31.1.18

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


Opa, filme catástrofe do Roland Emmerich. Aí você vira o rosto. É verdade que os filmes mais recentes do cara decepcionam bastante; um ID4 fraquinho, um Stonewall que irritou muita gente, mas ''O ataque'' é divertido (e isso porque o filme investiu nos personagens). De 2004 para trás, o diretor sabia como filmar uma catástrofe, matando muita gente, e como dar profundidade aos personagens ao mesmo tempo, que são sempre pessoas comuns (marca do diretor desde o primeiro ID4). Eu adoro O DIA DEPOIS DE AMANHÃ por ser um filme honesto, cheio de momentos legais, com personagens mais realistas, até o mendigo com o cachorro é um cara carismático, a gente passa a se preocupar com os personagens (ao contrário do filme ''2012'', um dos piores momentos do diretor).
O cara pode ter pirado na batatinha com ''2012'', mas foi sincero no filme de 2004. Ele mesmo disse numa entrevista que não havia nada de científico no filme. Uma era glacial começa em 3 dias só para a nossa diversão e ''super células'' atravessam o planeta congelando tudo pelo caminho. O filme tá aí pra isso, divertir. Tem Dennis Quaid e Jake Gyll-o no elenco.


CHP CULT


Se fosse um filme atual, os extras do dvd seriam obrigatórios. Mas UMA BABÁ QUASE PERFEITA (Oscar de melhor maquiagem) foi lançado em 1993, muita coisa legal ficou perdida no chão da sala de edição. O diretor Chris Columbus deu total liberdade para os improvisos do Robin Williams, haviam várias câmeras seguindo o ator porque ninguém sabia o que ele faria a seguir. E muitas piadas improvisadas eram bem pesadas, diziam que o filme tinha uma versão ''livre'', outra de ''13 anos'' e outra para um público de ''17 anos e/ou acima disso''. A versão ''13 anos'' foi aquela lançada nos cinemas. Aqui no Brasil o filme foi um sucesso, eu me lembro de ver o filme todo sentado no chão do cinema porque não encontrei uma poltrona livre. Só não gostei de ver a comédia abandonando o filme lá perto do final.
O filme quase ganhou uma continuação em 2003, que foi adiada para 2007 e depois para 2014, sempre por conta de problemas no roteiro. Mas ganhou um remake indiano em 1997, serve?
 

29.1.18

27.1.18

CAPAS

Acusado de assédio e fora do Oscar
James Franco foi apagado digitalmente da capa da
Vanity Fair
(consegue descobrir onde ficava o cara?)
 

BRASIL NA FITA


O premiado ''A forma da água'' vai estrear no Brasil na semana que vem. No estilo ''a bela e a fera'', o filme traz um romance inter espécies. Há muito tempo, fiz uma postagem sobre moças que se apaixonaram por monstros, mas tem uma novidade aqui. Segundo a sinopse do filme, o bicho do Guillermo del Toro foi capturado na Amazônia, ele é brasileiro. Então resolvi montar uma nova lista:



CINCO BRASILEIROS ESQUISITOS MADE IN USA


COOKIE (ATLANTIS)
Ok, se você já viu o filme com o áudio original já sabe que o cara não é brasileiro coisa nenhuma. Por alguma razão, a dublagem br tentou transformar o velhote num mineiro Mineiro, com um (suspeito) mapa de Minas Gerais tatuado na barriga. E essa não foi a primeira vez que a gente teve que engolir algo do tipo, alguém ainda se lembra do seriado ''Primo cruzado''?


GAROTA TUBARÃO (MARVEL COMICS)
Mais uma mutante brasileira entre os X-men. Iara dos Santos veio de Pernambuco, adora peixe cru e se transforma num ''tubaróide'' sem rasgar a roupinha.

 

MONSTRO DA LAGOA NEGRA
Parente do bicho que aparece no filme do Guillermo del Toro. O monstro de 1954 também vive na Amazônia, desde o devoniano (segundo o filme). É o último de sua espécie e está procurando desesperadamente por uma namorada.



TIAGO (OS SIMPSONS)
Dono de uma escola de samba no Rio onde se ensina a lambada e a rebolada (uma dança que faz a lambada parecer uma ''ciranda de roda''), mas todo mundo lá dentro tá dançando tango. Ok, o episódio todo tá cheio de brasileiros esquisitos.



CARLOS BLANKA (STREET FIGHTER)
O brasileiro mais esquisito que já existiu é também o mais amado pelos brasileiros, e até você tava se perguntando quando ele iria aparecer na lista. No pavoroso filme de 1994, o cara ganhou uma pele verde um cabelo vermelho após uma explosão num laboratório. Nos games, seu nome era Jimmy. Quando seu avião caiu na floresta amazônica, o menino foi criado por lobos (?) e aprendeu a gerar eletricidade através da pele com as enguias (??).
 

em cartaz - MAZE RUNNER, A CURA MORTAL



A história é essa, eu vi o primeiro filme, com atraso, e gostei. Aí eu comprei os livros. Antes do lançamento do segundo filme eu já havia lido todos. Desse modo pude notar que o segundo filme deixou o segundo livro para trás. Surgiu uma trama levemente diferente, de repente os personagens estavam seguindo outro rumo (deixando a trama com cara de ''resident Milla evil''). Ou seja, eu já sabia que o terceiro filme traria coisas novas, tem pouca coisa do terceiro livro ali. E ele chega com meses de atraso por conta do acidente sofrido pelo ator principal em março de 2016.




Na trama, Thomas e seus amigos querem invadir a sede do CRUEL para resgatar Minho. No meio do caminho encontram um ''amigo'' do primeiro filme que voltou dos mortos. Thomas ainda quer matar Ava, Janson e finalmente confrontar a traidora Teresa. Pouca história, muitas cenas de ação, clímax explosivo obrigatório e um final que se arrasta um pouco. A trilogia começou bem mas se perdeu no meio do caminho (uma das razões foi ter nos dado todas as respostas, logo de cara, acabando com o clima de segredos e mentiras). Pelo menos, diferente de outros filhotes de ''Jogos vorazes'', Maze Runner conseguiu ir até o final.


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: maze runner the death cure
ANO: 2018
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 2h 22min
DIRETOR: Wes Ball
ELENCO: Dylan O'Brien, Rosa Salazar, Ki Hong Lee, Kaya Scodelario, Thomas Brodie-Sangster, Dexter Darden, Giancario Esposito, Patricia Clarkson e Aidan Gillen
ESTREIA BR: 25 de janeiro


NA POLTRONA

10min - pegando um trem
30min - última cidade
1 hora - a traidora



23.1.18

OSCAR 2018


A lista dos indicados deste ano lembra bastante o SAG e o Globo de ouro, mas traz algumas curiosidades. Pela quinta vez na história, uma mulher está concorrendo ao prêmio de melhor diretora. E temos também a primeira mulher indicada para melhor fotografia. Christopher Plummer é o ator mais velho a ser indicado ao Oscar, com 88 anos. O terceiro filme do Wolverine disputa o Oscar de melhor roteiro adaptado, a última vez que um filme, adaptado de uma HQ, concorreu nessa categoria foi em 1931. O compositor John Williams recebeu sua 51ª indicação e Meryl Streep a 21ª. Entre os indicados para melhor documentário temos, pela primeira vez, um diretor transgênero.

Gente que ficou de fora da festa: Tom Hanks (the post), Steven Spielberg (the post), Mulher Maravilha, James Franco (apesar de ter levado o Globo de Ouro), Lego Batman o filme, Michelle Williams.

''A forma da água'' lidera com 13 indicações. ''Três anúncios para um crime'' recebeu 7. ''Dunkirk'' 8. ''Corra'' 4. ''Lady Bird'' 5 e ''Trama fantasma'' 6.


Veja a lista completa dos indicados


 Melhor Filme

    Me Chame Pelo Seu Nome
    O Destino de Uma Nação
    Dunkirk
    Corra!
    Lady Bird - É Hora de Voar
    Trama Fantasma
    The Post - A Guerra Secreta
    A Forma da Água
    Três Anúncios Para um Crime


Melhor Direção

    Dunkirk - Christopher Nolan
    Corra! - Jordan Peele
    Lady Bird - É Hora de Voar - Greta Gerwig
    Trama Fantasma - Paul Thomas Anderson
    A Forma da Água - Guillermo del Toro


Melhor Atriz

    Sally Hawkins - A Forma da Água
    Frances McDormand - Três Anúncios Para um Crime
    Margot Robbie - I, Tonya
    Saoirse Ronan - Lady Bird - É Hora de Voar
    Meryl Streep - The Post - A Guerra Secreta


Melhor Ator

    Timotheé Chalamet - Me Chame Pelo Seu Nome
    Daniel Day Lewis - Trama Fantasma
    Daniel Kaluuya - Corra!
    Gary Oldman - O Destino de Uma Nação
    Denzel Washington - Roman J. Israel, Esq.


Melhor Ator Coadjuvante

    Willem Dafoe - Projeto Flórida
    Woody Harrelson - Três Anúncios Para um Crime
    Richard Jenkins - A Forma da Água
    Christopher Plummer - Todo o Dinheiro do Mundo
    Sam Rockwell - Três Anúncios Para um Crime


Melhor Atriz Coadjuvante

    Mary J. Blige - Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi
    Allison Janney - I, Tonya
    Laurie Metcalf - Lady Bird - É Hora de Voar
    Octavia Spencer - A Forma da Água
    Lesley Manville - Trama Fantasma


Melhor Roteiro Original

    Doentes de Amor
    Corra!
    Lady Bird - É Hora de Voar
    A Forma da Água
    Três Anúncios Para um Crime


Melhor Roteiro Adaptado

    Artista do Desastre
    Me Chame Pelo Seu Nome
    Logan
    A Grande Jogada
    Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi


Melhor Animação

    O Poderoso Chefinho
    Viva - A Vida é uma Festa
    O Touro Ferdinando
    Com Amor, Van Gogh
    The Breadwinner


Melhor Documentário em Curta-Metragem

    Edith+Eddie
    Heaven is a Traffic Jam on the 405
    Heroin(e)
    Kayayo: The Living Shopping Baskets
    Knife Skills
    Traffic Stop


Melhor Documentário em Longa-Metragem

    Abacus: Small Enough to Jail
    Faces Places
    Icarus
    Last Men in Aleppo
    Strong Island


Melhor Filme Estrangeiro

    Uma Mulher Fantástica (Chile)
    The Insult (Líbano)
    Loveless (Rússia)
    The Square - A Arte da Discórdia (Suécia)
    On Body and Soul (Hungria)


Melhor Curta-Metragem

    DeKalb Elementary
    The Eleven O’Clock
    My Nephew Emmett
    The Silent Child
    Watu Wote/All of Us


Melhor Curta em Animação

    Dear Basketball - Glen Keane e Kobe Bryant
    Garden Party - Victor Caire e Gabriel Grapperon
    Lou - Dave Mullins e Dana Murray
    Negative Space - Max Porter e Ru Kuwahata
    Revolting Rhymes - Jakob Schuh e Jan Lachauer


Melhor Canção Original

    "Remember Me" - Viva - A Vida é uma Festa - Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez
    "This is Me" - O Rei do Show - Benj Pasek e Justin Paul
    "Mighty River" - Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi - Mary J. Blige, Raphael Saadiq e Taura Stinson
    "Mystery of Love" - Me Chame Pelo Seu Nome - Sufjan Stevens
    "Stand Up for Something" - Marshall - Diane Warren e Lonnie R. Lynn


Melhor Fotografia

    Blade Runner 2049 - Roger Deakins
    O Destino de Uma Nação - Bruno Delbonnel
    Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi - Rachel Morrison
    Dunkirk - Hoyte van Hoytema
    A Forma da Água - Dan Laustsen


Melhor Figurino

    A Bela e a Fera
    O Destino de Uma Nação
    Trama Fantasma
    A Forma da Água
    Victoria e Abdul - o Confidente da Rainha


Melhor Maquiagem e Cabelo

    O Destino de Uma Nação
    Extraordinário
    Victoria e Abdul - o Confidente da Rainha


Melhor Mixagem de Som

    Em Ritmo de Fuga
    Blade Runner 2049
    Dunkirk
    A Forma da Água
    Star Wars - Os Últimos Jedi


Melhor Edição de Som

    Em Ritmo de Fuga
    Blade Runner 2049
    Dunkirk
    A Forma da Água
    Star Wars - Os Últimos Jedi


Melhores Efeitos Visuais

    Blade Runner 2049
    Guardiões da Galáxia Vol.2
    Kong - A Ilha da Caveira
    Star Wars - Os Últimos Jedi
    Planeta dos Macacos - A Guerra


Melhor Design de Produção

    A Bela e a Fera
    Blade Runner 2049
    O Destino de Uma Nação
    Dunkirk
    A Forma da Água


Melhor Montagem

    Em Ritmo de Fuga
    Dunkirk
    I, Tonya
    A Forma da Água
    Três Anúncios Para um Crime


Melhor Trilha Sonora Original

    Dunkirk - Hans Zimmer
    Trama Fantasma - Jonny Greenwood
    A Forma da Água - Alexandre Desplat
    Star Wars - Os Últimos Jedi - John Williams
    Três Anúncios Para um Crime - Carter Burwell


Este ano, a cerimônia do Oscar será exibida no dia 4 de março.

FRAMBOESA DE OURO 2018


Pior filme

Baywatch
Emoji – O Filme
Cinquenta Tons Mais Escuros
A Múmia
Transformers: O Último Cavaleiro


Pior atriz

Katherine Heigl (Paixão Obsessiva)
Dakota Johnson (Cinquenta Tons Mais Escuros)
Jennifer Lawrence (Mãe!)
Tyler Perry (Boo 2! A Madea Halloween)
Emma Watson (O Círculo)


Pior ator

Tom Cruise (A Múmia)
Johnny Depp (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar)
Jamie Dornan (Cinquenta Tons Mais Escuros)
Zac Efron (Baywatch)
Mark Wahlberg (Pai em Dose Dupla 2 e Transformers: O Último Cavaleiro)


Pior ator coadjuvante

Javier Bardem (Mãe! e Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar)
Russell Crowe (A Múmia)
Josh Duhamel (Transformers: O Último Cavaleiro)
Mel Gibson (Pai em Dose Dupla 2)
Anthony Hopkins (Busca Sem Limites e Transformers: O Último Cavaleiro)


Pior atriz coadjuvante

Kim Basinger (Cinquenta Tons Mais Escuros)
Sofia Boutella (A Múmia)
Laura Haddock (Transformers: O Último Cavaleiro)
Goldie Hawn (Viagem das Loucas)
Susan Sarandon (Perfeita É A Mãe 2)


Pior combo

Qualquer combinação de dois personagens, brinquedos sexuais ou posições sexuais
(Cinquenta Tons Mais Escuros)
Qualquer combinação de dois humanos, robôs ou explosões
 (Transformers: O Último Cavaleiro)
Quaisquer dois emojis desagradáveis
 (Emoji – O Filme)
Johnny Depp e seu comportamento bêbado desgastado
 (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar)
Tyler Perry e o vestido velho irritante ou a peruca desgastada
 (Boo 2! A Madea Halloween)


Pior remake, cópia ou spin-off

Baywatch
Boo 2! A Madea Halloween
Cinquenta Tons Mais Escuros
A Múmia
Transformers: O Último Cavaleiro


Pior diretor

Darren Aronofsky (Mãe!)
Michael Bay (Transformers: O Último Cavaleiro)
James Foley (Cinquenta Tons Mais Escuros)
Alex Kurtzman (A Múmia)
Tony Leonidis (Emoji – O Filme)


Pior roteiro

Baywatch
Emoji – O Filme
Cinquenta Tons Mais Escuros
A Múmia
Transformers: O Último Cavaleiro

PAUSA PARA OS NOSSOS ANÚNCIOS


Nos últimos meses, eu e o Anselmo estávamos colecionando os copos ''Rock in Rio'' do Habib's, ainda faltam dois. Mas hoje nos deparamos com uma nova coleção. São sete copos que trazem posters dos clássicos filmes de terror da Universal. Pegamos o ''Monstro da lagoa negra'' (1954) e ''O lobisomem'' (1941). Os outros são ''Drácula'', ''Frankenstein'', ''A múmia'', ''O homem invisível'' e ... ainda não descobri qual é o último filme (''O fantasma da ópera'', talvez). Semana que vem a gente pega mais dois copos 🎬.
 

em cartaz - ME CHAME PELO SEU NOME



Ah, eu acertei, o filme é melhor que o livro. As melhores partes do livro estão no filme, até os melhores diálogos. O livro é narrado pelo garoto, no filme a gente não sabe o que passa pela cabeça dele. E isso é ótimo. No livro o protagonista chega a ser bem irritante, no filme os personagens são bem mais carismáticos. Eu gostei das alterações e as novidades foram bem vindas. O autor do livro não costuma descrever os lugares e raramente menciona a passagem do tempo, isso é um saco. O filme nos mostra a velha Itália e tem uma narrativa melhor, sem pressa. Fez bonito.




 You can't touch this. Stop, Hammer time!


Elio se apaixona por Oliver, se declara e vive um romance de verão. Tá tudo bonitinho. Mas muitos de nós estão interessados na cena de sexo (não minta!). Você sabe, aquela cena incrível que faz os heteroatores dizerem ''foi a coisa mais difícil da minha carreira''. RÁ. Eu me lembrei de um episódio clássico de ''Will & Grace'': os caras deitam na cama e a câmera se move até a janela, ponto, a gente não vê nada. Mas tudo bem, o filme é romântico, vale uma espiada, e o final é diferente do livro (que venha uma parte 2). Será que é o novo ''Brokeback mountain''? (você já está de saco cheio disso?), bem, ainda falta passar pelo Oscar. E eu não acho que o filme tem cheiro de Oscar ...


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: call me by your name
ANO: 2017
PAÍSES: itália, frança, brasil, eua
DURAÇÃO: 2h 12min
DIRETOR: Luca Guadagnino
ELENCO: Armie Hammer, Timothée Chalamet, Michael Stuhlgard e Amira Casar
ESTREIA BR: 18 de janeiro de 2018




18.1.18

POR ONDE ANDA ESSE FILME?


Filme de 1996, feito para a tv, dividido em dois episódios. Descobri que ele tá no tubo, na íntegra mas dublado. Quem conseguiu se lembrar de TITANIC quando ''Titanic'' estreou em 1997? É um filme para a tv, não tem aqueles efeitos especiais mirabolantes do filme de James Cameron. Também não foi feita tanta pesquisa histórica sobre coisas do tipo ''em que horário cada pedaço do navio afundou'' e coisa e tal. O filme de 1996 colocou a história por cima da História, tem vários personagens principais, como uma novela.
Mas tem sim, um carinha pobre que entra no navio, usando uma passagem roubada, e que se apaixona por uma mocinha. O vilão Tim Curry vai tentar capturar o garoto. Catherine Zeta-Jones também está no elenco.
E olha que existe vida pós Titanic by James Cameron. Em 2012 surgiram outras duas mini séries para a tv: ''Titanic'' e ''Titanic, blood and steel''.
 

DÊ UMA CHANCE PARA ...


MERYL STREEP EM 5 PAPÉIS ENGRAÇADOS


FLORENCE, QUEM É ESSA MULHER? (2016)
Filme baseado na história da ''cantora'' Florence Foster Jenkins. A pobre mulher vive doente, o maridão Hugh Grant faz de tudo para mantê-la feliz. Ninguém tem coragem de dizer pra ela que ela canta muito mal, é hilário. E ela ainda quer se apresentar no Carnegie Hall.
Indicada para o Oscar? Sim


RICKI AND THE FLASH (2015)
Meryl abandonou a família para se tornar uma estrela do rock. Mas é obrigada a voltar para casa, a pedido do marido, para dar uma força para sua filha, que está passando por um divórcio.
Indicada para o Oscar? Não


JULIE & JULIA (2009)
Baseado numa história real. Amy Adams decide fazer, em 365 dias, cada uma das receitas do livro de Julia Child e vai documentar essa odisseia em seu blog. Em flashbacks, acompanhamos a carreira de Julia (Meryl), alta, máscula e esquisita.
Indicada para o Oscar? Sim


ELA É O DIABO (1989)
Mary Fisher é uma escritora de sucesso, ela tem tudo. Mas se dá mal quando rouba o marido de uma vingativa mulher. Classicão da sessão da tarde, por onde anda esse filme?
Indicada para o Oscar? Não, mas conseguiu uma indicação para o Globo de Ouro.


A MORTE LHE CAI BEM (1992)
É claro que você já deu uma chance para esse filmão dos anos 1990 (assim como já viu ''o diabo veste Prada'' e ''Mamma mia!"), eu só não queria deixá-lo de fora. Com efeitos especiais revolucionários (vencedores do Oscar), vemos Meryl virando seu pescoço em todas as direções (im)possíveis e sua personagem é muito engraçada.
Indicada para o Oscar? Não, mas passou pelo Globo de Ouro.
 

16.1.18

PRIMEIRA IMPRESSÃO

Paul Rudd e Evangeline Lilly em ''Homem Formiga e Vespa''
(5 de julho)
 

É RAPIDINHO



GUARDIÕES DA GALÁXIA 

O TERCEIRO FILME CHEGA EM
2020


DEADPOOL 2

 O FILME VAI ESTREAR MAIS CEDO
EM MAIO


ARQUIVO X

GILLIAN ANDERSON
DEIXOU O SERIADO
E NÃO VAI APARECER NA 12ª TEMPORADA
(snif)


VAMPIRE CHRONICLES

ENTREVISTA COM O VAMPIRO
VAI VIRAR SERIADO DE TV


REBOOT

AS PANTERAS
COMEÇA A SER FILMADO EM ABRIL

E O FILME DO HE-MAN TAMBÉM


ADEUS DOLORES O'RIORDAN

VOCALISTA DO CRANBERRIES
MORRE AOS 46 ANOS


QUÍMICA

LEO DICAPRIO
E QUENTIN TARANTINO
VÃO TRABALHAR JUNTOS MAIS UMA VEZ


TODO O DINHEIRO DO MUNDO

MARK WAHLBERG GANHOU 
1,5 MILHÕES COM AS REFILMAGENS
(que estão substituindo o Kevin Spacey pelo Christopher Plummer)

ELE GANHOU 1500 VEZES MAIS QUE A
MICHELLE WILLIAMS

EM NOME DA ATRIZ, ELE DOOU 2 MILHÕES PARA O
MOVIMENTO CONTRA O ASSÉDIO EM
HOLLYWOOD


GAMBIT

O FILME PERDEU MAIS UM DIRETOR

JÁ É O TERCEIRO

E A ESTREIA FOI ADIADA PARA JUNHO DE 2019


NOVO STAR WARS

O FILME SOLO DO HAN SOLO
VAI GANHAR MAIS REFILMAGENS
(esse filme já virou uma colcha de retalhos)


REBOOT 2

VEM AÍ UM ''NOVO''
SEXTA FEIRA 13

DIGA-SE DE PASSAGEM
JÁ É O SEGUNDO REBOOT...


THE WALKING DEAD

APESAR DA AUDIÊNCIA
O SERIADO DEVE GANHAR UMA NONA TEMPORADA