16.11.15

CHP CLASSIC


Saigon ... merda, ainda estou em Saigon.
Quando aluguei o vhs, uma caixa enorme com duas fitas, eu fiquei de queixo caído. Até então, não sabia que o cinema era capaz de produzir algo tão incrível, pra mim foi uma experiência memorável. E ficou ainda melhor quando comprei o dvd alguns anos depois. O dvd era diferente, ele trazia uma versão estendida chamada Redux. Eu nunca me canso desse filme e estou sempre no clima para encarar os 202 minutos de APOCALYPSE NOW (versão redux). De todos os filmes do Francis Ford Coppola, esse é o meu favorito.

Tudo que diz respeito a APOCALYPSE NOW é grande, e foi tudo feito na base do suor e lágrimas, nada de efeitos digitais, os atores e a produção passaram por um verdadeiro inferno. As filmagens foram longas, o filme foi ficando cada vez mais caro, o estúdio queria cancelar tudo, o diretor deixou o Caribe e foi pro outro lado do mundo (Filipinas), fugindo dos executivos do estúdio, e não conseguia terminar o filme, perfeccionista, ele não sabia quando e onde parar.

Preciso encontrar um blu-ray da versão redux com um making of definitivo, tá complicado. No fim das contas, Coppola criou um verdadeiro épico de guerra. O cinema nunca foi tão longe e até hoje o filme continua imbatível no quesito produção.

Na trama, Martin Sheen é enviado para uma missão no Camboja. Ele precisa encontrar e matar um Coronel (Marlon Brando) que desertou e sumiu no meio da selva. O filme se divide em três atos. No terceiro, o cara finalmente encontra o tal coronel, mas ele está vivendo com uma tribo de selvagens. Ele tem seu próprio exército, os nativos acreditam que o coronel é um deus.

O horror ... o horror.
O filme conseguiu oito indicações ao Oscar em 1980, inclusive Melhor filme. Mas ficou com apenas duas estatuetas (som e fotografia), perdendo o Oscar principal para ''Kramer vs Kramer'' (ok, esse filme é legal, mas em comparação com APOCALYPSE NOW ele se torna apenas ''mais um draminha'').















FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 1979
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 153 min, 202 min (redux)
DIRETOR: Francis Ford Coppola
ELENCO: Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall, Laurence Fishburne, Dennis Hopper e Harrison Ford
PRÊMIOS: vencedor de 2 Oscars (som e fotografia)

Um comentário:

Rafael Caribe disse...

Kramer vs Kramer foi importante para epoca, ja Apocalipse era polemico e freek demais para ser tao imediatamente reconhecido pela academia, mas ganhou a Palma de Ouro em Cannes, enato beijinho no ombro para a academia.