31.12.12

REVIEW 2012


Dois mil e doze começou como qualquer outro ano, cheio de filmes do ano anterior. E com a cerimônia do Oscar agendada para o finzinho de fevereiro, havia muita coisa para conferir antes da premiação. Mas nem todo filme conseguiu estrear a tempo no Brasil. Foi um ano cheio de continuações (os Vingadores, Os mercenários, Batman, Homens de preto, O legado Bourne, Sherlock Holmes, American pie, Crepúsculo, Atividade paranormal, De pernas pro ar, James Blonde, Madagascar, A era do gelo, Fúria de titãs, Resident evil, Anjos da noite, O motoqueiro fantasma), surgiu um reboot (o espetacular homem aranha) e dois prequels (O hobbit, Prometheus). Alguns filmes foram relançados nos cinemas, agora em 3D (A bela e a fera, Procurando Nemo, Star Wars ep 1, Titanic). Remakes (Os homens que não amavam as mulheres, O vingador do futuro, A mulher de preto). Seriados de tv na tela grande (Anjos da lei, Sombras da noite). Uma nova franquia (Jogos vorazes). Filmes gêmeos (Branca de neve e o caçador, Espelho espelho meu). O pessoal do Oscar (Cavalo de guerra, O homem que mudou o jogo, O artista, Os descendentes, Histórias cruzadas, A dama de ferro, A invenção de Hugo Cabret, Albert Nobbs, Sete dias com Marilyn). E o pessoal do próximo Oscar (Argo, O exótico hotel Marigold,  Moonrise kingdom). Promessas furadas (J. Edgar, Valente, As aventuras de Pi, Abraham Lincoln caçador de vampiros, John Carter, Magic Mike, Rock of ages). Animações divertidas (Hotel Transilvânia, Paranorman, Piratas pirados, A origem dos guardiões, As aventuras de Tintim). Homens peladões (Shame, Os infiéis, Na estrada). Os "importados" (Intocáveis, Até a eternidade, O porto, E agora onde vamos?, Triângulo amoroso). Filmes de difícil digestão (Beleza adormecida, Precisamos falar sobre o Kevin). Filmes diferentes (Projeto X, Poder sem limites, Drive, Ted, As vantagens de ser invisível, Cosmópolis, O deus da carnificina, Para Roma com amor). Este ano, perdi alguns filmes (Looper, Frankenweenie, O segredo da cabana).


 O MELHOR E O PIOR DE 2012


Na minha lista: Cavalo de guerra, TinTim, Precisamos falar sobre o Kevin, Drive, Os infratores, Histórias cruzadas, O artista, A dama de ferro, Shame, A separação, Os Vingadores, Sete dias com Marilyn, Deus da carnificina, As vantagens de ser invisível, Argo, O exótico hotel Marigold, O hobbit, Ted, Até a eternidade, Prometheus, O porto, Poder sem limites, E agora onde vamos?, Intocáveis, Batman 3, Entre o amor e a paixão, Flores do oriente, O impossível.

Fora da minha lista: Filha do mal, Dois coelhos, A saga molusco, Cada um tem a gêmea que merece, Área Q, Battleship, O corvo, E a vida continua, Chernobyl, Até que a sorte nos separe, Lola, Atividade paranormal 4, Abraham Lincoln caçador de vampiros.

Melhor corpão: Ben Affleck (Argo), ainda tá podendo.
Melhor vilão: Bane (Batman 3), cinco passos na frente do herói, sitiou Gotham City, fez Bruce Wayne perder tudo, teve um final bobo, não gostei da dublagem...
Melhor cena de luta: Vingadores vs alienígenas, aquilo durou 40 minutos!
Melhor filme relançado em 3D: Titanic. Procurando Nemo não ficou tão bom quanto eu esperava.

OSCAR 2012


Cara, foi tão previsível. Mas ainda assim foi legal. Todo mundo, para quem eu estava torcendo, ganhou. O ARTISTA, como melhor filme, ator e diretor. Meryl Streep, a gente já sabia. Octavia e Christopher Plummer. Apenas duas canções indicadas? Não gostei de nenhuma delas. "Rango" ganhou a estatueta de melhor animação, por que o "Gato de Botas" estava entre os indicados? "A Separação" é o melhor filme estrangeiro e "Meia noite em Paris" ganhou pelo roteiro original. Billy Crystal foi chamado às pressas para substituir Eddie Murphy, que pulou fora porque o produtor da premiação pulou fora porque fez um comentário homofóbico.


AS MAIORES BILHETERIAS DE 2012


1- Os Vingadores
2- Batman, o cavaleiro das trevas ressurge
3- Jogos vorazes
4- A saga Crepúsculo, amanhecer parte 2
5- 007 Operação Skyfall
6- O espetacular Homem Aranha
7- Valente
8- Ted
9- Madagascar 3
10- O Lorax, em busca da trúfula perdida
11- Homens de preto 3
12- Detona Ralph
13- A era do gelo 4
14- Branca de neve e o caçador
15- Hotel Transilvânia
16- Anjos da lei
17- Busca implacável 2
18- Prometheus
19- Protegendo o inimigo
20- Para sempre
21- Magic Mike
22- O legado Bourne
23- Lincoln
24- Argo
25- Viagem 2, a ilha misteriosa
*O Hobbit não está na lista porque ainda está em cartaz.


O BLOG EM 2012


Em 2012 conheci o seriado Hung, já cancelado, mas adoraria ter as outras temporadas. Completei minha coleção de Lost. Troquei alguns dvds por blues (2 Batman, 5 Harry Potter, 2 James Bond). Completei a trilogia "Millennium". Comprei toda a franquia "Anjos da noite" de uma só vez (e também todos os filmes de "jornada nas estrelas, a nova geração"). Encontrei raridades (As sete faces do Dr Lao, Nunca mais outra vez, Para um soldado perdido, Fome de viver, Traídos pelo desejo...). Em novembro, comprei meu 1700º filme (o espetacular Homem Aranha) que se tornou meu 160º blu-ray. O blogger mudou de interface e o CHP de template, na marra. Meu pc pifou, perdi todos os meus favoritos. Ele voltou da oficina cheio de problemas (obrigado Anselmo e Rafael pela ajuda via msn). E 2012 foi mesmo o fim da Aletéia no blog (estou pensando em escrever ficção, minha "cine vida real" é muito chata).


NOVIDADES


Do nada, vimos a Disney comprando a Lucasfilm e, ao mesmo tempo, anunciando um novo Star Wars para 2015, o episódio 7. Michael Bay confirmou Mark Wahlberg como protagonista do quarto Transformers, sim, vai ter mais um. O diretor também irritou muitos fãs quando revelou que vai fazer um filme das tartarugas ninja, e elas vão ser alienígenas, o filme deverá estrear em 2014. Um maluco matou 12 pessoas num cinema norte americano, por incrível que pareça, o filme do Batman saiu ileso, ninguém disse que o homem morcego estava influenciando psicopatas por aí. Para o bem ou para o mal, Crepúsculo chegou ao final, mas a autora dos livros disse que poderia escrever novas aventuras para a saga em breve. "Os caça fantasmas 3" acabou não acontecendo. "G.I Joe 2" foi adiado para 2013 na última hora, para poder receber efeitos 3D. Jim Parsons revelou que é gay, estamos chocados. John Travolta, três acusações de abuso sexual, não faça massagens nele. O clássico seriado Thundercats finalmente foi lançado no Brasil em dvd, mas em pedacinhos. Cinco mil postagens no CHP. Dinossauros mutantes num futuro "jurassic park 4"? Charlie Brown em 3D? Kristen Stewart traiu R-Patz. O filme "Ted" quase foi retirado dos cinemas brasileiros. O google earth me encontrou na rua. No Brasil, a estreia de "Magic Mike" foi adiada 4 vezes. E a estreia de "Piranha 2" (3DD) foi cancelada, tem problema? Channing Tatum é o homem mais sexy do ano segundo a revista People. Para nossa alegria, por onde anda o mendigo de Curitiba?


MAIS UM FILME PARA A GALERIA DOS MENTIROSOS


EM 2009, VOCÊ TINHA MEDO

30.12.12

ORIGINAL VS REMAKE


Isso é meio complicado e pode ser injusto também. Chamar PARA WONG FOO, OBRIGADA POR TUDO! JULIE NEWMAR de remake de PRISCILLA A RAINHA DO DESERTO. Temos três drags queens num road movie, seria coincidência? O filme australiano (Priscilla) estreou em 1994, no final de 1995 surgiu o filme norte americano. Ninguém falou nada sobre remake ou nova versão, e como foi que a "versão" americana ficou pronta em menos de um ano???
Que tal essa? Existem espiões em cada estúdio. E assim, a década de 1990 gerou muitos clones, principalmente o ano de 1998: Impacto profundo (1998) e Armageddon (1998), Formiguinhaz (1998) e Vida de inseto (1998), Além da linha vermelha (1998) e O resgate do soldado Ryan (1998). No que você acredita?
PRISCILLA é muito mais liberal que qualquer filme norte americano da época. Palavrões engraçados, as drags não são mal tratadas ou mal vistas, o filme é pró drag queen, tem ABBA e um Oscar de melhor figurino no bolso.
O filme também se tornou um musical de sucesso. A fama de Priscilla é tanta que ofusca o filme americano. Wong Foo recebeu criticas ruins. Fãs de Priscilla devem ter tomado Wong Foo como um "remake" ou "nova versão" e torceram o nariz para o filme. 
WONG FOO é um filme mais comportadinho. Nos isteites o público poderia condenar a produção, fazer protestos na frente dos cinemas e o filme entraria para a lista negra do Vaticano (acredite, isso vive acontecendo). Logo, a "versão" norte americana, foi vendida como sendo uma comédia que quer nos fazer rir e nada mais. Começou cedo, na escolha do elenco. Homens bombados não podem ser drags, fica meio estranho. A piada é a seguinte, veja Patrick Swayze e Wesley Snipes vestidos de mulher, é divertido. 
Essa era a isca. O filme em si é pró drag também, não ofende ninguém. Peca nas atuações, temos homens efeminados, e não femininos. Mas há boas piadas, regras para ser uma drag queen com pontos acumulados. Passa uma mensagem legal quando o trio atravessa uma pequena cidade do interior e interage com os habitantes, mas sem se aprofundar no tema do preconceito. É um temático gay que fica só na parte rasa da piscina.

MARATONA HARRY POTTER (e a desordem da fênix)


E este é o final, agora tenho todos os filmes em blu, e cada um deles já ganhou uma postagem no blog. A ORDEM DA FÊNIX é o HP-livro favorito do Daniel Radcliffe, e o meu também, mas o filme... 
Então tá, é a segunda guerra bruxa, tempos sombrios. E boa parte do filme se passa durante a noite, ou numa sala de aula muito mal iluminada. Dá para contar nos dedos o número de cenas diurnas nesse filme. 
O filme começou, Duda está ridículo. Não convence como adolescente nem como valentão. Danny está mais magro, cabelo curto, mais atraente. Mas seu patrono está sem forma. Opa, olha só, é o livro sendo jogado numa trituradora. Harry entra na casa da família Black, mas Sirius só revela que a casa é dele no natal. Monstro aparece numa cena bem curta, a sra Black, no quadro, nem recebe atenção. Vemos o ministério da magia pela primeira vez e, olha só, tem a iluminação de um calabouço. É estranho, o figurino dos bruxos mudou, eles agora se vestem como trouxas. Até o Voldemort aparece de terno.
Sirius acompanha Harry até a estação, mas agora ele é um cão de verdade, não é mais digital, ou um boneco, e está bem diferente.
Rony foi jogado num canto do filme, fala pouco, aparece pouco. Gostei da Luna. Mas não gostei da Umbridge, a personagem está lá, mas o físico não combina (quem já teve uma professora com cara de sapo, sabe do que estou falando). Sirius aparece na lareira, um efeito especial completamente diferente do filme anterior (supondo que ele esteja usando o mesmo tipo de feitiço). Sem Dobby no filme, Neville encontra a sala Precisa sem querer. Por que estão dizendo que Voldemort matou Cedrico? Foi o Pettigrew! Já estamos no natal? A passagem do tempo não está muito clara nesse filme. 
E chegamos no famoso beijo, aquele cujo ensaio durou 14 minutos, aquele cuja gravação durou 40 minutos, o beijo mais documentado da década, na internet, fotos vazavam.
Azkaban aparece, bela prisão. Malditos jornais flutuantes, estão por todo o filme. Agora a franquia diz que foi Belatriz quem torturou os pais do Neville? Decidam de uma vez. Não vamos contratar gente nova, Cho será a dedo duro da turma. 
Argh, Grope tenta parecer real mas fica grotesco. Cena legal, do primeiro filme, Snape entra nas lembranças do Harry. Finalmente, Snape, um tanto esquecido, ganhou mais espaço. Mas o Harry está usando a mesma roupa do terceiro filme (ele não pode comprar roupas novas com a grana dos pais?). Cadê o pântano portátil? Jogar foguinhos na Umbridge, que bobagem. 
Os centauros são legais (um deles, que deveria ser professor em Hogwarts, nem sequer está no filme). Umbridge é levada pelos centauros e o filme se esquece dela (ela aparece no final, num jornal flutuante, como se nada tivesse acontecido). Esses jornais estão tentando tapar alguns buracos, chega a ser irritante, tem mais jornal do que filme. 
Helena Bonham Carter dá um show, como sempre, nasceu para ser má na tela grande. Por que ninguém leva em consideração o fato do Voldemort ser um mestiço? Batalha no ministério, muita coisa ficou de fora. Estrago na sala das profecias, legal. Luna e Harry ouvem vozes no portal e Sirius leva um avada kedavra antes de atravessar o véu.
Então, ele morreu mesmo. No livro, não fica claro que tipo de feitiço atingiu Sirius. Mas o livro nos dá a ideia de que aquele portal te leva ao mundo dos mortos. Para mim, aquilo era uma ponta solta no livro, achei que Sirius voltaria antes da batalha final no último livro. Mas que tipo de morte @#%$& foi essa afinal?
Melhor momento, Voldemort versus Dumbledore. O professor está usando uma das relíquias da morte e ninguém sabe. No livro, Dumby tem uma longa e séria e reveladora conversa com Harry no final. No filme, o papo dura poucos segundos. Conversam sobre a profecia, mas não sobre Neville. Esse é um filme que deveria ter sido dividido em duas partes, está muito mais mastigado que o filme anterior. Ou poderia ter tido 180 minutos de duração, eu não me importaria. O blu traz cenas estendidas nos extras, nenhuma delas faz falta no filme.


29.12.12

NADA DE POSTAGENS HOJE

NÃO VAI SER UM ANO NOVO FELIZ SEM VOCÊ
JADE (1996-2012)

28.12.12

O TOP 10 DE CADA UM


Fazer um top 10 não é muito difícil, mas pode ser trabalhoso, que tal um "top 10 os melhores filmes desde 1920"? Às vezes, ao fazer um top 10, você tem que levar em consideração uma gama gigantesca de opções, é preciso sempre limitar as coisas, não existe ninguém por aí que já tenha visto TODOS os filmes que já foram feitos. Esse é um dos meus limites, só vou falar sobre filmes que eu já vi. 
Todo mundo tem seu "top 10 alguma coisa" e você precisa respeitar isso. Mas, às vezes... é difícil engolir certas preferências.
Certa vez, encontrei um "top 10 filmes temáticos", já fiz um, beeem limitado (hoje faria alguns acréscimos). Tinha certeza que iria encontrar "Brokeback mountain" na primeira posição (está no topo da maioria das listas). Mas encontrei "Shelter" (de repente Califórnia), cara, o filme é bonitinho mas "o melhor filme gay já feito"? BBM estava na segunda posição.
Hoje encontrei um "top 10 dois mil e doze", os piores do ano. Magic Mike é o pior filme de 2012? Ok, o filme é bem fraquinho, mas tivemos muitas pérolas este ano, como "a saga molusco" e "filha do mal". Eu colocaria MM numa lista de filmes que foram uma decepção, a expectativa era alta... "Prometheus" estava em segundo lugar naquela lista de piores do ano.
Outros tops. Melhor filme. Muita gente gostou de "Argo".
O mais interessante foi ver "a viagem" ocupando posições em ambas as listas: os piores e os melhores do ano.


Recentemente descobri que "keep the lights on" é o melhor filme gay de 2012. "Esqueça Brokeback mountain", precisa escrever isso no poster? Vou procurar pelo dvd e tirar minhas próprias conclusões. Alguns tops não mencionam esse filme, outros falam de "Skyfall" e de "na estrada", uau, mais gay impossível.

Outros tops estranhos:
Melhor filme de 2012 - Chernobyl
Pior filme de 2012 - Amanhecer parte 2
Melhor filme de 2012 - Amanhecer parte 2
Melhor filme de 2012 - Battleship
Pior filme de 2012 - Histórias cruzadas
Pior atriz de 2012 - Mila Kunis (por Ted)
Melhor ator de 2012 - Johnny Depp (por Sombras da noite)

VOCÊ É TÃO FUCKING HOT, FLYNN RIDER









A INVASÃO JÁ COMEÇOU


Na capa do livro você encontra isso: autora da série Crepúsculo. Para mim, isso não era nada convidativo. Na verdade, pensei duas vezes antes de comprar o livro, e acabei levando-o para casa porque a) estava baratinho e b) eu não tinha outra coisa para ler naquele dia.
E não é que eu acabei gostando?
A HOSPEDEIRA não é um livro muito original, já vimos muitos livros e filmes e seriados de tv sobre o assunto. É invasão alienígena mas, desta vez, acompanhamos a trama pelo ponto de vista de um extra terrestre. Temos a tal da hospedeira, mas o personagem principal é o parasita.
Existe uma espécie de bichinho gosmento que adora viajar pelo espaço e usar outros seres vivos como hospedeiros. Controlando seus corpos e suas mentes, o plano é levar a paz para todas as civilizações do universo.
A Terra já foi conquistada, os aliens já estão habitando os corpos dos seres humanos. Não existem mais guerras, é a paz mundial, missão cumprida. Ou quase isso. Existem humanos livres, que escaparam da infecção alienígena. Eles vivem escondidos, tentando sobreviver. Quando a humana rebelde Melanie é capturada, uma parasita chamada Peregrina se torna a nova dona de seu corpo. E o livro começa agora.
Peregrina está se adaptando a sua vida na Terra em um corpo humano. Mas começa a notar que algo está errado. A mente de Melanie ainda está presente no corpo. Aos poucos, Melanie começa a ganhar mais espaço na cabeça de Peregrina, e a parasita desenvolve emoções humanas por conta desta ligação. Ela aprende a roubar e a mentir, violência física também é novidade para ela.
Peregrina decide ajudar Melanie a encontrar seu namorado e seu irmão mais novo. A parasita alienígena conhece os pensamentos mais profundos de Melanie, logo, acaba se apaixonando pelo namorado de sua hospedeira. Um triângulo amoroso em dois corpos (mais tarde, pinta mais um corpo!). Mas os humanos rebeldes não vão aceitar a presença de Peregrina numa boa, ela precisa convencer a todos de que Melanie ainda está viva em sua mente.
Ou seja, nada de vampiros com pele de diamante. Stephenie Meyer criou um romance alienígena bem interessante. O filme, baseado no livro, já está pronto, deverá estrear no Brasil no dia 29 de março. Vamos ignorar o "crepúsculo" que, com toda certeza, vai estar presente no poster do filme. 

27.12.12

UMA VIAGEM AO MUNDO DAS FÁBULAS


O ano era 2010, cinco filmes animados disputavam o Oscar de melhor animação: Coraline, Sr Raposo, Up e, por algum motivo, A princesa e o sapo. The secret of Kells era o único filme inédito no Brasil. Só agora está sendo lançado em dvd, e ganhou um título meio bobo. UMA VIAGEM AO MUNDO DAS FÁBULAS não é exatamente um filme infantil, ganhou um título infantil e uma classificação livre, mas pode deixar crianças pequenas um tanto perdidas. Foi um ano bem interessante no Oscar, haviam dois filmes em stop motion, dois desenhados a mão e um digital (que levou o prêmio). Se eu tivesse visto esse filme antes do Oscar, ele estaria entre os meus favoritos. É em 2D, e ele abusa do 2D. Tem uma perspectiva de antigas gravuras medievais, são páginas de um livro em movimento. Logo, o visual do filme é único. Talvez você se lembre do seriado Samurai Jack, é bem por aí.

O MONGE E A FADA

O filme se passa no século IX, em um mosteiro chamado Kell, na Irlanda. O abade está construindo uma imensa muralha ao redor do mosteiro para proteger os monges de um futuro ataque viking. Seu sobrinho de 12 anos, Brendan, nunca saiu da abadia, seu tio sempre lhe disse que a floresta ao redor é muito perigosa. Num belo dia, um monge, vindo de uma ilha remota, chega trazendo um livro mágico que precisa ser finalizado. Brendan resolve ajudá-lo e, pela primeira vez na vida, deixa a abadia e entra na floresta atrás de frutinhas que serão transformadas em tinta para o tal livro. Na floresta, ele conhece a fada (ou algo parecido) Aisling, protetora da mata e dos animais. Ainda desobedecendo as ordens do tio, Brendan atravessa a floresta atrás de um cristal (que o ajudará a desenhar melhor) que só pode ser encontrado numa caverna, habitada por um ser maligno. O garoto é um cristão que acaba descobrindo que muitas lendas pagãs são verdadeiras, mas o filme não explora esse tema. Os vikings estão chegando, vai ser aquele massacre. O final é meio chatinho, eu queria ver muito mais.










VEJA TAMBÉM: Ferngully, O nome da rosa (o livro e não o filme), Coraline e o mundo secreto, O mundo dos pequeninos, Ponyo, Neko no ongaeshi, A viagem de Chihiro.

26.12.12

ELVIS DEIXOU O PRÉDIO, por algum motivo

A CHEGADA DE UM TREM NA ESTAÇÃO (1895)
As pessoas acharam que o trem realmente estava vindo na direção delas e fugiram do local. Podemos dizer que a primeira sessão de cinema foi um sucesso. Você encontra o clássico filme no youtubo, veja por sua conta e risco.


ATIVIDADE PARANORMAL (2007)
O filme é de 2007 mas só chegou ao Brasil em 2009, e chegou pegando pesado na propaganda. Tinha um trailer maluco, de dar água na boca, e trouxe alguns boatos também. Pessoas fugindo do cinema? Sério? Onde? Quando? Quem já viu o filme sabe muito bem que se trata de um terror bem fraquinho, tinha potencial mas...


ALIEN (1979)
Esse sim esvaziou algumas salas de cinema, mas tinha gente que vomitava lá dentro mesmo. Tudo por conta da famosa cena do nascimento. Um cinema norte americano cortou a cena fora para poupar o público.


IRREVERSÍVEL (2002)
Eca, aquela cena com a Mônica Bellucci deixou muita gente indignada em Cannes, o pessoal abandonou a sala. Só fui conferir o filme quando o dvd foi lançado, ainda bem que eu tinha a opção de pular essa cena.


ANTICRISTO (2009)
Havia tanta gente na sala esperando para ver um terror típico. Aos poucos, fui vendo pessoas saindo durante o filme. No final da sessão, não havia quase ninguém. Esse pessoal se deu bem, o final foi chocante, nunca mais quero ver essa coisa.


FIM DOS DIAS (1999)
Minha primeira e única vez, o filme era tão ruim que eu não aguentei. Não queria saber como terminaria, me levantei e fui embora.


PÂNICO 2 (1997)
Devo ter deixado algumas pessoas confusas. O cara entrou no cinema e pulou fora antes do filme começar? Eu já havia visto o filme uma vez, e pulei de alegria ao ver que, antes da sessão, eles estavam exibindo o trailer do filme "star wars a ameaça fantasma". Eu não tinha internet, o youtubo só ia surgir em 2005, e queria muito ver esse trailer novamente. Comprei novos ingressos para "pânico 2", entrei na sala, vi o trailer, e fui embora, várias e várias vezes.


A FESTA DA MENINA MORTA  (2008)
Sabe o que é interessante? No dvd a gente lê que o filme foi aplaudido em Cannes. Mas eu me lembro que, quando o filme estreou no Brasil, algumas pessoas estavam abandonando as salas de cinema. Tudo por causa da cena de sexo gay (entre pai e filho), eles achavam que a cena era forte demais (forte? aquilo? fala sério). Na época, o diretor do filme até defendeu a cena publicamente. Quando o lance é homossexualidade, o brasileiro não quer ver nada de nada e pronto. No caso do filme "do começo ao fim", todo mundo já sabia do que se tratava...

O IMPOSSÍVEL


No dia 26 de dezembro de 2004, um tsunami devastou a costa da Tailândia. Oito anos depois, exatamente, aqui estou eu vendo a tragédia no cinema. Hoje foi um dia cheio de coincidências numéricas. Mas o tsunami não é o personagem principal do filme, ele aparece bem no comecinho (e dura pouco) e não é tão impressionante quanto o tsunami do filme "além da vida". Esse filme é sobre o pós tsunami, então, pega pesado no drama.

NAOMI WATTS, LEPTOSPIROSE

Baseado numa história real, mas a família espanhola se transformou numa família inglesa (poderiam ter contratado o Banderas e a Penélope...). Se bem que Naomi e Ewan estão muito bem nesse filme. O casal está na Tailândia com os três filhos pequenos. A onda chega sem aviso, não vemos muita coisa, eles não estavam na praia, e sim na piscina do hotel. Muitas cenas subaquáticas confusas, mas na superfície a produção dá um show. A esposa consegue se salvar ao lado do filho mais velho, e não há sinal algum do marido e dos outros dois meninos. Agora os dois precisam encontrar um lugar seguro, caso uma terceira onda apareça. Precisam de cuidados médicos e de resgate. O litoral foi devastado, a civilização mais próxima está bem longe, e, por lá, os hospitais estão lotados. Boa parte do filme acontece em um desses hospitais. A família toda foi separada após a tragédia e o IMPOSSÍVEL é tentar reunir todo mundo. Há mais desencontros que encontros no filme, só para deixar você maluco. Fuja do trailer, o filme todo está lá...











VEJA TAMBÉM: Além da vida, O império do sol, O destino do Poseidon, Fievel um conto americano.

SPIELBERG ENLATADO


E aí eu vi que E.T. e Tubarão estavam ganhando versões em blu-ray, compro ou não compro? Vou esperar um pouquinho, e não é que valeu a pena? Latas, eu amo latas, nunca tenho espaço para elas, mas eu amo. Essas duas são bem fininhas. A lata do ET, prateada e com estrelas brancas, é um tanto feia. A do Tubarão traz o famoso poster. O logo de 100 anos da Universal está presente em ambos os discos, em HD ele é tão lindo que machuca sua retina. Certo, agá dê, temos um filme de 1982 e outro de 1975, a conversão ficou perfeita. A sequência com as bicicletas voadoras não está muito legal, mas há uma desculpa para isso.



Então você vai jogar fora seu dvd duplo de 2002? Pode esquecer, fique com ele também. Por essa eu não esperava, o blu traz a versão original do filme. Nada de ET digital na banheira, nada de walkie talkies nas mãos da polícia. É o filme de 1982 num HD que entrega alguns efeitos especiais da época, mas a gente nem liga para isso. A dublagem é nova, os extras são os mesmos do dvd duplo, a caixa do disco vem dentro de uma luva lindona e o disco 2 é apenas a cópia digital. Dentro da lata também encontramos 4 cartões. Uma curiosidade, o filme estreou no Brasil no dia 25 de dezembro de 1982, hoje estou sendo perseguido por datas comemorativas...


Tubarão ganhou um lançamento mais caprichado. Dentro da lata você encontra um imã de geladeira (na foto, bordas pretas) e o disco duplo (o segundo é a cópia digital) divide espaço numa luva com um livro (44 páginas) cheio de curiosidades sobre a produção (tudo em português), tem até um desenho do tubarão mostrando todos os mecanismos que ficavam dentro e embaixo do bicho. No disco 1, os mesmos extras do dvd lançado em 2000 (edição de colecionador, 25 anos) mas tem um making of novo, com 2 horas de duração. Sim, nesse caso, você pode jogar o dvd no lixo.

25.12.12

DÊ UMA CHANCE PARA...


Só porque hoje é natal, ou algo parecido, vamos fugir do tradicional. 
Que tal uma comédia de humor negro? OITO NOITES DE LOUCURA DE ADAM SANDLER é um filme animado de 2002. O natal não é exatamente o tema principal do filme. Davey (Sandler, na voz e na tinta) é um sujeito carrancudo e beberrão que apronta todas só porque está entediado. E assim, acaba sendo preso. Mas seu velho técnico de basquete. Whitey, o salva da prisão, ele não quer ver o rapaz passar os feriados de fim de ano na cadeia. O velhinho convence o juiz e Davey é obrigado a fazer serviços comunitários, na época do ano que ele mais odeia. Whitey acredita no rapaz e quer despertar o espírito de natal em Davey, e o filme acaba fazendo referências a alguns contos natalinos famosos. 
Mas, como eu disse, é uma comédia de humor negro, tem palavrões, piadas com fezes, tem um aspecto Disney mas não é indicado para crianças. Os desenhos são bonitos, a animação é competente, tem um pouco de rotoscópia (desenhando em cima de atores e tirando proveito do movimento) e as canções, se você ouvir no audio original, são legais.

24.12.12

AS AVENTURAS DE PI


Depois de alguns minutos, percebi algo, ah cara, esse filme não é para mim. No fim das contas, tem aquele teor religioso meio brega (lembra do rapaz no metrô?) e o ritmo do filme também incomoda. Quero dizer, a trama só decolou depois de 40 minutos de filme (chutando, meu relógio não brilha no escuro), aí o filme ficou legal, ficou interessante, o personagem principal teve um trabalho dos infernos para me conquistar. E no final da aventura (sim, é uma só) o filme se arrasta novamente, desta vez no blá blá blá, qualé, o filme poderia ter festejado a beleza da natureza, ao invés de ficar metendo deuses e deusas nos bastidores de cada acontecimento. Isso me faz lembrar de Douglas Adams: "Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?". E com muuuuita computação gráfica o filme mostra a beleza da natureza, pena que é tudo falso...


MEU BOTE, MINHAS REGRAS

O filme é narrado pelo personagem principal, Pi Patel, em idade adulta. Na primeira parte do filme vemos sua infância e tal. Sua família tem um zoo na Índia, mas os negócios não vão bem. A família toda embarca num navio para o Canadá, juntamente com os animais, que serão vendidos. E, só agora, o filme "começa". Uma tempestade atinge o navio e Pi é jogado ao mar, ele sobe num bote, junto com uma zebra machucada (um aviso deixa bem claro que nenhum animal se feriu durante as filmagens, são todos digitais, mas há muita crueldade nesse filme). O cargueiro afunda e Pi perde todos os familiares. Uma hiena antipática pega carona no bote e mais tarde surge um orangotango. Surpresa, tem um tigre no bote também, é a lei da selva correndo solta no mar. Depois de algumas mordidinhas, temos apenas Pi e o tigre no filme. O rapaz precisa encontrar comida e água para beber, e vai tentar domesticar o felino. Por que o filme todo não é assim? Esse "segundo ato" está cheio de momentos mágicos. Faz valer o ingresso. A computação gráfica escorrega em alguns momentos, mas no geral é bem feita. A trilha musical também é lindona. O trailer engana, não é um filme de aventura barra fantasia para crianças, você só vai se divertir na "parte do meio".











VEJA TAMBÉM: Náufrago, Mar aberto, Dança com lobos, Lunar.

23.12.12

DIGA "SIM" ÀS DROGAS

E quer saber de uma coisa? Não é um filme tão ruim no fim das contas. Até hoje, Roliúdi ainda não aprendeu que, para agradar os fãs, é necessário ser fiel ao material original. MESTRES DO UNIVERSO é bem diferente do desenho animado do He-man, mas tem uma pegadinha audaciosa. Não é um filme de "origem", ele não explica nada para os leigos, e não tenta ser uma "nova versão". Na verdade, o filme de 1987 tenta dar uma continuidade ao desenho animado, num clima mais adulto. Logo nos primeiros minutos, vemos o Esqueleto sentado no trono de Grayskull, a Feiticeira é sua prisioneira, e o He-man também. Como chegamos a isso? Não importa. He-man tem muito trabalho pela frente. 
Na época, Dolph Lundgren era, de longe, a escolha mais óbvia para o papel principal.  Mas o filme tinha um limite, os efeitos especiais da época. Nada de Gato Guerreiro, Gorpo, ou vilões da Montanha da Serpente que precisam de quilos de maquiagem. Havia o He-man, a Teela e o Mentor, a Maligna e um Homem Fera duvidoso, era o bastante. Afinal, o filme quase não se passa no planeta Etérnia. Inventaram uma chave cósmica musical que abre portais pelo universo. Esqueleto quer usar essa coisa para conquistar a galáxia e, para a nossa sorte, a Terra é o primeiro planeta na sua lista.
E aí encontramos a Courteney Cox pré Friends e seu namorado Ducan McNeill pré star trek. Eles precisam ajudar He-man e seus amigos (vegetarianos) mantendo a chave cósmica longe das garras do Esqueleto. E aí, no clímax, o Esqueleto usa uma imperdoável roupa de sambódromo para a batalha final.
Existe um blu-ray por aí, eu me contentaria com o dvd, mas não encontro nenhum dos dois.

22.12.12

CRESÇAPAREÇA

Hoje, do nada, me lembrei da serie Malcolm in the middle. Esse seriado era muito legal em suas primeiras temporadas. Depois que ficou chatinho, só voltei a ver a serie quando o episódio final foi ao ar. Não foi um final legal, pouco engraçado, o destino dos personagens não me agradou. Era um seriado sobre crianças problemáticas que, depois de sete anos, ficou sem rumo. Resolvi descobrir o que aconteceu com o elenco.


FRANKIE MUNIZ, hoje com 27 anos. Ainda trabalha como ator, faz pontas em alguns seriados, escreveu um filme e virou piloto de corrida. Seu último filme, feito para a tv, vai estrear em 2013.

JUSTIN BERFIELD, hoje com 26 anos, paradão, pontas em seriados de tv, um filme para a tv, emprestou sua voz para alguns personagens animados. Seu último trabalho como ator é um curta metragem de 2011.


ERIK PER SULLIVAN, hoje com 21 anos, seu primeiro filme foi "armageddon", esteve em "infidelidade" (com Richard Gere), fez a voz do filhote de cavalo marinho em "procurando Nemo". Seu último trabalho como ator foi em 2010.
 

CHRISTOPHER MASTERSON, hoje com 32 anos, aparições em seriados de tv, alguns filmes, curtas e desenhos animados. Seu último filme, Chapman, ainda não foi lançado.

TRAILER - O GRANDE GATSBY + 3 POSTERS