👍👎 O MELHOR E O PIOR DE 2020

1- A VOZ SUPREMA DO BLUES

O último filme de Chadwick Boseman, poderia ter lhe rendido um Oscar póstumo, mas quem brilha mesmo no filme é a Viola Davis (indicada para melhor atriz, e cadê uma indicação para melhor filme?). Ainda assim, 2020 foi o ano da Netflix no Oscar, porque ninguém tava saindo de casa mesmo ... Outros oscarizados: Meu pai, Judas e o Messias negro, Minari, Nomadland, Tenet. 


2- AMOR E MONSTROS 

Esse filme foi uma divertida surpresa, gostei muito dele (dvd? Alguém?). Monstros estão dominando o planeta Terra, os poucos humanos que restam vivem escondidos em abrigos subterrâneos. Dylan O'Brien decide deixar seu abrigo e atravessar uma vasta região, são sete dias de viagem, só para reencontrar a namorada em outro abrigo. O cachorro também vale o filme, um ótimo ator. Outros filmes divertidos: Sonic, Palm Springs, O homem invisível, Borat 2.


3- OS SETE DE CHICAGO

Netflix de novo, o filme conseguiu seis indicações ao Oscar (incluindo Roteiro e Melhor filme). Também foi um bom ano para o Sacha Baron Cohen, indicado para ator coadjuvante por esse filme e pelo roteiro de Borat 2. Outras atuações marcantes: Greyhound, Hamilton, O som do silêncio. 


4- TIO FRANK

Escrito e dirigido por Alan Ball (Six feet under), a trama se passa em 1973. Paul Bettany é o tio Frank do título, ele faz uma longa viagem de carro até o funeral do pai. Sua sobrinha descobre que o tio é gay, e que mora com outro homem. Na família, o tio Frank é um assunto meio que proibido por conta disso. Outros filmes com gays: The Old Guard, Memórias de um amor.


5- WOLFWALKERS

A melhor animação do ano (que perdeu um Oscar para o sonso Soul da Pixar). Faz parte de uma trilogia de lendas do folclore irlandês (junto com "A canção do oceano" e "Viagem ao mundo das fábulas"). Todos do mesmo estúdio, animação feita a mão e cenários que brincam com a perspectiva. Outras animações: Dois irmãos, O tempo com você, Os Willoughbys, Trolls 2.



NO FUNDO DO POÇO:

Foi bem difícil escolher um único filme. Teve "Artemis Fowl" naquele ano, o Harrison Ford contracenou com um cachorro digital (cães de verdade são muito caros ...), Mila Jojô e seu marido investiram em outra adaptação de um game, Vin Diesel tentou criar uma nova franquia e Mel Gibson virou papai Noel. Eu vou de DOLITTLE. A gente havia acabado de perder o Homem de Ferro e o RDJ resolve aparecer numa produção cercado por animais digitais. É como a Halle Berry pulando do Oscar pra Mulher Gato. Às vezes o filme é infantil demais, às vezes traz piadas adultas demais (e também nojentas), ele não sabe que público ele quer agradar. A trama é ridícula, os animais não são nada realistas, cada um tem a voz de uma pessoa famosa, mas isso não salva o filme.

☠️ GALERIA DO TERROR


Filme de 1983 (só chegou ao Brasil em 1987, a ditadura militar era implacável), NA HORA DA ZONA MORTA (dirigido por David Cronenberg) foi baseado num conto de Stephen King. Na trama, o sempre bonitão Christopher Walken sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ele perdeu seu emprego e sua namorada se casou com outro homem, mas ele despertou com uma habilidade sobrenatural. Com seus poderes, ele ajuda um xerife a encontrar um assassino de mulheres e salva um menino de se afogar. Mas no último ato do filme, ele pega na mão de um candidato ao Senado (Martin Sheen) e vê o futuro do político. Um dia, ele se tornará presidente dos isteites e começará um apocalipse nuclear. O vidente precisa impedir que esse futuro aconteça, o final é surpreendente. Não tem muito terror no filme, mas a história é ótima. 




🍿 A IDENTIDADE MATT DAMON

Já fazia algumas semanas que o Lucas (apenas amigo) estava me levando para sair com uma turminha que ele conhecia. Entre eles estava o Egon, caramba, como era bonitão, eu ficava de olho colado nele. O Egon tinha um amigo chamado Alessandro, então, para não fazer confusão, começou a me chamar de Alemão (ah, pode me chamar de qualquer coisa). Parecia que ele me via como uma pessoa espetacular, ousada e cheia de energia. O Alemão é assim, eu posso ser o Alemão que ele acha que sou.

 


Era dia das bruxas numa boate que a gente curtia muito, uma chácara que foi transformada em boate gay. Tinha pista de dança lá dentro e muito espaço aberto ao redor. Resolvi ir fantasiado de alguma coisa. Abri meu guarda-roupas e não encontrei nada que pudesse me ajudar a improvisar uma fantasia. Vesti uma camisa laranja do Dragon Ball e passei gel na franja para ficar em pé, pior-fantasia-do-mundo.

 



Estávamos todos no estacionamento, conversando. O Egon mencionou que tinha um namorado que não pôde vir (ah, é claro que tem, tinha que ter, grrr, mas se ele não está aqui ... o Alemão vai pegar o que o Alemão quiser, ninguém me segura). Mas havia um cara chamado Dênis que tava de olho em mim, eu, o Alemão, não queria nada com ele. Então, quando ele fez uma investida, tirei proveito do fato do Lucas não estar por perto e menti dizendo que tinha um namorado, e isso o afastou. Mas o Egon ouviu tudo (merda).

Alguns minutos depois, eu estava sozinho com dois amigos do Lucas e eles mencionaram o Egon numa conversa. Disseram que o Egon estava a fim do Alessandro. Ah, só me faltava essa (sou o Alessandro errado). Mas aí, os dois olharam pra mim. Epa, o que isso quer dizer? Não era o Alessandro Alessandro, eles estavam falando do Alemão. E só tinha um Alemão ali.




Na verdade, sou metade português e metade italiano, mas isso não vem ao caso. Fui correndo atrás do Egon (o Alemão vai pegar o que ele quer) e não o encontrei. Fiquei chateado. Mas ele me encontrou do lado de fora do casarão. - Hey, Alemão, diz pra mim, posso roubar um beijo?

- Ah, ok, mas e o seu namorado? (não não, esse é um tipo de pergunta que o Alessandro faria, o Alemão não liga, ele se joga de cabeça e pronto). - Tá tudo bem, ele disse, a gente tem um acordo. 

- Oh, que legal. Eu e o meu namorado (de mentira) também temos um.

Beijo o caramba. A gente começou a dar uns amassos, botei minhas mãos dentro de sua calça e apertei suas nádegas, ele baixou minha calça e começou a fazer sexo oral. Tinha gente passando por ali, e eles olhavam pra nós, eu podia ler os pensamentos das pessoas: "que deselegante, esse lugar já teve dias melhores". O Alemão não ligaria pra isso, mas o Alessandro falou mais alto: - Vamos pra um lugar mais isolado, pode ser?

Encontramos um canto escuro. Eu o pegay pelos ombros, virei seu corpo contra a parede, baixei suas calças e tentei ... - Ih, olha, ugh, Alemão - ele disse - não vai entrar sem lubrificante. Hoje a gente pode só brincar. Na semana que vem a gente se encontra aqui mesmo e fazemos a coisa toda, que tal?

Beleza, mas a primeira coisa que eu vou fazer amanhã pela manhã, é terminar com o meu namorado de mentira.

 

Sábado da semana seguinte. Nos encontramos no estacionamento de novo. Todos estavam lá, até o Egon ... com o namorado (%#@&). Ele me fez um sinal passando os dedos pelo ombro. Ah, ok, já entendi que tipo de "acordo" eles tinham ... (raios, raios duplos).

E saltamos mais sete dias no futuro. O Egon estava sozinho desta vez. Eu estava indiferente, o Alemão não deveria se importar com esse tipo de coisa, mas o Alessandro estava sempre com tesão e não perderia uma oportunidade de arrumar um namorado também (idiota romântico).

O Egon pintou na minha frente, tava meio bebum, eu não resisti e fomos até o nosso cantinho especial. Não fizemos muita coisa, ele se sentiu mal e foi vomitar num arbusto. Quando terminou, começou a chorar: - Buuuu, por que ele me deixou???

Isso foi uma pergunta ou uma piada?

- Vem comigo até o meu carro, Alemão. Preciso dormir um pouco. 

E por quê não? O clima já era mesmo. Terminei com o meu namorado de mentira por isso? Enquanto ele dormia lá dentro, fiquei encostado no carro olhando as estrelas. Não sei sobre o Alemão, mas o Alessandro só queria voltar para casa.

🎃 chp apresenta


 ESPECIAL DE DIA DAS BRUXAS

ANO XV

 

Já fiz muitas listas de monstros nesse especial, teve de tudo nos últimos quinze anos, de crianças assustadoras a animais bonitinhos. Este ano pensei em fazer algo diferente. Os monstros não dão medo, eles são estranhos, ridículos, péssimas ideias, mas, de alguma forma, alguém achou que daria certo. O difícil é convencer o público disso, aí, sobram risadas. Segue uma lista dos monstros mais cafonas do cinema. A lista é enorme, eu separei aqui apenas 13, então talvez eu faça uma parte dois no ano que vem.

 

O ROBÔ ALIENÍGENA (1953)

Classicão. O bicho parece um gorila com um escafandro na cabeça, e tem anteninhas. Mas ele é mortal, já eliminou toda a raça humana, faltam apenas seis pessoas de uma mesma família. Quando ele está perto de terminar sua missão, acaba se apaixonando por uma mocinha. O filme não é grande coisa, mas o alien é cult, ganha action figures até hoje.
 

 

JACK FROST (1997)

O filme sabe do aspecto fofinho do boneco de neve, por isso faz de tudo para ser levado a sério, investe na violência, o bicho ataca uma pobre mulher no chuveiro, cenas fortes. Mas você pode apelar também para o riso e usar um secador de cabelo para derrotar a criatura. Não confunda com o boneco de neve do Michael Keaton, lançado em 1998, aquele filme é para crianças, mas ... também é grotesco.


SOFÁ ASSASSINO (2019)

Apareceu no blog no começo deste ano. É de 2019, não tem o charme dos anos 80, digo, o próprio filme reconhece que a ideia é boba e acaba apostando na comédia. Ele ganha uns pontinhos por isso.

 

MANGLER, O GRITO DE TERROR (1995)

Baseado num conto de Stephen King, colocaram o Robert Englund no elenco, mas o terror deixa a desejar. Estamos falando de uma máquina numa lavanderia que é possuída por um demônio e aí ela começa a matar geral. Então ... é só a gente ficar bem longe dela, certo? Ela é enorme e não sai do lugar, certo? Pior que não, a coisa tem poderes telecinéticos e pode mover qualquer objeto ao seu redor.

 

O ATAQUE DOS TOMATES ASSASSINOS (1978)

Paródia de filmes de terror de 1978. Apesar da popularidade, o filme não mudou o rumo do terror, a gente ainda investe em ameaças absurdas. A quadrilogia deu origem a um desenho animado em 1990, os dois primeiros filmes são os melhores. Um jovem George Clooney aparece no elenco do segundo (1988).
 

OVELHA NEGRA (2006)

Me fez lembrar um pouco da "Noite dos coelhos" (1972), aquilo me assustava quando eu era criança, mas só quando eu era criança, quem coloca coelhos fofinhos como monstros em um filme de terror? Hoje eu vejo o quanto o filme era ridículo. OVELHA NEGRA segue a mesma fórmula e vai além. Temos vários recursos que tentam convencer a gente de que as ovelhas devem ser temidas, por mais fofinhas que sejam. E mais tarde, temos uma "ovelhasomem" na trama, é sério.
 

FENDA NO TEMPO (1995)
Stephen King de novo. E no mesmo ano da máquina de lavar roupa. Mas esse filme, para a tv, precisava de efeitos especiais. Então temos essas bocas gigantes, com dentes afiados giratórios, voando atrás das pessoas. Se prepare para os piores efeitos especiais que você já viu. Esse tipo de coisa torna um filme engraçado, ele pode até virar cult. Mas isso não aconteceu com FENDA NO TEMPO, o filme é ruim demais, não tem como gostar dele.

 

ZOMBEAVERS, TERROR NO LAGO (2014)

Esse filme de 2014 está ciente do ridículo, então deve ser visto como uma comédia mesmo. Lixo tóxico é despejado num lago e castores zumbis aparecem e matam as pessoas. Nada de CGI, todos os bichinhos são marionetes com o braço de alguém dentro. A coisa fica ainda mas absurda quando pessoas são contaminadas e estranhas metamorfoses começam a acontecer.


 

A COISA (1985)

Outro filme que eu adorava ver quando era criança, não perdia uma exibição na tv aberta (quero o dvd, quero o dvd). A coisa é um tipo de yogurte cremoso vendido em super mercados, mas tem vontade própria, ataca as pessoas e as transforma em zumbis. Eu gostava mais da sua "prima", a Bolha assassina, mas esse filme também é divertido.

 

RUBBER, O PNEU ASSASSINO (2010) 

Outro filme recente, então você já sabe, ele foi feito na base da brincadeira mesmo. No meio do deserto, um pneu chamado Robert (???) cria vida e sai ... ah ... rodando por aí. Ele tem poderes telecinéticos, ele faz as coisas explodirem. Ele tenta matar uma mulher mas ela foge, então ele começa a caçá-la. Acabar com o Robert não é uma tarefa fácil, em um determinado momento, ele reencarna num triciclo, oh, o horror ...

 

PALHAÇOS ASSASSINOS DO ESPAÇO SIDERAL (1988)

Comprei esse filme recentemente. Ele é cult, mas só no visual mesmo, o filme em si é muito bobo, tem alguns momentos que se salvam, mas deveria se decidir entre a comédia e o terror. Alienígenas com cara de palhaço chegam numa nave barra meteoro barra circo espacial e começam a atirar pipocas nas pessoas (pipocas que viram palhaços-cobra), e depois prendem todo mundo num casulo de algodão doce.

 

A CAMISINHA ASSASSINA (1996)

Filme alemão de 1996, espero que não tenha deixado ninguém com medo de preservativos. O filme traz personagens gays mas não é homo-ofensivo. Temos um professor que chantageia um aluno e o leva para cama (eu me lembro que o rapaz era bonitão), mas quando ele vai botar a camisinha, leva uma mordida. O bicho morde o pênis dos dois e foge do motel. O detetive que investiga o caso também é homossexual. Metade terror, metade comédia, virou cult.


A INVASÃO DAS RÃS (1972)

No poster, um sapo enorme aparece com um braço humano na boca, ele engoliu uma pessoa !!! Só que não, o filme é uma baita decepção. Os anfíbios estão por todo lugar, sempre parados, como na foto acima, eles não fazem nada durante o filme, nada (tenta treinar esses bichos, não deve ser fácil). Na maioria das vezes, apenas ficam vendo os humanos fazendo papéis de idiotas, eles pisam em cobras, eles tropeçam e caem num pântano cheio de sanguessugas e por aí vai. Sim, porque todos os animais "assassinos" do filme são lerdos, dá pra fugir deles com muita facilidade, as pessoas precisam ser estúpidas demais para morrer nesse pântano. E os sapinhos ... só ficam curtindo a paisagem.

29.10.22

👍👎O MELHOR E O PIOR DE 2019

1- 1917

Rapaz, eu amei esse filme, tô desesperadamente procurando pelo steelbook. Indicado para dez Oscars, levou 3, tirou o Oscar de efeitos especiais de Vingadores e Star Wars, os efeitos passam a ideia de que o filme todo foi feito numa única tomada. Outros que mereciam um Oscar: O irlandês, Klaus (a melhor animação do ano), Ford vs Ferrari. 

 
2- CORINGA

Filmaço, assustador e desconcertante, a trilha musical dá medo. Já virou cult. Agora estou com medo da continuação (desnecessária) que vai ser super diferente. Outros filmes de suspense: Doutor Sono, Maligno, Brightburn, Nós.


3- VINGADORES ULTIMATO 

É impossível deixar esse mega evento de fora. Comprar os ingressos foi uma luta, a sala tava com a lotação máxima, o povo enlouquecia nas poltronas, o Capitão América levantou o Mjölnir e o cinema veio a baixo, foi muito divertido. Pena os buracos na trama, quem mandou mexer com viagens no tempo. Outros heróis: Shazam, Alita, Miranha longe de casa.


4- PARASITA 

O grande vencedor do Oscar, o primeiro filme não falado em inglês a receber o prêmio principal. Não curti muito o clímax, até então, não havia tanta violência no filme, mas gostei de todo o resto. Outras surpresas: Fora de série, Yesterday.


5- JOJO RABBIT

Apesar de ter curtido "1917" e "Coringa", eu tava torcendo (e por que não?) por esse filme no Oscar, eu me diverti, me emocionei, me apaixonei por ele. Outros filmes legais: Era uma vez em ... Hollywood, Dor e Glória, Como treinar o seu dragão 3.


NO FUNDO DO POÇO:

Boa noite, gente.