30.6.13

GUERRA MUNDIAL Z


Quando fui atrás do livro vi que ele tinha muitos spin ofs. Eu não sabia qual era o livro original. Aí eu comprei "apocalipse Z" de Manel Loureiro, que é um livro muuuuito divertido. Fiquei sabendo que GUERRA MUNDIAL Z trazia relatos de vários sobreviventes da epidemia zumbi, o livro parece não ter cara de filme. Logo, por essa razão, o filme é novidade e é todo do Brad Pitt. Embora o cara seja um agente da ONU, ele não está muito por dentro dos fatos, poderia ser um cidadão comum. Tudo bem, a epidemia apareceu do nada e a transformação leva uns 12 segundos para ocorrer, mas todo mundo age como se estivesse preparado para isso. Ninguém faz perguntas, ninguém liga a tv, ninguém quer saber o que está acontecendo. Você não consegue ver os zumbis no meio da multidão em pânico, as pessoas correm para todos os lados sem saber o motivo. E o filme te joga nesse caos logo nos primeiros minutos. Esse é um grande problema, a apresentação da trama deixa a desejar.


ONDE ESTÁ O ZUMBI WALLY?

Certo, é um filme de zumbis, com zumbis, então vamos logo ao que interessa, é assim que o filme começa. Você não precisa saber como tudo começou. De cara você nota que os zumbis são rápidos e fortes, eles não são canibais, apenas gostam de morder (há uma explicação incrivelmente plausível para isso no filme, gostei de ver). Brad precisa deixar sua família a salvo antes de sair pelo mundo atrás de uma cura. A união faz a força e os zumbis adoram subir uns nos outros como formigas, os zumbis digitais são legais. Mas, em alguns momentos, parece que a gente tá vendo um Michael Bay barra Emmerich barra Josh Duhamel e seus homens uniformizados num filme dos Transformers, e isso não é legal. Causa um certo cansaço na gente. Perto do final, o filme fica mais tranquilo, Brad entra num laboratório e aí, wow, finalmente temos um bom e velho filme de zumbi. Isso quase nos faz esquecer o começo maluco e as cenas exageradas, tipo Bay, lá no meio. E tem mais, os zumbis falam "velociraptor".










VEJA TAMBÉM: Madrugada dos mortos, Extermínio. 

28.6.13

ELE NÃO VAI VOLTAR, ELE SÓ VAI FAZER A MESMA COISA


Eu vi o futuro, e ele fede.
O próximo filme da franquia O EXTERMINADOR DO FUTURO deverá estrear em junho de 2015. Com Arnold Xuarzenéguer no elenco e, talvez com o bobão do The Rock também, o filme será o primeiro capítulo de uma nova trilogia. E também será um reboot. Sim, toda aquela história de "salve Sarah Connor, salve o mundo", tudo de novo. E essa vai ter que ser uma trilogia vapt vupt porque, em 2019, os direitos da franquia vão voltar para as mãos de James Cameron. Se ele não gostar dessa nova continuidade, ele fará mais um reboot e pronto. 

LEMBRE-SE DO 5 DE NOVEMBRO


Se você já deu um bico nos protestos que estão rolando pelo país, já deve ter visto alguém usando uma máscara de Fawkes. Parece que virou um símbolo por aqui. O legal é que, graças aos protestos, as pessoas estão descobrindo a HQ "V de vingança" de Alan Moore e redescobrindo o filme de 2005. E as máscaras se tornaram um fenômeno de vendas.
A HQ é demais e o filme é uma ótima adaptação. Já falei sobre os dois aqui no blog. Hoje você consegue encontrar o dvd por 15 reais e o blu-ray por 30. A HQ, encardenada pela Panini, está custando 25 mangos. 

SOMENTE PARA OS SEUS OLHOS


Numa entrevista para a Hollywood Reporter, Channing Tatum falou sobre o filme "O ataque" (Jamie Foxx será o presidente dos Estados Unidos) e também mencionou que gostaria de tomar o lugar do diretor Steven Soderbergh em MAGIC MIKE 2. Tatum como diretor?? E tem mais, o cara está pensando em transformar Magic Mike num musical. Vamos ao teatro, o público poderá participar da peça?
Talvez seja esse o destino de Magic Mike, visual em alta, mas pouco conteúdo.



FIQUE POR DENTRO DE "KILL BILL VOLUME 1"


1- A frase que abre o filme, A vingança é um prato que se serve frio, não é exatamente uma citação Klingon, embora você possa ouvir isso no filme "Star trek 2 A ira de Khan". A frase nasceu no romance "Ligações perigosas" (de 1782). Uma Thurman fazia parte do elenco na adaptação de 1988, com Glenn Close e John Malkovivh.
2- Uma parte do filme foi rodada nos estúdios da Shaw Bros Creative Group (em Hong Kong). Esse estúdio produziu muitos filmes de ação, entre eles "Os cinco venenos mortais" (de 1978). Quentin Tarantino se inspirou nesse filme quando criou as D.I.V.A.S., o seleto grupo de assassinas de Bill.
3- Uma Thurman usa uma versão do famoso macacão amarelo que Bruce Lee usou no filme "No jogo da morte" (1978).
4- Os lutadores mascarados do filme usam a mesma máscara que Kato, o companheiro do Besouro verde, usava no seriado de tv de 1966. Kato era interpretado por Bruce Lee.
5- A trama de Kill Bill lembra um pouco o filme "A noiva estava de preto" (1967), onde uma mulher, uma noiva viúva, caça os assassinos do marido. Mas Tarantino disse que nunca viu esse filme.
6- A personagem Elle Driver foi chupada do filme "They call her one eye" de 1973.
7- Tarantino usou uma miniatura da cidade de Tóquio que foi criada para o filme "Godzilla 2000".
8- Uma Thurman e Quentin Tarantino bolaram o filme enquanto filmavam "Pulp Fiction".
9- Outros filmes que serviram de inspiração para o diretor foram: yojimbo, três homens em conflito, era uma vez no oeste, o matador, coffy, por um punhado de dólares.
10- Os óculos, que a Noiva pega no hospital, são os mesmos óculos que Christian Slater usou em "amor à queima roupa" (1993), um filme escrito por Tarantino.

26.6.13

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Drama pesadão de Clint Eastwood. Angelina Jolie no melhor papel de sua carreira. Baseado numa história real, o filme foi escrito por J. Michael Straczynski (de Babylon 5, ele também escreveu o filme do Thor e já trabalhou na HQ do Homem Aranha), A TROCA é um ótimo filme, não vai fazer você chorar, mas tem uma trama que parece "coisa de cinema", digo, é uma história real quase surreal.
O filme se passa em 1928. Angelina é uma mãe solteira que trabalha fora o dia inteiro. Um dia, ela volta do trabalho e descobre que seu filho de nove anos desapareceu. Cinco meses depois, a polícia encontra o garoto. Vários repórteres aparecem na estação de trem para registrar o momento do reencontro. Mas a moça percebe que aquele menino não é o seu filho. O policial responsável pelo caso apenas diz que o garoto cresceu um pouquinho nos últimos meses, nada mais natural. Na verdade, o departamento de polícia de Los Angeles está tentando limpar sua imagem, dizer para os jornais que o garoto foi encontrado ajuda bastante. Angelina é forçada a ficar com ele, mas ela bate o pé, se ela aceitar aquele menino estranho em casa, as buscas por seu verdadeiro filho serão encerradas. E se ela contradizer a versão da polícia, será chamada de louca e irá parar num manicômio. 
Se você não conhece a história, passe longe da wikipédia e veja o filme antes de qualquer outra coisa.

ENTRE DOIS MUNDOS


Leitores do blog que não entraram no feicebuqui, perderam essa.


E essa também.


Feicebuquianos que, na maior cara de pau, me disseram que não entram no blog há séculos, vão perder essa. Se, eu disse "SE", eu conseguir fugir do trabalho, vou ver o novo filme do Superman no domingo dia 14 de julho. Provavelmente no xópim metrô santa cruz. É um convite para os leitores do blog, mas não quer dizer que vou pagar o ingresso de cada um que aparecer no local. Só vou saber o horário da sessão no dia 12, quando o filme estrear, aí eu dou um toque aqui no CHP.

20 ANOS DE JURASSIC PARK


Em 1991, o diretor Steven Spielberg ligou para o autor Michael Crichton, seu amigão, e perguntou se ele estava escrevendo algo novo. Crichton disse: é sobre dinossauros e DNA. Spielberg adorou a ideia, ele queria fazer um filme, e Michael se tornou o responsável pelo roteiro. Jurassic park chegou às livrarias, virou best seller, e um filme foi prometido na mesma hora.
O filme estreou no Brasil no dia 26 de junho de 1993. O que quer dizer que, há exatamente 20 anos atrás, eu estava lá, no cinema, vendo o filme pela primeira vez, e pela segunda e pela terceira, no mesmo dia. No dia seguinte, amanhã, eu veria o filme mais 3 vezes.
O filme é bem parecido com o livro. Algumas coisas ficaram de fora, mas foram reaproveitadas nos dois filmes seguintes. Como o aviário dos pterossauros que só aparece no terceiro filme. Há muitas mortes no livro, no filme muita gente se salvou. E é claro que há tempo de sobra para o pessoal curtir os dinos, analisar seus comportamentos, descobrir seus outros sentidos (tem até mimetismo) e suas cores gritantes, coisas que os ossos não contam.
No livro seguinte, de 1996, Ian Malcolm volta dos mortos e reencontra os dinos seis anos após o desastre na ilha Nublar. Você vai ver que o segundo filme foi muito além do segundo livro. Já que o título é "mundo perdido", por que não copiar a trama do filme, de mesmo nome, de 1927? (aquele que deu origem ao filme King Kong (em 1933), eles apenas colocaram um gorila gigante no lugar do dinossauro). Mas no livro, a aventura nunca deixa a ilha (embora muitos animais estejam pensando em migração). 
Às vezes Crichton força a barra, fazendo um tiranossauro levantar um veículo com suas patinhas minúsculas, tudo pela aventura. Ele também tem a mania de colocar na boca de um personagem a solução de um mistério, mas aí o personagem é interrompido por alguém, ou por alguma coisa, e só volta a tocar no assunto lá no final do livro. Se isso acontecesse apenas uma vez, tudo bem, mas acontece várias vezes, é um saco...

25.6.13

UMA AJUDINHA AQUI


Está na hora de dar uma chance para mais uma franquia de livros. Estou lendo rápido demais barra não compro livros toda semana, logo, estou entediado. Quero algo grande, grosso e longo. Mas vou precisar de ajuda.
THE VAMPIRE DIARIES.
Quantos livros são? A saga já chegou ao final? Novos livros serão lançados em breve? Quantos volumes já foram lançados no Brasil? E o mais importante. Qual é a ordem de leitura?
Sei que existem fãs da serie aqui no blog, me fizeram engolir o seriado (sou time Stefan, aceite isso), então resolvi perguntar. Vi os livros numa livraria mas não havia número algum na capa, e ninguém sabia me dizer qual deles era o primeiro.

É RAPIDINHO


POSTER DE "DIANA". WHATTA FUCK, NAOMI !!!!!!!



JIM CARREY NÃO VAI MAIS PROMOVER O FILME "KICKASS 2", ESTÁ ARREPENDIDO, ACHOU QUE O FILME FICOU VIOLENTO DEMAIS (ELE VIU A PARTE UM ???). E BRAD PITT, POR CONTA DOS PROTESTOS NAS RUAS, NÃO VIRÁ AO BRASIL PARA PROMOVER "GUERRA MUNDIAL Z" (QUE VAI GANHAR UMA CONTINUAÇÃO).



ESSA NÃO, "PROFESSORA SEM CLASSE" VAI GANHAR UMA CONTINUAÇÃO E, TALVEZ, UM SERIADO DE TV.



CHANNING TATUM SERÁ UM LOBISOMEM ALBINO NO NOVO FILME DOS IRMÃOS WACHOWSKI, "JUPITER ASCENDING".



A WARNER, E ZACK SNYDER, QUEREM VER MARK STRONG COMO LEX LUTHOR NO SEGUNDO FILME DO HOMEM DE AÇO. O CONVITE AINDA NÃO FOI FEITO, E AINDA NÃO SE SABE SE O PERSONAGEM SERÁ O VILÃO DO PRÓXIMO FILME. (PAPO ROLANDO NA INTERNET. "O HOMEM DE AÇO" É UM FILMÃO. MAS O SUPERMAN AGE COMO UM IDIOTA NESSE FILME).



JEFF GOLDBLUM E BILL PULLMAN VÃO ESTAR NO NOVO ID4 (INDEPENDENCE DAY). MAS WILL SMITH ESTÁ FORA. "ID FOREVER PARTE 1" DEVERÁ ESTREAR EM 2015. A TRAMA SE PASSA 20 ANOS APÓS OS EVENTOS MOSTRADOS NO FILME DE 1996. SERÁ QUE OS ALIENÍGENAS JÁ ATUALIZARAM O ANTI VÍRUS?
  

24.6.13

A COISA QUE COMEU TODO MUNDO


Minha sessão vai começar ao meio dia. Por que o cinema ainda não abriu as portas? Se o cinema abre ao meio dia, como fazer para enfrentar uma fila, para comprar um ingresso, pra ver um filme que começa nesse mesmo horário? Bem, é claro que deve haver algum tipo de preparação, os funcionários chegam com horas de antecedência e tal, para preparar tudo. Ainda assim fica complicado encarar uma fila para ver uma sessão que começa ao mesmo tempo em que a bilheteria começa a funcionar.
Outra hipótese, uma única pessoa trabalha neste cinema.
Lá estava eu, o primeiro da fila (sou a pontualidade em forma de gente). Fui atendido por uma moça na bilheteria. Mal sabia eu, que alguma coisa terrível estava acontecendo nos bastidores, monstros? Zumbis? Aquela moça na bilheteria era a última sobrevivente.
Subi as escadas rolantes e fui comprar uma pipoca. Não havia ninguém ali, olhei para a esquerda e para a direita, vi uma porta aberta, havia uma espécie de cozinha. Fiquei esperando, ninguém apareceu. Perdi a paciência e fui ver o filme. 
Na entrada do corredor das salas havia uma fila. Deveria haver um funcionário ali, pegando nosso ingresso e indicando a sala. As pessoas estavam impacientes. Já passava do meio dia, e eu não podia entrar. Muitos olhavam para o fundo do corredor, procurando um funcionário do cinema. Três moças perderam a paciência - nosso filme já começou, vamos entrar.
E eu entrei atrás delas. Um tiozão bonitão veio com a gente também. Mas ele ia ver um filme em 3D, ele precisava pegar os óculos. A caixa com os óculos estava num canto no corredor. Ele não quis bancar o abusado, ao invés de entrar na sala, ele percorreu todo o corredor, atrás de um funcionário.
Entrei na sala 3 e vi o meu filme.
"Universidade Monstros" acabou, e ninguém apareceu para abrir a porta de saída. Eu já conheço a saída, muito obrigado. Empurrei a barra e outras pessoas me seguiram pelo corredor, e novamente pelas escadas, de volta para a praça de alimentação do xópim.
Aquilo foi muito estranho. A moça na bilheteria foi a única funcionária que eu vi. Onde estavam todos? Vendo futebol na tv? (eu nunca sei quando está rolando um desses jogos que esvaziam as ruas do país). Seria uma greve do sindicato dos lanterninhas? 
O tiozão passou por mim pelo corredor.
- Encontrou algum funcionário do cinema? Eu perguntei.
- Não, mas devolvi os óculos na caixa, por educação.

Obrigado pela "the walking dead experience", cinemark !!

MAGIC MIKE


E quando você colocar o dvd no player, vai adiar o filme até às cenas de striptease. Mas, até elas, cansam um pouco depois de um tempo. O resto do filme? Bem, não tem "resto do filme". A trama é muito rasa, a história é muito mal contada, de repente, Tatum quer desesperadamente ficar com uma mulher mas a gente nem sabia disso. Em que pé estava o relacionamento dos dois afinal? No quesito romance o filme tem muitas falhas. E as subtramas não receberam muita profundidade. Diálogos sobrepostos dão ao filme um clima de reality show, mas isso não está presente no filme todo. Ele quer ser uma espécie de pseudo documentário sobre a profissão de stripper e ao mesmo tempo quer ser divertido e romântico barra trágico. A idéia não é ruim, mas a apresentação...

ESSA CAMISA ME DEIXA GAY?

Tatum ganha muita grana tirando a roupa no clube de Matthew McConaughey e ele ainda tem outros empregos durante o dia. Ele gosta de fabricar móveis e quer deixar de ser um stripper em breve, já está com 30 anos, também está em busca de um relacionamento sério. Em sua primeira cena no filme, nudez total. Ele conhece o personagem de Alex Pettyfer e decide arrumar um emprego para ele na boate. Para o garoto, esse é o emprego dos sonhos, muita grana e sexo. Quem não está gostando muito desta história é a irmã do rapaz, uma atriz beeem irritante. Matt Bomer tem uma participação pequena. Joe Manganiello aparece mais, e usa uma bombinha peniana (sei). Os shows são legais, McConaughey não empolga ninguém, e a trama ganha um novo gás quando a barra fica pesada (drogas), mas o filme não vai fundo, acompanhar MAGIC MIKE acaba se tornando um tédio. Nem sei como Tatum vai fazer uma parte 2, o final não permite isso, e, por falar nisso, é um final bem bobo. Só espero que o filme seguinte seja muito mais divertido e com uma trama mais elaborada. O blu-ray traz um making of e cenas de danças estendidas, alguma coisa pode ser salva.











VEJA TAMBÉM: Burlesque, O lutador, Flashdance, Billy Elliot, Boogie Nights, Priscilla a rainha do deserto.

JUAN DOS MORTOS


Esse filme cubano parecia ser uma boa ideia, um "todo mundo quase morto" latino. Ele não é exatamente um filme amador, tem cheiro de amador, mas capricha na maquiagem, há muitos figurantes em cena e locações que foram estrategicamente esvaziadas para criar um clima de "fim do mundo", no estilo "the walking dead". Mas peca no elenco, a trama tem alguns furos e, o pior, ele tenta copiar alguns clichês norte americanos, e se dá mal. Tirando a trilha musical (que não combina com o filme), a nudez e a violência, lembra um pouco, no quesito comédia, um filme dos Trapalhões dos anos 1980. Mas como filme de zumbi, ele faz um trabalho legal, na maquiagem e nas mortes. Como comédia também não é tão ruim. Só a trama que atrapalha um pouco.


TODO MUNDO NU EM PÂNICO

Juan leva uma vida bem pacata. Não faz quase nada, pesca com os amigos, faz sexo com a vizinha casada e tenta se aproximar mais de sua filha adolescente, que pretende ir embora pra Miami, para morar com a mãe. De repente, pinta um zumbi. Juan e seus amigos não entendem o que está acontecendo e o caso logo é esquecido. Aí pinta outro zumbi. E eles começam a pensar em vampiros (cena legal). A epidemia surge sem aviso, o filme deixa de explicar algumas coisas. Na tv, um tele jornal diz que o povo cubano está protestando contra o governo (e os Estados Unidos tem alguma culpa nessa história também), não fica claro se estão abafando a epidemia zumbi ou se acreditam mesmo nessa história de protestos (vixi, será que o Brasil acabou de passar por uma epidemia de zumbis e eu não fiquei sabendo? Eu deveria ter ido para as ruas, queria saquear um presente pra minha mãe...). A-ham. Para Juan, a epidemia veio numa boa hora, ele descobriu que é um ótimo matador de zumbis. Ao lado de seus amigos malucos (entre eles, um fortão que não pode ver sangue e um travesti) Juan monta um negócio por telefone. Problemas com zumbis? Juan de los muertos mata seus entes queridos. Pena que o filme não consegue manter essa ideia por muito tempo. A gente acaba ficando na dúvida, "era para rir nessa cena ou não?", e coisas desse tipo. O filme acaba sendo amador na direção e no roteiro (podemos culpar o mesmo cara por isso).












VEJA TAMBÉM: Todo mundo quase morto, Zumbilândia, Madrugada dos mortos.

REPLAY - MONSTROS S.A.


Primeiro foi Toy Story, com sombras e luzes e texturas que me deixaram de queixo caído. "Vida de inseto" tinha belos cenários. "Toy Story 2" quase foi lançado diretamente em video, e se tornou o meu toy movie favorito. O que a Pixar faria em seguida? Parece que esse pessoal gosta de sofrer, mas alguém tem que dar o primeiro passo. Um novo programa foi criado, cheio de bugs (já viu o making of do filme? A primeira edição do dvd tem mais de 10 horas de extras e um easter egg), MONSTROS S.A. foi um filme problemático por conta dos pêlos digitais. Eles precisam ser criados, posicionados numa superfície e animados um a um. Precisam respeitar a lei da gravidade, o movimento corporal do personagem e também o vento. Ainda é complicado fazer isso hoje em dia (o cabelo da Merida também tinha muitos bugs), mas não leva tanto tempo. A Pixar estava explorando um campo completamente novo.
Tirando a tecnologia de ponta, temos também uma história bem original (minha mãe adora a Boo). Mas cuidado com o blu-ray. Vi o filme em HD há algum tempo. Mike quase fica transparente e os pêlos de Sully se unem como se estivessem molhados. Na época, a gente não enxergava essas coisas, prefira o dvd mesmo.

UNIVERSIDADE MONSTROS


Uma continuação que chega sem pressa é muito bem vinda. É ainda melhor quando não temos um repeteco do filme anterior. UNIVERSIDADE MONSTROS é bem diferente de "monstros S.A.", mesmo universo, mas, outro ambiente, outra época e novos personagens. Aqui você só vai encontrar nove rostos conhecidos, três deles estão no elenco principal, outros três são figurantes (pra você caçar) e três fazem uma aparição surpresa. Logo, o filme está cheio de coisas novas. Foi legal ver os mesmos dubladores brasileiros do filme de 2001, todo mundo voltou. Eu não vi o filme em 3D (dã, nunca vejo nada nesse bendito formato), mas posso dizer que esse filme não foi feito tendo o 3D em mente, nada voa na direção da tela, por exemplo. Você pode poupar seu dinheiro.


COMPANHEIROS DE QUARTO

Fazer um prequel foi uma ótima ideia. Logo de cara vemos o Mike, bem pequenininho, numa excursão da escola, visitando a Monstros S.A. (como no filme anterior, temos uma referência ao filme "os eleitos" dentro da fábrica). É nesse momento que Mike decide que quer ser um assustador. Sabemos, pelo filme de 2001, que isso não vai acontecer, mas esse novo filme não deixa pontas soltas. Mike consegue entrar na Universidade Monstros, ele estudou bastante para isso. Na verdade, ele nunca para de estudar, nunca foi popular na vida, tem poucos amigos e já está acostumado com isso, seu sonho de ser um assustador está acima de qualquer outra coisa. Sully é exatamente o oposto. Ele vem de uma famosa família de assustadores, se torna popular logo no primeiro dia de aula por conta disso, é arrogante e nunca pega nos livros. Durante boa parte do filme, Mike e Sully são inimigos. UNIVERSIDADE MONSTROS é um filme incrivelmente novo, ele não precisa do filme de 2001. Tão pouco pode ser chamado de "continuação caça níqueis".  











VEJA TAMBÉM: O clube dos cafajestes, A casa das coelhinhas, Anjos da lei, Nunca fui beijada, Legalmente loira, Gatinhas e gatões.