9.1.16

dvd - ORGULHO E ESPERANÇA


Eu já ia perguntar, por onde anda esse filme? Aí o dvd apareceu na minha frente. Dvd, por que o dvd? O filme é de 2014 !!! Em 2015 foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor filme (comédia ou musical) e, segundo o imdb, nem sequer foi exibido nos festivais de cinema brasileiros (mix ou outros). Só o que ganhamos foi o dvd. Ok, é um filme pró gay e não existe público para esse tipo de filme no Brasil, tá bom. Só espero que as pessoas vejam o dvd, a classificação +16 é exagerada e não tem nenhum ''conteúdo sexual'' (hey, é Brasil !!! Dá vontade de mudar pro Uruguai). 
 

- Eles escreveram ''gay'' errado.


Durante a parada gay de Londres, em 1984, Mark teve uma ideia. O Reino Unido está passando por uma crise, os mineiros estão em greve e Margaret Tatcher acredita que a fome vai fazer eles voltarem ao trabalho rapidinho. Mark decide ajudar os mineiros. Seu grupo, formado por gays (e 1 lésbica) vai arrecadar dinheiro para ajudar os mineiros em greve e suas famílias. Eles conseguem uma boa grana, mas os mineiros não se sentem bem ao receber doações de um grupo formado por homopessoas. A turma vai até o país de Gales para receber um obrigado de um pequeno vilarejo e poucas pessoas aceitam a presença deles no local. Aos poucos, eles vão conquistando os moradores. Um grupo de esposas de mineiros até chega a conferir a noite gay em Londres, é hilário. O filme tem uma dose de drama também, é impossível não falar sobre a AIDS, o filme é baseado em fatos reais. É sincero e inspirador, sem exageros, com um final tocante. Russell Tovey aparece numa pontinha.














FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: pride
ANO: 2014
PAÍSES: reino unido e frança
DURAÇÃO: 119 min
DIRETOR: Matthew Warchus
ELENCO: Bill Nighy, Imelda Staunton, Dominic West, Ben Schnetzer e George MacKay
EXTRAS NO DVD: apenas sinopse e trailer

2 comentários:

Anónimo disse...

simplesmente amei esse filme, roteiro, história e se me ganha na trilha sonora ganha 5 estrelas.

Vi esse ano, ta quentinho na minha memória. E vai ser mais um LGSBTGLOBOREDETV que vai estar na minha estante. Dá pra sentar a mãe e a tia na sala.

Aécio Sales disse...

Maravilhoso !

A trilha então nem se fala...