31/08/2009

O VILÃO DO FILME - SUJEITO OCULTO

E quem foi que disse que o vilão do filme tem que aparecer em cena? muitos filmes nem sequer o mostram, mas eles estão lá, acredite.

O CLIMA
Terremotos, furacões, tempestades, reconheça, esse planeta nos odeia. Quando o clima ataca os humanos cidades inteiras são devastadas, há milhares de mortos. Não é para menos que filmes que possuem o clima como vilão são chamados de 'filmes catástrofes'.

QUADROS
Ir a um museu para ver pinturas e outras obras de arte pode ser um pesadelo para quem sofre da síndrome de Stendhal. Alucinações, vertigens, falta de ar, tudo provocado por uma demorada exposição ás obras de arte, conheço apenas um único filme que tratou do assunto, mas não explicou por que é que a moça continuava a ir ao museu depois dos ataques.

A MÃE NATUREZA
Ela tem inúmeros motivos para nos odiar. Pode parecer forçado ver as plantas de varias espécies diferentes se comunicando entre si para matar via vento os humanos nas redondezas. Pesadelo que pode ocorrer um dia, mas apenas uma única espécie de vegetal poderá desenvolver esse mecanismo de defesa e muito provavelmente vai matar outros animais junto com a gente.

BIGORNAS
De onde vem as bigornas que caem do céu em nossas cabeças? (caso você seja um desenho animado) ninguém sabe de onde elas vêm ou quem as joga lá de cima. Pianos de cauda também são outro tipo de vilão oculto, por incrível que pareça há sempre alguém içando essas coisas pelo lado de fora da janela de um apê.

A COISA NA MATA
Ninguém sabe como é o tal vilão do filme EVIL DEAD, ele corre atrás do Bruce Campbell pela floresta e a gente nunca o vê, uma porta pode detê-lo, outra não. Uma grande falha do diretor Sam Raimi foi mostrar o demônio certa vez sem necessidade, apenas sua sugestão no primeiro filme era assustadora o suficiente.

VÍRUS E BACTÉRIAS
Todo filme sobre epidemias possui microscópicos vilões, a gente nunca os vê e fica sem saber do que ter medo exatamente, mas podemos ver seus efeitos. Zumbis, macacos mutantes, cadáveres corroídos etc. É interessante notar que depois da infecção via aérea os mocinhos do filme não se importam com sua segurança a ponto de usarem roupas especiais, aparentemente os vírus e as bactérias só contaminam pessoas suficientes para servirem de distração para os heróis.

A LUZ DO DIA
Desde que vampiros passaram a ser mocinhos em certos filmes a luz do sol, antes nossa amiga, se tornou a vilã em algumas produções, pergunte á Kirsten Dunst.

A MORTE
Esqueça o cara de capuz com a foice. Quando um rapaz tem uma premonição de um acidente ele salva os amigos, mas depois a morte surge para pegá-los um a um totalmente invisível. Esse poderia ser o enredo de qualquer um dos 4 filmes da franquia 'premonição', uma vez que todos eles são de uma repetição monótona. Pra mim existe apenas o primeiro filme, uma ideia bem original no meio de tantos filmes de "terror adolescentes vs maníaco pós pânico".

COMPREI UM "NOVO" LIVRO

A IDENTIDADE BOURNE de Robert Ludlum pode ser encontrada na versão pocket book embora seja grande como um tijolo, não resisti ao ver que é o tipo de lançamento em livro que vem com a capa do filme que foi baseado no mesmo, dando á muitas livrarias o aspecto de videolocadoras. Olha aí o Matt Damon. O autor faleceu em 2001, por isso não chegou a ver o filme de Damon pronto, seus outros livros "a supremacia Bourne" e "o ultimato Bourne" também já viraram filmes, um quarto filme já está sendo prometido para 2011, será o primeiro não baseado num livro de Ludlum.

BABY LOVE

Receita para se fazer um temático gay.
Dois caras se conhecem.
Dois caras se apaixonam.
O mundo todo passa a atormentar os dois, um deles pode morrer, eles são separados, lágrimas, drama, ser gay é foda.
Que tal ver um romance que é pró gay até o último minuto? Foi um verdadeiro milagre que trouxe esse filme francês aos cinemas brasileiros, e agora outro milagre o faz sair em dvd nacional nas lojas. No filme temos um pediatra (Lambert Wilson - o Merovingian de matrix) que quer ser pai , mas na França homocaras são proibidos de adotar crianças, ele tenta então arrumar uma mãe de aluguel, uma moça que acabou de conhecer. O filme é simplório mas meigo, sem maiores emoções. O dvd não traz extra algum, acho que pedir por 3 milagres seria exagero.

NOVA REVISTA SET, AINDA COM PROBLEMAS

Essa seria a última edição da revista SET que eu iria comprar caso o novo pessoal ainda estivesse exagerando na pornografia e nos palavrões como nas edições anteriores. Bem, metade da revista está satisfatória, há boas matérias e as páginas estão mais arrumadinhas, nada mais de textos e fotos voando pelo papel, mas as criticas continuam terríveis. Curtas e implacáveis, algumas contam o enredo mas não criticam, outras criticam mas não contam o enredo. Pior são as notas, uma completa aversão a tudo que é popular ou divertido. E olha lá o Brüno ganhando uma nota muito mais alta que o terceiro 'a era do gelo' (analisado por um heterocara talvez?) . A boa e divertida revista SET talvez nunca mais volte. Pra mim ela agora está por um fio.

GERAÇÃO COCA COLA

Depois do último top 10 do blog eu decidi que estava na hora de ter THELMA E LOUISE na minha coleção. O único motivo para não ter comprado esse filme antes é por conta da cena de estupro que ele contém. Cenas de estupro de mulheres me fazem passar mal, já comprei 'meninos não choram' há algum tempo mas até hoje não vi o filme em dvd para saber se está rodando normalmente, ao invés disso emprestei-o a um amigo. Realmente não gosto de ver mulheres sendo estupradas, tá , eu sei que Susan Sarandon salva Geena Davis antes do pior mas mesmo assim eu evitava de comprar o filme. Em todo caso fui atrás dele hoje. Mas fiquei tão revoltado com a procura pelo filme que vou ser bem especifico quanto ao ocorrido:

Eu fui (hoje) até o shopping center light , ao lado do viaduto do chá, em sp capital, eram 10 da manhã quando entrei nas lojas americanas e fui até a seção de dvds. Lá estavam dois atendentes, um rapaz e uma moça, eu não queria ficar procurando pelo filme nas estantes entre milhares deles; então fui pedir ajuda ao rapaz.
"O quê?,
o que é isso? é um filme? cd ou..."
- Thelma e Louise é um filme, disse eu.
"nunca ouvi falar" disse ele.
De queixo caído me virei para a moça para lhe pedir uma ajudinha com o olhar mas ela...
"nunca vi esse filme, é sobre o quê?"
Fiz um rápido resumo contando a cena final.
"não, nunca ouvi falar" respondeu ela.

PERGUNTA: como é que essa gente consegue ser contratada para ficar na seção de filmes? o filme é de 1991 cacete! não de 90 anos atrás! como assim não conhecem? foi um sucesso .Olha ,eu não sou do tipo de nerd que faz um escândalo quando um leigo chama 'guerra nas estrelas' de 'jornada nas estrelas', mas esses adolescentes de hoje parecem que só se lembram dos filmes que viram há dois meses atrás , assistem um novo e esquecem o primeiro. Bom ,me perdoem por ser da geração coca cola e não da geração twitter, seja lá o que for isso.

ANTICRISTO

Meio minuto de filme e o pênis ereto de Williem Dafoe penetra a vagina de Charlotte Gainsbourg explicitamente, como se já não tivéssemos visto o suficiente do ator em 'corpo em evidência', seu pênis ainda dá ás caras em muitas outras cenas pelo filme. Mas não entre no cinema achando que vai ver um filme de terror por conta do nome do mesmo, muita gente saiu da sala de cinema hoje por causa da decepção, e também por conta das fortíssimas cenas que são de se passar mal. Mutilação vaginal , masturbação, agressão física, sangue, sangue e sangue saindo de um pênis. É de causar náuseas á pessoas de estômago fraco. Meio drama meio terror sugestivo, o filme tenta ser um ensaio sobre a natureza maléfica da humanidade mas falha ao fazer isso em meio a cenas fortes e também monótonas onde nada acontece, a velocidade do filme pode ser seu maior inimigo a menos que você esteja tentando enxergar alguma arte na produção, caso contrario achará uma piada de mau gosto. É fácil ver que tipo de filme o diretor tentou fazer mas não é todo mundo tem estômago barra psicose para aguentá-lo, é para um público bem restrito. Como filme é atormentador demais e não no sentido 'terror'.

29/08/2009

CELEBRIDADES NO 'ANTES E DEPOIS'

WINONA


SARAH JESSICA PARKER

NICOLE

LAW

ANISTON

BERRY

GARNER

DEMI

DIAZ

BRUCE


VOCÊ CONSEGUE VER A VÍRGULA?

Sabe quando um ator abre a boca e a gente consegue, de algum modo, "ver" as palavras do texto saindo de sua boca? cada ponto , cada virgula, o já manjado 'decoreba', a coisa simplesmente não flui com naturalidade, essa gente apenas não sabe mentir, suas vozes entregam tudo, não servem para ser atores mas ,HEY, eles são lindos, e não é isso que mais conta nesse mercado?

XUXA
A primeira vez que vi um texto saindo da boca de um ator foi nos filmes dos trapalhões onde a rainha dos baixinhos dava o ar da graça, ela decora uma fala e a descarrega por sua boca sem colocar emoções nelas, péssima atriz ou péssima mentirosa? será que se pode ser as duas coisas?

RICARDO MACCHI
A segunda vez em que vi a virgula foi na época em que ainda acompanhava novelas na tv aberta (antes de assinar o cabo), havia esse ator no papel de um cigano chamado Igor na novela das oito, um de seus maiores problemas eram com falas que terminavam em pontos de interrogação as quais ele não conseguia fazer parecerem perguntas, aliais , nada que saía de sua boca parecia natural, mas ele era lindo, fazia sucesso na novela ao dar ás caras em cena. Virou piada em programas humorísticos que criaram um troféu chamado 'cigano Igor' para presentear atores ruins, até hoje não soube mais desse cara, talvez tenha desistido da carreira depois de tantos ataques que sofreu.

EDUARDO MOSCOVIS
Quando vi o Tarzan da Disney nos cinemas fiquei chateado pelo fato desse ator de novelas ter estragado o personagem com sua atuação robótica sem emoções.Mas é claro que pensei comigo mesmo, o cara não é um dublador profissional, por isso fez tudo errado. Mas um dia eu estava passando pela sala no momento em que minha mãe estava vendo uma novela e lá estava o cara, vi apenas poucos segundos de sua "atuação" para notar que ele era do tipo "virgula", como é que gente assim consegue passar em testes de elenco afinal? até nós conseguimos ver pela tv que eles são péssimos...

TORCENDO PELA HOMOFÓBICA

Na época em que eu ainda via novelas na TV surgiu a novela BARRIGA DE ALUGUEL há exatos 19 anos agora em agosto, apesar do tema polêmico fora exibida no horário das seis da tarde e não ás oito da noite. Na trama central havia Cássia Kiss e seu marido Victor Fasano (em sua primeira novela) tentando engravidar a todo custo e no fim recorrendo ao método barriga de aluguel ao contratarem uma moça, Claudia Abreu. Quando o bebê nasce as duas mães começam a brigar por ele, Claudia Abreu diz que o filho é dela pois foi ela quem deu á luz á criança (apoiada por seu pai religioso) e Cássia Kiss, a dona do óvulo, não se conforma. Em determinado momento da novela um juiz alega no tribunal que a justiça não reconhece a existência de espermatozóides e óvulos, então a mãe seria aquela que deu a luz ao bebê. Produzida numa época em que o teste de dna era desconhecido por muitos, especialmente pela lei, a novela foi esticada devido ao seu sucesso, se tornando uma das mais longas da TV. Mas , com os telespectadores brasileiros divididos, o final da novela ficou em aberto para não decepcionar ninguém, mas decepcionou. Passei meses torcendo pela Cássia Kiss em vão, pior foi que anos mais tarde a maldita da atriz apareceu no Faustão para dizer que era homofóbica em rede nacional. Bons tempos em que Glória Perez sabia como criar uma novela, mas devido a exigências da globo não pôde dar um final decente para a mesma. Hoje o resultado de uma trama como essa seria um só, mas eu deixaria de torcer pela homofóbica atriz.

TOP 10 - ROAD MOVIES - PONDO O PÉ NA ESTRADA

10ª POSIÇÃO - PROCURANDO NEMO
Até mesmo em baixo d'agua é possível fazer um road movie, mesmo que você esteja atravessando diferentes paisagens oceânicas que na vida real ficam o mais longe possível uma da outra. Bem, isso talvez prove que o peixinho Marlin nadou incríveis distancias para encontrar o filho, como um bom road movie não faltaram algumas cenas de perseguições, onde tubarões dispensam qualquer veiculo motorizado.

9ª POSIÇÃO - MAD MAX
No centro da Austrália há um imenso deserto. Cortando esse deserto estão estradas isoladas e intermináveis. Mel Gibson faz a festa num tempo pós apocaliptico onde as pessoas disputam gasolina a tiros. É claro que o primeiro filme não tinha a intenção de seguir por esse caminho, mas se há um jeito de se fazer uma continuação superior é promovendo o fim do mundo.

8ª POSIÇÃO - TRANSAMÉRICA
Atravessar os isteites de carro não é novidade em road movies. Mas a transsexual Bree está indo buscar um filho que não sabia que tinha, além de esconder a verdade do garoto na volta para a casa; muitos contra tempos surgem pelo caminho, típico de um road movie mais familiar onde personagens descobrem verdades sobre si mesmos durante a viagem.

7ª POSIÇÃO - PRISCILLA
De volta para a Austrália, desta vez na época atual.Agora 3 drag queens vão atravessar o país num ônibus. Em questão de meses o filme ganhou uma versão americana levemente inferior que não se pode chamar de road movie, pois passa a maior parte do tempo parada numa cidade do interior.Já Priscilla é mais divertido por conta das aventuras que pintam pelo caminho.

6ª POSIÇÃO - EM BUSCA DO VALE ENCANTADO
São poucos os road movie que são estrelados por crianças, nesse caso filhotes. O filme não apenas passa por muitos lugares perigosos como também coloca um tiranossauro rex como perseguidor, outro bom exemplo de road movie é a cena em que os personagens atrasam a viagem para se juntarem e se livrarem do perseguidor ,antes de seguir viagem com mais calma perto do final do filme.

5ª POSIÇÃO - ALEXANDRE
A pé ou á cavalo tanto faz, só se sabe que Alexandre o grande não queria voltar para a casa até que chegasse á borda do mundo. Saindo da Grécia ele foi até o atual Iraque e não parou mais, Índia, China, e pretendia continuar conquistando terreno em outra direção depois de descansar um pouco em casa, mas ficou doente e morreu.

4ª POSIÇÃO - A PEQUENA MISS SUNSHINE
Road movies que envolvem famílias nunca mostram famílias que se podem ser chamadas de normais. Ao levar a filha mais nova á um concurso infantil a família Hoover pensou em todos os preparativos para a viagem, mas não esperavam que o carro se tornasse um grande problema e pior, só no último segundo descobriram que o avô da menina havia criado uma das mais obscenas coreografias infantis para o concurso. O dvd tem alguns finais alternativos mas nem mesmo o escolhido para o filme agrada muito.

3ª POSIÇÃO - NA NATUREZA SELVAGEM
Revoltado com a civilização Chistopher McCandless resolver sair de casa sem avisar a família e procurar por lugares isolados a pé, conseguiu andar até chegar no Alasca, mas despreparado, morreu de fome. O caso real foi transformado em livro e depois em um filme dirigido por Sean Penn. O rapaz mantinha um diário de onde foi possível conhecer suas aventuras pelo país. Difícil é extrair alguma lição com essa loucura.

2ª POSIÇÃO - THELMA E LOUISE
É o filme mais baratinho que Ridley Scott já dirigiu e também um de seus mais lucrativos. Só o que Susan Sarandon e Geena Davis queriam é passear um pouco por aí e fugir de seus problemas pessoais, mas tudo foi dando errado e quando viram já tinham a policia em seu encalço. O filme tem um dos mais marcantes finais da história do cinema, não é um bom jeito de se resolver seus problemas mas foi poético.

1ª POSIÇÃO - O SENHOR DOS ANÉIS
Experimente ir andando do Condado a Mordor durante 3 meses de viagem. Ás vezes você vai montado num pônei, ás vezes você descansa na casa de gente hospitaleira pelo caminho, mas quando a viagem está para terminar você chega até a passar fome, sabendo que não irá voltar para casa no final das contas. Viagem suicida no meio de uma guerra, passando por montanhas nevadas e cavernas cheias de perigos. A saga de livros é um road movie de primeira, é divertido acompanhar os personagens com a ajuda dos mapas que ficam na última página do livro. Leitores com aventura nas veias já se imaginaram indo até as partes do mapa que estão em branco, onde ninguém nunca esteve.

HOJE SOU MILIONÁRIO?

Existe aquilo que se pode chamar de conceito de caro e de barato? Entre tantos tipos de pessoas que existem por aí com tantas rendas de tamanhos diferentes ; será possível traçar de modo universal algo que se possa chamar de 'muito caro' ou de 'muito barato'? Hoje fui chamado de milionário, aparentemente estou nadando em dinheiro, essa é a única explicação que um certo cidadão consegue formular quando eu lhe disse que tinha mais de 1100 dvds em casa e eram todos originais. O cara é um assíduo comprador de dvds piratas do tipo que vem dentro de uma saquinho plástico com um xerox do poster do filme em volta e em má qualidade. Ele compra até 5 filmes por semana, paga 1 real por cada filme e mesmo assim não tem uma coleção como a minha. Percebi que deve haver muita gente que recorre a dvds piratas porque costumam achar que todo dvd original é excessivamente caro. Tá certo que eu pago até 50 reais por lançamentos, mas o preço deles costuma baixar meses depois, é possível encontrar originais por até R$ 9,90, será que esse povo sabe disso? Você não precisa fazer como eu e gastar mais de 300 reais no box do alien, pode comprar cada um dos filmes separadamente por 12,90 . Eu faço questão de uma embalagem toda chique e produzida, sem falar da edição especial de 'aliens' de James Cameron incluída no pacote, se levar em consideração que muitos dos meus filmes custaram em torno de 20 a 40 reais e que além de passar algum tempo economizando para comprá-los eu também não tenho que me preocupar com coisas como aluguel e filhos... sim eu sou milionário. E o tal cidadão que me chamou disso também pode ser chamado de tal coisa, afinal ele gasta mais ou menos 210 reais por mês no meu estabelecimento , apenas em cigarros.

AS PORTAS DO CINEMA ESTÃO ABERTAS PARA TODOS

Qualquer um pode ser ator?
Qualquer ator pode ser qualquer outra coisa?
Ás vezes não é tão simples, ás vezes a gente dá muita risada

De modelo para atriz
Cameron Diaz juntou suas economias e saiu de casa para vencer no mundo sem a ajuda dos pais. Em seus mais desesperadores momentos apareceu num filme erótico, nada de sexo , apenas deu chicotadas num cara bonitão amarrado. Com 1,75 de altura ela tentou ser modelo e conseguiu, o trabalho a levou até a Europa onde desfilou bastante, mas desgostosa com a profissão fez um teste e entrou para o elenco do filme 'o maskara', hoje segue como atriz com 4 indicações ao globo de ouro e papéis cada vez mais sérios e dramáticos.Demais modelos que tentam ser atrizes sofrem preconceito logo de cara por conta do dogma que diz que todas as modelos são burras.

De cantor para ator
Quem diria que o rapper de cuecas Mark Marky um dia seria indicado para o oscar? pare o mundo eu quero descer.A cantora Cher também é outra história de sucesso, mas boa parte dos cantores e cantoras não faz essa transição facilmente, a gente torce o nariz para boa parte deles, os fãs tentam gostar do filme e a critica cai na risada.

De ator para cantor
Será que o segundo filme 'velocidade máxima' teria feito sucesso com Keanu Reeves no elenco? ele estava ocupado demais com sua banda dogstar na qual ele é o guitarrista. Mas a história mais podre mesmo é a de Joaquin Phoenix, faça-me o favor, se quiser ver o ator ainda "limpo" corra para os cinemas, 'AMANTES' , seu último filme, já entrou em cartaz.

De ator para diretor
Esse caminho é seguido por muitos , de Clint Eastwood a Mel Gibson, de Tom Hanks a Kevin Costner, muitos até ganharam um oscar pela direção.

De qualquer coisa para ator
Tom Welling já foi peão de obras, Calista Flockhart já foi professora de ginástica, Steve Carell já foi carteiro,Josh Holloway já trabalhou numa fazenda de galinhas,Jerry Seinfeld já vendeu lâmpadas e Jennifer Aniston já foi garçonete.

3 PROJETOS ABANDONADOS PELO BEM DA HUMANIDADE

A RECONQUISTA
O livro no qual o filme foi baseado é uma ficção cientifica mediana, não é nenhuma obra prima do gênero mas diverte, já o filme é uma verdadeira salada extraterrestre de páginas do livro jogadas para o alto, uma bagunça. Mas o filme conta apenas metade da história do livro, John Travolta tinha planos de filmar a segunda metade em seguida, mas o filme foi massacrado pela critica e pelo público, e não é para menos, varreu para debaixo do tapete muitos detalhes do livro e ficou confuso. Como adaptação é horrível, como filme consegue ser ainda pior.

A BÚSSOLA DE OURO
Baseado numa trilogia de livros o filme foi feito aos moldes da franquia 'senhor dos anéis' com fins lucrativos descarados, e parece que muita gente notou isso. Esperando que o filme se tornasse um sucesso o autor dos livros prometeu um quarto capitulo que seria apenas um tipo de guia para os outros 3 livros, mas o filme não agradou, mesmo com celebridades do primeiro escalão de Hollywood no elenco. O filme teve boas criticas, uma bilheteria razoável , ganhou um oscar mas aparentemente não foi o suficiente para o estudio. O segundo livro deveria ,segundo o plano, estrear nos cinemas neste ano.

O SENHOR DOS ANÉIS EM DESENHO ANIMADO
Adaptar esse livro não é fácil, transformá-lo em desenho animado é mais complicado ainda caso você não tenha bons animadores á mão. Essa produção de 1978 foi feita usando rotoscópia, desenhos feitos em cima de atores reais para se aproveitar da animação deles, pode parecer preguiça e falta de grana , mas no caso desse desenho É mesmo. A idéia era fazer 3 animações , embora o primeiro desenho tenha mostrado partes do segundo livro. Decepção total, fãs do livro têm que passar longe dessa coisa.