18.10.17

CHP - ORIGENS SECRETAS


O HOBBIT

Todo mundo, de 2001 pra cá, já conhece essa história. Tolkien viu um papel em branco e do nada escreveu ''numa toca no chão vivia um hobbit''. Ele até criou uma etimologia para a palavra, hobbit vem de hol-bytla (habitante de toca). Mas boa parte da história foi retirada da mitologia nórdica. 
Dragões (que guardam tesouros), elfos (lindos e imortais), anões (artesãos gananciosos), Trolls, tudo isso já existia nas historinhas de Thor e companhia. Mas Tolkien começou pelo nosso mundo, lendo um poema medieval chamado Voluspá. Em um trecho, ele traz uma lista verdadeira de nomes de anões. Temos Kili, Durin, Balin, Gimli e até Gandalf, que acabou se tornando o nome do mago.
A aparência de Gandalf é baseada na aparência de Odin (esqueça os filmes da Marvel). Às vezes o deus se disfarçava e fazia longas caminhadas pelos nove mundos. Costumava se fantasiar de velho barbudo, vestido de cinza, com um cajado. 
O dragão Smaug lembra um pouco o dragão do conto de Beowulf, mas se parece muito mais com o dragão Fafnir da mitologia (ele é dono de um tesouro roubado e até a causa da morte é igual). Fafnir era um anão, com ajuda do irmão, matou o paizão e virou um dragão. Tudo por causa de um anel amaldiçoado (presente de Loki) que o pai tinha na mão.
Anéis mágicos não faltam nessa mitologia. Um anel mágico foi criado por um anão que recebeu um desafio de Loki. A cada nove noites, esse anel de ouro puro gera outros oito anéis iguais a ele.
Também tem muita mitologia nórdica na saga do anel. O Balrog pode ter sido inspirado em Surt (ou Surtur), um gigante de fogo primordial (que você vai ver, enfrentando o Hulk, no novo filme do Thor, opa, Marvel de novo). A diferença é que existem vários Balrogs na mitologia criada por Tolkien, bem escondidos nas profundezas, e Surt é apenas um.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário