FRAMBOESA DE OURO 2020


PIOR FILME

Cats
Godzilla: Rei dos Monstros
Hellboy
Rambo: Até o Fim
The Fanatic
Um Funeral em Família
Vidro

PIOR ATOR

David Harbour (Hellboy)
Gerard Butler (Invasão ao Serviço Secreto)
James Franco (Zeroville)
James McAvoy (Vidro)
John Travolta (The Fanatic)
Matthew Mcconaughey (Calmaria)
Sylvester Stallone (Rambo: Até o Fim)
Tyler Perry (Um Funeral em Família)



PIOR ATRIZ

Anne Hathaway (As Trapaceiras e Calmaria)
Demi Moore (Corporate Animals)
Hilary Duff (The Haunting of Sharon Tate)
Megan Fox (Zeroville)
Milla Jovovich (Hellboy)
Rebel Wilson (As Trapaceiras)



PIOR ATOR COADJUVANTE

Bruce Willis (Vidro)
Charles Dance (Godzilla: Rei dos Mosntros)
James Corden (Cats)
Kyle Chandler (Godzilla: Rei dos Mosntros)
Michael Madsen (Trading Paint)
Oscar Jaenada (Rambo: Até o Fim)
Sergio Peris-Mencheta (Rambo: Até o Fim)
Seth Rogen (Zeroville)
Tyler Perry (Um Funeral em Família)

PIOR ATRIZ COADJUVANTE

Cassie Davis (Um Funeral em Família)
Fenessa Pineda (Rambo: Até o Fim)
Jessica Chastain (X-Men: Fênix Negra)
Judi Dench (Cats)
Lydia Hearst (The Haunting of the Sharon Tate)
Patrice (Um Funeral em Família)
Rebel Wilson (Cats)
Sasha Lane (Hellboy)

PIOR DIRETOR

Adrian Grünberg (Rambo: Até o Fim)
Andrea Berloff (Rainhas do Crime)
Daniel Farrands (The Haunting of the Sharon Tate)
Fred Durst (The Fanatic)
James Franco (Zeroville)
M. Night Shyamalan (Vidro)
Michael Doherty (Godzilla: Rei dos Mosntros)
Neil Marshall (Hellboy)
Noah Hawley (Lucy in the Sky)
Tom Hooper (Cats)

PIOR ROTEIRO

Cats
Godzilla: Rei dos Monstros
Hellboy
Lucy in the Sky
O Pintassilgo
Rainhas do Crime
Rambo: Até o Fim
The Haunting of the Sharon Tate
Um Funeral em Família
Vidro

PIOR REMAKE OU SEQUÊNCIA

Godzilla: Rei dos Monstros
Hellboy
Invasão ao Serviço Secreto
Rambo: Até o Fim
Um Funeral em Família
Vidro
X-Men: Fênix Negra

PIOR ELENCO

Calmaria
Cats
Godzilla: Rei dos Monstros
Hellboy
Rambo: Até o Fim
Um Funeral em Família
Zeroville

Netflix - LÚCIFER 1ª temporada


Então tá, eu vi aquele episódio da colônia de nudismo e fiquei um pouco interessado no, cof cof, seriado. LÚCIFER foi cancelado, mas foi salvo pela Netflix, que adquiriu o seriado, e ele ganhou mais um tempinho de vida. Então tá na hora do bom e velho ''o que diabos é isso que todo mundo tá comentando?" do Alessandro. Lúcifer, primeira temporada, 2015.

No princípio, o anjo Lúcifer foi expulso do céu e foi condenado a governar o inferno para sempre ... até que ele decidiu tirar férias ...
Há cinco anos ele vive em Los Angeles, com sua guarda costas, ele é o dono de uma casa noturna chamada Lux. No ep piloto ele cruza o caminho da detetive Chloe Decker. Lucy não consegue entender porque seus poderes não funcionam na moça. Ele fica curioso e começa a segui-la para todo lado. Como Lúcifer tem muitos contatos pela cidade, ela o mantêm por perto. Os dois acabam se tornando parceiros na luta contra o crime, afinal, Lúcifer adora punir pessoas malvadas, é o trabalho dele.
Também pinta um anjo que tá tentando convencer Lucy a voltar para o Inferno, é preciso restaurar a ordem natural das coisas.
Ok. O seriado quer ser sexy, mas se segura bastante. A bissexualidade do personagem não é muito explorada. E as tramas ... caramba. É como rever um seriado dos anos 70 barra 80, é tudo tão simplório. Bem no estilo Scooby Doo. Na maioria das vezes, eu desvendei o mistério antes dos personagens.
Outra coisa chatinha. Lúcifer não esconde quem ele é. Chloe o vê fazendo coisas que ela não consegue explicar. Ela decide acreditar que ele é meio maluco, que ele apenas acredita ser o senhor do Inferno, ela não alimenta essa ''fantasia'' dele, prefere não julgar, mas aceita ter ele por perto, em sua casa, com a filha pequena (?!?).
Na minha opinião. Lucy deveria ter uma identidade secreta. Ou. Poderia provar para Chloe que ele é real. Esse meio termo que o seriado escolheu é irritante demais, fica cansativo rapidinho (e olha que ainda estou na primeira temporada), gera algumas boas piadas mas é só.



Esse lance de Scooby Doo virou uma guilty pleasure pra mim. Porém, minha paciência foi recompensada no ep 09. O lance do Scobby Doo continua, mas os personagens ganharam mais profundidade e as tramas ficaram melhores. Ainda tá longe de ser um CSI com True Blood (ou simplesmente Dexter), entretanto, o último ep (13) conseguiu me fisgar para mais uma temporada. Vamos ver se dá uma melhoradinha ...


25.1.20

PÁGINAS DO PASSADO


Revista SET, ed 134, agosto 1998

Muitas apostas na capa. Christopher Reeve (1954-2004) diz "Daqui a cinco anos vou andar de novo". Sobre o filme "Armageddon", "Será que o público aguenta ver o mundo ser destruído mais uma vez? Entenda por que o cinemão americano vai ter de mudar".
"Garotas selvagens" é um sério candidato ao posto de filme mais sensual do ano. E sobre Ewan McGregor, "beber e tirar a roupa são as especialidades dele". Ok.



Na seção Takes, Madonna estaria em "negociações secretas" com Arnold Schwarzenegger para fazer um, provavelmente, "Vingador do futuro 2". O terceiro Jurassic Park já tem data para estrear, o filme "será algo além de um caça níqueis de luxo?". Steven Spielberg e Tom Cruise estão fazendo alguma coisa juntos. Barbra Streisand e James Brolin se casaram. Bruce e Demi estão se divorciando. Julia Roberts foi esnobada por uma vendedora numa butique em Londres, a moça achou que Julia era uma "modelo qualquer" (clássica sequência de "Uma linda mulher" na vida real).




Uma mini biografia do diretor Fábio Barreto, por Roberto Sadovski, na página 12. Diretor do filme "O quatrilho", que marcou o renascimento do cinema nacional. Fábio sofreu um acidente de carro em 2009 e ficou 10 anos em coma. Faleceu em novembro de 2019. Na página ao lado, Ewan McGregor, 27 anos, espera que sua filha se divirta ao ver o pai como Obi Wan Kenobi no próximo Star Wars.



"Quando eu ficar velho, quero ter um barrigão de cerveja e descansar na varanda", Johnny Depp 35 anos. Na página ao lado, alugue o filme "Esqueceram de mim 3" e exija um cupom na locadora. Responda a pergunta: qual é a cor do carrinho (na foto) e mande uma carta para a Abril vídeo. Assista ao filme e concorra a 1.000 prêmios. Olha ... ah, não vou dizer nada.



E esse filme do seriado "Arquivo X"? Muitos segredos na produção. O roteiro foi impresso num papel especial que era impossível de ser xerocado. Não haviam muitos espiões na internet, mas a Fox tomou muitas providências para evitar vazamentos. No fim das contas, o filme trouxe um quase-beijo entre Mulder e Scully e novas perguntas. E as respostas? A gente queria respostas.




Assim como na capa, a revista detona o filme "Armageddon" no miolo. "Um gênero (de filme) que rendeu milhões para Hollywood mas que começa a mostrar sérios sinais de cansaço". "Dou lucro, logo existo" e "Muito barulho, pouca história". E uma dica, "para quem não é americano, o enjôo é certo". O filme, da Disney, se tornou a maior bilheteria do ano.



Em contra partida, na pag 54, temos "10 coisas que não podem faltar em um filme de ação". A de número 10 é o Bruce Willis. Logo, Armageddon faturou sete pontos. Precisamos mesmo de mulheres em perigo? "Uma personagem feminina, de preferência bonita, é sempre bem vinda".
Parece que a melhor coisa em "Garotas selvagens" é a cena de sexo entre Neve Campbell e Denise Richards.



Muitos lançamentos em vídeo mas ... que negócio é esse de dar 4 estrelas para "Será que ele é?" (???). Abre aspas temático fecha aspas bem homo-ofensivo, homossexuais condenaram o filme em 1997. É um filme "gay" para divertir heterossexuais.
A Columbia TriStar lançou seus primeiros filmes em dvd, tem "Questão de honra", "Jovens bruxas" e "O pentelho".

23.1.20

UM LUGAR SILENCIOSO NA JANELA


Nunca tive privacidade na casa da frente. Achei que teria alguma na casa dos fundos quando me mudei. E até tive, antes do casamento.
Agora meu pai quer saber o que aqueles dois homens andam fazendo naquela casa. Ele quer um motivo para começar uma discussão, ou, ele tem tesão pela coisa, prefiro não saber.
Começou pela minha mãe, preocupada com o Anselmo, ele não pode se atrasar para o trabalho. Ela vai até a janela do quarto e pergunta se estamos acordados. Sim, estamos, muito acordados, estamos até fazendo sexo.

Fato: fazemos sexo pela manhã.
Fato: às vezes o Anselmo se atrasa.
Fato: em noites quentes a janela fica aberta.
Fato: a janela é alta demais para a minha mãe, mas ela tem ouvidos e ...
Fato: a gente não costuma fazer sexo em silêncio.

Não demorou muito para a janela se tornar passagem obrigatória do meu pai entre as casas. Ele observa o Anselmo jogando vídeo game (de cuecas), ele tenta puxar papo. Ele passou pela janela uma noite e disse ''bom dia'', apesar de ser noite. Ele só queria revelar sua presença ali, na certa se cansou de nos ver deitados na cama vendo tv, e eu tava com a cabeça no ombro do Anselmo. Levamos um susto e eu fechei a janela na cara dele no mesmo minuto. Mas ele ainda precisava saber o que a gente tava vendo na tv, alguma coisa gay? Então impediu o fechamento da janela. Ele queria puxar briga, queria dar bronca. Mas não viu nada de mais na tela e foi embora.

Um dia ele resolveu acordar cedo e foi até a janela. Tava fechada. Mas eu não me segurei muito na hora do orgasmo. Mais tarde, na cozinha, ele quis saber, que gemido foi aquele. Eu ignoro sua presença e ele fica quieto. Ele tá morrendo de vontade de dizer algo como "Não quero esse tipo de coisa na minha casa''.

Agora temos um esquema.

Janela fechada pela manhã.
Cabeças enfiadas no meio dos travesseiros.
Mas, vez ou outra, durante o sexo, eu olho para a janela, logo acima de nós, e tento ouvir passos lá fora. Mudar a cama de lugar? O Selmo não topa. A tv pode acabar pegando sol e ela bloquearia boa parte da janela, vamos sufocar aqui.

Domingo é o nosso melhor dia. Meus pais pegam o carro e vão para a igreja, rezar pelas nossas almas pecadoras, ou seja, perda de tempo. A gente já começa a se agarrar na cama quando ouvimos o carro saindo pela manhã e o portão fechando. Aí sim, porra. Me amarra na cadeira da cozinha, quebra o meu trono, corta o meu cabelo e dos meus lábios arranca uma aleluia.

FUCK YEAH, FLASHBACK

CHRIS EVANS
 


CELULAR, UM GRITO DE SOCORRO (2004)
 

Hbo go - WATCHMEN


Continuação direta das HQs, cheio de easter eggs, um prato cheio para os fãs. E tá fazendo sucesso (??). Não consigo imaginar como os leigos estão reagindo ... ok, consigo sim. Meu namorado abandonou o seriado logo no primeiro ep, depois de trinta minutos. Não deve ser fácil se situar nesse 2019 alternativo que surgiu daquele 1985 alternativo das HQs. O mundo tá bem diferente. 
O seriado precisa falar sobre o passado, resumir alguns eventos, preencher o espaço de tempo entre 1985 e 2019. É muita informação. O dr Manhattan está em Marte, Ozymandias está num lugar secreto, Espectral agora trabalha para o FBI. Mas o seriado se concentra em novos personagens, a policial Angela Abar está tentando encontrar um grupo terrorista chamado Sétima Cavalaria, uma nova versão da KKK, que anda matando a população afro americana com máscaras de Rorschach. Os personagens clássicos não aparecem tão cedo, entretanto, a série tem todo o jeitão da HQ, o mesmo clima, o mesmo humor. 
O seriado não costuma visitar muito o ano de 1985, quando a lula gigante apareceu em NY (para maiores detalhes recomendo a HQ, mas não empresto a minha), ele visita mais a época dos Homens-Minuto (final dos anos 1930) porque existe uma ligação com o presente. O ep seis é praticamente um filme dentro da série.
Momento CHP, a gente tem que falar sobre os homens pelados, rola até homossexo. Adorei o senador bonitão, com pouca roupa, lá no final. O seriado funciona como um desfecho para a HQ, não deixa muitas pontas soltas, se não vai ter outra temporada tá tudo bem.



É RAPIDINHO


BILHETERIAS

''DOLITTLE''
É A PRIMEIRA BOMBA DO ANO


NETFLIX

''THE WITCHER''
VAI GANHAR UM 
ANIME

FÃS ESTÃO IMPLORANDO POR MAIS UMA
 TEMPORADA DE
''ANNE WITH AN E''
MAS A NETFLIX
TÁ IGNORANDO TODO MUNDO


21 ANIMAÇÕES DOS ESTÚDIOS
GHIBLI
VÃO ESTREAR NA NETFLIX
NOS PRÓXIMOS 3 MESES
SEGUE A LISTA

FEVEREIRO:

O CASTELO NO CÉU
MEU AMIGO TOTORO
O SERVIÇO DE ENTREGAS DA KIKI
MEMÓRIAS DE ONTEM
PORCO ROSSO
CONTOS DE TERRAMAR
EU POSSO OUVIR O OCEANO


MARÇO:

O CONTO DA PRINCESA KAGUYA
O REINO DOS GATOS
PRINCESA MONONOKE
NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO
MEUS VIZINHOS, OS YAMADAS
A VIAGEM DE CHIHIRO
O MUNDO DOS PEQUENINOS


ABRIL:

SUSSURROS DO CORAÇÃO
O CASTELO ANIMADO
PONYO
POM POKO, A GRANDE BATALHA DOS GUAXININS
VIDAS AO VENTO
AS MEMÓRIAS DE MARNIE
DA COLINA KOKURIKO
 (eu já tenho a maioria desses filmes em dvd br)
(pra mim, os streamings só estão valendo pelo conteúdo original)


STAR WARS

A DISNEY QUER
TAIKA WAITITI
NA DIREÇÃO DE UM
NOVO FILME


HBO

PARECE QUE 
''WATCHMEN''
NÃO VAI TER UMA SEGUNDA 
TEMPORADA


O FIM DA RAPOSA

A DISNEY RETIROU O NOME
''FOX'' DOS ESTÚDIOS
DA 20th CENTURY
E DA
SEARCHLIGHT


BAD BOYS

A SONY
 TÁ QUERENDO UM 
QUARTO FILME


BIOGRAFIA

O CANTOR STING NÃO
QUER UM FILME
POR ENQUANTO


DC

''LIGA DA JUSTIÇA SOMBRIA''
VAI GANHAR FILME
E SERIADOS DE TV


MATRIX 4

HUGO WEAVING
NÃO VOLTA
COMO AGENTE SMITH


A PEQUENA SEREIA

MEGAN FOX E
IDRIS ELBA
PODEM APARECER NO
LIVE ACTION


SEQUÊNCIA

''A LENDA DO TESOURO PERDIDO 3''
ESTÁ A CAMINHO

A WARNER QUER FAZER UM
''COMO CÃES E GATOS 3''


SIMPSONS

HANK AZARIA
DISSE QUE NÃO VAI MAIS FAZER A VOZ DO 
APU
HOJE O PERSONAGEM É VISTO
COMO UM ESTEREOTIPO OFENSIVO

ESPERO QUE NÃO SEJA RETIRADO DA SÉRIE

20.1.20

netflix - SEX EDUCATION 2ª temporada


A segunda temporada conseguiu superar a primeira. Temos novos personagens e vários coadjuvantes ganharam mais espaço e profundidade. Otis está viciado em masturbação, Eric vai arrumar um namorado, a mãe de Maeve aparece buscando a ajuda da filha e Adam retorna da escola militar, mas passa boa parte da temporada como um zumbi. A mãe de Otis (Gillian Anderson tá muito engraçada) começa a trabalhar na escola como conselheira sexual, sem saber que seu filho está fazendo a mesma coisa por dinheiro.
Temos personagens descobrindo sua bissexualidade, pansexualidade ... o sétimo episódio foi o meu favorito. No último ep os alunos montam um musical, eu adorei, gostaria de ver na íntegra. No final, a comédia abre espaço para o drama e para o romance.



19.1.20

O MELHOR E O PIOR DAS VERSÕES ESTENDIDAS

1- ALIENS, O RESGATE (+16min)
Depois disso, nunca mais vi a edição de cinema. O filme começa mostrando a menina Newt perdendo os pais. Depois ficamos sabendo a respeito da filha de Ripley. Essas sequências reforçam os laços que as duas personagens desenvolvem ao longo do filme e não comprometem o ritmo da trama.


2- O EXORCISTA (+11min)
Vi essa versão num cinema lotado em 2000. O filme ainda atrai um bom público por aqui. Vemos uma introdução bem mais longa, mostrando o primeiro encontro do padre com o demônio Pazuzu. Vemos a mãe de Regan levando a menina à vários hospitais diferentes e a desconcertante sequência de Regan descendo a escada, frio na espinha.



3- A TRILOGIA DO ANEL (+123min)
De novo: nunca mais vi a edição de cinema depois disso. São 30 minutos a mais em ''A sociedade do anel'', 44 minutos a mais em ''As duas torres'', e obrigatórios 49 minutos a mais em ''O retorno do rei''. Sacanagem os dvds terem demorado uma eternidade para chegar ao Brasil, muita gente não aguentou e comprou os importados absurdamente caros.

 

4- O SEGREDO DO ABISMO (+31min)
De novo, blá blá blá, e puxando o saco do James Cameron novamente. A edição especial parece um final alternativo. Os aliens salvam o Ed Harris no final, mas antes disso, eles mudam de ideia a respeito do plano de destruir a raça humana. Na edição de cinema, esse plano, e as ondas gigantes, não existem.

 

5- APOCALIPSE NOW REDUX (+49min)
Meu filme de guerra favorito. Nem me lembro mais da versão de cinema que vi em vhs (153min), agora só vejo a versão Redux em dvd (202min). Existe uma versão pirata na internet chamada ''Preliminar'', com 289 minutos, unindo cenas deletadas que foram sendo reveladas aos poucos pelo diretor.



FUNDO DO POÇO:

''Vingadores Ultimato'' voltou aos cinemas com cenas adicionais e efeitos especiais inacabados. O filme estaria nesta lista se tivesse estreado por aqui. Eu não o vi. Só sei que gastei um bom dinheiro com o dvd de ''X-MEN 1.5'', um lançamento bem parecido.
No dvd do filme original haviam cenas deletadas nos extras. No dvd do ''1.5'' essas cenas deletadas foram incorporadas ao filme de uma maneira muito brusca. Elas não receberam acabamento e prejudicam a trama porque, algumas, são sequências alternativas. É como se você estivesse vendo o filme original, aí você dá pausa, entra nos extras, vê uma cena deletada e depois volta pro filme. Queria meu dinheiro de volta ...
 

20 FILMES, 20 ANOS, EM 2020

O TIGRE E O DRAGÃO
Ang Lee conquistou Hollywood e o mundo com incríveis sequências de luta anti gravitacionais. O filme reinou no Oscar e gerou clones nos anos seguintes. O filme é de 2000, mas só chegou ao Brasil em 2001.


MAR EM FÚRIA
Esse filme também passou pelo Oscar (som e efeitos). No meio de tanta água digital, está uma história real, então, cuidado com o final.


MISSÃO IMPOSSÍVEL 2
Uma das maiores bilheterias do ano. John Woo pegou o filme de Brian de Palma e o turbinou ao extremo. Mudou a cara do cinema de ação.


AS PANTERAS
Sem armas de fogo? O filme não lembra muito o seriado, mas é bem divertido. E tem o efeito McG nas lutas, clonado por outros filmes nos anos seguintes.

BILLY ELLIOT
Virou cult, virou até musical. Pena que o Oscar não lhe deu muita atenção. Mas conseguiu o Globo de ouro de melhor filme (drama) e apresentou Jamie Bell ao mundo.


QUASE FAMOSOS
Super cult, delicioso, ah, as canções... parece uma biografia de verdade, a banda Stillwater se tornou uma das melhores bandas (fictícias) da história do cinema e Cameron Crowe levou o Oscar pelo roteiro original.
 

X-MEN O FILME
Foi uma estreia bem simplória, acho que a Fox não botava muita fé no filme, uma aventura bem rasa. Mas o Wolverine conquistou todo mundo. Não curti os uniformes ...


RÉQUIEM PARA UM SONHO
Filmão do Darren Aronofsky, mas é preciso estômago. Pessoas boas tomam decisões erradas e se dão muito, muito, muito mal. Coitada da Jennifer Connelly, o filme pode acabar com o seu dia.


DANÇANDO NO ESCURO
E esse filme do Lars von Trier pode acabar com a sua semana. O que acontece com a personagem da Björk é imperdoável. E por falar em Björk, tô procurando há tempos uma camisa com a capa do disco ''Debut'', mas eu quero uma branca ...

MEU VIZINHO MAFIOSO
Essa comédia foi um sucesso de bilheteria. Um dentista (Matthew Perry) descobre que seu novo vizinho (Bruce Willis) é um criminoso procurado. Sua insuportável esposa (Rosanna Arquette) lhe dará o tão sonhado divórcio se o cara denunciar o vizinho. Mas todo mundo no filme tem um plano B. Saudades do Michael Clarke Duncan, fazia uma boa dupla com o Bruce.


TODO MUNDO EM PÂNICO
Outra comédia de sucesso no ano 2000. Gerou continuações e clones, vários clones horríveis. A gente até consegue dar um desconto para o segundo filme, mas o primeiro continua sendo o melhor dos piores.


TITAN A.E.
É uma pena o filme ter fracassado nas telonas, a Fox chegou a fechar seu departamento de animação depois disso. O filme saiu caro, precisava de uma baita bilheteria para evitar o preju. Mas virou cult. E agora está nas mãos da Disney. Que tal um live action?


A FUGA DAS GALINHAS
É stop motion, mas não é da Laika, é da Dreamworks. Versão galinácea de ''Fugindo do inferno'' (1963). Uma continuação já foi prometida, mas ainda não existe uma data.


A NOVA ONDA DO IMPERADOR
Depois de Tarzan, a Disney resolveu fazer um filme que mais parece um daqueles longas ''direto pro dvd''. Mas não era para ser assim, no começo haviam canções, tinha jeitão de filme mesmo. Mas a produção reduziu tudo por alguma razão. O que sobrou foi uma ótima comédia. Mesmo com dubladores artistas, a dublagem br ficou legal.


CHOCOLATE
A MIramax tava reinando no Oscar naquela época. Pena que, depois de cinco indicações, o filme saiu de mãos vazias. E eu gosto muito mais de ''Chocolate'' do que de ''Shakespeare apaixonado'', outro filme da Miramax, que levou 7 Oscars anos antes, incluindo melhor filme.


CORPO FECHADO
Tem Shyamalan e Bruce Willis, mas não é ''O sexto sentido'', nem sequer é um filme de terror (estúpido título br. O trailer também engana). Muita gente foi ver o tal do terror e encontrou um filme sobre super heróis. Precisou ser redescoberto em dvd e virou cult. A história terminou em ''Vidro'' (2019) e foi decepcionante.


PREMONIÇÃO
Era para ser um episódio do seriado ''Arquivo X'' e acabou virando um filme muito legal e original. Como era moda na época imitar ''Pânico'', o filme foi protagonizado por ''adolescentes''. Teve várias continuações mas, no geral, todas tinham a mesma trama.

PSICOPATA AMERICANO
Outro cult na lista. Até hoje os fãs debatem o final do filme. Christian Bale esbanja gostosura na tela.
 

ECLIPSE MORTAL
Clássicão, original, virou cult, transformou Vin Diesel num astro. As continuações, e o prequel, são exageradas e dispensáveis. O primeiro filme é simples e charmoso.



GLADIADOR
Trouxe de volta os épicos e foi o campeão no Oscar. Último filme de Oliver Reed, que morreu durante as filmagens e teve que ser recriado digitalmente, uma novidade para a época (antes disso, a gente tinha apenas o Bruce Lee feito de papelão ...).