31/12/2011

REVIEW 2011

Dois mil e onze, e aí? Eu gostei de uma coisa. Fui ao cinema com poucas expectativas várias vezes, e acabei vendo vários filmes legais. Alguns foram verdadeiros fracassos comerciais, por algum estranho motivo, e eu passei o ano todo dizendo: hey, não é assim tão ruim.
O Oscar foi beeem fraquinho, sem favoritos, um filme leva a estatueta e a gente diz nhé. Não havia nenhuma torcida de verdade. Anne Hathaway praticamente apresentou a cerimônia sozinha.
O ano começou mal. Comédias horríveis em janeiro ao lado do filme "Enrolados". Com aquela dublagem que irritou meio mundo. Hoje, enrolados, só no áudio original, obrigatoriamente. Luciano, te vejo no inferno.
O Brézil esteve presente em vários filmes. Desta vez, alguém realmente visitou o país para poder filmar mais um capitulo da saga Crepúsculo. O quinto Velozes e furiosos exagerou (aqui é o Brazil, cada mísero ser humano anda armado), aquela "piada" me deixou com vontade de sair do cinema. O clímax foi legal, mas foi filmado em outro país, se fazendo passar pelo RJ. E por falar em Rio... será que sou o único brasileiro que se ofendeu com essa droga de filme? Um retrato do RJ que já tem mais de 50 anos, o Brézil pelo ponto de vista dos norte americanos (com um toque de modernidade: violência urbana, que não deveria estar presente num filme para crianças), e o pior de tudo: o filme foi comandado por um brasileiro. Há quanto tempo ele não pisa aqui?
Harry Potter, nunca mais... será?
Melancolia ganhou vários prêmios em 2011. Mas o diretor Lars Von Trier, amigo intimo de Hitler, queimou o filme em Cannes.
A hora do espanto ganhou um remake e eu não pude ver o filme. Em todo lugar só dava cópias dubladas e em 3D. E eu acho que esse problema só vai piorar em 2012.
Fui para Fortaleza em abril, voltei para casa, 14 dias depois, com 26 filmes na mala.
Elizabeth Taylor nos deixou no mesmo mês. Eu já havia dito que não ia mais publicar as mortes do ano nos reviews. Essa passa.
"A Serbian film" e "centopéia humana 2" foram proibidos de entrar no país.
Em 2011 vi 109 filmes* na tela grande, falei sobre 81 deles no blog:

*filmes em cartaz no Brézil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro.

ENROLADOS
ENTRANDO NUMA FRIA MAIOR AINDA COM AS CRIANÇAS
ALÉM DA VIDA
A MORTE E VIDA DE CHARLIE
AS VIAGENS DE GULLIVER
O MÁGICO
O TURISTA
UM LUGAR QUALQUER
INVERNO DA ALMA
CAÇA ÀS BRUXAS
AMOR E OUTRAS DROGAS
O VENCEDOR
SPLICE- A NOVA ESPÉCIE
CISNE NEGRO
BRAVURA INDÔMITA
BURLESQUE
O DISCURSO DO REI

127 HORAS
O BESOURO VERDE
RANGO
MISTÉRIO DA RUA 7
CÓPIA FIEL
INVASÃO DO MUNDO: BATALHA DE LOS ANGELES
SEXO SEM COMPROMISSO
SUCKER PUNCH MUNDO SURREAL
RIO
CONTRACORRENTE
EU SOU O NÚMERO 4
PÂNICO 4

A GAROTA DA CAPA VERMELHA
ÁGUA PARA ELEFANTES
THOR
VELOZES E FURIOSOS 5
O NOIVO DA MINHA MELHOR AMIGA
OS AGENTES DO DESTINO
PADRE
PIRATAS DO CARIBE, NAVEGANDO EM ÁGUAS MISTERIOSAS
SE BEBER, NÃO CASE 2
X-MEN: PRIMEIRA CLASSE

UM NOVO DESPERTAR
KUNF FU PANDA 2
TRANSFORMERS, O LADO OCULTO DA LUA
HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE PARTE 2
CAPITÃO AMÉRICA, O PRIMEIRO VINGADOR
QUERO MATAR MEU CHEFE
OS SMURFS
MELANCOLIA
DYLAN DOG E AS CRIATURAS DA NOITE
SUPER 8
A ÁRVORE DA VIDA
LANTERNA VERDE
PROFESSORA SEM CLASSE
AMOR A TODA PROVA
O PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM
O REI LEÃO 3D

COWBOYS E ALIENS
CONAN O BÁRBARO
MISSÃO: MADRINHA DE CASAMENTO
SEM SAÍDA
AMIZADE COLORIDA
EU QUERIA TER A SUA VIDA
QUAL SEU NÚMERO?
NÃO TENHA MEDO DO ESCURO
OS TRÊS MOSQUETEIROS
GIGANTES DE AÇO
CONTÁGIO

O PREÇO DO AMANHÃ
A PELE QUE HABITO
REFÉNS
OS 3
A SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER PARTE 1
HAPPY FEET 2
UM DIA
OS MUPPETS
GATO DE BOTAS
NOITE DE ANO NOVO
ROUBO NAS ALTURAS
A FERA
TUDO PELO PODER
MISSÃO IMPOSSÍVEL: PROTOCOLO FANTASMA
IMORTAIS


O MEU ANO NA TELA GRANDE
OS MEUS FAVORITOS
A lista poderia ser um pouquinho maior. Há muitos filmes entre o bom e o ruim, que eu nem sequer vou acrescentar nas enquetes de "melhores barra piores do ano". Lá você encontra os sucessos e/ou fracassos de público e/ou crítica. Deixando os razoáveis de lado, minha lista dos favoritos fica assim:
O VENCEDOR, O MÁGICO, 127 HORAS, ENROLADOS, RANGO, CISNE NEGRO, O DISCURSO DO REI, X-MEN: PRIMEIRA CLASSE, NAMORADOS PARA SEMPRE, HARRY POTTER 7 PONTO 2, PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM, THOR, MISSÃO MADRINHA DE CASAMENTO, GIGANTES DE AÇO, UM DIA, A PELE QUE HABITO, OS SMURFS, BIUTIFUL, NÃO ME ABANDONE JAMAIS, UM SONHO DE AMOR, MISSÃO IMPOSSÍVEL 4, AMOR A TODA PROVA, SUCKER PUNCH, A GAROTA DA CAPA VERMELHA, OS 3, NOITE DE ANO NOVO.

NUNCA MAIS QUERO VER NA MINHA FRENTE
Aí você ouve o mundo inteiro falando mal do filme e pensa: o que me interessa é apenas a minha opinião, e se eu gostar do tal filme? O que é que tem? Bem, às vezes, às vezes, o mundo inteiro está com a razão...
CONAN O BÁRBARO, 11-11-11, OS 3 MOSQUETEIROS, AS VIAGENS DE GULLIVER, O BESOURO VERDE, BRUNA SURFISTINHA, PADRE, SE BEBER NÃO CASE 2, FAMÍLIA VENDE TUDO, O RITUAL, CILADA.COM, RIO, AS MÃES DE CHICO XAVIER, CARROS 2, ASSALTO AO BANCO CENTRAL, ZÉ COLMÉIA.


O BLOG EM 2011
A cada ano, novas series de postagens surgem no blog. Algumas se tornam fixas, outras duram pouco. Aqui você confere sete series que fizeram sua estreia em 2011. Só que nenhuma delas estará no blog em 2012. Mas já estou criando novas series, 3 delas serão fixas.

MOMENTO MUSICAL
UMA COLEÇÃO COM HISTÓRIAS PARA CONTAR
ENQUANTO ISSO...
LEGO BIG BROTHER
O HOMEM DO MÊS
DUELO DE TITÃS
A HISTÓRIA DO CINEMA EM 4 PATAS


O ANO DO BLU-RAY
Em 2011 comprei 368 dvds barra blu-rays. Minha coleção chegou a 1400 filmes em abril, com "resgate abaixo de zero". E, em agosto, 1500 filmes, com "a mentira". Fora os seriados de tv. Para completar a serie Cavaleiros do Zodíaco, comprei 39 discos. Estou terminando o ano com 97 blu-rays, comprarei meu 100º blu nos próximos dias com certeza. Todos os meus 14 filmes, produzidos em 2011, são blus. É o fim do dvd, nesta parte da estante.

30/12/2011

O ANO ACABOU, MAS OS MELHORES FILMES DE 2011 AINDA NÃO CHEGARAM

Dê uma volta pela web e veja você mesmo, eles já estão sendo chamados de "os melhores filmes do ano", mas ainda não pisaram no Brézil. Talvez você os veja no Oscar (alguns já estão concorrendo ao Globo de ouro). São os tais "melhores de 2011", que o Brézil só vai poder conferir em 2012...


"O HOMEM QUE MUDOU O JOGO"
COM BRAD PITT
DIA 3 DE FEVEREIRO

"A DAMA DE FERRO"
COM MERYL STREEP
ACABOU DE ESTREAR NOS ISTEITES
DEVE CHEGAR AO BRASIL NO DIA 3 DE FEVEREIRO


"OS DESCENDENTES"
COM GEORGE CLOONEY
DIA 27 DE JANEIRO


"CAVALO DE GUERRA"
DE STEVEN SPIELBERG
DIA 6 DE JANEIRO

"OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES"
DIA 27 DE JANEIRO

"J. EDGAR"
DE CLINT EASTWOOD
COM LEONARDO DICAPRIO
DIA 27 DE JANEIRO

"PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN"
DIA 27 DE JANEIRO


"MY WEEK WITH MARILYN"
DIA 24 DE FEVEREIRO

"O ARTISTA"
AINDA SEM DATA DE ESTREIA PARA O BRASIL

"DRIVE"
COM RYAN GOSLING
DIA 6 DE JANEIRO

TOP 10 - OS FILMES MAIS ESTRANHOS DE 2011

10ª POSIÇÃO - NÃO ME ABANDONE JAMAIS
Numa Terra alternativa, clones são criados para serem os doadores de órgãos de seus originais. E ninguém se importa se um clone morre, eles não são vistos como seres humanos. Rola o maior preconceito. Um filme com um gostinho bem amargo, a realidade é dura e injusta e ninguém vai se revoltar e tentar mudar o sistema.



9ª POSIÇÃO - SPLICE
Chegou ao Brézil com um baita de um atraso (o filme é de 2009). Adrien Brody criou uma nova forma de vida. Ótimos efeitos especiais e um bom começo. Depois o filme vira um terror barato. Chocante, Brody fez sexo com a criatura.




8ª POSIÇÃO - OS AGENTES DO DESTINO
Começou de uma maneira interessante. Foi ficando cada vez mais interessante. Aí pintou a explicação do mistério e... whatta fuck? tá falando sério? é ridículo demais e aí entrou o romance mega açucarado e um final...




7ª POSIÇÃO - A PELE QUE HABITO
Aí pinta aquele enorme flashback, o filme perde um pouco o ritmo. O que ele quer que a gente veja afinal? Aos poucos você começa a suspeitar de algo, mas espera que o filme lhe diga aquilo com todas as letras porque o lance é estranho demais. Ugh! Foi bem "nip/tuck".




6ª POSIÇÃO - SUCKER PUNCH
E no ano anterior a gente mergulhou em várias camadas do mesmo sonho em "a origem". Sucker Punch meio que repete o efeito, e aí temos mini filmes dentro do filme. Cansa um pouco, o final não satisfaz, mas é um filme legalzinho.




5ª POSIÇÃO - MELANCOLIA
Você não vai se sentir melancólico, talvez um pouco entediado. Mas isso passa quando você encara o filme pela segunda vez, já sabendo o que esperar da trama. O final poderia ter sido menos explicito, não combina muito com o restante do filme.




4ª POSIÇÃO - MISTÉRIO DA RUA 7
Uau, parece que algo incrível aconteceu aqui. O mistério é bem misterioso, durante boa parte do filme você vai bolando mil teorias. Mas quem disse que o filme vai revelar seu maior segredo no final? É isso? Acabou? Mas, mas, mas...




3ª POSIÇÃO - CÓPIA FIEL
Você tem medo de Virginia Woolf? Um homem e uma mulher resolvem brincar de casinha. E a brincadeira foge ao controle. Cuidado, o joguinho começa sem aviso. Os dois estão tão envolvidos na brincadeira que você começa a acreditar nela. Mas por que nenhum dos dois pula fora quando a barra fica pesada?




2ª POSIÇÃO - CISNE NEGRO
É o psicopata americano novamente, só que Natalie Portman ainda não abraçou o seu lado Patrick Bateman. E assim, o filme garante alguns sustos e algumas surpresas. Já virou cult.





1ª POSIÇÃO - A ÁRVORE DA VIDA
Desde a décima posição você está esperando para ver esse filme no top 10. É de longe o mais estranho do ano e todo mundo sabe disso. Ou quase todo mundo, vi muita gente abandonando o cinema. Entre Sean Penn no presente e seu papa Pitt no passado, vemos uma sequência que parece ter saído do filme "fantasia" da Disney. Aquela mesma sequência que mostrava a evolução da vida na Terra. É bonita e tudo o mais, mas o que isso tem a ver com o restante do filme? Ah, quem se importa? Como eu disse, é um filme diferente, mas não é um "diferente ruim".

TOP 15 - OS FILMES QUE FIZERAM VOCÊ DE BOBO EM 2011

15ª POSIÇÃO - A CASA DOS SONHOS
Nem o James Bond loiro salvou esse filme. Um tédio, a trama se arrasta e depois dá um looping.




14ª POSIÇÃO - O TURISTA
Fez a gente de bobo, uma bela produção, uma dupla pra lá de famosa, mas pecou na história.





13ª POSIÇÃO - PROFESSORA SEM CLASSE
Não é a Cameron Diaz que a gente gosta de ver. E aquela cena de sexo com o JT????




12ª POSIÇÃO - INVASÃO DO MUNDO, BATALHA DE LOS ANGELES
Ok, o que exatamente a gente viu? uma nova versão de ID4? é um filme de guerra, com alienígenas, longo e sem rumo.




11ª POSIÇÃO - EU QUERIA TER A SUA VIDA
Pior filme de troca ever. A cena da troca de fralda, que abre o filme, já mostra que o restante dele será uma m#$%@.




10ª POSIÇÃO - AS VIAGENS DE GULLIVER
Valeu pelas sátiras de star wars, e só.





9ª POSIÇÃO - O BESOURO VERDE
Era uma vez, um bom herói que merecia um bom filme de ação, e não uma comédia.




8ª POSIÇÃO - OS TRÊS MOSQUETEIROS
Logan Lerman, o pior ator do pedaço. Orlando Bloom, passando vergonha. Um ótimo livro foi massacrado. Mamãe quero ganhar um mtv movie awards. Mila Jojo e Ray Stevenson se salvaram, o restante...




7ª POSIÇÃO - SE BEBER, NÃO CASE 2
Péssima continuação, praticamente um clone do primeiro. Mas com um humor forçado e grotesco.





6ª POSIÇÃO - PADRE
Beavis e Butt Head aprovaram o filme, e você?





5ª POSIÇÃO - CONAN
Um remake para cair no esquecimento, próximo...





4ª POSIÇÃO - APOLLO 18
A bruxa de Blair está na lua. O filme fez você de bobo logo no trailer. Próximo...






3ª POSIÇÃO - ATIVIDADE PARANORMAL EM TÓQUIO
Éééé, o ano não foi bom para o terror. Essa franquia devia ter ficado apenas no primeiro filme, que por sua vez deveria ter terminado antes do estúpido final.







2ª POSIÇÃO - FAMÍLIA VENDE TUDO
Repugnante, a família vende até a filha para aplicar um golpe. Na inocente criança que está por vir, ninguém pensa. E era pra gente achar isso engraçadinho?







1ª POSIÇÃO - 11-11-11
Inacreditável. Todo aquele trabalho para fazer esse filme estrear na data certa, que acabaria contribuindo para sua divulgação. Mas e a história? Pareceu um filme de terror pra você? E desde quando essa data metia medo em alguém? Era o niver do Leo DiCaprio coitadinho.

29/12/2011

TOP 15 - OS HOMENS QUE MEXERAM COMIGO EM 2011

15ª POSIÇÃO - ZACHARY QUINTO
Por ter saído do armário. Eu finalmente comprei a quarta e última temporada de Heroes em dvd, mas levei um bom tempo para arrumar tempo para ver tudo. Aí o cara aparece e diz que é gay. Na serie eu o vejo encarando o Milo Ventimiglia o tempo todo, um mísero centímetro separa seu nariz do nariz de Milo. Parece briga de macho. Mas agora parece mais que vai rolar um beijo a qualquer momento. Quinto deve ter curtido cada uma das cenas.


14ª POSIÇÃO - JOE MANGANIELLO
Por ter tirado a roupa na frente da Sookie na quarta temporada de True Blood. Depois a operadora cortou fora a minha HBO. Órfão, estou esperando pelo dvd agora.


13ª POSIÇÃO - CHRIS EVANS
Por Capitão América e "qual seu número". O filme do Capitão acabou sendo um ótimo filme de super herói. Anna Faris estava esquisita demais na comédia romântica, mas Chris era o homem objeto de plantão, vivia tirando a roupa.


12ª POSIÇÃO - DYLAN McDERMOTT
Por "american horror story". Logo nos primeiros episódios mostrou a saúde que tem aos 50 anos de idade.



11ª POSIÇÃO - COLIN EGGLESFIELD
Por "o noivo da minha melhor amiga". Eu adorei esse filme. Fisicamente, Colin é de tirar o fôlego, mas me apaixonei pelo personagem de John Krasinski também, muito simpático.


10ª POSIÇÃO - SAM CLAFLIN
Por Piratas do Caribe. Achei o cara mais sexy que o Orlando, pelo menos tirava a camisa vez ou outra. Mas seu personagem nem precisava existir, era apenas decorativo. De fato, teve um final sem conclusão, foi meio bobo.


9ª POSIÇÃO - HENRY CAVILL
Por "imortais" e pelas fotos do novo Superman. Era cada uma que surgia...


8ª POSIÇÃO - BRANDON ROUTH
Por Dylan Dog. O filme é uma droga, mas a culpa não é dele. Opa, acho que eu já disse isso antes sobre um certo filme de 2006. Numa cena de DD, ele tira a camisa sem nenhum motivo aparente, ainda tá podendo.


7ª POSIÇÃO - CAM GIGANDETT
Por "reféns" e "Burlesque". Não gostei do musical, mas o bumbum do rapaz valeu o ingresso. X-Tina Aguilera se segurou durante boa parte do filme, e ele estava no quarto ao lado, nu. Mulher de respeito ou mulher idiota?



6ª POSIÇÃO - STEPHEN DORFF
Por "imortais" e por "um lugar qualquer". Sexy em "imortais", e atraente no filme de Sofia Coppola, com um aspecto bem mais natural. Pintou um momento gay entre ele e um massagista no filme, mas passou batido.



5ª POSIÇÃO - RYAN GOSLING
Por "amor a toda prova" e "tudo pelo poder". Além da cena de nudez, atrás do cabeção do Steve Carell, ele teve um momento "dirty dancing" com Emma Stone que eu achei a coisa mais fofa barra engraçada do filme.




4ª POSIÇÃO - CHRIS HEMSWORTH
Por Thor. E por Odin! que deus do trovão é esse? E olha que eu não gosto tanto assim de loiros. É a vítima de atropelamento favorita de Natalie Portman, e ela o deixou escapar três vezes!




3ª POSIÇÃO - JAKE GYLL-O
Por "amor e outras drogas". E pela foto fake mais famosa do ano.

Em dezembro de 2010, usei a foto como papel de parede no computador, que está usando minha tv 42' como monitor. Dava vontade de lamber a tela. E ele ficou ali, durante boa parte do ano, até outubro de 2011.




2ª POSIÇÃO - MICHAEL FASSBENDER
Por X-men: primeira classe. Quem disse que o Magneto não pode ser um sujeito bonitão? Foi a maior descoberta do ano. Seu nu frontal em "shame" não vai pintar nos cinemas brasileiros tão cedo. Talvez em abril, talvez em dvd.




1ª POSIÇÃO - JIM STURGESS
Por "um dia". Mas quem é esse cara? Bem, ele é o Dex da Anne Hathaway. Uma vez que o filme parece ser um calendário ambulante, ou uma novela super compactada, a gente tem tempo de sobra para se apegar aos personagens, que estão atravessando um período de 20 anos. Aí pinta aquela sensação de "já faz parte da família". E o cara foi me conquistando aos poucos. E quando spoiler caminhão spoiler bicicleta spoiler morte, a reação do personagem, deitado na cama, se resumiu a uma única lágrima, foi tão tocante que chorei com ele.