31.12.20

REVIEW 2020

Ah 2020, todo mundo quer esquecer esse ano. Um ano sem cinema, um ano só de streaming, famosos descobriram a internet e a gente se divertiu. Algumas cerimônias, e eventos, foram realizadas de maneira virtual, outras foram canceladas. Todo mundo se adaptou, muita gente foi prejudicada, passaremos boa parte de 2021 recolhendo os cacos. Todo ano eu faço uma lista das celebridades que faleceram, em 2020 anotei um número recorde, pensei até em nem colocar isso no review. Claro que muitos não morreram por conta da pandemia, 2020 foi apenas um ano bem azarado mesmo.

 


O ano começou com ''Frozen 2'' se tornando a animação de maior bilheteria da história. Joaquin Phoenix levou o Globo de ouro, e o Oscar, de melhor ator por ''Coringa''. ''Parasita'' dominou o Oscar 2020, foi o primeiro filme não falado em inglês a levar o Oscar principal. Em comparação com 2019, a audiência do Globo de ouro foi a pior em muitos anos. A Netflix bateu um recorde no número de indicações ao Oscar, mas ficou apenas nisso, nas indicações. ''Dolittle'' foi a primeira grande bomba do ano. O filme do Sonic quebrou a maldição dos vídeo games no cinema e sua bilheteria absurda (derrubando o detetive Pikachu) prejudicou ainda mais ''Aves de rapina'' (da Warner) e o ''Chamado da floresta'' (da Disney), os dois filmes naufragaram naquele mesmo mês. ''Aves de rapina'' até mudou de nome enquanto esteve em cartaz, colocaram o nome da Arlequina no título para tentar atrair o povo. Em março, a pandemia adiou e paralisou muitas produções. Muitos filmes foram adiados para o meio do ano, depois setembro, depois dezembro, depois... ''Bill e Ted'' e ''Convenção das bruxas'' voltaram do passado, mas não brilharam.

A Pixar conseguiu lançar ''Dois irmãos'' na telona, mas foi bem no começo dos lockdowns, o filme deixou os cinemas após poucos dias, sua bilheteria foi prejudicada, e a Disney prometeu lançar o filme mais tarde no streaming. ''Trolls 2'' foi lançado diretamente on demand e se tornou a maior estreia digital de todos os tempos. Zack Snyder revelou seus planos para uma nova versão do filme ''Liga da justiça'', o Snyder's cut. Os fãs comemoraram destruindo DVDs do filme de 2017. A Netflix encerrou sua versão de ''She ra'' com um beijão entre as duas protagonistas e a Nickelodeon revelou que o Bob Esponja é LGBTQ+. A transfobia da JK Rowling durou o ano todo. Teve homossexo na MTV, no ''De férias com o ex'', mas o canal censurou tudo, duas vezes. Sem dó, a Disney cancelou o novo Ducktales.


Após 36 anos, o Chaves deixou a televisão brasileira, que completou 70 anos em 2020. O trailer da nova versão de ''Animaniacs'' bateu um recorde de visualizações na web e o seriado estreou no final do ano. No tubo, milênios, sem mais nada para fazer, gravaram vídeos reagindo a filmes (anos 80 e 90, praticamente a pré história), músicas (redescobriram a Madonna), games e memes de outros países. ''Supernatural'' acabou após 15 temporadas. ''Os novos mutantes'' finalmente estreou, junto com ''Tenet'', no meio da pandemia, uma ideia bem idiota. ''Mulher Maravilha 84'' tirou proveito de um espacinho de tempo, que nos permitiu respirar um pouco lá fora, e se tornou a maior bilheteria do ano (levando em conta as condições anormais de 2020). O Disney+ chegou ao Brasil, mas beeeem incompleto. Tivemos o espetacular final de ''Clone Wars'' com seis anos de atraso. A segunda temporada de ''O mandaloriano'' colocou a franquia star wars de volta nos eixos, e a segunda temporada de ''The boys'' arrastou uma multidão. Atores e diretores se reuniram virtualmente durante a quarentena revisitando filmes e seriados clássicos, essas reuniões foram incríveis.

 

Em 2020 vimos o brinquedinho do Chris Evans. Burt Ward revelou que, quando ele fazia o Robin no seriado de tv do Batman, era obrigado a tomar drogas para diminuir o tamanho do pênis. Pamela Anderson terminou um casamento de 12 dias. Harvey Weinstein foi finalmente condenado, pegou 23 anos. Muitos famosos pegaram covid, como Tom Hanks, Antonio Banderas e Idris Elba. Harry Potter, o personagem, completou 40 anos. Zendaya se tornou a mais jovem atriz a ganhar um Emmy. Reynaldo Gianecchini disse que era bi, depois disse que era pan. Tyler Posey se assumiu bi. Ellen Page agora é Elliot Page. Johnny Depp teve um péssimo ano, John Krasinsky nos trouxe boas notícias e tivemos o Henry Cavill montando um computador top. Shia e Ezra Miller, só escândalos. No Halloween perdemos o Sean Connery, no dia seguinte, o Louro José.


IN MEMORIAM - Christopher Tolkien, Kirk Douglas, Ja'net Dubois, José Mojica Marins, Max Von Sydow, Albert Uderzo, Daniel Azulay, George Ogilvie, Shirley Douglas, Honor Blackman, James Drury, Irrfan Khan, Jerry Stiler, Ian Holm, Joe Schumacher, Carl Reiner, Leonardo Villar, Ennio Morricone, Sebastián Athié, Kelly Preston, Naya Rivera, Olivia de Havilland, Regis Philbin, Alan Parker, Wilford Brimley, Chadwick Boseman, Quino, Conchata Ferrell, Sean Connery, Jane di Castro, David Prowse, Jeremy Bullock entre outros.


Galeria dos filmes mentirosos

''Glee'' terminou em 2020. E aí? Cadê a pandemia? ''Laboratório submarino'', desenho animado da Hanna-Barbera de 1972, também se passa em 2020. Em 2017, pintou um sujeito maluco que dizia ter vindo do ano 2048, ele disse que 2020 foi o ano da invasão alienígena. ''Reino de fogo'' também é de 2020, cadê os dragões, Christian Bale? Um gibi da Turma da Mônica, de 1981, mostrou um ano de 2020 bem no estilo dos Jetsons.

 

OS MEUS FAVORITOS DO ANO (cinema e tv)

FILMES: Trolls 2, O irlandês, O homem invisível, 1917, Dois irmãos, Sonic o filme, Jojo Rabbit, Parasita, Mulher Maravilha 1984, A voz suprema do blues, Togo, Problemas monstruosos, The old guard.

TV: Atrás da estante, Elite, Ragnarok, Bojack Horseman, Watchmen, Hollywood, Clone wars, Eu nunca..., She ra, Dark, Cursed, Crise nas infinitas terras, O mandaloriano, Gravity falls, The boys, Animaniacs, Bárbaros, Ratched, Away, O nome da rosa, Howard, The umbrella academy.

 

E 2021 VEM AÍ

Halloween kills, Furiosos 9, Mortal Kombat, Missão impossível 7, The king's man, Matrix 4, Uncharted, King Kong vs Godzilla, Venom 2, Caça fantasmas além da vida, Space jam 2, Morbius, Viúva Negra, West side story, 007 sem tempo para morrer, Homem Aranha, Shang-chi e a lenda dos dez anéis, Top gun Maverick, Raya e o último dragão, Tom e Jerry, Candyman, Um lugar silencioso 2, Duna, Esquadrão suicida.

CINEMA EM CASA

O ANSELMO SÓ VAI DORMIR DEPOIS DE CONFIGURAR A IMAGEM DA TV NOVA. NO DIA SEGUINTE, ALGO DEU ERRADO, ELE DEU UNS TAPAS NO XBOX E A TV FICOU MALUCA (eu mesmo já aprendi, há um bom tempo, que violência e tecnologia não combinam). ELE FOI PRA CAMA CHORANDO. NO DIA SEGUINTE, TUDO VOLTOU AO NORMAL, SOZINHO.

 
O CALMAVET NÃO TÁ DEIXANDO NINGUÉM CALMINHO, ABANDONEI O REMÉDIO. OS FILHOTES CURTEM UM RARO DIA DE SOL.
 

GRRR, EU QUERO MATAR ALGUÉM. NO FIM DAS CONTAS, OS PRIMEIROS EPS DE DUCKTALES JÁ ESTÃO NO D+. OS CINCO PRIMEIROS EPS QUE CONTAM A SAGA DO SOL DE OURO E APRESENTAM OS PERSONAGENS. POR ALGUMA RAZÃO, OS EPS 1, 2, 3, 4 E 5 ESTÃO LISTADOS COMO 37, 38, 39, 40 E 41 NO CANAL, MAS QUE #%$&@ !!!
 
 
NO NATAL ASSISTIMOS ''A MENINA E O PORQUINHO'' DOS ANOS 1970. DEPOIS VIMOS A VERSÃO EM LIVE ACTION COM DAKOTA FANNING, DE 2006. AGORA CHEGA DE FAZER O ANSELMO CHORAR (o Anselmo, sei ...).
 
 
MINHAS AXILAS NUNCA ESTIVERAM TÃO SECAS. EU JÁ TESTEI TODOS OS DESODORANTES DO MERCADO E ACUMULEI UMA PILHA DE CAMISAS MANCHADAS. COM ESSE ÁLCOOL EM GEL CHEIROSO EU POSSO VOLTAR A VESTIR ROUPAS COLORIDAS.
 
CULTIVANDO UMA BARBA PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA. VAMOS VER ATÉ ONDE ISSO VAI. AINDA ESTOU NA FASE DA COCEIRA, UGH.
 
 
 E POR FALAR EM COCEIRAS, PICADAS DE MOSQUITOS ACABAM COMIGO.
 
 
NENHUM SUPERMERCADO ABRIU NO DIA DE NATAL, PASSAMOS O MAIOR SUFOCO.
 

TÁ DIFÍCIL POSTAR NO BLOG NOS ÚLTIMOS DIAS.
 
 
ALESSANDRO DO PASSADO, ME ESCUTA. NÃO COMPRE A VERSÃO ESTENDIDA DA TRILOGIA DO ANEL, ESPERE DOIS MESES, O PREÇO VAI BAIXAR PRA 20 MANGOS CADA UM.
 
O ANSELMO COMPROU UMA COISINHA QUE, SUPOSTAMENTE, VAI NOS PROTEGER DOS RAIOS.
 
GAMBIARRA PARA ACOMODAR A TV DO QUARTO NA SALA. O ANSELMO TENTOU BRINCAR COM ALGUMAS MADEIRAS NO QUARTO, NÃO DEU MUITO CERTO, JÁ DESISTIU.
 
MINHA DOLORES UMBRIDGE CHEGOU PELO CORREIO. AINDA ESTOU ESPERANDO UMA JEAN GREY E DUAS CAMISAS.
 
 
RECEBI UMA MENSAGEM DE ALGUÉM QUERENDO COMPRAR O MEU BLOG. HEIN?
 

É RAPIDINHO


 REBOOT

O CHAVES VAI VOLTAR
PRA TV COM UM SPIN OF
O CHAPOLIN
VAI GANHAR UM
FILME


DC


MULHER MARAVILHA
VAI GANHAR UM TERCEIRO FILME

A WARNER TÁ PROMETENDO
SEIS FILMES POR ANO
COM OS HERÓIS DA DC
A PARTIR DE 2022

OS FILMES DA BATGIRL E DO SUPER CHOQUE
SERÃO EXCLUSIVOS DO HBO MAX

E NÃO HÁ PLANOS
PARA UMA SEQUÊNCIA DO FILME DA LIGA
MESMO QUE O SNYDER CUT FAÇA SUCESSO


MAIS MM

O FILME DA MULHER MARAVILHA
FOI RACISTA NAQUELA SEQUÊNCIA NO EGITO?
(até certo ponto eu achei que foi)

GAL GADOT DEFENDE SUA CLEÓPATRA
''ELA ERA MACEDÔNIA''

 

 COM 90 ANOS

RICHARD DONNER
VAI DIRIGIR
"MÁQUINA MORTÍFERA 5''


CREED 3

MICHAEL B JORDAN
VAI DIRIGIR O FILME


ESTÚDIO À VENDA

QUEM VAI COMPRAR A
MGM?


REDESCOBERTO NA PANDEMIA

STEVEN SODERBERGH
VAI DAR UMA CONTINUAÇÃO
OU ALGO PARECIDO
PARA "CONTÁGIO" (2011)



UM FILME SOBRE A CANTORA

NAOMI ACKIE
VAI SER A
WHITNEY HOUSTON ?


THE LOST CITY OF D

CHANNING TATUM
E SANDRA BULLOCK
ESTÃO NO ELENCO


MARVEL

O MCU QUASE CONTRATOU
SHIA LaBEOUF
HÁ ALGUNS ANOS
NESSE MOMENTO ELES ESTÃO DE OLHO
NO JOSEPH GORDON-LEVITT

TOM HANKS ACREDITA QUE O
MCU
VAI SALVAR OS CINEMAS

30.12.20

DESCAIXANDO


Ufa, um mês e dois dias após a compra, o pacote chegou. Deveria ter chegado no dia 05, mas o correio o enviou para o lugar errado, onde ele ficou esquecido até o dia 28, eh... Bom, vamos lá, o que temos aqui. COM AMOR, SIMON (2018), ganhando dvd e blu brasileiros beeem atrasados. ILHA DOS CACHORROS (2018), um delicioso stop motion de Wes Anderson. Os dois filmes são (eram) da Fox, a compra pela Disney atrasou esses lançamentos.
DOUTOR SONO (2019), também ganhou blu e dvd este mês. MORTAL KOMBAT LEGENDS, A VINGANÇA DE SCORPION em dvd, classificação +18? Ótimo !!!!!
E por fim, OS CAVALEIROS DO ZODÍACO, ALMA DE OURO, a série completa com 13 eps. Eu queria o blu-ray mas tava 60 mangos mais caro. Espero que os dubladores clássicos estejam presentes. Reviews em breve.
 

blu-ray - DETETIVE PIKACHU

 


Finalmente tenho esse filme na coleção, eu queria um blu mas só encontrava dvd. O filme quebrou a maldição dos vídeo games, agradou muita gente, rendeu uma grana. De 2019 pra cá, pintou o filme do Sonic que conseguiu uma bilheteria ainda maior, batendo um recorde para uma adaptação de um game, uma continuação com mais pokémons já foi prometida e Justice Smith saiu do armário. Eu achei que os pokémons ficaram legais, a história é nova mas se passa no mesmo universo dos games, eu tinha um certo receio por ser uma versão norte americana de um produto nipônico, mas deu pra ver que foi feito por fãs para os fãs, o Japão é um dos países que participou da produção do filme. O disco veio com vários extras, no modo Detetive você assiste ao filme com curiosidades e easter eggs sendo revelados a cada instante. 

ARROWVERSO E A CRISE INFINITA


Já maratonei todos os eps até o final do crossover. E que crossover. A saga durou 5 episódios e até foi lançada em dvd lá fora, um acontecimento e tanto, mudou o rumo do seriado da Supergirl, da Batwoman, e finalizou Arrow. Também trouxe muitos easter eggs: trilhas musicais (Superman o filme, Batman o filme, Batman a série animada, Smallville), participações especiais (Kevin Conroy, Tom Welling, Erica Durance, Burt Ward e Marv Wolfman, que escreveu a saga "Crise nas infinitas terras" nas HQs dos anos 1980, matando o Flash e a Supergirl), também temos cenas de outras séries da DC, do Flash dos anos 90 passando pelos Titãs e pela Stargirl. Os personagens visitam o Lúcifer Tom Ellis na terra 666 e Brandon Routh veste o uniforme do Superman, do Reino do Amanhã, e luta contra o Sups do Tyler Hoechlin, foi incrível. No último ep, mais referências e um final memorável.

Começando por Arrow, o seriado já começou sua última temporada com outra cara. Oliver precisa realizar algumas missões para o Monitor, ele pode impedir a Crise mas não sua morte. Oliver viaja para outras Terras, fica preso num looping temporal, volta pra Lian Yu (ai ai) e encontra os "super filhos". Os filhos de Oliver, de 2040, voltam no tempo por alguma razão.
Em Supergirl, Olsen deixa o seriado, a amizade de Lena e Kara termina, agora Lena quer salvar o mundo. Pintam novos vilões, o diretor Skinner de "Arquivo X", a série começa a ter sérios problemas com geografia (por favor, deixem a América do Sul de fora, não somos "outro planeta") e a Supergirl invade muitos lugares sem levar em consideração o teto, ela aterriza em qualquer cenário. Por conta da Crise, muita coisa mudou no seriado, tô doido pra ver isso. Mas nada o salvou do cancelamento.
Finalmente, em Flash, Barry passa o tempo todo deprimido, ele vai morrer na Crise. O seriado fica contando os dias para a Crise enquanto o vilão Bloodwork vai ficando cada vez mais poderoso (não suporto mais esse ator), sua forma monstruosa das HQs só aparece na batalha final (computação gráfica custa muito dinheiro na telinha). Afe, precisamos de outro Wells? Tudo bem, ele é importante para o crossover. Um dos eps brinca de James Bond, não achei legal. O restante da temporada será novidade, novo mundo, novo multiverso ... 
Ainda me faltam dois eps de Arrow, depois sigo com Flash, Supergirl e Legends. Não tô seguindo a Batwoman e o Raio Negro, que esteve no crossover, e que já teve seu seriado cancelado.

28.12.20

Netflix - SEU NOME GRAVADO EM MIM (2020)


Argh, quando vi aquele "1987" na sinopse, já pensei: lá vem drama, gays espancados, familiares revoltados, amores impossíveis, alguém vai morrer no final ou os dois garotos vão se matar porque o mundo é homofóbico demais. Não aguento mais temáticos desse tipo, ainda sinto um baita desconforto quando me lembro de um filme francês que vi no começo do ano.
Bem, obrigado Taiwan por não trazer mais do mesmo e por apostar num daqueles filmes que aquecem o coração. A trama se passa num colégio cristão em 1987, não existe mais lei marcial no país mas nessa escola o regime militar não afroxou muito. Eles começaram a aceitar meninas, desde que fiquem sempre separadas dos meninos. Jia-han e Birdy são dois grandes amigos, estão sempre juntos, e não demora pra gente notar que Jia-han está apaixonado. Não é fácil assumir sua homossexualidade para si mesmo, tem um aluno gay na escola e ele é sempre agredido pelos outros. Jia-han não quer que o mesmo aconteça com ele, mas o amor que ele sente pelo amigo vai, aos poucos, lhe dando coragem para ultrapassar certos limites. Mas aí, Birdy arruma uma namorada...



 

26.12.20

DIGA "SIM" ÀS DROGAS

A Itália também tem o seu ''King Kong'', ou Godzilla, ou ... alguma coisa. YETI, O MONSTRO DO SÉCULO XX é um filme italiano de 1977. Espere por efeitos especiais bem ruins, os quais, acidentalmente, tornam o filme engraçado. Um yeti é descoberto congelado, ele é colocado numa caixa enorme, o bicho é gigantesco (mas o helicóptero que o carrega é de tamanho pequeno) e é descongelado por um ricaço que quer faturar com a criatura. É claro que o bicho vai entrar em pânico por conta de fotos com flash e vai agarrar algumas pessoas pelo caminho, nesse caso, uma moça e seu irmãozinho. Ugh, sem querer ela toca no mamilo do monstro e ele fica excitado. Mas o bicho é gente boa, ele oferece peixe cru para os irmãos e também come um. Onde ele pegou aquele peixe gigante? Por que colocaram um peixe de tamanho normal na mão do ator? Depois ele usa a espinha do peixe para pentear o cabelo da moça (ah, o amor). Ele é capturado e levado até a cidade grande. Preciso dizer mais? As semelhanças com o velho KK terminam aqui, o final é diferente. Sem diálogos, vemos o yeti derramando uma lágrima ao ver as geleiras do polo derretendo. Mensagem ecológica? Filme prevendo o futuro? Ou saudades de casa?



DÊ UMA CHANCE PARA ...

Ando querendo rever esse dvd, mas tenho que esperar o Anselmo voltar ao trabalho (fora de casa). Ele não gostou do filme. De fato, SOB A PELE (2013) não é um filme que se pode digerir facilmente, ele tem um estilo diferentão, ou você vai gostar ou odiar. Diálogos? Poucos. Explicações? Zero. O filme quer que você explique a trama usando sua imaginação.

Scarlett Johansson anda pela cidade seduzindo homens. Ela os leva até um local estranho onde ela tira a roupa e entra numa ''piscina'', é mais ou menos isso, não dá pra explicar aquilo. Os homens a seguem pela ''água'' e aí eles perdem a pele (ou, a pele perde eles). Missão cumprida. Agora ela vai procurar outra vítima. Depois de mais algumas missões, ela começa a ficar com pena dos homens. Isso se transforma num problema, seus ''superiores'' ficam nervosos. Como eu disse, não há diálogos, ninguém explica nada, o filme termina e você não sabe dizer o que foi que acabou de ver. Eu até gosto de filmes desse tipo.

O MELHOR E O PIOR DE DON BLUTH

1- A RATINHA VALENTE (1982) Don Bluth havia acabado de deixar a Disney, junto com outros animadores insatisfeitos. Esse filme foi o primeiro longa metragem que ele dirigiu. As crianças de hoje vão achá-lo assustador demais. Pra mim ele é incrível, a personagem principal é uma viúva que está disposta a fazer de tudo para salvar seus filhos. Ao mesmo tempo, descobre coisas inacreditáveis sobre seu falecido marido.

 

2 - UM CONTO AMERICANO (1986) Mais uma vez, ratinhos. Bluth fez uma parceria com Steven Spielberg e a Disney começou a perceber que, após tantas décadas, havia finalmente surgido uma concorrência forte no mercado. Eu adoro as canções, o filme sempre me fez chorar no final. Quando Fievel voltou aos cinemas, bateu de frente com ''A bela e a fera'', o rato levou uma surra do camundongo.

 

3- EM BUSCA DO VALE ENCANTADO (1988) Agora temos George Lucas ao lado de Steven Spielberg, os produtores queriam realismo. Bluth fez um filme que não agradou os executivos do estúdio e ele teve que cortar vários minutos (violentos) antes da estreia. Eu amo tanto esse filme, não pude ver nas telonas mas vivia alugando a fita (por algum motivo, só havia uma cópia legendada na locadora). A dublagem br tá ok, só não gostei dos nomes que foram alterados, não tem nenhum ''tiranossauro'' no original, ''dentes afiados'' teria sido melhor.


4- ANASTACIA (1997) Na Fox, Bluth resolveu brincar de Disney e caprichou. Tem Angela Lansbury (mas ela não canta), uma trilha e uma canção que foram indicadas ao Oscar. O filme já virou cult e por muitos anos algumas pessoas acreditavam que se tratava de uma animação da Disney. Bem, é Disney agora, tá até no D+ nesse momento.

 

5- TITAN after earth (2000) O primeiro filme da história a ser enviado para os cinemas via internet. O diretor caprichou na ficção científica, são poucos os filmes que mostram o planeta Terra sendo destruído. Também temos muita computação gráfica. Fracasso de bilheteria, mas virou cult. Só falta aparecer no D+.


NO FUNDO DO POÇO:

''Chantecler'' não é um dos melhores trabalhos do diretor, mas é divertido. Tem também ''Todos os cães merecem o céu'', um ótimo filme, que não tá nessa lista por falta de espaço. O pior dos piores é mesmo A POLEGARZINHA. O visual tá legal, mas o roteiro é péssimo, meio que tenta seguir o conto de Andersen (a Disney percebeu que isso não dá certo em ''A pequena sereia'') com todas as esquisitices originais. Além da história ser ruim, o desenho tá lotado de canções ruins que estão lá para esticar a duração do filme. Estamos em 1994 e a moça quer se casar com o príncipe das fadas que ela acabou de conhecer, fizeram esse filme na década errada. Ah, o filme era da Fox, ele tá lá no D+ agora, e essa é uma princesa que a Disney deveria esquecer.

25.12.20

10 FILMES ALTERNATIVOS PARA O NATAL

BATMAN, O RETORNO (1992) não rendeu tanto quanto o filme de 1989, mas eu tenho muito carinho por essa continuação. Vale lembrar, antes de tudo, que esses filmes não são uma boa adaptação das HQs, o que temos aqui é a versão do Tim Burton, ''o Batman segundo Tim Burton''. Então o filme começa com o Pinguim, ele não é um criminoso qualquer, é uma criança que nasceu deformada, cresceu num circo com outras aberrações. O filme levou o apelido do vilão ao pé da letra. No caso da Mulher Gato, a mudança foi psicológica, ela não é apenas uma ladra, um acidente despertou uma segunda personalidade na moça. Não é HQ, mas caramba, eu adorei essas inovações.

A trama se passa na época do natal e tem eleições para prefeito também. Esse é o Batman que eu mais gosto de rever, Danny Elfman caprichou na trilha musical, a Mulher Gato de Michelle, e sua roupa super desconfortável, se tornou icônica, o cinema ainda não viu uma Mulher Gato melhor que ela. E que tal o funeral do Pinguim? É tosco, mas eu adoro aquilo. Tem um gancho lá no final, fazendo a gente sonhar com uma continuação que nunca foi feita, que pena.