21.9.15

GALERIA DO TERROR


Ele foi filmado em apenas 10 dias, em 2006. Mas só foi lançado em 2009. Steven Spielberg viu o filme e adorou, sugeriu um novo final e também quis fazer um remake com atores conhecidos (o filme original só seria visto nos extras do dvd). ATIVIDADE PARANORMAL se tornou o segundo filme mais rentável da história, custou um pouco mais que a ''Bruxa de Blair'' e rendeu um pouco menos nas bilheterias (bruxa 22 mil e 240 milhões, Atividade 350 mil e 193 milhões). Não se pode negar que o filme sabia como se vender. Ainda me lembro do trailer, nunca tinha visto um trailer como aquele, ele mostrava a reação de uma sala de cinema lotada que, supostamente, estava vendo o tal filme.

O filme gerou continuações fraquinhas e muitos clones. Era uma ideia original no fim das contas, temos que extrair cada gota de sangue dessa ideia. Isso eleva bastante o status do primeiro filme. Ele acertou a mão com alguns sustos e insinuações de terror, ele criou cenas que se tornaram famosas tipo:



Escrito e dirigido por Oren Peli (é o primeiro filme do cara e é a casa dele que aparece na tela), AP segura as pontas até os minutos finais e depois perde o rumo (seria esse o tal final sugerido por Spielberg?). O filme resolve dar uma de bruxa de Blair, é uma história real, ele grita, a moça maluca pode estar na sua casa nesse exato momento, ele diz. Isso deu certo com a bruxa em 1999, mas é muita ingenuidade achar que a gente vai cair nessa duas vezes. 
Era um terror-novidade (foi criado antes do [Rec] espanhol), tinha tudo pra ser um terror nota dez, só precisava de um roteiro melhorzinho...














FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: paranormal activity
ANO: 2009
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 86 min
DIRETOR: Oren Peli
ELENCO: Katie Featherston e Micah Sloat

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu gostei mais do terceiro filme, aquele com as menininhas, tirando a parte da seita no final, foi tudo bem legal e me deu alguns bons sustos!!

Adriano