27.2.17

OSCAR 2017


Ah, que saudade das aberturas dos anos 1990, saudades do Billy Crystal. O Oscar deste ano começou com Justin Timberlake cantando uma das canções indicadas (eu tava torcendo por Moana). Aí o Jimmy Kimmel surge e faz piadas sobre o presidente, a gente já sabia que ia ser assim.

''Moonlight'' faturou o primeiro prêmio da cerimônia, ator coadjuvante. Depois, ''Esquadrão suicida'' levou o prêmio de melhor maquiagem e ''Animais fantásticos'' levou melhor figurino. ''A chegada'' ganhou uma estatueta por edição de som mas não por mixagem de som (normalmente, quem ganha um ganha o outro também), a melhor mixagem foi para ''Até o último homem'' (que no total, levou 2 Oscars, mixagem e edição).

Legal ver os vencedores das outras cerimônias antes de vermos os indicados do ano, não faltou o Jack Palance fazendo flexões no palco em 1992. Viola Davis levou atriz coadjuvante. O vencedor de melhor filme estrangeiro, apresentado por Shirley Maclaine, não compareceu, enviou uma carta metendo o pau no presidente americano. Logo depois, Gael Garcia Bernal fez o mesmo, ao apresentar o prêmio de melhor longa de animação, mencionando o famoso muro.

O primeiro Oscar de ''La la land'' foi o de direção de arte. Com Seth Rogen e Michael J Fox no palco, e um DeLorean, ''Mogli'' ganhou pelos efeitos especiais. No meio de tantos apresentadores estrangeiros, Kimmel mandou uma mensagem pro presidente Trump, perguntando se o cara ainda tava acordado. Também resgatou um quadro de seu programa onde celebridades ficam lendo tuítes sobre elas mesmas. O segundo Oscar de ''La la land'' foi o de melhor fotografia. E em seguida levou trilha musical e canção.

O beijo gay de ''Moonlight'' apareceu na telona, sem cortes (!!!). Não deu tempo de colocar o Bill Paxton no in memorian, mas a Jennifer Aniston falou sobre sua morte e se emocionou. Nostalgia, Ben e Matt apresentaram o Oscar de melhor roteiro original (Manchester à beira mar) e ''Moonlight'' levou o de roteiro adaptado. ''La la land'' recebeu o prêmio de melhor diretor, acho que Damien Chazelle deve ser o diretor mais jovem a levar este prêmio para casa. Casey Affleck foi escolhido melhor ator e Emma Stone a melhor atriz (Natalie Portman está nos últimos dias de uma gravidez e não pôde comparecer na cerimônia).

E aí chegamos na confusão do ano. Warren Beatty e Faye Dunaway apresentaram os indicados ao Oscar de melhor filme. Acontece que o ator estava com o envelope que premiou a Emma Stone, então Faye leu ''La la land''. Os produtores do filme subiram no palco, receberam suas estatuetas, um deles começou a falar e do nada alguém surgiu com o envelope certo onde dizia que ''Moonlight'' era o vencedor. Uma turma desceu do palco, outra, com o queixo no chão, subiu, estatuetas trocaram de mãos, mó vexame.


 MELHOR FILME

"Moonlight: Sob a Luz do Luar"


MELHOR ATRIZ

Emma Stone, por "La La Land - Cantando Estações"


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE


Viola Davis, por "Um Limite Entre Nós"


MELHOR ATOR


Casey Affleck, por "Manchester à Beira-Mar"



ATOR COADJUVANTE

Mahershala Ali, por "Moonlight: Sob a Luz do Luar"


 

DIREÇÃO

"La La Land - Cantando Estações"


MELHOR ANIMAÇÃO

"Zootopia: Essa Cidade é o Bicho" 



ROTEIRO ORIGINAL

"Manchester à Beira-Mar"


ROTEIRO ADAPTADO

"Moonlight: Sob a Luz do Luar"


FILME ESTRANGEIRO

"O Apartamento" (Irã) 



DOCUMENTÁRIO

"O.J.: Made in America"


TRILHA SONORA

"La La Land - Cantando Estações"


CANÇÃO ORIGINAL


"City of Stars", de "La La Land - Cantando Estações"


MELHOR CURTA-METRAGEM

"Sing (Mindenki)", de Kristof Deák


MELHOR DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM

"The White Helmets", de Orlando von Einsiedel e Joanna Natasegara


MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO


"Piper: Descobrindo o Mundo"


FOTOGRAFIA

"La La Land - Cantando Estações"


EFEITOS VISUAIS

"Mogli: O Menino Lobo"


EDIÇÃO DE SOM


"A Chegada" 



MIXAGEM DE SOM


"Até o Último Homem"


MAQUIAGEM E CABELO


"Esquadrão Suicida"


FIGURINO

"Animais Fantásticos e onde Habitam"


MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

"La La Land - Cantando Estações"


MONTAGEM

"Até o Último Homem"

26.2.17

CHP COLLECTION


Eu fiquei assustado quando essa caixa apareceu na minha frente em 2004, ela tinha apenas três filmes e o descaso com os colecionadores brasileiros costuma ser grande, digo, algum dia eu veria os outros filmes num segundo box?
Naquele mesmo ano pintou a segunda caixa e eu comemorei, e ela ainda trazia o obscuro sétimo filme, não esperava por ele. A primeira caixa, com "A hora do pesadelo", "A hora do pesadelo 2, a vingança de Freddy" e "A hora do pesadelo 3, os guerreiros dos sonhos", é toda estilosa na frente mas traz um pedaço de papel solto pra servir como tampa .
A segunda caixa, com "A hora do pesadelo 4, o mestre dos sonhos", ''A hora do pesadelo 5, o maior horror de Freddy'', ''A hora do pesadelo 6, pesadelo final, a morte de Freddy'' e ''A hora do pesadelo 7, o novo pesadelo'', traz uma caixinha mais caprichada. Mas nenhum dos dvds traz o poster de cinema, extras nem pensar. 
Se quer terror, veja os dois primeiros filmes, o segundo é incrivelmente gay. O primeiro, de 1984, foi o primeiro filme de Johnny Depp. Depois vem a comédia, 3, 4 e 5 são bem divertidos. Os adolescentes aprendem a revidar e a gente conhece a mãe do Freddy (e seu passado trágico). O sexto filme foi o primeiro filme que eu vi no cinema em 3D, em 1992. Freddy é trazido ao mundo real, é morto pela própria filha e vai pro inferno, é o fim. 
O sétimo e último filme não tem nada a ver com os demais. Essa produção de 1994 se passa no ''mundo real''. Uma força do mal assume a forma do personagem Freddy Krueger (porque alguém no inferno gosta dos filmes) e começa a perseguir os atores do primeiro filme (1984), Heather Langenkamp, Robert Englund e até o diretor Wes Craven (todos fazendo o papel de si mesmos), é meio doido. O filme tem um título br enorme: A hora do pesadelo, de Wes Craven, o novo pesadelo, o retorno de Freddy Krueger (''Wes Craven's new nightmare'' no original), tem esse ''retorno'' no terceiro sub título mas não se trata do Freddy Krueger clássico, é outra pessoa.

FRAMBOESA DE OURO 2017


Pior filme

Os Estados Unidos da Hillary, a história secreta do partido democrata


Pior ator

Dinesh D'Souza (os eua da Hillary)


Pior atriz
Becky Turner (os eua da Hillary)


Pior atriz coadjuvante

Kristen Wiig (Zoolander 2)


Pior ator coadjuvante

Jesse Eisenberg (Batman vs Superman)


Pior dupla
Ben Affleck e Henry Cavill (Batman vs Superman)


Pior prequel, sequência ou remake

Batman vs Superman


Pior diretor


Dinesh D'Souza e Bruce Schooley (os eua da Hillary)


Pior roteiro

Batman vs Superman


Prêmio redenção

Mel Gibson por "Até o último homem"

24.2.17

FUCK YEAH, É SEXTA FEIRA

 (How to get away with murder)


 (Alexander Skarsgard, Big Little Lies)


 (Gilles Marini)



em cartaz - MOONLIGHT


Data para estrear no Brasil, talvez nunca. Mas aí o filme levou o Globo de Ouro e ganhou oito indicações ao Oscar. De repente ele apareceu no nosso calendário de estreias, e na última hora (o Oscar é neste domingo). O filme parece ter conquistado a Academia pela simplicidade, a trama tem um fiapo de história, o drama pinta em pequenas doses, esperava algo mais dinâmico, tava pensando em ''Preciosa''. MOONLIGHT é um filme incrivelmente calmo, poderia ter passado despercebido. Algumas indicações são merecidas, Mahershala Ali aparece pouco e está concorrendo ao prêmio de ator coadjuvante (não achei a interpretação dele memorável), acho que Ashton Sanders e Trevante Rhodes mereciam indicações também. Nem no Globo de Ouro eles foram lembrados.

Contato humano


O filme começa com o pequeno Chiron, apelidado de Little. Ele não fala muito, apanha das crianças na escola, sua mãe (Naomie Harris, indicada para atriz coadjuvante) é viciada em drogas, não existe amor na vida do garoto. Ele faz amizade com um traficante chamado Juan (Mahershala) e começa a se soltar mais. Aí entramos no ato 2, a adolescência, Chiron (Ashton) ainda apanha na escola, sua mãe ainda usa drogas e Juan não faz mais parte de sua vida. Ele tem o amigo Kevin, desde pequeno, por quem começa a se sentir atraído (ou não, a homossexualidade, se é que ela está lá, não é o tema principal do filme). No final do ato Chiron toma uma decisão que mudará sua vida.
No terceiro ato, ele é Black (o bonitão Trevante Rhodes), agora que está adulto, ele vai amarrar algumas pontas soltas. O terceiro ato é o mais tocante, mas o segundo é o melhor. O Oscar deste ano parece estar mais preocupado com a diversidade do que com a qualidade. De filmes independentes a filmes cheios de clichês dramáticos, passando por um musical bem fraquinho que papou 14 indicações. Mas se MOONLIGHT levar o Oscar de melhor filme, tudo bem, não é um filme excepcional, porém, é um filme sincero, não é pré fabricado.













FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2016
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 1h 51min
DIRETOR: Barry Jenkins
ELENCO: Mahershala Ali, Alex R. Hibbert, Naomi Harris, Ashton Sanders e Trevante Rhodes
ESTREIA BR: 23 de fevereiro de 2017
PRÊMIOS: indicado para 8 Oscars (melhor filme, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, direção, fotografia, edição, trilha musical e roteiro adaptado)


NA POLTRONA

10 min - Little
30 min - Mamãezinha querida
1 hora - Coração partido

22.2.17

FUCK YEAH, BRAD PITT!

(ALIADOS, 2016)
(53 anos, seu pai não tem esse bumbum)
 

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


Fiz uma rápida pesquisa e descobri que o filme já ganhou um dvd br, agora, encontrar esse dvd numa loja por aí, vai ser complicado. Eu bem que queria rever esse filme, ele me assustou bastante na tv, depois eu cresci, vi o vhs, e não fiquei com tanto medo. Quer dizer, o Minotauro do sítio do pica pau amarelo, aquilo sim, me dá pesadelos até hoje (e eu ainda comprei o bendito dvd), mas o búfalo do Charles Bronson é aquele tipo de ''monstro'' tímido que fica na tela por dois segundos. Se trata de um boneco animatrônico, não é um efeito especial de última geração, ainda assim, o filme prefere não mostrar o bicho (a cabeça, uma pata ou duas e olha lá). Aquela coisa que você vê aí no poster, só existe no poster mesmo.

O GRANDE BÚFALO BRANCO é um filme de 1977 estrelado pelo Charles Bronson. Logo no começo do filme, o cara está tendo um pesadelo. O terrível búfalo branco gigante está em seus sonhos. Qualquer pessoa normal acorda de um pesadelo gritando. Mas não o Charles Bronson. Ele acorda com um rifle numa mão e um revolver na outra, atirando pro alto, matando de susto todo mundo que está dormindo no vagão dormitório do trem.
Ao chegar numa pequena cidade do velho oeste, estamos em 1874, o cara encontra outro cowboy mal encarado e depois um índio (chamado Cavalo Louco), e o trio vai atrás do tal búfalo. Sim, essa é uma versão faroeste do ''Tubarão'' do Spielberg. O índio precisa da pele do búfalo, sua filha foi morta pelo bicho e seu corpo tem que ser coberto pela pele dele para que ela possa descansar em paz. Só assim, o índio voltará a usar o nome Cavalo Louco, durante o filme seu nome é Verme (?!?).

São três homens contra o nada, o búfalo é muito tímido, ele prefere rosnar como o Godzilla durante a noite e provocar avalanches de neve na montanha. Até na batalha final a gente vê pouca coisa, mas é tudo pelo suspense, se trata de um ''Jaws'' no fim das contas.




PRIMEIRA IMPRESSÃO

O elenco do novo spin off de Star wars (um filme sobre o jovem Han Solo), Emilia Clarke, Thandie Newton, Donald Glover, Woody Harrelson, Phoebe Waller-Bridge e Alden Ehrenreich.
 

É RAPIDINHO


STAR WARS VIII

OLHA A REY COM UM SABRE DE LUZ
NUM PRODUTO OFICIAL

O NOVO FILME VAI SE CHAMAR
''OS ÚLTIMOS JEDI''
AQUI NO BRASIL
(e em vários outros países)

CORRIGINDO UM ERRO DE 34 ANOS
''O RETORNO DE JEDI''
DEVERIA TER SE CHAMADO
''O RETORNO DOS JEDI''
QUANDO ESTREOU POR AQUI



LOGAN

O CANGURU JACKMAN ESTÁ NO BRASIL
PROMOVENDO O FILME
E SE ENCONTROU COM O SEU DUBLADOR OFICIAL
ISAAC BARDAVID


LIVE ACTION

DONALD GLOVER
VAI SER O SIMBA
NA NOVA VERSÃO DO
REI LEÃO


ENROLADOS

O FILME VAI GANHAR UMA SÉRIE DE TV
DUAS TEMPORADAS JÁ FORAM CONFIRMADAS


LIVE ACTION (2)

NIKI CARO
(ENCANTADORA DE BALEIAS)
VAI DIRIGIR 
MULAN


STAR WARS (LIVRO)

O NOVO LIVRO DA SÉRIE
AFTERMATH
CONTA COMO HAN SOLO E LEIA 
SE SEPARARAM
E TAMBÉM REVELA O DESTINO DO JAR JAR 
(não estou interessado, o primeiro livro foi uma droga)


BATMAN
 MATT REEVES
VAI SUBSTITUIR 
BEN AFFLECK NA DIREÇÃO
OPA
NÃO VAI NÃO

ACABOU DE SER ANUNCIADO E
O CARA JÁ PULOU FORA DO PROJETO



MISTÉRIO

O QUE A ONZE 
(STRANGER THINGS)
TÁ FAZENDO NO SET DO FILME
''VINGADORES GUERRA INFINITA''
??????


RESIDENT EVIL

O GAME VAI GANHAR UM SERIADO
NA NETFLIX???



PRIMEIRA IMPRESSÃO E BASTIDORES


TARON EGERTON É ROBIN HOOD


MULHER MARAVILHA

LINHA DE BONECOS REVELA A APARÊNCIA
DO LORDE ARES


GUARDIÕES DA GALÁXIA 2

 E TAMBÉM A APARÊNCIA DO
PAI (KURT RUSSELL)
DO SENHOR DAS ESTRELAS


PREDADOR

O ELENCO DO REBOOT E O DIRETOR SHANE BLACK


LIGA DA JUSTIÇA

ZACK SNYDER REVELA UMA IMAGEM DO
BATMAN
FAZENDO ALGUMA COISA...


ALIEN COVENANT

PLANETA FLORESTAL

livro - EVANGELHO DE SANGUE


Capa dura com uma impressão que imita um livro de couro, adorei a produção. EVANGELHO DE SANGUE foi escrito por Clive Barker, o criador da franquia ''Hellraiser, Renascido do inferno'' e faz parte do universo expandido da série. O personagem principal, Harry D'Amour, já viveu muitas aventuras em outros livros e também em HQs. Em 1995 ele ganhou seu próprio filme, ''O mestre das ilusões'', dirigido por Barker e estrelado por Scott Bakula. EVANGELHO DE SANGUE é uma espécie de capítulo final, revelando o destino de Harry e de Pinhead, o famoso cenobita com pregos na cabeça.

Assim como os filmes, o livro abusa da violência e tá cheio de perversidades sexuais, não é para todos os públicos (ou estômagos). Harry é um detetive que pega casos sobrenaturais. Sua amiga cega, Norma, conversa com gente morta e arruma trabalhos para Harry (todos os mortos têm assuntos inacabados na Terra). Harry tem o corpo coberto por tatuagens mágicas, com várias funções, proteção, alerta de perigo, detector de fantasmas ... Durante um caso, Harry esbarra no Pinhead. O cenobita está caçando e matando membros de uma antiga ceita de magos, ele tem um plano maléfico que nos leva a um divertido tour pelo Inferno (completamente diferente do Inferno que vemos nos filmes da franquia).

Homossexual assumido, Barker não ia deixar de colocar homopersonagens no livro, vemos dois deles no elenco principal. A batalha final, entre os seres mais poderosos do Inferno, parece anime japonês.









FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the scarlet gospels
ANO: 2015
AUTOR: Clive Barker
PÁGINAS: 317
EDITORA: dark side books

blu-ray - MAD MAX BLACK & CHROME


Outra caixa da franquia MAD MAX que chega ao Brasil numa versão bem pobre. Até que tá barato pra dois discos de blu, mas um deles não é novidade, o outro não tem nada além do filme.
Um disco traz a versão de cinema e os mesmos extras da primeira edição, ou seja, é o mesmo disco. O segundo disco traz a versão black & chrome e nenhum extra. Essa versão vale a pena, o filme não está apenas em preto e branco, está metálico, o metal brilha como metal, a poeira está por toda parte, a sujeira aumenta a quantidade de detalhes na tela, parece um 4K. O filme já tinha efeitos especiais incríveis, em black & chrome você nem consegue enxergá-los, todo efeito de composição foi amenizado pela falta de cores quentes, é demais.

dvd - ALICE


A VIAGEM DE ALICE (o dvd br, que acabou de ser lançado, se chama apenas ''Alice'') é um filme de 1987, de Jan Svankmajer (o diretor de ''Faust''). Meu primeiro filme da Checoslováquia, não estou familiarizado com o idioma, parece que a menina fala o valiriano de game of thrones, é interessante. Essa é a versão mais surrealista de Alice que já vi, ela segue o livro numa boa, mas toma algumas liberdades, pouca coisa faz sentido. É um filme sombrio, gótico, bizarro ... fãs de Tim Burton vão amar esse filme.


A garotinha Kristýna Kohoutová é a única atriz no filme, a irmã de Alice não é vista dos ombros para cima. O restante do elenco é formado por bonecos animados por stop motion e marionetes, muitos são animais empalhados (o coelho branco é assustador, eu amei). Alice está sozinha em seu quarto quando um coelho empalhado cria vida, veste algumas roupas, e pula dentro de uma escrivaninha. A menina vai atrás dele e acaba indo parar numa casa abandonada onde encontra coisas estranhas em cada cômodo. Ela também é animada, quadro a quadro, sempre que encolhe e se transforma numa boneca de porcelana.







A menina narra todo o filme e também faz a voz dos personagens. Não é um filme para crianças, o final gela a espinha. Cuidado, ''Alice e o lado negro do espelho'' também ganhou um dvd br recentemente, mas o filme é uma produção fundo de quintal sofrível, passe longe.
E por falar em adaptações, o dvd de ALICE traz vários extras. Tem a primeira adaptação do conto, um filme mudo de 1903. Uma versão de 1921, dois curtas que foram inspirados no filme de 1987 e outras encarnações da personagem, um info comercial sobre embalagens de produtos (Alice in label land, 1974).

18.2.17

em cartaz - LION, UMA JORNADA PARA CASA


Eu não conheço a história do cara, que se desenrolou em 2012, e não li o livro. Eu só queria curtir o filme. Mas, no mês passado, um site de notícias falou sobre o filme (eu não li a reportagem) postando uma única imagem no alto da tela. Eu fiquei maluco, aquilo era um spoiler, agora eu já sabia o final do filme barra livro, e o filme nem havia estreado. Bem, aquilo acabou tirando toda a emoção do final do filme, ou talvez eu esteja apenas morto por dentro. O filme é dividido em dois atos, que são bem diferentes entre si. O primeiro é bem movimentado, o segundo se arrasta um pouco.



A trama começa em 1986. Saroo tem cinco anos (esse garotinho rouba o filme) e vive na Índia com a mãe e o irmão mais velho, Guddu, na maior pobreza. Um dia, ele o irmão se separam numa estação e Saroo dorme dentro de um trem. O trem não pega passageiros e não para nas estações, o menino passa vários dias lá dentro. Quando finalmente consegue escapar, ele está em outra cidade, do outro lado do país. Agora ele tem que viver nas ruas e, na Índia, as crianças de rua vivem num verdadeiro inferno (acontecem coisas horríveis com as crianças e eu agradeço ao filme por não entrar em detalhes). Alguns anos mais tarde, ele é adotado por um casal que vive na Tasmânia, Nicole Kidman e David Wenham.

O firefox não está respondendo


Aí o filme avança no tempo e vemos Dev Patel (bonitão) como Saroo. Ele resolve encontrar sua família indiana usando o Google Earth. Diferente de outros filmes com a mesma premissa, não vemos o cara pegando a estrada e fazendo perguntas. Ele só vai sair de casa quando tiver certeza de que encontrou o local certo. Logo, a segunda metade desta história se arrasta. Mas não é culpa do filme, ele é baseado numa história real.












FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Lion
ANO: 2016
PAÍSES: australia, eua, reino unido
DURAÇÃO: 1h 58min
DIRETOR: Garth Davis
ELENCO: Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara, David Wenham e Sunny Pawar
ESTREIA BR: 16 de fevereiro de 2017
PRÊMIOS: indicado para 6 Oscars (melhor filme, ator coadjuvante (Patel), atriz coadjuvante (Kidman), roteiro adaptado, fotografia e trilha musical)


NA POLTRONA

10min - perdido
30min - garoto de rua
1 hora - Google Earth