31.10.21

chp apresenta



ESPECIAL DE DIA DAS BRUXAS

 ANO XIV


Postagem anual de Halloween do CHP. Este ano selecionei 13 filmes de terror com um plot twist no final, mas sem spoilers. Esse recurso caminha lado a lado com o gênero do terror desde o cinema mudo, às vezes serve para esconder a identidade de um assassino ou lobisomem. Algumas reviravoltas desta lista são repetidas porque temos filmes que copiaram outros filmes, vale a pena mencionar a origem e a evolução de certos plot twists. Atualmente, estamos na era do "Novo terror", com filmes de baixo custo que apostam mais numa história bem contada, pena que a maioria não consegue evitar os "jump scares", nesta lista eu resolvi deixar o Novo Terror de lado, sinceramente, não estão me conquistando. Então vamos rever alguns clássicos 👻


QUANDO UM ESTRANHO CHAMA (1979)

O filme foi baseado numa lenda urbana (A babá e o homem no andar de cima), onde uma babá é atormentada por um estranho ao telefone. Foi nesse filme que surgiu o clichê "A ligação está vindo de dentro da casa".


NOITE DO TERROR (1974)

Mas essa lenda da babá já havia sido levada ao extremo em 1974, numa casa cheia de garotas. É noite de natal e os telefonemas são estranhos, confusos e assustadores. Uma a uma, as moças são assassinadas. E a explicação para tudo vai ficar ao seu critério.


PÂNICO (1996)

Não temos uma babá, mas esse filme, que recriou o gênero do terror nos anos 90, é uma versão de "Quando um estranho chama". Só que o assassino não fica só no telefone, e ele não tem motivo para ficar nas sombras, o cara ganhou uma fantasia que se tornou icônica.


AS DIABÓLICAS (1955)

Numa escola para meninos, a diretora une forças com uma professora, que é amante de seu marido, e mata o cônjuge infiel. Elas acham que cometeram o crime perfeito, mas o cadáver do cara acaba desaparecendo. Uma reviravolta antes do final muda tudo, mas o minuto final sugere que a história ainda não acabou.


PSICOSE (1960)

Alfred Hitchcock queria recriar o sucesso do filme "As diabólicas". Como seu filme era baseado num livro, ele comprou todas as cópias que estavam à venda na cidade quando o filme estreou. E também pedia, implorava, para que as pessoas, que já viram o filme, não contassem o final para ninguém. Ele também pediu que os cinemas não deixassem ninguém entrar na sala após o início da sessão. O diretor queria que todo mundo vivesse a experiência completa.


RUA CLOVERFIELD 10 (2016)

Entrando no esquema "Não era nada daquilo que você estava pensando". Temos pessoas presas num abrigo e elas não podem sair porque o mundo lá fora se tornou perigoso. Mas será verdade? O filme faz a gente duvidar. Elenco pequeno, uma ideia legal.


ILHA DO MEDO (2010)

Outro filme que traz uma história principal que pode não ser a verdadeira. Leonardo DiCaprio está investigando a fuga de uma mulher de um hospital psiquiátrico. Parece que todo mundo está escondendo algo dele. Ponto fraco, no final o filme explica tudo como se a gente fosse criança.


O SEGREDO DA CABANA (2011)

Um filme que faz várias homenagens aos slashers clássicos, colocando em destaque todos os clichês, como "Pânico" já havia feito. E nada prepara você para a grande revelação no final, é insano, é como se fosse o final de algum outro filme enxertado ali.


CORRA! (2017)

Fechando esse segmento, um filme da época do Novo Terror que vale uma menção na lista. Durante boa parte do tempo temos a impressão de que o racismo é o tema principal. A verdade é muito mais perturbadora. Que bom que o diretor não escolheu aquele final amargo que tá nos extras do DVD. O filme foi indicado para quatro Oscars: ator, diretor, melhor filme e roteiro. Levou o prêmio de melhor roteiro, escrito pelo próprio diretor.


O SEXTO SENTIDO (1999)

Filmes onde a grande revelação faz toda a diferença e aí você precisa rever a coisa toda. O filme de 1999 marcou época e começou uma moda. O diretor fez outras grandes revelações em seus filmes seguintes mas, depois de "A vila", o negócio foi ficando menos interessante. O filme foi indicado para seis Oscars, entre eles, melhor filme, melhor diretor e ator coadjuvante.


OS OUTROS (2001)

O primeiro clone de "O sexto sentido". Ele não esconde seu maior segredo muito bem. Parece estar bem preocupado em manter o tom barra clima certo e acho que com isso acabou cometendo alguns deslizes. Já vi e já revi e ainda não ficou claro pra mim as motivações da Nicole Kidman.


SEXTA FEIRA 13 (1980)

Não poderia faltar na lista filmes com acampamentos. O primeiro "Sexta feira" se detaca dos demais por conta da revelação final. É até errado as pessoas fazerem uma contagem de corpos levando esse filme em consideração, quem disse que o Jason está neste filme? Aquela aparição rápida no final foi ideia do produtor executivo, após o fim das filmagens, ele queria copiar o final de "Carrie, a estranha", sem se importar se aquilo faria ou não sentido.


ACAMPAMENTO SINISTRO (1983)

Filme ruim, marcou época, ou seja, virou cult. Uma mocinha perde a família num trágico acidente. Alguns anos depois, ela vai parar um acampamento de verão com outros adolescentes e aí todo mundo começa a morrer no estilo Jason mesmo. Uma coisa é o filme revelar a identidade do assassino, outra coisa, é o filme revelar no minuto final que a protagonista guarda um baita segredo. Na época, o público ficou chocado.


Ano que vem tem mais


29.10.21

appleTV+ FUNDAÇÃO ep 07


Deixa eu ver, quantos pisódios ainda temos? Três? Não passou da hora de acontecer alguma coisa, qualquer coisa, para chacoalhar essa série? No sétimo ep temos algumas poucas revelações quando encontramos Gaal ao lado de uma projeção de Hari Seldon. O imperador mais jovem revela suas fraquezas, o imperador adulto está num planeta onde ninguém leva seu poder a sério, e Salvor encontra Invictus, a "Estrela da morte" do Império, perdida há 700 anos (mas que ☠️💣⚡💥, o que fizeram com o gostosão do Hugo?). Não vou dizer que a série está muito paradona (na verdade, em alguns pontos da galáxia, ela está sim), só acho que, episódios com 50 minutos, têm a capacidade de colocar ação e calmaria em dosagens iguais. Aí você diz, a série está se segurando para o grande final. E eu digo, ela está se segurando há semanas, imagina maratonar a temporada toda de uma só vez ... vai dar sono.




DIGA "SIM" ÀS DROGAS


Eu não curti esse filme na época. Teve gente que gostou. Em matéria de "filme gay" no grande circuito de Hollywood, SERÁ QUE ELE É? (1997) fazia parte do pouco que a gente tinha nos anos 90. Era gostar ou odiar porque não havia outra coisa. Rapaz, como esse filme envelheceu mal, e ele já não era grande coisa. O que mais incomoda é o óbvio, o filme é (e sempre foi) uma comédia para fazer hétero rir. Ele foi baseado numa história real. Quando Tom Hanks ganhou o Oscar por "Filadélfia", ele mandou agradecimentos para um professor, que é gay. No filme, Matt Dillon ganha um Oscar (o prêmio que ele segura é real. Se trata do Oscar que Kevin Kline ganhou por "Um peixe chamado Wanda") e manda um agradecimento para o seu professor (Kevin Kline) tirando o cara do armário. O professor, e a esposa, estão vendo a cerimônia pela TV e ficam sem palavras. O cara não tem a menor ideia de onde isso saiu porque nunca se viu como homossexual. Ele se torna famoso em sua cidade no dia seguinte, as pessoas começam a tratá-lo de uma maneira diferente (homofobia numa comédia dos anos 90? Tá tudo bem, ninguém tratava isso como crime). Tirando o beijo sem graça entre Kevin Kline e Tom Selleck, o pior momento do filme foi aquele com a fita do teste gay, super homo-ofensivo. Não é um momento dos anos 90 que a gente quer guardar na memória. Felizmente, os homofilmes evoluíram. Hoje, eles são mais realistas e, às vezes, eles ganham um Oscar.




DÊ UMA CHANCE PARA ...


120 BATIMENTOS POR MINUTO é um drama francês de 2017 que é também um dos melhores filmes gays já feitos. Me lembrei dele, há pouco tempo, quando vi a última temporada de "Pose". Na série do FX vemos o ato Act Up em niuiorqui nos anos 90. O filme francês também se passa nos anos 90 e mostra o Act Up rolando em Paris, homossexuais foram às ruas pedindo aos governantes uma atuação mais rigorosa na luta contra a AIDS. Eles queriam acesso gratuito aos mais novos medicamentos. Na trama, dois personagens começam a namorar durante os protestos, um deles é soro positivo e está nos estágios mais avançados da doença. Temos atores homossexuais no papel de personagens homossexuais e os roteiristas estão contando suas experiências no Act Up através do filme. "120 BATIMENTOS" perdeu a Palma de Ouro no festival de Cannes e isso deixou muitos jurados revoltados, inclusive o diretor Pedro Almodóvar. Mas o filme levou seis prêmios César (o Oscar francês), incluindo o prêmio de melhor filme. No Oscar, Oscar mesmo, ele foi ignorado.

star+ PRIDE


Documentário de 2021 que resgata histórias incríveis, porém, pouco conhecidas. Temos ativistas e historiadores na narração. São seis episódios, cada um deles mostra a luta da comunidade LGBTQIA+ ao longo das décadas, começando pela década de 1950, no primeiro ep, depois vêm os anos 60, 70, 80, 90 e 2000. Das festas clandestinas (de quando a homossexualidade era crime) aos protestos públicos, do Stonewall a Harvey Milk, da AIDS à visibilidade trans. Vemos relatos de pessoas que passaram por essas revoluções. No caso de pessoas que já faleceram, temos dramatizações, como é o caso de Madeleine Tress (do departamento de comércio) nos anos 50. Sua sexualidade foi descoberta e aí Washington a transferiu para San Francisco para se livrar dela, nem faziam ideia de que a cidade já era a meca dos homossexuais na época. Muitas histórias comoventes, muito drama, sei que a gente tem que conhecer e manter nossa história viva mas, ah cara, tão poucos finais felizes, você tem que tomar cuidado para essa série não te deixar para baixo.




star+ CHUCKY ep 01

Fazer um seriado do Chucky é uma boa ideia? Bom, temos um boneco de verdade, ele não é digital, Brad Dourif (a voz de Chucky desde ... sempre) foi chamado de volta e temos também o roteirista do filme de 1988, é nostalgia pura. É preciso ter um pouco de paciência, o episódio só fica legal lá na segunda metade. Não há muitos segredos, todos nós já conhecemos a história, sabemos que o boneco está vivo. O assassino Charles Lee Ray está dentro dele, parece que a série vai contar a origem do cara, desde a infância, ao longo da temporada (tem um jeitão de "Bates motel" ali). Em 2021, temos o garoto Jake, 14 anos e homossexual. Ele compra o boneco numa venda de garagem e o leva para casa. Ele gosta de fazer esculturas macabras com pedaços de bonecos. Por algum motivo, Chucky parece querer proteger o garoto dos bullies. Acho que isso será explicado através dos flashbacks do jovem Charles, vai ver ele só quer ter um amigo. A série começou bem, vou continuar acompanhando, toda quarta.




 

26.10.21

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Aí você pega aquele novo Rei leão, totalmente digital, lindo de morrer, com animais falantes e ... nenhuma emoção ... e chega a conclusão que os efeitos especiais estão realmente matando os filmes. Em 1993, a Disney lançou A INCRÍVEL JORNADA, um filme protagonizado por animais de verdade. Eles falam, mas não movem as bocas, os diálogos estão em off. Ainda assim, vemos um casamento perfeito entre as falas e o movimento corporal dos bichinhos. Você olha para o olhar dos animais e pronto, a magia está lá. E ela é forte o suficiente para fazer você chorar em alguns momentos. 

Shadow (voz de Don Ameche, seu último filme) é um cão idoso. Chance (voz de Michael J Fox) é um filhotão que já foi abandonado por humanos antes e não consegue confiar neles novamente. Sassy (voz de Sally Field) é a gatinha do grupo. Chance é novo na casa e seu mau comportamento está incomodando a todos. Quando a família sai de férias, os três são deixados numa fazenda, eles não entendem o que está acontecendo. Shadow acredita que o menino Peter vai voltar, mas Chance aposta que todos foram abandonados, e ele não quer voltar para o canil. Shadow, Chance e Sassy decidem fugir da fazenda e voltar para casa. Eles terão que atravessar uma reserva cheia de animais selvagens e Shadow ainda precisa ensinar Chance a se comportar como um cachorro, sempre fiel e protetor. 

Se trata de um remake de outro filme da Disney, de 1963, com o mesmo nome. No filme original, os animais não falam, mas temos um narrador. Os dois filmes estão disponíveis no Disney+ brasileiro, o filme de 1963 vem com a dublagem da época mas as legendas são de Portugal.

25.10.21

mangá - O MARIDO DO MEU IRMÃO volume 2


Depois de procurar na (deep) web por outros trabalhos deste autor ... eu tomei um banho para me limpar (e a sujeira não saiu). É melhor falar apenas deste mangá aqui. Mike ainda está no Japão, na casa do cunhado e ... bom, às vezes parece que o clima vai ficar pesado, mas depois descobrimos que foi só nossa imaginação. O mangá ficou sem assunto e investiu em coisas do dia a dia, sem nenhuma ousadia, até os diálogos ficaram preguiçosos em comparação com o volume anterior. A Panini colocou um aviso de +18 na capa e isso não faz o menor sentido, eu diria que o mangá pode ser bastante educativo para maiores de 13. Eu esperava por histórias mais complexas, foi uma leitura bem tranquila, não dá para reclamar muito. A última página me pegou desarmado 😢.




netflix - COWBOY BEBOP (1998)


Preparando o terreno para a chegada do live action, a Netflix soltou a primeira (e única) temporada da série animada de 1998. Todos os 26 eps estão lá e ... sem cortes. Temos violência, temos tiroteios, temos a Faye invadindo um quarto e pegando dois homens transando numa cama (e isso foi em 1998, olha só). Pra quem não conhece, a trama se passa num futuro distante. Os humanos estão espalhados pelo sistema solar. A bordo da Bebop, Jet e Spike vivem como caçadores de recompensa. Eles são bem azarados e essa profissão não é bem vista, existem uns 300 mil caçadores no sistema solar. Ao longo da temporada, flashbacks revelam o passado dos dois personagens. A equipe aumenta com a chegada do cachorro Ein, da ladra Faye Valentine e da hacker Edward. O seriado tem um clima cyberpunk e uma trilha musical incrível. Cada ep é um mini filme. Faltou a Netflix resgatar também o longa metragem de 2001.




appleTV+ INVASÃO


Três eps já estão disponíveis, teremos um novo toda sexta. "INVASÃO" lembra bastante os primeiros minutos de "Independence day", quando estamos conhecendo os personagens e aí temos uma invasão alienígena mostrada pelo ponto de vista de pessoas comuns. A série não está com pressa, em três eps (uma hora cada um) vemos muito pouco da invasão. Uma criança com o nariz sangrando ali, um círculo numa plantação acolá, é muito muito sútil mesmo. Nos isteites, temos uma dona de casa que descobre a traição do marido e um xerife (Sam Neill) que se depara com um mistério em seu último dia de trabalho. Acompanhamos um soldado americano no oriente médio, um grupo de crianças na Inglaterra e uma moça no Japão. São diferentes etnias, idades e orientações sexuais. O caos finalmente acontece no terceiro ep, mas ninguém sabe o que realmente está acontecendo. Para os personagens, terremotos e ataques terroristas são a melhor explicação. Com telefones mudos e o sinal da TV sempre falhando, fica difícil saber o que está rolando no mundo. Até agora, a série está indo bem. Apesar de ter eps longos e um elenco não muito grande, o seriado nem sempre dá espaço para todas as histórias (o xerife por exemplo não voltou no terceiro ep). Mas, eu tô curtindo.