?


A trama começa numa zona rural. Temos um menino que adora a natureza e os animais. Um dia, seu pai pega um trem e vai embora (em busca de trabalho na cidade grande, provavelmente). O menino decide fugir de casa e ir atrás do pai, levando apenas uma foto dele. Ele é salvo por um homem doente que trabalha numa plantação de algodão e mais tarde chega na cidade grande e se torna amigo de um favelado que trabalha numa fábrica de tecidos. Durante o filme vemos um grupo, bem animado e colorido, de manifestantes que quer derrubar o sistema. Do outro lado, temos o exército, de cinza e de preto, cheio de soldados e com tanques de guerra.
O filme tem belos cenários em 2D, um traço bem simples com algumas colagens. Todos os diálogos, e as canções, estão em português, mas é um português invertido, você não entende nada. Não importa o que está sendo dito, dá pra acompanhar a trama numa boa. Isso é legal, uma vez que o filme tem uma baita revelação perto do final.
Nos extras você encontra um making of de 25 minutos, obrigatório. O filme pode não levar o Oscar, mas já conseguiu se espalhar pelos isteites e rodou o mundo nos últimos dois anos. O dvd tá baratinho e o filme até voltou aos cinemas. Se você estiver passando pela Augusta ou pela Frei Caneca, corra atrás dele.












FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2013
PAÍS: brasil
DURAÇÃO: 1h 20min
DIRETOR: Alê Abreu
ELENCO DE VOZES: Vinicius Garcia, Lu Horta e Marco Aurélio Campos
PRÊMIOS: indicado ao Oscar de melhor longa animado

Sem comentários: