Deixando Paris de lado, a segunda metade da temporada começa com flasbacks em San Francisco. É 1973, Louis e Daniel descobrem que Armand escondeu alguns "detalhes" da primeira entrevista. No teatro dos vampiros, Armand precisa lidar com um motim, enquanto Claudia quebra algumas leis sagradas. Aí temos um julgamento com uma testemunha surpresa. Eu vi o filme de 1994, eu já li o livro, eu já sabia o que ia acontecer, mas me emocionei do mesmo jeito no final do julgamento. No último ep rola uma revelação e vemos outro momento comovente durante um furacão (😭). Achei legal o Lestat mencionar Akasha num rápido momento, a terceira temporada vem aí e teremos outro livro sendo adaptado.
31.7.24
30.7.24
📺 Netflix - DECAMERON (parte 1)
Primeiramente, eu tenho que falar sobre a abertura com os ratos animados, eu amei (!!!). Também temos músicas modernas, como Pet Shop Boys, na trilha. A série tem um formato legal, pena que não tira muito proveito disso. A comédia poderia ser mais afiada, há muito espaço para piadas. E a série também brinca de soft porn, e ela poderia ser mais apimentada. É uma série comportada demais pro meu gosto e para o tema que foi escolhido, é made in america, se fosse europeia seria mais ousada. Mas tudo bem, dá pra relaxar e curtir.
Seriado baseado num livro de 1348. A trama também se passa nesse ano. A Itália está sendo assolada pela peste negra. Um grupo de nobres em Florença recebe um convite para uma estadia numa casa de campo, longe da peste, onde um casamento será celebrado.
Temos uma criada se passando por uma senhora, uma "idosa" de 28 anos que vai se casar com o senhor da mansão, um riquinho mimado e seu médico particular, e também um casal, a esposa está cheia de tesão e o marido é gay. O mordomo da mansão tenta esconder dos convidados que o patrão morreu de peste recentemente.
No meio da temporada todos os segredos vêm à tona e temos uma reviravolta. Espero que a segunda metade da temporada tenha mais ousadia, na comédia e na sacanagem.
📺 Max - HOUSE OF THE DRAGON 2x07
Um ep cheio de dragões do jeito que a gente gosta. Rhaenyra encontra o misterioso montador de dragão e o bonitão se ajoelha rapidinho. Mas Corlys não vai assumir seus bastardos tão cedo. A ideia do recrutamento deixa Jace revoltado com a mãe (ah, fala sério, você também é um bastardo, garoto idiota). A amante da rainha aconselha Rhaenyra a procurar por outros montadores entre os bastardos de Porto Real. Vários acabam chegando em Pedra do dragão, inclusive Hugh o ferreiro e o tagarela da taberna. Esse ep amarrou cada pontinha da temporada, juntou todo mundo.
Em Harrenhal, Daemon é humilhado, um morde e assopra que foi bem divertido, mas ele consegue um exército finalmente. Rhaena vai atrás do dragão selvagem e Rhaenyra leva os bastardos até Vermithor, a melhor sequência do episódio. Na próxima semana veremos o final da temporada.
📺 Disney+ FUTURAMA 12x01
Eu não entendo nada de NFTs hoje e não vou entender nada nem no século XXX. Os adultos no episódio ficaram confusos e eu também. Não foi um jeito legal de começar a nova temporada. Imagens virtuais do Bender são vendidas online e ele ganha um dinheirinho, mas depois descobre que elas foram parar num museu e que ele não é o dono delas.
Enquanto o pessoal do Planet Express tenta invadir o museu para roubar as imagens, Bender vai até o México atrás de suas raízes. Ele encontra seus parentes numa vila de robôs mexicanos que vivem como os antigos maias, essa parte do episódio foi legal. O universo de Futurama já é bastante rico e a série deveria estar tirando proveito dele, esse ep não faz muita coisa além de contradizer a origem do Bender que vimos lá na sétima temporada.
💿 dvd - AS AVENTURAS DE ICHABOD E SR SAPO
Animação de 1949, a última da Era Package da Disney, quando o estúdio lançava longas animados que reuniam diversos curtas. Esse dvd fecha a minha coleção de animações oficiais do estúdio. Não tenho todas as 62 animações, apenas as minhas favoritas (49 no total).
Assim como no filme "Como é bom se divertir" (1947, mesma Era), "As aventuras de Ichabod e sr Sapo" traz apenas dois curtas, um meio chatinho e outro memorável. Um filme perfeito seria o curta do Mickey e o pé de feijão ao lado do conto de Ichabod.
O primeiro curta é uma adaptação do livro infantil "O vento nos salgueiros" (1908). Acompanhamos o sr Sapo e seus amigos. Sapo é um sujeito aventureiro e irresponsável que vive numa mansão mas está quase sem dinheiro. Ainda assim, decide que quer ter um carro e é pego pela polícia com um carro roubado, ele vai para a cadeia e mais tarde tenta provar sua inocência. Os personagens são bonitinhos e a animação é caprichada, só não tem cara de cinema.
O conto do cavaleiro sem cabeça faz o disco valer a pena. O traço dos personagens é incrível, a história foi bem escrita, muitos elementos desse curta foram reaproveitados pelo estúdio, em 1991, no clássico "A bela e a fera". Vemos o professor Ichabod chegando na cidade de Sleepy Hollow e se apaixonando pela bela Katrina (e também pela fortuna do pai dela, o filme não esconde isso). O valentão da vila, Bronco Ossos, também gosta da moça e vai tentar tirar o professor da jogada. Os minutos finais parecem um filme de terror e o desfecho é um dos maiores mistérios da Disney. Pra mim, o cavaleiro sem cabeça é o Bronco disfarçado, mas isso não explica o que aconteceu com Ichabod, talvez tenha fugido da cidade...
Um dos extras do disco (que traz uma nova dublagem para o filme), é uma versão em livro do conto de Ichabod. Também tem um joguinho interativo do sr Sapo.
📺 Prime Video - ENTREVISTA COM O VAMPIRO 2ª temporada (parte 1)
A primeira temporada dessa série de 2022 chegou ao streaming faz pouco tempo, e agora já temos o segundo ano (2024) disponível. Mudaram a atriz que faz o papel de Claudia, acho que a outra garota cresceu demais nesse meio tempo. Louis e Claudia estão atravessando a Europa durante a Segunda Guerra Mundial, ela quer visitar a Romênia, é o lar do Dracúla, deve ter algum vampiro por lá. A viagem é um fracasso. Eles acabam passando por Paris e aí, finalmente, encontram outros vampiros. Se trata do clã de Armand, eles vivem num teatro onde apresentam peças macabras para os humanos.
Sam Reid ainda está na série, temos um flashback onde Armand conta como conheceu Lestat. E Louis vê Lestat ao seu lado o tempo todo, ele não consegue esquecê-lo. No presente, Daniel descobre que seu computador está sendo hackeado, ele tenta extrair informações de um empregado e Louis percebe que Armand está escondendo algumas coisas, a entrevista está deixando todos com os nervos à flor da pele.
💿 blu-ray - TWISTER
Infelizmente, não é uma boa conversão para o agá dê, a qualidade da imagem decepciona. Mas vale a pena pelos extras. Tem making of, efeitos especiais, uma entrevista com o diretor, são extras da época então são curtinhos (spots de tv). O mais longo é um doc do History channel que está na íntegra, é sobre tornados e foi feito no começo do século. É um estranho ali no meio porque nunca menciona o filme de 1996.
Rever o filme após conferir o remake de 2024 é um refresco, o original continua sendo o melhor. Tem sequências de ação eletrizantes, tem drama, romance e comédia. Acima de tudo tem personagens carismáticos, algo que não existe no remake. Você se apega, você se importa com eles, a paixão que eles têm pelo trabalho é contagiante. A gente torce pelo casal Helen Hunt e Bill Paxton, a gente fica aflito quando um tornado atinge a casa da tia Meg. É como o primeiro Jurassic Park, tem aquele misto de terror e de admiração pela natureza.
A caixa vem com 4 cards, a OP finalmente escolheu imagens legais (além do poster). Um livro com mais de 30 páginas traz o making of que o disco deveria ter, são muitas curiosidades sobre a produção. O pacote só não ganha uma nota dez por conta da qualidade da imagem e do preço apimentado.
27.7.24
26.7.24
1️⃣0️⃣ FILMES DE... FICÇÃO CIENTÍFICA (anos 90)
Odiado por muitos por conta do final que pode ser meio... frustrante. "Contato" foi baseado num livro de Carl Sagan (o livro explica tudinho, complementando o filme), se trata de uma trama mais realista sobre contatos imediatos. Jodie Foster recebe um sinal de rádio que veio do espaço e descobre uma mensagem oculta. Bilhões de dólares serão gastos na construção de uma máquina que abre buracos de minhoca. Governos, fanáticos religiosos, terroristas, a raça humana fica dividida, alguns querem respostas e outros estão apavorados.
"Cubo" é como se fosse um "Jogos mortais" hi-tech. Seis pessoas aleatórias acordam e descobrem que estão num cubo que faz parte de um labirinto cheio de armadilhas. É preciso resolver alguns enigmas para avançar e escapar com vida. Aos poucos o passado dos personagens é revelado, cada um deles tem uma habilidade que pode ser usada. O filme ganhou uma continuação, um prequel e até um remake japonês.
Um dos melhores filmes da década. Como fez em "Aliens", James Cameron criou outra sequência que supera o filme original por conta da quantidade de anabolizantes. No segundo "Exterminador do futuro" vemos o T-800 entre os mocinhos, Sarah Connor virou mulher macho e um novo vilão chegou dando um show nos efeitos especiais. O final é fechadinho, tornando impossível fazer um terceiro capítulo. A menos que alguém estrague tudo com uma trama que não faz sentido...
Lançado nos cinemas dois meses após "Matrix", "13º andar" não tem efeitos especiais que saltam aos olhos e nem cenas de ação mirabolantes, então passou batido pra muita gente. É sci-fi e é também um filme noir, com assassinato e mistério. As semelhanças com Matrix são grandes, eles são filmes gêmeos. Mas "13º andar" vai mais além. Em Matrix temos o mundo real e a simulação. No outro filme o mundo virtual é ambientado nos anos 1930 e temos uma revelação de cair o queixo.
"Matrix" dispensa apresentações, foi uma das maiores bilheterias do ano. Muitas cenas de ação de tirar o fôlego, efeitos especiais que ninguém nunca viu, e aquela vontade de mexer com a cabeça do público, será que nós vivemos numa simulação? Haviam pequenos detalhes e easter eggs no filme, brincadeiras com questões filosóficas e tal. É uma pena que os filmes seguintes deixaram muita coisa de lado. Apostaram mais no barulho e menos no conteúdo.
Outra produção que lotou os cinemas. "Independence day" já trazia a Casa Branca sendo destruída no poster. O filme usou maquetes e pirotecnia, são muitos os efeitos práticos. E esse é um filme catástrofe do Roland Emmerich que realmente funciona porque ele soube investir nos personagens. Não vemos destruições sem sentido no meio de um fiapo de história, como em "2012". Claramente vemos que a mensagem patriota do filme não funciona do lado de fora dos isteites, o presidente precisava entrar num jato e comandar um ataque? Prefiro o Fresh Prince of Bel-air e o Mosca salvando o mundo.
Roland Emmerich de novo. Eu adoro "Stargate", metade aventura, metade ficção, metade sci-fi maluca no bairro proibido. Temos cidades em miniatura e cães e cavalos fantasiados de animais alienígenas, o figurino impressiona, os efeitos nem tanto. O diretor também co-escreveu o roteiro, seu amigo Dean Devlin queria fazer um "Lawrence da Arábia" ambientado no espaço. Kurt Russell e James Spader detestaram o primeiro esboço do roteiro, a trama passou por outras alterações após a exibição-teste porque o público também não curtiu. Até hoje estou caçando o seriado de 1997 com o Richard Dean Anderson, sempre quis ver.
A ópera espacial de Luc Besson, tem um pouquinho de "Blade Runner" mas não é um filme noir, na verdade exagera nas cores e detalhes, parece um animê em live action. O diretor começou a escrever essa história quando tinha 16 anos (ele tava com 38 quando o filme foi lançado). "O quinto elemento" se tornou o filme, não produzido por roliúdi, mais caro da história. Até o orçamento para os efeitos especiais bateram um número recorde na época. A ideia inicial era fazer uma trilogia, o diretor acabou comprimindo os três roteiros num só filme. Ainda assim, ele considerou fazer uma continuação por vários anos.
"Gattaca" ainda é um filme bem atual. É um futuro distópico, porém, de 1997 pra cá, muitas coisas que vemos no filme já se tornaram uma realidade. A tecnologia está lá, mas a barreira da moralidade está impedindo seu avanço. Na trama do filme vemos humanos que são geneticamente criados para serem perfeitos desde o nascimento. O personagem do Ethan Hawke não sofreu nenhuma modificação no DNA antes de nascer, e mesmo assim consegue viver entre os humanos perfeitos porque recebe a ajuda do personagem de Jude Law. Ficar sempre atento a pelos, cabelos e pele morta que você deixa cair por aí... seria horrível viver dessa maneira, mas sempre me lembro desse filme quando vejo líderes mundiais se reunindo em mesas beeem longas para que nenhum DNA seja roubado.
"Cidade das sombras" é uma ficção noir com muitos mistérios. Um cara acorda numa banheira sem nenhuma lembrança de si mesmo e tem um cadáver perto dele. Aos poucos, ele descobre seu nome e descobre também que tem uma esposa. Mas quando dá meia noite, todos na cidade, menos ele, caem no sono e são visitados por homens de preto que fazem alterações na vida das pessoas, como se a cidade toda fosse um experimento científico. O filme revela parte de seus segredos no meio, para não ficar cansativo, e o restante no final.
OUTROS FILMES: Tropas estelares, Soldado universal, Homens de preto, Fogo no céu, Arquivo X o filme, Jornada nas estrelas primeiro contato, Star wars a ameaça fantasma, Alien³, A fortaleza, O gigante de ferro, Jornada nas estrelas generations, Admirável mundo novo, O fantasma do futuro (ghost in the shell), O enigma do horizonte, Robocop 2, A experiência, Prova final, A invasão, Esfera, Heróis fora de órbita, O vingador do futuro, O demolidor, PI, Johnny Mnemonic, O passageiro do futuro, Os 12 macacos, De volta para o futuro 3, Marte ataca, Timecop.