ESPECIAL DE DIA DAS BRUXAS
ANO XIV
Postagem anual de Halloween do CHP. Este ano selecionei 13 filmes de terror com um plot twist no final, mas sem spoilers. Esse recurso caminha lado a lado com o gênero do terror desde o cinema mudo, às vezes serve para esconder a identidade de um assassino ou lobisomem. Algumas reviravoltas desta lista são repetidas porque temos filmes que copiaram outros filmes, vale a pena mencionar a origem e a evolução de certos plot twists. Atualmente, estamos na era do "Novo terror", com filmes de baixo custo que apostam mais numa história bem contada, pena que a maioria não consegue evitar os "jump scares", nesta lista eu resolvi deixar o Novo Terror de lado, sinceramente, não estão me conquistando. Então vamos rever alguns clássicos 👻
QUANDO UM ESTRANHO CHAMA (1979)
O filme foi baseado numa lenda urbana (A babá e o homem no andar de cima), onde uma babá é atormentada por um estranho ao telefone. Foi nesse filme que surgiu o clichê "A ligação está vindo de dentro da casa".
NOITE DO TERROR (1974)
Mas essa lenda da babá já havia sido levada ao extremo em 1974, numa casa cheia de garotas. É noite de natal e os telefonemas são estranhos, confusos e assustadores. Uma a uma, as moças são assassinadas. E a explicação para tudo vai ficar ao seu critério.
PÂNICO (1996)
Não temos uma babá, mas esse filme, que recriou o gênero do terror nos anos 90, é uma versão de "Quando um estranho chama". Só que o assassino não fica só no telefone, e ele não tem motivo para ficar nas sombras, o cara ganhou uma fantasia que se tornou icônica.
AS DIABÓLICAS (1955)
Numa escola para meninos, a diretora une forças com uma professora, que é amante de seu marido, e mata o cônjuge infiel. Elas acham que cometeram o crime perfeito, mas o cadáver do cara acaba desaparecendo. Uma reviravolta antes do final muda tudo, mas o minuto final sugere que a história ainda não acabou.
PSICOSE (1960)
Alfred Hitchcock queria recriar o sucesso do filme "As diabólicas". Como seu filme era baseado num livro, ele comprou todas as cópias que estavam à venda na cidade quando o filme estreou. E também pedia, implorava, para que as pessoas, que já viram o filme, não contassem o final para ninguém. Ele também pediu que os cinemas não deixassem ninguém entrar na sala após o início da sessão. O diretor queria que todo mundo vivesse a experiência completa.
RUA CLOVERFIELD 10 (2016)
Entrando no esquema "Não era nada daquilo que você estava pensando". Temos pessoas presas num abrigo e elas não podem sair porque o mundo lá fora se tornou perigoso. Mas será verdade? O filme faz a gente duvidar. Elenco pequeno, uma ideia legal.
ILHA DO MEDO (2010)
Outro filme que traz uma história principal que pode não ser a verdadeira. Leonardo DiCaprio está investigando a fuga de uma mulher de um hospital psiquiátrico. Parece que todo mundo está escondendo algo dele. Ponto fraco, no final o filme explica tudo como se a gente fosse criança.
O SEGREDO DA CABANA (2011)
Um filme que faz várias homenagens aos slashers clássicos, colocando em destaque todos os clichês, como "Pânico" já havia feito. E nada prepara você para a grande revelação no final, é insano, é como se fosse o final de algum outro filme enxertado ali.
CORRA! (2017)
Fechando esse segmento, um filme da época do Novo Terror que vale uma menção na lista. Durante boa parte do tempo temos a impressão de que o racismo é o tema principal. A verdade é muito mais perturbadora. Que bom que o diretor não escolheu aquele final amargo que tá nos extras do DVD. O filme foi indicado para quatro Oscars: ator, diretor, melhor filme e roteiro. Levou o prêmio de melhor roteiro, escrito pelo próprio diretor.
O SEXTO SENTIDO (1999)
Filmes onde a grande revelação faz toda a diferença e aí você precisa rever a coisa toda. O filme de 1999 marcou época e começou uma moda. O diretor fez outras grandes revelações em seus filmes seguintes mas, depois de "A vila", o negócio foi ficando menos interessante. O filme foi indicado para seis Oscars, entre eles, melhor filme, melhor diretor e ator coadjuvante.
OS OUTROS (2001)
O primeiro clone de "O sexto sentido". Ele não esconde seu maior segredo muito bem. Parece estar bem preocupado em manter o tom barra clima certo e acho que com isso acabou cometendo alguns deslizes. Já vi e já revi e ainda não ficou claro pra mim as motivações da Nicole Kidman.
SEXTA FEIRA 13 (1980)
Não poderia faltar na lista filmes com acampamentos. O primeiro "Sexta feira" se detaca dos demais por conta da revelação final. É até errado as pessoas fazerem uma contagem de corpos levando esse filme em consideração, quem disse que o Jason está neste filme? Aquela aparição rápida no final foi ideia do produtor executivo, após o fim das filmagens, ele queria copiar o final de "Carrie, a estranha", sem se importar se aquilo faria ou não sentido.
ACAMPAMENTO SINISTRO (1983)
Filme ruim, marcou época, ou seja, virou cult. Uma mocinha perde a família num trágico acidente. Alguns anos depois, ela vai parar um acampamento de verão com outros adolescentes e aí todo mundo começa a morrer no estilo Jason mesmo. Uma coisa é o filme revelar a identidade do assassino, outra coisa, é o filme revelar no minuto final que a protagonista guarda um baita segredo. Na época, o público ficou chocado.
Ano que vem tem mais |
Alessandro,
ResponderExcluirAdorei a seleção. E, se me permite pitaco, a motivação da personagem de Nicole é manter-se negando, porque a verdade é insuportável demais para ela.
Mas você é bem inteligente e acho que já sabia disso... O que me leva a crer que fui pego pelo assassino antes de perdeber!
:-(
Tem Filme mais icônico pro gênero dele que O Sexto Sentido?
ResponderExcluirHappy Halloween 🎃👻🧙🏼♀️
Amei a lista, peguei várias indicações!!
ResponderExcluirOk, vou soltar uns spoilers aqui
ResponderExcluirO problema com "Os outros", o marido não voltou, Nicole ficou maluca e matou os filhos, pra mim essa é outra personagem. E quando todos descobrem isso no final, ninguém discute o assunto, "mamãe, a senhora nos matou mas está tudo bem", as reações são apáticas.
Mas, Alessandro, o jogo do filme é esse (e foi mal jogado, concordo com você, depois de "O sexto sentido", ficou evidente que eles todos eram fantasmas assombrando a casa, nenhum grande susto nisso). O "susto" ficou só para os fantasmas, não para os humanos (o que a referência ao espiritismo, mais ao final do filme, reforça). E o "susto" é: a verdade toda está no desejo por uma versão que sempre se quis sustentar para fazer contrapeso à realidade (marido morto, suicídio, filicídio). Trata-se de uma mulher dos anos 1910 que nega tudo para manter a crença na própria imagem. Exatamente como, anos depois, alguns suicidas associados à quebra da bolsa de New York fizeram.
ResponderExcluirAdorando a discussão! 🤓