PARTE 2 - ANOS 90
10ª POSIÇÃO - VAMOS NESSA (1999)
Demorou um pouquinho, mas em 1999 alguém finalmente resolveu copiar o estilo de "Pulp fiction". "Vamos nessa" conta uma única história, várias vezes, cada capítulo mostra o ponto de vista de um personagem. As histórias se conectam antes do final, que guarda uma revelação. Jay Mohr e Scott Wolf são um casal gay, algo bem difícil de se ver nos filmes da época.
9ª POSIÇÃO - A VIDA EM PRETO E BRANCO (1998)
Como esse filme é lindo. Ele não te dá explicações e nós não precisamos delas. Tobey Maguire e sua irmã Reese Witherspoon vão parar dentro da tv, num seriado dos anos 50. Agora precisam se comportar como adolescentes daquela época, mas a garota não se segura e o tecnicolor começa a dar as caras na cidade, mudando a vida de todos.
O filme é um conto de fadas, Tim Burton caprichou. Uma mistura de Pinóquio com Frankenstein e A bela e a Fera. Foi a primeira parceria entre Tim e Johnny Depp, e Depp ficou noivo da Winona no mesmo ano. A moça teve um ano e tanto, "Edward" e "Minha mãe é uma sereia" estrearam no mesmo dia ("A volta de Roxy Carmichael", dois meses depois). O filme traz um dos melhores trabalhos de Danny Elfman como compositor.
Já fazia um tempo que eu estava imune aos filmes de terror, Wes Craven não me assustava mais. Mas, em "Pânico", ele me pegou de surpresa, os sustos não eram óbvios. E Kevin Williamson (Dawson's creek, Vampire diaries) acrescentou profundidade aos personagens, é claro que os adolescentes vão morrer, mas eles deixaram de ser bucha de canhão. A franquia gera clones até hoje, o quinto filme chega em 2021.
Drew nunca está velha demais para um teen movie. Essa é sua grande chance como repórter, se infiltrar numa escola e escrever uma matéria sobre os adolescentes. O irmão David Arquette também entra na brincadeira e a moça se apaixona por um professor, o gostosão Michael Vartan. O clímax traz um suspense tão grande que você quase enlouquece.
O filme merecia uma versão do diretor. Stephen Baldwin contou que gravou uma cena de homossexo, que depois foi cortada. Hoje o cara é todo religioso, não quer nem falar sobre o filme. O tanto que foi parar nas telas causou comoção, Hollywood estava amadurecendo a respeito do sexo "moderno". Em 2011, surgiu na Inglaterra um seriado de mesmo nome (Threesome) com uma trama parecida, mas com adultos (uma mulher, seu namorado e um amigo gay), durou duas temporadas.
4ª POSIÇÃO - JOVENS BRUXAS (1996)
Neve Campbell de novo. As três garotas mais estranhas da escola praticam bruxaria para iniciantes. E quando uma nova aluna aparece no pedaço, elas descobrem que, juntas, as quatro podem fazer coisas incríveis. Mas toda maldição tem um preço. O terror chega na segunda metade do filme, quando a brincadeira se torna séria. A ideia gerou um bem sucedido seriado de tv.
3ª POSIÇÃO - AS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS (1995)
Quem viveu naquela época virou fã pro resto da vida. Eu já notei que alguns milênios (geração Y) não gostaram muito do filme. O comportamento da Alicia Silverstone se tornou caricato demais (as if) para o século XXI. O resto de nós se apaixonou pelo Paul Rudd. Isso mesmo, o Homem Formiga já foi adolescente (as if, ele tinha 26 anos quando fez esse filme).
Quem viveu naquela época virou fã pro resto da vida. Eu já notei que alguns milênios (geração Y) não gostaram muito do filme. O comportamento da Alicia Silverstone se tornou caricato demais (as if) para o século XXI. O resto de nós se apaixonou pelo Paul Rudd. Isso mesmo, o Homem Formiga já foi adolescente (as if, ele tinha 26 anos quando fez esse filme).
2ª POSIÇÃO - SEGUNDAS INTENÇÕES (1999)
Os adolescentes malvados dominaram a década seguinte usando o sexo como arma. Não me lembro de nenhum filme memorável, a maioria foi direto pro vhs/dvd. E "Segundas intenções" foi a mãe de todos eles. Temos Sarah Michelle Geller fugindo do papel de boazinha, o galã Ryan Phillippe saindo da piscina, beijo lésbico, sons de homossexo e Reese novamente. Versão teen e atual do livro "As ligações perigosas" (1782), veja também o filme de 1988 (com Glenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeiffer. O Keanu Reeves tá horrível mas não estraga o filme).
1ª POSIÇÃO - 10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ (1999)
Baseado numa peça de Shakespeare ("a megera domada", ignore a versão com a Elizabeth Taylor), o filme tem vários easter eggs relacionados ao escritor. Cameron (Joseph Gordon Levitt) quer sair com Bianca, mas o pai dela diz que a filha só poderá sair se a irmã Kat (Julia Stiles) também tiver um par. E Kat não quer namorar ninguém. Então Cameron contrata Patrick Verona (Heath Ledger) para conquistar Kat. Tem humor, romance e drama, virou cult (e seriado de tv alguns anos depois. Durou apenas uma temporada) e criou um estilo que foi muito copiado na década seguinte.
VEJA TAMBÉM
Minha mãe é uma sereia (1990)
American pie (1999)
Operação cupido (1998)
Mentes perigosas (1995)
Romeu + Julieta (1996)
Bill e Ted, dois loucos no tempo (1991)
The Wonders (1996)
Eu sei o que vocês fizeram no verão passado (1997)
Gênio indomável (1997)
Para sempre Cinderella (1998)
Simples como amar (1999)
Garota, interrompida (1999)
Regras da vida (1999)
Gilbert Grape, aprendiz de sonhador (1993)
Na próxima postagem: líderes de torcida, troca de corpos e fantasia de coelho.
E esperando agora por Meninas Malvadas hahahahah
ResponderExcluirFantasia de coelho? Matei a charada!
ResponderExcluir'As Patricinhas...' marcou muito a geração "Sessão da Tarde" e, de fato, me apaixonei pelo Paul Rudd! A menção ao Paul me lembrou de outro que também me apaixonei mais ou menos na mesma época, Chris Evans em 'Not another Teen Movie' (2001). Na época, os dois tinham o mesmo biotipo (hoje, devido ao Cap, o Chris está frequentemente loiro) e, por causa deles dois, eu, que estava bem no meio da adolescência, surtava sempre que via algum rapaz de cabelos escuros e olhos claros!
Ainda hoje, com mais de 30, continuo achando os dois muuuuito atraentes!
Melhor década! "Segundas Intenções" é meu preferido da lista. Sexy, sofisticado e engraçado! Marcou minha adolescência.
ResponderExcluir