15.7.15

CHP CLASSIC


Taí um filme que eu nunca vou conseguir entender. 
Afinal, qual é a mensagem de JUVENTUDE TRANSVIADA ???

James Dean é o rebelde sem causa que acaba de se mudar para uma nova cidade com a família. Essa não é a primeira vez que eles se mudam, sempre que o rapaz arruma encrenca numa cidade a família puxa o carro. Mas quando o filme começa, a gente dá de cara com um sujeito pacato. Podemos supor que, após o último incidente, o rapaz mudou completamente, vá lá. No filme, ele não vai atrás dos problemas, ele é seguido pelos problemas e tenta se safar da melhor maneira possível. 
E aí você vai notar que todos os adultos do filme são esquisitos. 
Não vemos um rebelde, vemos um adolescente praticamente normal. Os adultos estão estereotipados demais. Se um adolescente está por perto, eles já acham que os jovens vão aprontar alguma coisa. Os adultos do filme vivem numa zona de guerra contra os adolescentes, enquanto James Dean age normalmente. 
E aí o rapaz se torna uma vítima das circunstâncias, lugar errado e hora errada. Ele é o mocinho do filme, fica difícil acreditar no seu ''passado criminal'' quando todos os adultos o tratam mal por usar calças jeans.
Não é exatamente um filme sobre uma ''juventude transviada'', ou sobre um ''rebelde sem causa'' se preferir. O filme passa tanto tempo transformando os adultos em pessoas cretinas que não sobra muito espaço para os jovens aprontarem alguma malvadeza. O personagem de James Dean passa o filme todo na defensiva, já que é impossível dialogar com os adultos deste filme.













FICHA TÉCNICA:

TÍTULO ORIGINAL: rebel without a cause
ANO: 1955
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 111 min
DIRETOR: Nicholas Ray
ELENCO: James Dean, Natalie Wood e Sal Mineo
PRÊMIOS: indicado para 3 Oscars (ator coadjuvante (Sal Mineo), atriz coadjuvante (Natalie Wood) e roteiro)

Um comentário:

Rafael Caribé disse...

O filme sempre me pareceu sobre a falta de comunicação dos jovens com os pais e adultos em geral e a ânsia deles de "ganhar o mundo" e de ter individualidade, por isso o estilo supostamente "rebelde sem causa". Ou seja, os jovens estão descobrindo sua força (James Dean seria o primeiro astro especificamente para os teen?!) e os adultos estão um tanto perdidos.