20.10.14

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Se você for atrás do livro, lançado pela primeira vez em 1973, pode se decepcionar. ONDE VIVEM OS MONSTROS é um livro infantil, pouco texto, muitas ilustrações. O garoto encontra os tais monstros, eles brincam um pouco, e fim. Não dá nem para comparar com o filme.
Max mora com sua irmã chata e com a mãe que está sempre ocupada demais. Ele não tem ninguém com quem brincar, fica de saco cheio da vida e foge de casa. Max encontra um barquinho que o leva até uma ilha habitada por ''monstros''. O filme segue as mesmas regras do ''Mágico de Oz'', cada monstro é uma versão alternativa de alguém que Max conhece (outros representam facetas de sua personalidade). Sua irmã é um deles, até os diálogos da primeira parte do filme são reaproveitados. Ou seja, não demora muito e você percebe que Max está imaginando tudo aquilo. 
O filme se passa dentro da cabeça do garoto, mas a brincadeira nem sempre é divertida. Quando as coisas ficam sérias demais, o personagem amadurece. Ele nota que os monstros estão fora de controle e alguém tem que ser o adulto do pedaço.
Acontece que nada disso está no filme. Se quiser, você pode acreditar que a ilha é real. Dá na mesma. O que importa é a mensagem que o filme está passando, de uma maneira bem discreta. A sinopse acima, é a minha versão do filme.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: where the wilds things are
ANO: 2009
PAÍSES: eua, austrália, alemanha
DURAÇÃO: 101 min
DIRETOR: Spike Jonze
ELENCO: Max Records, Mark Ruffalo, Catherine O'Hara e Forest Whitaker.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adoro esse filme!