27.5.23

👍👎 O MELHOR E O PIOR DE "O SENHOR DOS ANÉIS"


1- A SOCIEDADE DO ANEL (2001)

Até para os não leitores, o filme é uma bagunça só. Vários anos foram espremidos em poucos minutos, a gente até se assusta quando o barman diz que não vê o Gandalf há meses. Não foi uma apresentação muito boa, foi uma correria, tem gente que reclama da ausência do Tom Bombadil e tem gente que, como eu, não gostou de ver o Gimli como alívio cômico. O exorcismo de Galadriel então ... mas foi um bom começo se levar em consideração que o livro não é nada fácil de se adaptar.

 

2- AS DUAS TORRES (2002)

Nesse filme deu pra conhecer barra desenvolver melhor os personagens. Temos sequências incríveis de ação e Gollum roubando a cena. A versão estendida não ajudou muito o filme de 2001, mas as continuações ficaram imperdíveis com esse minutos a mais.


3- O RETORNO DO REI (2003)

O melhor filme da primeira trilogia, a versão estendida é obrigatória, nem lembro mais como era a versão original. As batalhas são de encher os olhos, o final é lindo e tocante. A gente nem sente a falta do expurgo do Condado, não precisamos daquele capítulo no fim das contas, seria muito anti climático.


4- UMA JORNADA INESPERADA (2012)

Aqui temos espaço para canções, para acontecimentos que foram relatados rapidamente no livro e outros retirados de outros livros, com participações especiais. Mas nada de animais falantes. O filme faz muitas ligações com a primeira trilogia, apelando para a nostalgia.


5- A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS (2014)

Encerrando a segunda trilogia com batalhas épicas e espremendo até a última gota do final do livro porque o filme se sente na obrigação de ter 3 horas de duração (o segundo filme, abaixo, que o diga). Acabou dando bastante espaço para personagens pequenos e também para os novos, mas não conseguiu decidir o que fazer com eles no final. O final é só dos protagonistas e, novamente, temos o clima nostálgico ligando as trilogias.

 

NO FUNDO DO POÇO:

A DESOLAÇÃO DE SMAUG (2013) provou que não foi uma boa ideia dividir o livro do Hobbit em três filmes. Se você tirar as novidades e manter apenas o material original, terá um único filme de três horas. Quer manter as novidades? Beleza. Aí teremos, sem encher linguiça, dois filmes de três horas. Se no terceiro filme acontece muita coisa, é porque o segundo filme enrolou bastante, caramba, e como enrolou. Ainda estou me devendo a versão estendida dessa segunda trilogia (o box tava caro e sumiu das lojas rapidinho), gostaria de ver e de ter na coleção, mas acho que o segundo filme (Desolação) seria um tédio só...


Nenhum comentário:

Postar um comentário