8.3.20

TOP 10 - QUATRO DÉCADAS DE TEEN MOVIES

PARTE 1 - ANOS 80

10ª POSIÇÃO - O PRIMEIRO ANO DO RESTO DE NOSSAS VIDAS (1985)
Um filme que lançou muitos atores, hoje, conhecidos, de Demi Moore a Rob Lowe e Emilio Estevez. Temos sete amigos inseparáveis, mas depois da formatura tudo mudou, agora eles precisam lidar com problemas de adultos. Gravidez, carreira, casamento ... alguns vão perdendo o contato. É um filme apaixonante.


9ª POSIÇÃO - VIDAS SEM RUMO (1983)
Clássico do diretor Francis Ford Coppola, esse filme também lançou muitos atores ao estrelato. Patrick Swayze, Matt Dillon, Ralph Macchio, Tom Cruise aparece num papel pequeno. Swayze, Rob Lowe e C. Thomas Howell são três irmãos. É um filme sobre gangues, garotos pobres vs garotos riquinhos. Não é um filme muito marcante, mas, os rapazes estão sempre tirando a camisa, então ...


8ª POSIÇÃO - DIRTY DANCING (1987)
Ah, filmão. Fez o mundo se apaixonar pelo Patrick. Aquele momento em que o Johnny levanta a Baby no alto, não tente fazer aquilo em casa (é sério). Um tremendo sucesso de bilheteria e vencedor do Oscar de melhor canção original.


7ª POSIÇÃO - FOOTLOOSE (1984)
Os adolescentes da cidade são proibidos de dançar. Mas no final, no baile, todos arrasam na pista, como se fossem profissionais. Não faz sentido, mas a gente nem liga, o filme é pura diversão. É só tocar Loggins que eu piro, mas só faço isso quando estou sozinho em casa (tipo ''Negócio arriscado'').


6ª POSIÇÃO - DE VOLTA PARA O FUTURO (1985)
É filme teen sim. Tem adolescentes, uma escola ... um dos garotos veio do futuro, tem problema? É impossível não amar esse filme. Começou a rolar uns boatos há alguns dias, mas, tô tranquilo. O diretor Robert Zemeckis disse uma vez: ''Esse filme não vai ganhar um remake enquanto eu estiver vivo''. Legal.


5ª POSIÇÃO - OS GOONIES (1985)
Outro clássico de 1985 (Keanu). Com uma pitada de Indiana Jones. Nunca teve uma continuação, os remakes e os reboots ficam só na promessa, o filme segue imbatível.


4ª POSIÇÃO - GATINHAS E GATÕES (1984)
Puro anos 80, criou um gênero, um estilo, transformou Molly Ringwald numa estrela. Primeiro filme do John Hughes, o diretor iria dominar a década com filmes adolescentes e seria copiado até a exaustão.


3ª POSIÇÃO - CURTINDO A VIDA ADOIDADO (1986)
Hughes novamente, seu quarto filme, entrou para a história. Atualmente existe uma turnê pela cidade de Chicago que leva você até todos os pontos mostrados no filme. Nos últimos anos surgiu essa teoria maluca (tipo ''Clube da luta'') de que o Ferris é um produto da imaginação do Cameron. O pobre rapaz deixou uma ponta solta no filme (merecia uma continuação, na época, agora não). O ano era 1986 e o filme obrigava a gente a ficar de olho na tela até o final dos créditos.


2ª POSIÇÃO - CONTA COMIGO (1986)
Baseado num conto de Stephen King, é um filme para rir e para chorar. Tem uma ponta solta no final, e isso não compromete o filme. Os quatro garotos carregam o filme sozinhos, nas partes cômicas e arrasando nas partes dramáticas.


1ª POSIÇÃO - CLUBE DOS CINCO (1985)
Melhor filme teen da década, o segundo longa metragem do diretor John Hughes. Em comparação com o filme anterior, esse aqui é bem mais maduro, explora os dramas dos personagens, suas relações com seus pais, diálogos afiados e verdadeiros. Eu gosto tanto desse filme, sou uma daquelas pessoas que levanta o punho quando ouve Simple Minds ...


VEJA TAMBÉM
Porky's (1982)
Loverboy, garoto de programa (1989)
Picardias estudantis (1982)
Os garotos perdidos (1987)
Uma noite de aventuras (1987)
Digam o que quiserem (1989)
Namorada de aluguel (1987)
Te pego lá fora (1987)
Admiradora secreta (1985)
Negócio arriscado (1983)
Peggy Sue, seu passado a espera (1986)
Atração mortal (1989)

Na próxima postagem: Sarah Michelle Geller, Drew Barrymore, Alicia Silverstone e 4 bruxas.

3 comentários:

  1. Meu filme preferido "clube dos cinco" 🥰🥰🥰
    E esperando ansiosamente por Segundas intenções na próxima lista 😈

    ResponderExcluir
  2. eu lembro que em porkys rolava umas bundinhas...

    ResponderExcluir
  3. E imaginar o nivel de decadência e futilidade que esse tipo de filme vai virar é triste.
    Ps. Estou falando dos filmes teen é não dos citados.

    ResponderExcluir