ARLEQUINA em AVES DE RAPINA
ANATOMIA DE DOIS POSTERS ANIMADOS
Filme nacional, já sei que vou perder alguns diálogos no cinema.
Ah, poderia ser stop motion, poderia ser do Tim Burton ...
em cartaz - DUMBO
Há alguns anos, Tim Burton disse que faria uma versão em live action de Malévola. Isso foi bem antes dessa moda de live actions da Disney. Eu vibrei com isso, mas o projeto não vingou. Aí quando anunciaram o ''Dumbo de Tim Burton'' eu achei isso meio esquisito. Parecia ser uma estranha combinação. E agora ... rapaz, primeira grande surpresa do ano. O melhor live action da Disney até o momento, fodam-se os críticos, o filme é um Tim Burton clássico, até o Danny Elfman dá uma de ''Edward mãos de tesoura'' na trilha. Foi um filme mágico, melhor que a animação de 1941.
PENA DE MIM
No circo do Danny DeVito, onde trabalha o Colin Farrell e seus dois filhos, a senhora Jumbo ganha um filhote com orelhas enormes. O bichinho vira motivo de riso, é chamado de aberração. Sua mãe tenta defendê-lo e acaba sendo trancafiada. As crianças descobrem que o elefantinho pode voar e blá blá blá. Ok, é o filme de 1941. Mas sem os corvos racistas, sem o ratinho (ele tá no filme mas não faz nada), sem números musicais (pena) e sem a sequência do pileque (o filme faz uma bela homenagem a ela). E o filme se estica para além da animação. Dumbo fica famoso e vai trabalhar no parque tipo Disney World do Michael Keaton, esperando um dia rever sua mamãe. Tem magia Disney, tem um final encantador, leve um lencinho, é para toda a família.
FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2019
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 1h 52min
DIRETOR: Tim Burton
ELENCO: Colin Farrell, Michael Keaton, Danny DeVito, Eva Green, Nico Parker e Finley Hobbins.
ESTREIA BR: 28 de março
TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2019
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 1h 52min
DIRETOR: Tim Burton
ELENCO: Colin Farrell, Michael Keaton, Danny DeVito, Eva Green, Nico Parker e Finley Hobbins.
ESTREIA BR: 28 de março
28.3.19
CHP CLASSIC
Francis Ford Coppola tinha apenas 22 anos quando dirigiu DEMÊNCIA 13 em 1963. O filme foi rodado em nove dias e o diretor se casou com a moça responsável pelo departamento de arte. Ele também escreveu a trama, naquela época ele adorava fazer filmes de terror. O "13" do título não significa nada. Já existia um filme chamado "Demência", por isso o diretor teve que alterar o título de sua obra.
Na trama, a ambiciosa Louise está louca para colocar as mãos na fortuna da sogra. E a velha quer doar tudo para a caridade. Quando o marido de Louise sofre um ataque cardíaco, ela se livra do corpo, começa a fingir que o marido ainda está vivo, conta para todos que ele teve que ir para NY às pressas. No castelo da família, na Irlanda, ela tenta enlouquecer a sogra para que ela mude o testamento. Mas seus cunhados também guardam segredos, e de repente começa uma matança.
Lá fora o filme ganhou uma versão colorida em dvd. O dvd br veio com a versão original em P&B, mas sem nenhuma restauração. O filme ganhou um remake em 2017 que já caiu no esquecimento.
DIGA "SIM" ÀS DROGAS
Eu 2016 eu estava perguntando aqui mesmo, por onde anda esse filme? Bem, agora ele está na Netflix, e sua segunda parte também. ATAQUE DOS TITÃS (2015) é um filme japonês baseado num famoso mangá (que eu tô colecionando desde o início), e já virou um famoso anime. Mas deixou a desejar como live action, foi um fracasso no Japão.
Normalmente, quando um mangá vira anime, eles não mudam muita coisa. Dá para acompanhar Death Note com o mangá aberto no colo (eu já fiz isso), por exemplo. Mas no caso deste filme, muita coisa foi alterada, isso deve ter irritado os fãs no Japão.
Os efeitos especiais são legais. Tem muita violência, muito sangue. A trama se passa no mesmo mundo do mangá só que conta uma história diferente usando os personagens Eren, Mikasa e Armin. Um titã colossal quebra o muro e vários titãs menores entram na cidade para devorar os humanos. A missão dos personagens é tapar o buraco, outros querem derrubar o governo corrupto.
O segundo filme, também de 2015, traz respostas, conta a origem de tudo. Mas não tem nada de sobrenatural na história. É completamente diferente do mangá. E esse filme deu origem a um seriado de tv, no mesmo ano, que teve apenas 3 episódios. Eu sei que seria muito complicado, ou impossível, expremer toda a mitologia do mangá em apenas dois filmes, mas, caramba, essa nova trama não foi nada original.
dvd - INVASÃO SCI FI ATAQUES
Eita, outro box prometido há meses, finalmente pintou nas lojas. Lançado pela mesma "turma" da coleção "Sessão anos 80", o box traz quatro cards com os posters originais e extras nos dois discos.
O disco 1 vem com o filme TARÂNTULA! de 1955, apareceu aqui no blog faz um tempinho. Numa pequena cidade americana, cercada por um deserto, vive um cientista que quer acabar com a fome no mundo criando animais gigantes. O coelho gigante a gente entende, mas pra quê uma aranha gigante? O bicho foge do laboratório após um incêndio e começa a crescer sem parar. Durante boa parte do filme, a gente só acompanha os atores. A aranha surge para valer nos minutos finais. A restauração do filme deu uma melhorada nos efeitos especiais.
O ESCORPIÃO NEGRO de 1957 não esconde o bichão, ele aparece bastante. Terremotos assolam o México quando um vulcão entra em erupção. Das profundezas da terra surgem escorpiões enormes. O maior de todos acaba atacando a Cidade do México.
No disco 2 temos O ATAQUE DA MULHER DE 15 METROS de 1958. Uma ricaça encontra uma nave espacial no meio da estrada e um gigante a bombardeia com radiação. Seu marido, e a amante dele, querem tirar proveito da situação. Se ela morrer, ele fica com todo o dinheiro dela. Mas a radiação a faz crescer. A gente só vê a mulher gigante lá no final, e a restauração do filme acabou revelando os defeitos especiais.
A pérola da coleção é o filme O MONSTRO DO MUNDO PROIBIDO de 1949. Talvez você conheça o remake de 1998, "Poderoso Joe", com Charlize Theron e Bill Paxton. Na trama temos uma moça que mora na África com seu gorila de estimação, chamado Joe. Eles são descobertos por um cara que quer abrir um cassino em Hollywood. A mocinha e o gorila se tornam um sucesso imediato, mas nenhum dos dois está feliz longe de casa. Lembra um pouco a história do "primo" King Kong, mas é puxado para a comédia.
Ray Harryhausen, o mago do stop motion, é o assunto dos cinco extras do pacote. A animação do gorila Joe foi seu primeiro trabalho. Nos extras ele revela os bastidores do filme e as técnicas de animação. Ray faleceu em 2013.
26.3.19
TOP 10
OUTROS DEZ MOMENTOS QUE QUASE ARRUINARAM UM FILME
(pode conter spoilers)
Seis indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e ator para Bradley Cooper. Mas o filme só se tornou memorável por conta do bebê de plástico. Virou meme, ganhou paródia. Por que não usaram um bebê de verdade? Qual a dificuldade?
INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL
Já começou com o cara se safando de uma explosão nuclear dentro de uma geladeira. Isso era um forte indício de que o restante do filme seria uma bomba e a gente nem sabia disso ainda.
HOMEM ARANHA 3
Olha só, Tom Hardy. É isso que realmente acontece quando um parasita alienígena toma conta do seu corpo.
BATMAN VS SUPERMAN
Sim, o momento Martha. Ninguém perdoa, ninguém nunca vai perdoar aquilo.
O HOMEM DE AÇO
Sups de novo. Pouca gente sabe, mas o herói já matou o Zod, e seus capangas, numa antiga HQ. Depois disso, ele passou décadas encarnando o escoteiro azul todo certinho. Por isso, o povo condenou a morte de Zod no filme de 2013. O Sups poderia ter jogado o cara na zona fantasma ou sei lá, mas é Zack Snyder, você sabe.
FRANQUIA STAR WARS
É incrível, aquele ''Noooooooo'' do Vader em ''A vingança dos Sith'' estragou o final do filme, ninguém curtiu. E mesmo assim, George Lucas resolveu colocar o ''Noooooo'' em ''O retorno de Jedi'', quando o filme saiu em blu-ray.
HOMEM DE FERRO 3
Já existia um filme do Thor na época, o mundo da magia não era novidade no universo da Marvel. Então por que o Mandarim foi aquela decepção? Apenas um ator, nada de poderes mágicos, ele não era o verdadeiro vilão do filme. Mas o cara é o arqui inimigo do Homem de Ferro nas HQs, e agora o MCU estragou tudo pra ele.
O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR PARNASSUS
Tira cara de homenagem ao Heath Ledger. Depp, Farrell, Law, todos abriram mão do salário e gravaram as cenas que faltavam. Aí o filme vem todo mágico e belo, cheio de fantasia. E no final descobrimos que o personagem de Ledger não presta, digo, ele era realmente uma pessoa muito ruim. Isso deixou o final bem amargo.
GUERRA DOS MUNDOS
Parece que Spielberg tirou uma folga e deixou um pedaço do filme pro Shyamalan dirigir. Toda aquela sequência com o Tim Robbins, o que foi aquilo? Pra quê serviu aquilo? Atrasou a trama, não deu em nada, foi bem macabro e desnecessário. O filme ficou bem pesado de repente.
JURASSIC WORLD
E aí, no final, o vilão tem uma morte horrenda e todo mundo comemora. Mas espera aí. Não foi o vilão, foi uma pobre moça. Ela foi capturada por um pterossauro que brigou com outros pterossauros pela comida. Caiu na lagoa e foi atacada por eles. Aí veio o mosassauro e nhac. Precisava disso tudo? Ela merecia isso? Personagens inocentes não costumam ter mortes tão horríveis barra bem elaboradas barra demoradas.
blu-ray - ANIMAIS FANTÁSTICOS 2
Tem algo de errado com esse filme, muita gente notou, até a Warner, que pediu desculpas. Se fosse um livro, tudo bem. Como filme, o ritmo tá estranho. O estúdio já quer esquecer esse capítulo, o blu chegou rapidinho (4 meses, coisa da Disney ...) e vem com poucos extras. O steelbook não vem pra cá, nem o blu3D. Mas a versão 4K lançada lá fora deverá ter legendas e dublagem br, vai entender. O filme também não veio com a versão estendida. Você vai ter que acessar o menu e ver as ''cenas excluídas''. Mas que %&$@#.
É RAPIDINHO
CAPITÃ MARVEL
O FILME TÁ CHEGANDO PERTO DE
1 BILHÃO
BILL E TED 3
WILLIAM SADLER
SERÁ A
MORTE
NOVAMENTE
(beleza)
ROCKETMAN
POR CONTA DE UMA CENA DE
HOMOSSEXO
ENTRE TARON EGERTON E RICHARD MADDEN
A CLASSIFICAÇÃO DO FILME
VAI SER ALTERADA
MATUSALÉM
MICHAEL B JORDAN
PEGA O PAPEL QUE FOI OFERECIDO AO
TOM CRUISE TRÊS ANOS ATRÁS
SEU PERSONAGEM TERÁ 400 ANOS
(não é pouco?)
WALKING DEAD
DEZ PERSONAGENS MORRERAM
NUM ÚNICO EPISÓDIO
SUPERNATURAL
A 15ª TEMPORADA
SERÁ A ÚLTIMA
SCOOBY DOO
UMA NOVA ANIMAÇÃO VAI
CHEGAR AOS CINEMAS
COM AS VOZES DE
ZAC EFRON (FRED)
E AMANDA SEYFRIED (DAPHNE)
CONTRATO
A COMPRA DA FOX PELA DISNEY
FOI FINALIZADA
O DEADPOOL CONTINUA O MESMO
OS X-MEN SERÃO REBOOTADOS
VINGADORES ULTIMATO
CONFIRMADO
3 HORAS
TÍTULO
O NOVO
EXTERMINADOR DO FUTURO
VAI SE CHAMAR
''DARK FATE''
MESTRES DO UNIVERSO
NOAH CENTINEO
VAI SER O NOVO
HE-MAN?
NETFLIX
VEM AÍ UM SPIN OFF
DE JURASSIC WORLD???
VAMPIROS
ANGEL
VAI VOLTAR
em cartaz - NÓS
Espero que o diretor Jordan Peele não dê uma de Shyamalan e se sinta na obrigação de fazer apenas filmes de terror e de suspense. Tá certo que, até o momento, ele tá indo bem. "NÓS" tem muito mais terror que "Corra", outra história original escrita por Jordan, com um gostinho de "Além da imaginação". Pena que, alguns momentos, que deveriam ser assustadores, se tornaram cômicos. E o final, com uma reviravolta no estilo "Sexto sentido", foi bem desnecessário.
A família de Lupita Nyong'o vai passar alguns dias numa casa de praia. Ela, o marido e os dois filhos pequenos, pegam a estrada. Mas quando ela era criança, aconteceu algo estranho, assustador e traumatizante, com ela naquela praia. E ela nunca contou isso para ninguém. O terror surge de repente quando uma versão maligna da família aparece tarde da noite. Não tente entender, o filme só vai revelar seus segredos lá no final. E depois disso vem a tal da reviravolta que eu mencionei antes. Parece que ela foi acrescentada ao filme na última hora, porque tá bem forçada, simplesmente não se encaixa facilmente no restante da trama. Para poder curtir o filme é melhor não pensar muito no caso.
FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: us
ANO: 2019
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 1h 56min
DIRETOR: Jordan Peele (corra!)
ELENCO: Lupita Nyong'o, Winston Duke, Elisabeth Moss, Tim Heidecker, Shahadi Wright Joseph e Evan Alex
ESTREIA BR: 21 de março
FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: us
ANO: 2019
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 1h 56min
DIRETOR: Jordan Peele (corra!)
ELENCO: Lupita Nyong'o, Winston Duke, Elisabeth Moss, Tim Heidecker, Shahadi Wright Joseph e Evan Alex
ESTREIA BR: 21 de março