23.2.10

FILMES QUE EXPLICAM E FILMES QUE EXPRICAM

Você já sabe que qualquer livro por aí tem muito mais material que um filme baseado no mesmo. Se um filme fosse seguir um livro á risca duraria horas e horas. Boas adaptações a gente gosta mas desde que não se esqueçam de pontos importantes que devem estar presentes nos filmes. Alguns filmes conseguem ir além dos livros e fazem melhor (o planeta dos macacos), outros fazem algo totalmente diferente que irrita os leitores, vamos dar uma olhada em furos e acertos em 6 filmes:

AS ÁGUIAS DE "O SENHOR DOS ANÉIS"
Esse é considerado um furo imenso na trilogia de Peter Jackson mas só por quem não conhece os livros. Afinal, as águias não poderiam ter carregado Frodo e o anel até a montanha da perdição? para quê fazer a viagem toda á pé? Bem, as águias não são bichinhos de estimação adestrados que vão responder ao seu chamado. Elas são as mensageiras de MANWË, o primeiro semi deus da terra média, dotadas de inteligência elas até falam, algumas sabem o idioma dos elfos e dos humanos. Gwaihir (o senhor dos ventos) é amigo do mago Gandalf porque o cara lhe curou um ferimento, ele aparece para ajudar Gandalf algumas vezes, mas os arrogantes deuses, diferente dos deuses do Olimpo, não se intrometem nas vidas e aventuras dos mortais, são apenas espectadores.

E EVITA MORREU DE QUÊ?
Aparentemente alguém achou uma boa ideia não mencionar o motivo da morte de Evita Perón nesse musical estrelado pela Madonna, quem não conhece a história real da moça fica boiando com o filme, ela morre tão rápida e inexplicavelmente quanto a noiva de Axl Rose em ''november rain''. Bem, ela tinha 33 anos quando morreu de câncer uterino e é só, custava dizer isso no filme?

ECO-LOCALIZAÇÃO
Fiquei de queixo caído ao ver no filme O DEMOLIDOR como o super poder do herói pôde ser tão bem explicado, coisa rara de se ver até nos quadrinhos do cara. O filme ilustrou bem o mecanismo de eco-localização onde ondas de som são transformadas em imagens dentro do cérebro. Morcegos e golfinhos possuem essa habilidade e Ben Affleck nos fez acreditar que ele também a possui, ponto pro filme.

MESTRE YODA PERDEU A LUTA?
Faltou espaço para maiores explicações no terceiro episódio de STAR WARS? Como é que o mestre Yoda pode ter perdido a luta contra o imperador Palpatine? A novelização do filme , como todo livro, arrumou tempo para explicar isso. Durante os mais de mil anos em que os Sith se mantiveram escondidos dos Jedi eles mudaram seus estilos de luta, não havia então nenhum Jedi vivo que houvesse sido treinado para lutar contra esses novos Sith, nem mesmo o mestre Yoda com seus 800 anos.

SALADA EGÍPCIA
Essa é com certeza uma das piores adaptações de um livro, vale tudo para deixar A RAINHA SOL de Christian Jacq mais infantil para que o desenho francês possa ser visto por crianças. No livro o autor deixa claro que não há nenhum atrito entre o faraó e os sacerdotes de Amon, mas no desenho os tais sacerdotes se tornam vilões que querem derrubar o faraó Akhenaton e seu deus preferido Aton. Sua filha Akhesa e o príncipe Tut (na vida real é seu meio irmão) tentam salvar o faraó indo atrás da auto exilada rainha Nefertiti. Mas depois de acabar com os maléficos sacerdotes um narrador entra em cena no final do desenho para dizer que Tutankhaton mudou seu nome para Tutankhamon, assim, sem maiores explicações, fez parecer que ele passou para o lado do mal...

MEU SENTIDO DE ARANHA ESTÁ TILITANDO
Sam Raimi resolveu que seu Homem Aranha deveria soltar teias orgânicas ao invés de fabricá-las em casa como nos gibis. "Como é que um adolescente conseguiria fazer um super adesivo que nem a 3M consegue fazer?" dizia o diretor, sim é nojento mas resolve a parada. Mas o filme acabou dando problema na parte que deveria ser a mais fácil: explicar como funciona o sentido de aranha que avisa o herói dos perigos segundos antes de acontecerem. Nos gibis temos os famosos risquinhos, típicos de uma enxaqueca, em volta da cabeça do aracnideo. Isso resolve o caso nos quadrinhos mas não serviria no filme. Mas eu me lembro (e Sam Raimi não) do desenho animado dos anos 1990 onde imagens pscicodélicas apareciam piscando e mudando ao redor da cabeça do Aranha juntamente com um som agudo e estridente que lembrava bem um alarme de perigo. No filme Sam fez parecer que Peter Parker tem o poder de ver as coisas em camera lenta e não de ser alertado dos perigos por um sexto sentido segundos antes.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

DANDO PAU

Fazer postagens no blog está deixando de ser divertido, e também está duas vezes mais demorado, meu computador, ou será o blogger?, está me dificultando as coisas, é dificil escrever qualquer texto pois ele corre o risco de ser apagado por um simples clique do mouse. Cadê aquele cara que é tecnico de informatica e que queria casar comigo no ano passado? será que ele ainda acompanha o blog?

Anônimo disse...

qual a configuração do seu computador?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

taí uma boa pergunta,mas fico devendo,só sei mexer no blog e olha lá

Unknown disse...

Vá ao supermercado e compre um outro mouse.

Anônimo disse...

Uma dica! Digite a postagem no Word (ou qual for o seu editor de texto) e vá salvando. Digitar diretamente no Blogger é arriscado demais. E de vez em quando ele dá pau mesmo...

E sobre a postagem, faz um favor?
Me exprique:

No filme Harry Potter e a câmara secreta, o Lúcio Malfoy coloca o diário de Tom Riddle na sacola de Gina Weasley, temos toda a trama e tal.

Já em Harry Potter e o cálice de fogo, Lúcio diz a Voldemort que se ele tivesse algum sinal, algum "rumor" de seu paradeiro, o teria procurado.

Mas ué, se ele não sabia de voldemort, como e porquê ele teria o diário e porquê ele colocaria na bolsa de uma estudante? Só se ele tivesse sido orientado por alguém!

Não faz sentido, não é mesmo?

T.

Anônimo disse...

Se for Windows:
Clique com o botão direito do mouse em "meu computador".
'propriedades'
Aparecerá uma janela, na guia 'geral' estão todas as configurações do sistema .

T.

Anônimo disse...

Ah!
Já viu 'Um olhar do paraíso'? Q achou?

t.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi T.
digitar qualquer texto em qualquer lugar, até aqui, dá defeito.

enfim
ao colocar o diario de Riddler no caldeirão de Gina Lucio queria que ela fosse tomada pela magia de voldemort e abrisse a camera secreta, desse modo a família Weasley passaria a ser mal vista no mundo bruxo, ele não sabia que o diario era uma horcrux, poucos bruxos conhecem esse tipo de magia e voldemort não confiou em ninguém ao fazer as suas.
Vou tentar ver o novo filme de Peter Jackson em breve pois fiquei sem tempo na segunda feira.