18.12.14

em cartaz - O ABUTRE


Esse filme tá bem atrasado, já deu a volta ao mundo e já passou por vários festivais de cinema, no fim da lista está o Brasil. Demorou pra ganhar um título br e eu achei que nunca viria pra cá. Mas aí todo mundo começou a falar de Oscar Oscar Oscar e o Jake Gyll-o acabou ganhando uma indicação ao Globo de Ouro, então tá, vamos trazer o filme para o Brasil, masss, o filme está em cartaz em poucas salas e os horários são nojentos. É uma pena, muita gente vai perder um dos melhores filmes do ano. Tudo bem, talvez não seja para todos os públicos, é mórbido pra caramba.


- Sorria, dona. Você está na tv.

Jake, magro e tenebroso, começa o filme como um ladrão de fios e de cercas. Ele tenta vender essas coisas numa obra mas não consegue, o capataz não quer saber de ladrões. Na volta para casa, ele vê um acidente de carro e encontra o Bill Paxton filmando tudo. O trabalho de Bill é filmar e fotografar acidentes e crimes e outras coisas chocantes e vender o material para alguma emissora de tv na mesma noite. Jake tem um QI elevado e sangue frio, ele observa e aprende rápido. Depois de alguns poucos tropeços ele pega o jeito e se torna um rival de Bill. O rapaz ouve o rádio da polícia e decora todos os códigos. Contrata um cara para ser seu navegador e tenta chegar nos locais mais interessantes antes da polícia. Em seguida, ele vende o material para a Rene Russo, que trabalha numa emissora e não se importa de mostrar coisas chocantes no tele jornal matutino. 
Jake logo percebe que pode deixar as coisas mais interessantes mexendo na cena do crime barra acidente antes que a polícia apareça, tudo para dar um ar hollywoodiano ao ocorrido. Mais tarde, ele começa a manipular policiais e bandidos para criar um cenário perfeito.
O filme não tem problemas com a direção (Gilroy é estreante) mas, hey, O ABUTRE é a cara do David Fincher. Seria um filme nota dez se Fincher fosse o diretor.












FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: nightcrawler
ANO: 2014
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 117 min
DIRETOR: Dan Gilroy
ELENCO: Jake Gyllenhaal, Rene Russo e Bill Paxton
ESTREIA BR: 18 de dezembro
VEJA TAMBÉM: o talentoso Ripley, psicopata americano, drive, os homens que não amavam as mulheres, garota exemplar.

Um comentário:

Rafael Caribé disse...

Jake deve ser merecidamente indicado ao Oscar. Nunca ele soou broxante como nesse filme. Uma pena, mas o personagem pedia isso. Além disso, lembranças em filme e roteiro original estão sendo consideradas. Rene Russo também é uma possibilidade. Vamos ver no que dá, mas o filme é muito bom mesmo. Porém total verdade quanto a ele ser mórbido.