A segunda Renascença, ou, Revival. Mais uma vez, uma Era tem início com contos de fadas. Mas existem controvérsias. O começo desta Era foi um tanto modesto. Para algumas pessoas, o Revival começa em 2013 porque Frozen se tornou um sucesso absoluto. Também não se sabe, ainda, onde essa Era termina.
A PRINCESA E O SAPO (2009)
O CHP já estava por aqui e eu vi esse filme passar por muitas polêmicas ainda na produção. ''A princesa sapo'' era um título ofensivo, vamos mudar. Chamar a protagonista de Maddy irritou os afro americanos, vamos mudar. Temos um príncipe brasileiro (Bruno Campos), legal. Mas eu tenho uma bronca com a história. O vilão transforma o príncipe num sapo para se livrar dele (por que não o matou e como ele escapou?) e o príncipe deduz, ao ver um livro infantil, que o beijo de uma princesa vai salvá-lo. Ele ganha um beijo e a moça vira um sapo também. Perto do final, a melhor amiga da protagonista beija o mesmo sapo, várias vezes, e nada acontece com ela. O filme, cheio de furos, não explica suas regras mágicas, transformar Tiana num sapo foi um erro, eu odiei isso. O filme apareceu pra mim num streaming (fiquei com preguiça de esticar o braço e pegar o dvd na estante), assisti até o momento do beijo e depois pulei pro momento do casamento, prefiro assim, Tiana a humana.
O filme não foi um sucesso e a Disney colocou a culpa no título. A palavra ''Princesa'' deve ter afugentado os garotos. O próximo filme não poderá ser chamado de ''Rapunzel'', vamos mudar.
ENROLADOS (2010)
Voltamos pro 3D, mas tudo bem, o visual tá lindo demais. Esse conto estava nos planos do estúdio desde os anos 1940. E eu adorei o modo como os furos do conto original foram tapados, a vilã ganhou uma motivação, existem explicações mágicas, e o príncipe virou um ladrão, muitas novidades foram bem vindas. Se tornou o filme mais caro do estúdio (a produção levou seis anos), é o primeiro conto de fadas (Disney) em formato digital e o 50º longa animado da lista oficial. Preciso recomendar o áudio em inglês?
Não faz parte da lista oficial. O filme usou aquela técnica de captura de movimentos, não é exatamente uma animação (a Disney não leva em conta nem o stop motion, por isso ''O estranho mundo de Jack'' e ''Frankenweenie'' também não fazem parte da lista). O filme é muito ruim, foi um fracasso de bilheteria, custou 150 mi e faturou apenas 39. Entrou para a lista das maiores bombas da História do cinema. Isso fez o estúdio cancelar o remake de ''Submarino amarelo'', que também usaria captura de movimentos.
O URSINHO POOH (2011)
Tudo nesse filme é pura nostalgia. Animação clássica, visual clássico, uma história bem simples e algumas canções. Curtinho, não chega a ter uma hora de duração. Feito para crianças pequenas e para adultos que querem matar saudades.
DETONA RALPH (2012)
Dezenas de easter eggs, games clássicos, participações especiais, uma versão diferente de Toy Story, eu adoro esse filme. A ideia surgiu nos anos 80, tentaram tirar do papel mais uma vez nos anos 90, nos anos 2000 o filme tinha Felix Jr como protagonista. Foi lançado no dia em que a Branca de Neve comemorou 75 anos.
FROZEN (2013)
Outro conto de Andersen (A pequena sereia), e desta vez as mudanças foram muitas. A Rainha das neves deixou de ser a vilã. Se for comparar, é praticamente outra história, até os nomes dos personagens foram alterados. O filme ultrapassou a marca do 1 bilhão nas bilheterias, se tornou a animação mais vista da História. Eu não gostei das letras das canções em português, só vejo o filme em inglês.
OPERAÇÃO BIG HERO (2014)
Baseado numa HQ da Marvel e com uma aparição do Stan Lee na cena pós créditos, a trama e os personagens foram alterados (dois heróis da HQ estavam com a Fox na época) para criar um clima mais infantil (ei, é Disney) e acabou que ''Big Hero 6'' se tornou um ótimo filme. Foi um tremendo sucesso de bilheteria. A dublagem br tá caprichada.
ZOOTOPIA (2016)
Outra história original, outro grande sucesso de bilheteria. E mais um Oscar de Melhor animação, o terceiro nesta Era. O ano de 2015 passou em branco, mas 2016 trouxe dois novos filmes. Zootopia, só com bichinhos, tem uma pegada de seriado de tv (policial) dos anos 80, muita ação e ótimos protagonistas, espero por uma continuação. O segundo filme do ano trouxe uma nova princesa.
Parece que a Disney já está pensando em uma continuação e por isso Moana não entrou para a lista oficial das princesas. História original, Musker e Clements como diretores, canções legais (em inglês) e muitas teorias conspiratórias já que os diretores não explicaram certas coisas ''mágicas'' (de novo). Mas, diferente do último filme dos caras (lá em cima), nada disso prejudica a trama.
Agora temos duas continuações, WIFI RALPH (2018) e FROZEN 2 (2019). RAYA E O ÚLTIMO DRAGÃO chega em 2021 e será uma novidade. Para algumas pessoas, esses filmes já fazem parte de uma nova Era, ainda sem nome.
BÔNUS
Meu top 20
1- Bernardo e Bianca
2- 101 dálmatas
3- O rei leão
4- A bela e a fera
5- A pequena sereia
6- Aladdin
7- Hércules
8- O corcunda de Notre Dame
9- A bela adormecida
10 - As peripécias do ratinho detetive
11- O caldeirão mágico
12- Lilo & Stitch
13- Detona Ralph
14- Branca de neve
15- A dama e o vagabundo
16- Operação big hero
17- Zootopia
18- Bolt
19- Atlantis
20- A nova onda do imperador
Príncipes gostosões
1- Eric
2- Aladdin
3- Naveen
4- Phillip
5- Tadashi
6- Flynn Rider
7- Denahi
8- Li Shang
9- Kristoff
10- John Smith
Outras postagens desta série:
A ERA DE OURO
Não me incomodo com as versões em português de Frozen. Eu só não gosto da dubladora da Elsa. A voz é muito velha pra ela, não gosto. A Idina tem uma voz mais doce que combinou mais
ResponderExcluirJosé Bezerra >>>>> Eugene Fitzherbert
ResponderExcluirCara, de vez em quando a gente tem de falar, vc é maravilhoso! Obg pelo delicioso e resistente blog, vida longa!
ResponderExcluir