5.2.24

📖 7 QUADRINHOS DA DISNEY QUE MERECEM UMA CHANCE

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Uma diferença gritante nessa adaptação é que ... o gibi não é um musical. A história avança através de diálogos e tem um narrador explicando alguns lances também. Em alguns momentos, é como se a HQ estivesse tentando justificar algumas coisas que, no filme, não fazem muito sentido.
O FILME: ⭐️⭐️⭐️
O GIBI: ⭐️⭐️⭐️⭐️
 

ARISTOGATAS
Nos quadrinhos, Thomas O'Malley até canta uma canção, com uma letra mais inspirada que a letra da dublagem do desenho. Como se fosse um livro, a HQ mostra que há tempo de sobra para desenvolver os personagens e até o namoro de O'Malley com Duquesa. O ratinho Roquefort também ganha mais espaço e o mordomo Edgar não fica perdendo tempo com os cachorros (um recurso usado para esticar um pouco mais o filme).
O FILME: ⭐️⭐️⭐️⭐️
O GIBI: ⭐️⭐️⭐️⭐️
 
 


O CALDEIRÃO MÁGICO
Assim como outros títulos desta lista, eu li e reli a HQ várias e várias vezes. Mas os filmes, eu os vi poucas vezes em comparação (você tinha que comprar ou alugar, e nem sempre nossos pais liberavam uma graninha). A Disney levou um tempo para investir em VHSs por aqui e o "Caldeirão Mágico" foi um filme que eles guardaram no cofre por vários anos. A HQ tinha uma arte muito bonita (e o poster do filme, que o dvd e o vhs não tem), bem próxima da animação, e o clima também era sombrio (pena que haviam furos na trama). Em alguns momentos, acho a HQ mais assustadora que o filme.
O FILME: ⭐️⭐️⭐️⭐️
O GIBI: ⭐️⭐️⭐️⭐️


A DAMA E O VAGABUNDO
Esse é outro quadrinho que tirou proveito do tempo disponível. Ele conta a história do filme com muito mais detalhes e mais diálogos. Como os gatinhos da Duquesa, os filhotes desse filme também ganharam suas próprias aventuras nos gibis da Disney.
O FILME: ⭐️⭐️⭐️⭐️
O GIBI: ⭐️⭐️⭐️⭐️

 

MOGLI
Esse aqui é campeão, conseguiu ser melhor que o filme. Os desenhos são mais bonitos, a pintura também, e a trama não fica enrolando. Em um determinado momento, Baguera e Balu passam várias páginas conversando sobre o futuro de Mogli, enquanto o menino está dormindo. Na manhã seguinte, eles precisam contar para o garoto qual decisão eles tomaram. O comportamento de Mogli na HQ lembra bastante o de uma criança de verdade.
O FILME: ⭐️⭐️⭐️
O GIBI: ⭐️⭐️⭐️⭐️


OLIVER E SEUS COMPANHEIROS
Apesar de gostar das canções do filme, elas não fazem nenhuma falta na HQ. Todos os diálogos ajudam no avançar da trama, a HQ consegue apresentar todos os personagens, seus nomes são ditos várias vezes e todos têm um espaço na história, até os dobermann do vilão ganham destaque. Na HQ, o Oliver não é nenhum coitadinho e o ritmo da história não é tão apressado. Com algumas gírias da época o gibi consegue ser mais divertido que o filme.
O FILME: ⭐️⭐️⭐️⭐️
O GIBI: ⭐️⭐️⭐️⭐️
 
 

AS PERIPÉCIAS DE UM RATINHO DETETIVE
Mais um clássico da Disney que eu conheci primeiro pelo gibi. Como no filme, a HQ começa com uma narração do dr Dawson, cheia de detalhes, mas ela não vai embora, ela dura a história toda. Os quadrinhos deixam a história do filme com um clima muito mais sombrio, é de arrepiar o momento em que Ratagão e Basil despencam do Big Ben ("Basil (...) pedalando como um louco, como se fugisse do próprio inferno"). No filme, o clima é mais ameno, com mais luzes acesas e poucas sombras. 
O FILME: ⭐️⭐️⭐️⭐️
O GIBI: ⭐️⭐️⭐️⭐️

Um comentário: