13.9.23

🎬 TOP 10 - OSCAR DE MELHOR FILME (anos 1990)

10ª POSIÇÃO: SHAKESPEARE APAIXONADO
A indignação surgiu no momento em que o prêmio foi anunciado e até hoje revolta as pessoas, como o maior azarão da lista ganhou essa estatueta? E todo mundo tinha certeza da vitória de "O resgate do soldado Ryan" (melhor diretor pro Spielberg), mas também poderia ter dado "Além da linha vermelha" ou até "A vida é bela" (Oscar BEM MERECIDO de melhor filme estrangeiro). Shakespeare poderia ter aberto espaço para "Deuses e monstros", "O show de Truman" ou "A vida em preto e branco".

 

9ª POSIÇÃO: BELEZA AMERICANA
Dirigido por Sam Mendes e escrito por Alan Ball, ambos ganharam um Oscar. Eu gosto do filme mas eu achei o Lasse Hallström (Regras da vida) um diretor melhor e o que dizer do roteiro de "Quero ser John Malkovich" e "O sexto sentido"? "Regras da vida", "O sexto sentido" e "À espera de um milagre" eram dignos do Oscar, "Beleza" parece um filme feito para a tv em comparação. Poderia ter dado espaço para "Tudo sobre minha mãe" na lista. 


8ª POSIÇÃO: A LISTA DE SCHINDLER 
Spielberg finalmente ganhou seu tão esperado Oscar depois de tantas injustiças na década anterior. Pena que o filme funciona mais como um documentário, não tem o ritmo de um filme. Entre os outros indicados, "O piano" se destaca, sua diretora chegou a ser indicada. "Filadélfia" (vencedor de 2 prêmios: ator e canção) merecia estar na lista dos melhores filmes.



7ª POSIÇÃO: O PACIENTE INGLÊS
Esse foi o papa Oscar da noite, com nove vitórias. Adoro esse filme (apesar do final), comprei até o CD na época. Entre os indicados tínhamos "Shine" e "Fargo", não sou muito fã de "Jerry Maguire". "O corcunda de Notre Dame", "Trainspotting" e "O povo contra Larry Flint" fizeram falta na lista.



6ª POSIÇÃO: OS IMPERDOÁVEIS
Embora seja um faroeste apenas nas bordas, é um ótimo filme. Mas o Oscar deixou o Morgan Freeman de fora. "Questão de honra" e "Perfume de mulher" são ótimos filmes e foi legal ver a Academia se lembrando de "Traídos pelo desejo", o filme mais polêmico do ano.


5ª POSIÇÃO: O SILÊNCIO DOS INOCENTES
Vencedor dos cinco prêmios principais (filme, direção, ator, atriz e roteiro), um feito bem raro. "A bela e a fera" (Disney) estava entre os indicados para melhor filme (seis indicações no total). Eu tiraria "O príncipe das marés" da lista para colocar "Thelma & Louise" no lugar. 


4ª POSIÇÃO: CORAÇÃO VALENTE
Historicamente incorreto, mas não ligo. Foram dez indicações e venceu apenas cinco. Mel Gibson ganhou como diretor mas foi completamente ignorado como ator. "Toy Story" merecia estar na lista, o filme perdeu dois Oscars para "Pocahontas" mas levou um prêmio especial por ser o primeiro longa metragem feito em CGI .


3ª POSIÇÃO: DANÇA COM LOBOS
Outro faroeste que eu adoro. Lançado quase vinte anos após o protesto indígena do Marlon Brando no Oscar. O filme não retrata os índios como vilões. Kevin Costner ganhou um prêmio pela direção (Martin Scorsese por "Os bons companheiros", alguém?), mas não levou o prêmio de melhor ator. "Ghost" era um dos indicados para melhor filme do ano.



2ª POSIÇÃO: TITANIC
O maior papa Oscar da década. Só não acho o filme perfeito por conta do Leonardo Dicaprio. Já Kate Winslet ganhou uma indicação (como Julie Christie, Helena Bonham Carter e Judi Dench na mesma cerimônia), só que o Oscar foi para a Helen Hunt, por uma atuação nada marcante (hum ... ela era a única norte-americana na lista, muito suspeito). Sem "Titanic" no pedaço, "Los Angeles cidade proibida" e "Gênio Indomável" seriam os meus favoritos. "Melhor é impossível" vale a pena pelo Jack Nicholson. 


1ª POSIÇÃO: FORREST GUMP
Um dos meus filmes favoritos, ganhou 6 estatuetas. Entre os outros indicados, havia "Pulp fiction" e "Um sonho de liberdade", é difícil escolher um, só faltou "O rei leão" ali no meio. Dois filmes gays foram lembrados, "Morango e chocolate" (indicado para melhor filme estrangeiro) e "Priscilla" (Oscar de melhor figurino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário