Temático de 2017, TOM OF FINLAND conta a história do famoso desenhista que mexeu com os gays do século passado. Sua arte homoerótica atravessou seis décadas e conquistou o mundo. Você já deve ter visto os desenhos do cara em algum lugar.
Homens musculosos, bigodes, couro, vários tipos de uniformes. Pornografia gay era novidade pra muita gente. O filme começa com o jovem Touko lutando na Segunda Guerra. Ao voltar para a Finlândia, ele vai morar com a irmã solteira. Vez ou outra, busca homossexo nos parques à noite, e com o maior cuidado, afinal, homossexualidade é um crime em muitos países.
Ele começa a desenhar homens por diversão. Até que um namorado lhe diz para tentar ganhar dinheiro com esses desenhos. Na Europa é impossível. Ele tenta a América, assinando seu trabalho como Tom, e aí os desenhos enlouquecem a comunidade gay em Los Angeles.
Não se trata de uma biografia feita por Hollywood. Não tem momentos mirabolantes para ficar com cara barra ritmo de filme, é bem pé no chão. Mas é preciso ficar atento à passagem do tempo, ela não é muito clara no filme, ele avança até os anos 80.
Saiu recentemente um pornô desses super-produção de estúdio baseado no trabalho do cara https://filmow.com/tom-of-finland-service-station-t301015/
ResponderExcluirQue legal, já vi essa HQ, tá bem parecido.
ResponderExcluir