14.2.10

cinema homens e pipoca apresenta





O EXTERMINADOR DO FUTURO EDIÇÃO ESPECIAL

LOS ANGELES, 12 DE MAIO DE 1984, a vida de uma mulher vai mudar radicalmente para garantir que a humanidade não seja extinta no final do século 20. Em 2029 os poucos sobreviventes do holocausto nuclear agora tentam sobreviver á uma guerra contra as máquinas, mas o destino da humanidade não será decidido no futuro e sim no passado. Pois não há destino, nós é que o fazemos, venha comigo se quiser sobreviver.


JAMES CAMERON
Depois de ver star wars nos cinemas ele escreveu e dirigiu um curta metragem de ficção científica em 1978. Foi só em 1981 que conseguiu dirigir seu primeiro filme (piranhas 2), e em 1984 lhe deram caneta e papel além da cadeira de diretor, algo novo surgiu. Seguindo George Lucas e Steven Spielberg por um caminho mais adulto e obscuro com sua futura ex-esposa Linda Hamilton e o mr universo do momento ele contou uma história que levava a ficção científica a encostar no terror. É claro que ele não vai dizer isso na frente do amigo Arnold mas Cameron deve saber que o grandalhão não é um bom ator, com poucas falas (talvez para não denunciar o sotaque austríaco) , sério e de óculos, ele criou a perfeita máquina de matar, que nem precisava falar para meter medo.

A ORIGEM DO ROTEIRO
Reza a lenda que James Cameron se inspirou numa saga do gibi dos X-MEN para escrever o filme do exterminador. Em 1980 uma super história (dividida em duas revistas) foi lançada no gibi dos mutantes. DIAS DE UM FUTURO PASSADO mostra um futuro dominado pelas máquinas Sentinelas, os mutantes vivem em campos de concentração e os humanos estão quase extintos. Acompanhamos Kate Pryde (a x-men Lince Negra) já adulta vivendo em um desses campos, quase todos os x-men estão mortos nesse futuro (vemos a morte do Colossus, da Tempestade e do Wolverine mais adiante) com a ajuda dos poderes de Rachel Summers (a filha de Ciclope e Jean Grey nessa era) ela manda sua mente ao passado, até o seu corpo de 13 anos quando ela havia acabado de entrar na turma. Kate precisa evitar a morte do senador Kelly ,com a ajuda dos x-men, que vai desencadear uma série de eventos futuros e dar inicio á era das máquinas.


OS FILMES EM ORDEM CRONOLÓGICA

O EXTERMINADOR DO FUTURO (1984)
A noite de 12 de maio de 1984 (uma quinta feira) já mostra o quanto o filme será obscuro, afinal a maioria de suas cenas são noturnas. Quase que sem efeitos especiais o filme é só roteiro e correrias, tiros e cenas de terror. É para fundir a cuca das pessoas logo de cara com uma trama em parafuso que é descarregada em cima de nós e de Sarah Connor de uma vez só. Sem saber se algum dia escreveria uma continuação Cameron fez um final fechado que faz com que esse filme funcione muito bem sozinho, mas desde então todos os outros filmes da série têm pegado emprestados cenas e detalhes dessa produção de 1984, logo, não existe um único acontecimento inútil no filme. Sem saber Cameron plantou raízes profundas criando uma mitologia que poderia ser estendida por muitos filmes no futuro. Destaque para Michael Biehn como o herói virgem do filme e sua famosa frase "venha comigo se quiser viver", vamos falar sobre ela mais adiante.











O EXTERMINADOR DO FUTURO 2- O JULGAMENTO FINAL (1991)
Depois de 'aliens' James Cameron provou que sabia como fazer uma 'parte 2' decente. Novos efeitos especiais, uma Sarah Connor turbinada e um exterminador mudando de lado. O filme já começa com uma incrível cena de perseguição deixando a gente na dúvida sobre quem é quem na trama, mas logo descobrimos que o vilão do filme anterior agora é o mocinho, uma boa sacada. O novo exterminador de metal liquido deixou até o Michael Jackson pirado com o efeito especial. O jovem John Connor gera alguns momentos cômicos para aliviar a tensão e a cena do pesadelo de Sarah no playground nos deixa de queixo caído. Apesar do final meio fechado do filme anterior Cameron expandiu a trama muito bem, sem erros e finalizou com um final sem pontas soltas pela primeira e única vez na franquia impedindo um futuro terceiro filme de surgir.










O EXTERMINADOR DO FUTURO 3 - A REBELIÃO DAS MÁQUINAS (2003)
E lá está o patinho feio da franquia. Arnold resolve botar mais humor em seu personagem usando um par de óculos do armário de Elton John. Frases de efeito pipocam por todos os lados como "eu voltei" e "você foi exterminada". Nick Stahl é o pior John Connor ever, levaria uma surra do garotinho do filme anterior, ele tem medo até da própria sombra, simplesmente não bate com o personagem. Kristanna Loken e sua exterminatrix até que salvam algumas cenas, ela é um exterminador mais avançado que os anteriores e bate de frente com Arnold numa boa, síndrome de Darth Maul, ela foi mal aproveitada. A trama se aproveitou de um fiapo solto no filme anterior para dar á luz a essa produção, vou falar sobre isso na "linha do tempo" logo mais abaixo.











O EXTERMINADOR DO FUTURO - A SALVAÇÃO (2009)
O primeiro filme da franquia cuja trama se passa após o DIA DO JULGAMENTO FINAL que finalmente aconteceu no finzinho do filme anterior. Por pisar em território já conhecido por nós fica claro que certos personagens não irão morrer, a coisa fica meio previsível (uma vez que o John Connor do filme é o mesmo que passou por todas as tramas dos filmes anteriores, desse modo ele é chamado pelos companheiros de 'profeta') mas a história se passa antes de momentos mais marcantes da mitologia de James Cameron, é como uma introdução á ela. Diferente do segundo e do terceiro esse quarto filme é um capitulo de uma história já contada, ou pelo menos parte dela, ele abre caminho para um final que pode ser contado em vários filmes até que se encontre o último fato futurista já relatado nos filmes anteriores fechando um ciclo definitivamente. Ou até alguém resolver fazer um remake do filme de 1984 revivendo a coisa toda.











A LINHA DO TEMPO

1966 - Nasce Sarah Connor.
22
DE AGOSTO DE 1975 - nasce Marcus Wright.
12 DE MAIO DE 1984 (01:52 am) - O exterminador modelo 101 (ou T-800) chega á Los Angeles. Kyle Reese surge logo em seguida. Reese se encontra com Sarah Connor e a ajuda a fugir do T-800 que quer matá-la para impedir o nascimento de John Connor, líder da resistência humana no futuro dominado pelas máquinas.
Kyle conta para Sarah que o T-800 está revestido por tecido orgânico porque apenas seres vivos podem atravessar o portal do tempo.
Ele foi voluntário para essa missão de protegê-la do T-800 porque é apaixonado por ela, ele a chama de "a lendária Sarah Connor", a mulher que treinou John Connor. John entregou uma foto de sua mãe á Kyle sem maiores explicações e Kyle se apaixonou por ela.
Kyle é preso e interrogado, para uma camera ele conta toda a sua história sobre o futuro que está por vir (lembre-se disto).
Sarah e Reese passam uma noite juntos e ela tira a virgindade do rapaz, ao mesmo tempo que fica grávida dele.
Reese é morto e Sarah liquida o exterminador em uma das fábricas da Cyberdyne. O pessoal da Cyberdyne descobre os restos do exterminador na prensa onde Sarah o deixou, eles recuperam um braço e o chip mestre de seu crânio, essa tecnologia do futuro faz a empresa progredir.

10 DE NOVEMBRO DE 1984 - No méxico um garoto tira a famosa foto de Sarah enquanto ela gravava fitas de audio para o filho, a foto será entregue a John que a manterá na carteira.
1985 - Nasce John Connor.
Sarah cria John na Nicarágua, ela arruma qualquer namorado que possa transformar John num líder militar, ela começa a traficar armas e tenta explodir uma empresa de computadores para garantir que o programa Skynet nunca venha a ser criado, Sarah é presa e internada no hospital estadual Pescadero.
John passa a morar com pais adotivos.
Ele é preso por vandalismo várias vezes.
1995- No porão de um amigo John , com 10 anos, beija uma menina chamada Kate Brewster. No dia seguinte dois exterminadores chegam do futuro.
O T-1000 tenta matar John enquanto um T-800 reprogramado por John no futuro tenta salvá-lo. John ordena ao T-800 que eles devem resgatar Sarah do Pesacadero. O T-800 conta á Sarah a origem do DIA DO JULGAMENTO FINAL e ela decide ir atrás do responsável pela Skynet: Miles Bennet Dyson.
Eles destroem o laboratório da Cyberdyne e o T-1000, também destroem o braço e o chip do T-800 de 1984. Pra evitar futuros problemas o T-800 reprogramado se mata destruindo seu chip também.
Sem o chip a Cyberdyne vai á falência, mas ela é comprada pela força aérea que retoma o projeto Skynet aos poucos por conta do roubo do chip.

DATAS QUE FORAM ALTERADAS PELOS EVENTOS DO SEGUNDO FILME:
4 DE AGOSTO DE 1997 - A Skynet entra em funcionamento
29 DE AGOSTO DE 1997 - o dia do julgamento final, a Skynet se torna auto consciente ás 2:14 am e lança misseis nucleares contra a Rússia para provocar um contra ataque, 3 bilhões de humanos são mortos. A Skynet faz uso das armas da força aérea para caçar os humanos que ainda estão vivos. John Connor é o responsável pela revolta dos humanos e se torna o líder da resistência humana na guerra contra as máquinas.

VOLTANDO Á NOVA LINHA TEMPORAL
1997- Sarah Connor morre de leucemia no México onde é cremada e suas cinzas são jogadas no mar. John pega a estrada sozinho e passa a viver sem telefone, documentos ou endereço.
2003 -Marcus Wright pega a pena de morte após cometer um crime onde dois policias, e seu irmão, acabaram morrendo, ele doa seu corpo para a doutora Serena Kogan fazer experiências no tratamento para o câncer mas os militares colocam próteses cibernéticas no corpo de Marcus para criar um super soldado. A doutora Kogan morre pouco tempo depois.

24 DE JULHO DE 2004 - A T-X chega do futuro com a missão de matar os futuros tenentes da resistência humana incluindo Kate Connor (esposa de John) e seu pai Robert Brewster que trabalha para a força aérea no projeto da Skynet (divisão autônoma de armas cibernéticas), ele deve ser impedido de ajudar a filha e John Connor de se salvarem do dia do julgamento final que acontecerá no dia seguinte, uma vez que sem o chip de 1984 a Skynet só ficou pronta agora (na verdade essa seria sua data de nascimento original se não fosse pelos eventos do primeiro filme)
John reencontra Kate numa clínica veterinária e ambos são ajudados por um T-850 que foi enviado do futuro por Kate para garantir sua sobrevivência, e de seu futuro marido, no dia do julgamento final.
O T-850 destroe a T-X e morre com ela, John e Kate se salvam do fim do mundo no pico Crsital quando a Skynet solta um super vírus na internet e se espalha por ela tornando impossível ser desligada.

25 DE JULHO DE 2004 -DIA DO JULGAMENTO FINAL
Morando na internet a Skynet consegue o video do depoimento de Kyle Reese de 1984 e também os videos das sessões de terapia de Sarah em Pescadero, assim acaba descobrindo toda a história que está por vir e passa a conhecer dois de seus maiores inimigos.
DIAS APÓS O JULGAMENTO FINAL - nasce Kyle Reese.
2018- Marcus desperta em um laboratório subterrâneo descoberto por John Connor. Mais tarde ele encontra Kyle Reese.
Marcus se encontra com John após a captura de Kyle pelas máquinas e os dois partem para tentar salvá-lo enquanto a resistência usa um sinal de rádio que consegue desativar as máquinas.
Marcus descobre que foi trazido de volta á vida pela Skynet que precisava de máquinas que pudessem se passar por humanos para se infiltrar na resistência e matar John Connor, o sinal de rádio também foi algo planejado pela Skynet para atrair os humanos e matá-los de uma só vez.
Marcus, mais humano que nunca, se volta contra a Skynet e ajuda John a salvar os prisioneiros e explodir o lugar. Ferido, John recebe o coração de Marcus para continuar vivendo. Com a morte de seus superiores John se torna o líder da resistência.

ALGUNS ANOS MAIS TARDE
John entrega a Kyle a foto de sua mãe.
A Skynet envia um T-800 á 1984 para matar Sarah Connor.
Kyle é voluntário para ir ao passado salvar Sarah do exterminador.
2030 - A Skynet envia um T-1000 para 1995 para matar John Connor aos 10 anos.
John, com 45 anos, envia um T-800 reprogramado para salvar o seu eu de 1995.
A Skynet envia um modelo 101 (um tipo Xuarza) até a base de John Connor para matá-lo, a Skynet acredita que o líder da resistência vai reconhecer o exterminador como sendo aquele que se tornou seu amigo quando ele tinha 10 anos.
4 DE JULHO DE 2032 - o plano dá certo e o exterminador mata John Connor.
Com a liderança de Kate Connor a resistência continua atacando a Skynet, ela cria um exterminador com tecnologia de plasma e o envia á 2004 para matar os tenentes da resistencia e também a própria Kate Connor um dia antes do dia do julgamento final.
Kate reprograma o T-850 que matou seu marido e o manda á 2004 para garantir que ela e John sobrevivam ao dia do julgamento final.


OS PERSONAGENS
JOHN CONNOR

SARAH CONNOR

KYLE REESE

KATE BREWSTER / KATE CONNOR

MARCUS WRIGHT

ROBERT BREWSTER

MILES BENNET DYSON

DRA. SERENA KOGAN

AS MÁQUINAS
T-1
Esse robô usado no terceiro filme é um robô de verdade! a primeira máquina de guerra construída antes do dia do julgamento final que acabou sendo usada pela Skynet para exterminar humanos sobreviventes.

T-600
A Skynet começou a usar exterminadores de aparência humana para poder se aproximarem dos rebeldes. O modelo 600 tinha uma pele de borracha que acabou não enganando ninguém, além de ser lento e pesado, então a Skynet desistiu da ideia.

T-700
Já o modelo 700 é mais ágil e empregado nas batalhas em terra podendo travar um corpo a corpo com os humanos, os rebeldes já aprenderam com John Connor que uma faca enfiada na nuca do t-700 pode desorientar a máquina.

MODELO 101 - T-800 e T-850
Esse modelo está revestido por um tecido orgânico vivo por um bom motivo: apenas tecido vivo pode viajar pelo portal do tempo. Esse modelo pode viver até 120 anos com 1 bateria apenas. Seu chip mestre fica em sua cabeça.

T-1000
Feito de uma liga mimética, ou metal liquido, ele pode assumir a forma de qualquer objeto que tenha o mesmo tamanho que ele, como o modelo 101 ele também sabe imitar vozes mas não pode criar armas ou munições, nem se transformar em bombas. É rápido e letal, inteligente, está sempre alguns passos á frente e tem a incrível capacidade de se auto reconstruir.

T-X ou EXTERMINATRIX
A t-x pode transformar seu braço num canhão de plasma, sua liga mimética é formada por trilhões de nano robôs minusculos que a ajudam a mudar de forma ou invadir sistemas cibernéticos além de controlar veiculos á distância. Ela também fabrica sua própria munição.

T- 1 MILHÃO
Ele saiu do mini filme 'T2 3D BATTLE ACROSS TIME' escrito por James Cameron , é uma atração em um parque em Orlando, o filme em 3D se une a atores num palco logo abaixo da tela. O t-1 milhão é uma gigantesca aranha feita de metal liquido.

HUNTER KILLER
Essa aeronave foi construída pela força aérea quando compraram a cyberdyne e a Skynet se apoderou dela controlando-a a distância para caçar humanos sobreviventes após o dia do julgamento final.

MOTO EXTERMINADORA
A moto se desprende de um robô gigante e parte pela estrada, rápida mas frágil, não tem como se levantar se tombar para o lado, como todo veiculo em duas rodas. Possui armas na frente e atrás.

HYDRO ROBÔ
Como uma cobra metálica o hydro robô foi feito para pegar os humanos desprevinidos na água. Um ótimo nadador, tem força suficiente para saltar para fora d'agua em emboscadas.

HARVESTER
Feito para destruir prédios e encontrar humanos escondidos. Por não ser muito rápido possui duas motos em seus pés para perseguirem fugitivos. Usa cada um de seus 4 braços (dois pequenos recolhidos) para capturar humanos e jogá-los num transporte de prisioneiros.

FRASES, ERROS E CURIOSIDADES

Desde que usou o famoso 'EU VOLTAREI' o T-800 tentou variar o tema algumas vezes, mas agradou mais no segundo filme com o seu 'HASTA LA VISTA BABY'. Já Kyle Reese usava o seu famoso 'VENHA COMIGO SE QUISER VIVER' desde os 18 anos. Dificil é explicar de onde saiu o 'O FUTURO É INCERTO, NÃO HÁ DESTINO NÓS É QUE O FAZEMOS', Kyle disse isso para Sarah em 1984, ela fez John decorar isso na infância e John fez Kyle decorar isso no futuro para dizer á sua mãe em 1984.
O terceiro filme comete um erro logo no começo quando John diz que os acontecimentos do segundo filme ocorreram quando ele tinha 13 anos, na verdade o segundo filme se passa em 1995, John tinha 10 anos.
Os rebeldes usam cachorros para reconhecerem os exterminadores disfarçados de humanos, em todo filme pode-se ver um cão latindo sem parar para um exterminador. Acredito que os cães consigam ouvir as engrenagens se movendo dentro dos exterminadores.



O QUE FALTA SER CONTADO NOS FILMES?
Viagens no tempo é claro. Ainda não sabemos quem foi que construiu a máquina do tempo. Os humanos mal possuem comida em seus abrigos e se a Skynet é a criadora da máquina então como será que os humanos tem acesso a ela também? estaria escondida ou em campo aberto por ser muito grande? com certeza deve haver um exterminador reprogramado pelos humanos servindo de espião perto da máquina do tempo, afinal Kyle e o T-800 chegaram ao passado no mesmo minuto que o t-800 malvado e o t-1000, os rebeldes devem saber dos planos da Skynet com alguma antecedência de algum modo (pelo menos John já sabe da história toda). Nos futuros filmes será preciso mostrar Kyle voltando á 1984, depois um t-800 voltando á 1995, a morte de John Connor em 2032 e o retorno do t-850 que o matou ao ano de 2004, é o último relato vindo do futuro.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

CRÉDITOS

Todos os nomes, datas, acontecimentos, frases ou qualquer outro tipo de informação na linha do tempo foram retiradas diretamente dos 4 filmes citados de forma bruta sem acréscimos ou substituições.
A linha do tempo não leva em consideração o universo paralelo do seriado de tv 'TERMINATOR: THE SARAH CONNOR CHRONICLES ou de jogos como TERMINATOR 3 REDEMPTION e THE TERMINATOR DAWN OF FATE.

Anônimo disse...

E que a crise da MGM não prejudique a continuidade da franquia.

Demorou, mas o post s/ Terminator ficou muito legal.

Parabéns!

Anônimo disse...

Caramba, deu até vontade de assistir todos na sequencia.

Parabéns pelo especial, ficou demais.

R.

Sam disse...

Cara! Parabens! Postagem magnífica! cometi o pecado de só assistir ao ultimo filme da franquia essa ano, agora não vejo a hora de ver todos !

Abraço

Sam