31.5.16

TOP 10 - OS GOSTOSÕES DE STAR TREK

10ª POSIÇÃO - GEORGE KIRK (CHRIS HEMSWORTH)


 9ª POSIÇÃO - DOUTOR McCOY (KARL URBAN)


8ª POSIÇÃO - TRAVIS MAYWEATHER (ANTHONY MONTGOMERY)


7ª POSIÇÃO - WILLIAM RIKER (JONATHAN FRAKES)



6ª E 5ª POSIÇÃO - SENHOR SPOCK (ZACHARY QUINTO, LEONARD NIMOY)



4ª E 3ª POSIÇÃO - CAPITÃO KIRK (CHRIS PINE, WILLIAM SHATNER)



2ª POSIÇÃO - TRIP TUCKER (CONNOR TRINNEER)


1ª POSIÇÃO - CAPITÃO ARCHER (SCOTT BAKULA)


E uma menção honrosa para o banho do Benedict Cumberbatch

PRIMEIRA IMPRESSÃO

Harry Potter, Gina, e o filho do casal, Alvo
na peça ''Harry Potter and the Cursed Child''

livro - INFERNO


O filme chega em outubro. Por conta dele resolvi dar uma chance ao livro, mesmo depois de ter ficado chateado com ''O símbolo perdido''. Por que todas as aventuras do Robert Langdon são iguais? Que porre. O cara aparece no lugar errado e na hora errada, tem um vilão oculto, uma mulher fazendo parceria com ele, o vilão tem um capanga feio barra esquisito barra com alguma deficiência, e um código decifrado leva o professor até outro código e outro e outro, e ele só vai ter algumas poucas horas para salvar alguém, ou o mundo.
INFERNO pelo menos começa de uma maneira diferente. Robert acorda num hospital, na Itália, sem nenhuma lembrança dos últimos dois dias. Uma médica vai ajudar o cara a decifrar um código (e outro e outro...) na tentativa de encontrar um agente patológico que vai fazer a peste negra europeia parecer um simples resfriado. Langdon quer salvar a raça humana da extinção, ele vai ter apenas 1 dia para fazer isso, mas está sendo caçado por pessoas estranhas. Ok, é o código da Vinci de novo !!!
O livro fica mais interessante perto do final, ocorre uma reviravolta. Pena que a explicação é beeeem forçada. O clímax é tranquilo e o desfecho é sem graça (na certa Hollywood vai ter que botar algumas explosões nesse ponto). Valeu a pena pelo turismo, pesquisei cada ponto turístico no google. Peguei essa mania depois que comprei ''o símbolo perdido'' em versão ilustrada. Como aventura, a trama é fraquinha. Mas o livro é historicamente educacional, como outros do autor.








FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2013
AUTOR: Dan Brown
PÁGINAS: 444
EDITORA: arqueiro

DIGA "SIM" ÀS DROGAS


Eu não pude ver ''Alice através do espelho'' porque só encontrei cópias dubladas e/ou em 3D por aí. E acabei vendo o filme recebendo péssimas críticas nos últimos dias. Bem, eu não tava muito a fim de ver o filme mesmo, não gostei muito do primeiro. 
Mas não importa se o filme é ruim ou apenas regular. Tem outra Alice pintando em 2016, e esse filme é a maior piração.
Filme de baixo custo, filmado no quintal de alguém, truques de câmera para esconder qualquer vestígio de modernidade em cenas externas (a trama se passa em 1905), THE OTHER SIDE OF THE MIRROR (''Alice: The Darker Side of the Mirror'', no dvd britânico) é uma releitura do livro de Lewis Carroll. Nada de animais falantes, temos apenas atores, é um filme bem mais urbano. Imagine que Alice tomou algum tipo de droga e saiu delirando pela cidade, é mais ou menos isso.

O filme começa com a morte da mãe de Alice, depois vemos a moça na escola, depois jantando com o pai e a irmã, e passeando de carro. Alice e sua irmã estão sentadas no campo, a irmã está lendo um livro e Alice resolve voltar para casa, para buscar um copo para beber o chá, e encontra um homem pelo caminho, com luvas e sapatos brancos. Sem diálogo algum, o cara oferece um comprimido e ela o põe na boca sem cerimônias. Depois ele entra num buraco e ela vai atrás dele.
Ela ainda vai encontrar esse mesmo ator em outros papéis (elenco baratinho). No corredor das portas (pintadas numa lona) ela encontra o cowboy (???) e depois afunda no mar (????) e quando chega na praia encontra veteranos da guerra civil que estão tentando se secar. Como eu disse, temos uma versão humana e urbana do livro. A lagarta fumante, por exemplo, é um cara doidão numa boca de fumo. O Chapeleiro é internado num sanatório com camisa de força e por aí vai. Muitos diálogos foram tirados do próprio livro.
O filme não tem trilha musical original. Ele faz uso de algumas composições clássicas que nunca combinam com o filme. E também gasta longos minutos mostrando Alice rodopiando pela mata (acho que o filme está querendo dizer que ela ficou louca). No final do sonho ela encontra a mãe morta (!?!). E quando ela desperta na frente da irmã, a irmã nem sequer nota que Alice está com as roupas rasgadas (estava sonhando com o Freddy Krueger, irmãzinha?).
Imagine que o filme foi escrito por Terrence Malick e Lars von Trier, e dirigido por Uwe Boll. Detalhe, os três estão viajando no ácido.












FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2016
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 2h 3min
DIRETOR: Zach Hamer

HOMOSSEXO E FICÇÃO CIENTÍFICA - AS IRMÃS WACHOWSKI



1995
ASSASSINOS
Dirigido por Richard Donner e escrito pelos irmãos Larry e Andy Wachowski. Sylvester Stallone e Antonio Banderas são dois assassinos profissionais que foram contratados para matar a mesma pessoa, a Julianne Moore. Mas o Sly acaba se apaixonando por ela. De longe, uma das melhores atuações do Antonio Banderas.


1996
LIGADAS PELO DESEJO
Os irmãos queriam fazer uma trilogia (Matrix), mas o estúdio resolveu encomendar um filme-teste para ver se dava para confiar no trabalho deles. Eles escreveram e dirigiram o filme, um ótimo thriller protagonizado por duas mulheres, que vivem um perigoso romance. No roteiro que o estúdio recebeu havia uma mensagem enorme dizendo ''aqui acontece a cena de sexo e nós NÃO vamos cortar ela fora''. Tá no meu top 10 de filmes lésbicos.


1999
MATRIX
Merecidamente, o melhor filme do ano. Cheio de ovinhos de páscoa, mensagens ocultas até nos nomes dos personagens e efeitos especiais impressionantes. Marcou época.


2003
MATRIX RELOADED/REVOLUTIONS/ANIMATRIX/ENTER THE MATRIX
Além de dirigirem as duas continuações, eles também escreveram alguns dos curta metragens da série ''Animatrix'' e o game ''Enter the Matrix'', expandindo o universo da trilogia. ''Animatrix'' se salvou. ''Reloaded'' valeu pelas cenas de ação, ''Revolutions'' se arrastou demais com pouca história para contar. Muita gente reclamou do game. Em 2005 surgiram outros dois jogos, ''Path of Neo'' e ''Matrix on line''.


2005
V DE VINGANÇA
A melhor adaptação que uma HQ já ganhou (roteiro escrito pelos Wachowski), a crítica gostou, a gente também, virou cult. Dirigido por James McTeigue, o cara que trabalhou com os irmãos na trilogia Matrix. Hoje ele dá uma forcinha em ''Sense8''.


2008
SPEED RACER
Os irmãos são apaixonados pela série animada. O filme tem efeitos especiais de encher os olhos. Mas alguma coisa deu errada. Eles tentaram recriar o clima do animê com atores reais. Não foi uma combinação muito feliz, mas se você não levar o filme muito a sério pode até se divertir.


2012
A VIAGEM
Baseado num livro e dirigido por Andy e Larry (que se tornou Lana) e também pelo diretor de ''Corra Lola, corra'', o filme tem um ritmo sofrível e alguns atores oscarizados estão pagando o maior mico. Você entendeu o filme mas detestou, você não entendeu o filme e o detestou, você entendeu o filme e gostou dele até certo ponto. Eu não sei se eu entendi o filme, ele foi tão ''marcante'' que eu já havia me esquecido completamente da trama no dia seguinte. A verdade é que o filme não serve para a tela grande, se fosse uma mini série para a tv, quem sabe?


2015
O DESTINO DE JÚPITER
Ah, esse filme prometia. Ficção científica e muitos efeitos especiais extravagantes. Esse conto de fadas espacial deveria ter sido o primeiro filme de uma nova trilogia original dos Wachowski. Custou 176 mi e rendeu apenas 183. Literalmente, uma bomba. A trama é quase uma bagunça, existem alguns buracos (que seriam tapados na parte 2?) e um baita desequilíbrio numa história que parece não ter rumo. Hey, vamos encher o filme com explosões, o povo adora isso. Lembra um pouco o DNA do terceiro Matrix e isso não é nada bom.


2015
SENSE8
A volta por cima se deu no Netflix (afinal, essa palavra é masculina ou feminina?). Longe das leis sagradas da tv (tv mesmo), tá tudo liberado na Netflix. O pessoal pode fazer o que quiser. Então, Andy (agora é Lilly) criou um seriado que caiu no gosto da comunidade GLSBetc. Com Homopersonagens e transpersonagens, cenas de sexo e, pra não perder o costume, uma boa dose de ficção científica. Pena que o seriado já sofre da mesma doença que LOST: muitos personagens na tela, um único episódio não dá conta de todo mundo (alguns personagens ficam de molho enquanto a história dos demais avança). Lilly já pulou fora do seriado que criou. É Lana quem vai comandar a segunda temporada (que está sendo filmada neste exato momento em São Paulo, na parada gay).

28.5.16

CHP CLASSIC


Hoje a gente pode dizer que O MENINO E O VENTO é um filme de temática gay. Mas se ele é mesmo um temático, a coisa toda está beeem disfarçada. Estamos em 1967, já são três anos de ditadura militar. Se tem algo gay neste filme, está embaixo de várias camadas. A relação entre os dois rapazes acaba perdendo espaço para a trama que está cheia de mistérios. E, na maior sacanagem, o filme não vai explicar nada, nadinha !!!

José Roberto está indo para Bela Vista, Minas Gerais. Ele está sendo acusado de assassinato. Quando esteve na cidade pela última vez, de férias, ele conheceu um rapaz chamado Zeca da Curva. Ele era fascinado pelos fortes ventos que assolam a região, os dois se tornaram grandes amigos (e?). Quando José foi embora, Zeca desapareceu no ar e o clima da cidade foi alterado. Os moradores acham que José matou Zeca antes de partir. E o cara também está sendo acusado de ter tido uma amizade mais colorida com o rapaz.
No final, José se defende no tribunal e algo fantasmagórico acaba acontecendo. Afinal de contas, onde foi parar o garoto? Ele tinha mesmo algum tipo de super poder? O pessoal da cidade acha que Zeca tinha a habilidade de controlar os ventos. O filme deixa muitas perguntas no ar, literalmente.






DÊ UMA CHANCE PARA...


Infelizmente, esse é um dvd bem raro. Eu o vi na locadora do meu namorado em 2003, mas nunca o vi numa loja ou num sebo. Acho que teve apenas uma edição. Também foi lançado em vhs, porém, quantas locadoras costumavam comprar filmes de temática homossexual? Em São Paulo, basta fazer uma rápida busca. Na minha região, necas. Só pra você fazer uma ideia de como fiquei chocado ao me deparar com tantos temáticos na capital. Por aqui, haviam cópias do fraquíssimo ''Será que ele é?'' e olha lá.

AS DAMAS DE FERRO é um filme tailandês lançado em 2000. É baseado na história real de um time de vôlei que conquistou muitas vitórias em 1996. Esse time era formado por travestis e transexuais. Havia um único rapaz hétero no time, completamente envergonhado por estar ali. O filme é uma comédia que não deixa a homofobia de lado, o time sofre bastante. Chega um momento em que o heterocara (o rapaz é bonitinho) começa a defender os amigos (ou ''amigas'', se preferir) dos ataques.
O filme ganhou uma continuação dispensável em 2003, com o mesmo diretor e com parte do elenco original. Só que a sequência é mais voltada para a comédia, e é uma comédia bem fantasiosa. Com aquele tipo de humor, quase homo-ofensivo, que ofende o seu intelecto, uma pena.

O dvd tá baratinho no Mercado Livre. Mas, dvd usado não é a minha praia.

CHP CULT


Em 2007, Naomi Watts abriu a porta da frente e deu de cara com um rapaz todo de branco. VIOLÊNCIA GRATUITA não é para todos os gostos. É um filme bem pesado. Ele não está cheio de cenas chocantes, ele é apenas perturbador por conta da tortura psicológica. Chega a ser um ótimo thriller de suspense.

Como eu disse, Naomi abriu a porta e deixou dois estranhos entrarem, Michael Pitt e Brady Corbet. Ela é casada com o Tim Roth e eles têm um filho. Não demora muito, ela percebe que os rapazes escondem algo por trás de tanta simpatia. Os dois são psicopatas. Logo, toda a família é rendida e amarrada. Os garotos pretendem passar um tempinho na casa, fazendo joguinhos nada divertidos. Naomi precisa ser mais esperta que eles, precisa libertar o marido e o filho, fugir da casa e pedir ajuda. É claro que você vai estar sempre torcendo pela moça, mas, quando seus planos falham (sempre por um triz), dá vontade de socar a televisão de tanta raiva.
Num determinado momento, algo inesperado acontece. E aí o filme se torna surreal quando Pitt pega um simples controle remoto e ... (como explicar aquilo?). Nesse ponto, após a surpresa, você passa a ver o filme com outros olhos. 

Mas, se quer saber a verdade, cult mesmo é o filme austríaco de 1997, escrito e dirigido por Michael Haneke. Dez anos depois, o diretor resolveu fazer uma versão em inglês, com o mesmo título, e os nomes dos personagens não mudaram. A versão americana é praticamente um remake, quadro a quadro, do filme original. Acontece que o dvd do remake é mais fácil de encontrar no Brasil.

FUCK YEAH! JUSTIN BEAVER

...se ele lixar essas tatuagens, algo pode ser aproveitado
se bem que...
a única parte gostosa desse cara é a bunda

27.5.16

NO SET DE "TRAINSPOTTING 2"

 EWAN

 DANNY

ROBERT


 O MESMO DIRETOR
O MESMO ELENCO
A GENTE AGRADECE

É RAPIDINHO


HALLOWEEN

JOHN CARPENTER
ESTÁ PRODUZINDO UM NOVO FILME


O DIÁRIO DA PRINCESA 3

ANNE HATHAWAY
ESPERA QUE SEJA UM FILMÃO


THOR

MEL GIBSON
DISSE QUE RECUSOU O PAPEL DE 
ODIN
NO PRIMEIRO FILME


A PEQUENA SEREIA

A DISNEY QUER FAZER UMA 
VERSÃO EM LIVE ACTION
(cadê o filme da Sofia Coppola?)


DEADPOOL 2

RON PERLMAN
QUER PARTICIPAR DO FILME


É SEGUNDA FEIRA

O NOVO FILME DO GARFIELD
SERÁ TODO EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA


ESQUADRÃO SUICIDA

A WARNER QUER FAZER SPIN OFFs 
O CORINGA DO JARED LETO PODERÁ 
GANHAR SEU PRÓPRIO FILME


O NOVO JAMES BOND

JAMIE BELL?
TOM HIDDLESTON?


MEDO

DWAYNE JOHNSON DISSE QUE O REMAKE DE
"OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO''
AINDA PODE ACONTECER


QUADRINHOS

A MARVEL REVELOU QUE O
CAPITÃO AMÉRICA SEMPRE FOI UM
SUPER VILÃO DISFARÇADO
DESDE OS ANOS 1940
(até o Chris Evans reclamou)


É O AMOR

CAMPANHA PARA ARRUMAR UMA NAMORADA PARA A ELSA
E UM NAMORADO PRO CAPITÃO AMÉRICA


CROSSOVER

CHRIS EVANS
QUER VER O CAPITÃO AMÉRICA NO FILME DO 
HOMEM ARANHA

Opa, a gente topa


AMERICAN HORROR STORY

JESSICA LANGE 
NÃO VAI VOLTAR NA SEXTA TEMPORADA

GALERIA DO TERROR


O primeiro EXTERMÍNIO é um ótimo filme de zumbis. Lembra bastante ''The walking dead'', ou seria o oposto? (o filme é de 2002, a HQ surgiu em 2003). Nos dois casos vemos um cara acordando num hospital e descobrindo que o mundo foi pro beleléu, mas no filme tem nu frontal. No fim, os zumbis morrem de fome e o final é quase feliz.

Em 2007 pintou uma continuação, com outros roteiristas e com outro diretor. EXTERMÍNIO 2 é um ótimo aprendizado. Vamos ver ''como fazer uma continuação descaradamente desnecessária''. O primeiro filme tinha começo (e um pênis), meio e fim. Era tipo ''o exterminador do futuro 2'' (sim, vamos exterminar tudo), nada de pontas soltas, nenhuma chance de fazer uma continuação e tal. Dessa maneira, esse segundo ''extermínio'' tinha que inventar uma boa desculpa para trazer os zumbis de volta. É nesse momento que você percebe que o roteiro é um lixo. Então tá, os zumbis estão de volta, não importa como foi, e agora? E agora o filme deixa os mortos de lado para mostrar uma família irritante que tenta sobreviver nesse mundo pós pós apocalíptico (parece ''Jurassic Park 3'').
Felizmente, temos o Jeremy Renner no elenco. Fazendo o estilo ''Guerra ao terror''. Ele deixa o filme com uma cara de ''resident evil'', e eu tô falando dos primeiros games, e não dos filmes da Milla Jojô. 
O filme é divertido, a trama é forçada, eu tenho vontade de matar as crianças, mas o filme é divertido.


CHP RARIDADES


Aposto que seu primeiro dvd fazia parte desta coleção. Eles eram baratinhos e estavam a venda em bancas de jornal. O quê? Dvd em banca de jornal? Já deixou de ser coisa de gente rica?
Essa é a coleção da revista ''Caras'', teve umas três ''temporadas'' e trazia ótimos filmes. Além de desenterrar algumas curiosidades. E, curiosamente, alguns discos substituíram meus VHSs de uma velha coleção da revista ''Caras'' também (eu não gostava daquelas caixinhas, eram abertas em cima, a fita pegava poeira). Então a gente comprava uma revista com duas ou quatro páginas, beeeem fininha, e, segundo a propaganda, a gente levava o dvd de graça. Você caiu nessa?

Havia uma série dividida em gêneros como ''ação'' e ''romance''. Os filmes românticos tinham uma caixinha rosa, comprei o ''Don Juan DeMarco'' do Johnny Depp. Gostava mais da música do Bryan Adams, o filme é meio ''para meninas''.

A coleção GOLD era mais interessante. Tinha todos os gêneros. Trazia filmes memoráveis como ''Trainspotting'', que hoje é um clássico. ''Sete anos no Tibet'', porque tinha o Brad Pitt cabeludo, e as meninas amavam o Brad Pitt cabeludo. E havia também um tele filme que ainda era inédito no Brasil - ''Desejo proibido'' (2000) é uma continuação de ''O preço de uma escolha'' (1996). Esses dois filmes mostram uma mesma casa, habitada por diferentes pessoas no decorrer dos anos. No primeiro filme (com Demi Moore), o tema era o aborto. No segundo, temos 3 casais lésbicos. Michelle Williams na década de 1970 e Sharon Stone, ao lado de Ellen Degeneres, nos anos 2000.

Outra série, ''grandes filmes em dvd'', trazia alguns filmes recentes. ''Meu vizinho mafioso'' e ''Os suspeitos'', do Bryan Singer. Interessante foi encontrar ''Diário de um adolescente'', com o carinha do ''Titanic'' dando uma de Christiane F (e tem um Marquinho Wahlberg no elenco também). Os dvds não costumavam trazer extra algum. Mas esse último filme trazia entrevistas com os atores e um desconcertante comercial de tv que fala do perigo das drogas, mostrando um bebê brincando com uma faca (brrr, não quero ver aquilo nunca mais).

CHP CULT


Esse é o filme do Almodóvar que eu mais gosto. A história é uma só mas ela não é apresentada de maneira linear. Tão pouco é dividida em capítulos como Pulp Fiction, existem flashbacks e filmes dentro do filme dentro do filme. O roteiro não deixa pontas soltas e a trama é apresentada de uma maneira que permite revelações e reviravoltas, e também a presença de novos personagens, a todo momento. E o desfecho é apenas narrado no final (?!?). Cuidado para não ficar confuso na primeira metade do filme.
Você é aquele cara que gosta do Pedrinho, gosta de homi pelado, de homossexo e de Gael García Bernal, ok, pra você, MÁ EDUCAÇÃO (2004) já virou cult.

Enrique é um diretor de cinema. Ele recebe a visita de um amigo de infância, Ignacio (Bernal 1), é o primeiro encontro deles em 16 anos. Ignacio diz que é ator e lhe mostra um roteiro que ele mesmo escreveu. Parte do roteiro é baseada na infância dos dois, num colégio administrado por padres católicos. Aí entramos no tal roteiro.
O travesti Zahara (Bernal 2) tenta assaltar um cara bêbado (de longe, o cara mais gostosão do filme) e descobre que ele é Enrique, sua primeira paixão. Então Zahara barra Ignacio decide ir atrás do padre que o molestou no colégio para fazer chantagem. Aí a gente vai parar no tal colégio, com Ignacio, Enrique e o tal padre que é apaixonado por Ignacio.
De volta para o presente, e no mundo real, Enrique diz que adorou o roteiro. Mas ele tem uma pulga atrás da orelha. O tal rapaz não lembra muito o Ignacio garotinho. Se esse cara não é o Ignacio, quem ele é? E o que aconteceu com o verdadeiro Ignacio? Essa é a trama da segunda metade do filme, com longos flashbacks.


24.5.16

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


MUTANTES CARNÍVOROS (1986) é uma pérola trash de primeira. Filmado com um orçamento incrivelmente baixo. Num parque, numa fábrica abandonada, num terreno baldio, com fantoches, figurino fundo de quintal e uma trama cheia de furos. Mas o filme lembra bastante uma certa trilogia muito famosa.

Estamos no ano de 2033. As máquinas escravizaram a humanidade. Os robôs (o título br não tem nada a ver. No original é ''robot holocaust'') usam os humanos como fonte de energia, eles são colocados em casulos. E as pessoas também lutam até a morte em arenas de gladiadores, para a diversão dos robôs. Os humanos não podem fazer nada, as máquinas controlam o oxigênio do planeta. Eles giram uma manivela e os humanos sufocam na hora.
Eis que surge um humano rebelde chamado Neo, com poderes telepáticos. Ele decide acabar com a tirania das máquinas. Durante sua jornada, ele encontra outros guerreiros (todo mundo luta com espadas no estilo Conan), entre eles uma amazona (sua tribo captura homens inocentes e os usa para fins reprodutivos) e um robô do bem que tem uma armadura ridícula com olhos humanos desenhados no rosto.
Apesar do título, a gente não vê muitos robôs no filme. Neo e sua trupe encaram mutantes, vermes gigantes (mãos dentro de meias coloridas) e uma aranha enorme (mas a gente só vê uma pata). O líder das máquinas tem uma assassina pessoal chamada Valaria, um robô com forma humana (uma loira que faz topless e que se veste como vagaba). Os robôs também tem uma espécie de máquina do prazer (não pergunte).
O diretor e roteirista do filme costumava dirigir pornô gay. Ele dirigiu outros filmes como este antes de voltar pro pornô em 2001. Seu último filme (dad out west, 2015), vale uma espiada.


''Melhores'' momentos


DÊ UMA CHANCE PARA ...


Sim, dê uma chance. Porque muita gente resolveu ignorar o filme após o Oscar de 1999. A VIDA É BELA é de 1997, estreou atrasadíssimo no Brasil. Teve que receber sete indicações ao Oscar para chamar a atenção de alguma distribuidora.
Ah, o Oscar de 1999 ... um dos mais odiados barra estranhos. Quem vai levar o prêmio principal? ''A vida é bela'' ou ''O resgate do soldado Ryan''? Talvez ''Além da linha vermelha''. Mas nãããooo. ''Shakespeare apaixonado'', quem esperava por essa?

E na lista dos filmes estrangeiros estava ''Central do Brasil''. Eu li a sinopse, eu vi o trailer. Depois vi que o filme era completamente diferente daquilo que havia sido anunciado. Era tão tosco que eu devo ter parado de ver na metade, ou nem isso. Apenas não consegui ver aquela coisa até o final. Como esse filme conseguiu uma indicação ao Oscar é outro dos mistérios desta cerimônia bizarra de 1999. Eu estava torcendo por ''A vida é bela''. ''Tango'', um filme argentino, também era muito bom. ''Filhos do paraíso'' era melhor ainda.

O filme de Roberto Benigni não levou o Oscar principal mas ganhou o de melhor filme estrangeiro. Fiquei satisfeito. Só não achei que merecia o Oscar de melhor ator. Estava torcendo por Ian McKellen ou Edward Norton. Enfim, ''A vida é bela'' roubou o Oscar do Brasil, todos diziam isso no dia seguinte. Eu já tinha visto ''A vida é bela'', sabia que ''Central do Brasil'' não tinha a menor chance. Eu acho o filme lindo, até chorei no final. Ele força um pouco a barra ao mostrar um pai que encena uma espécie de gincana para que o filho não perceba que eles estão num campo de concentração. É meio surreal mas encanta.

ANATOMIA DE UM POSTER FAKE

GILLIAN ANDERSON COMO 007
ADOREI
A ATRIZ TAMBÉM CURTIU

CHP CULT


É difícil encontrar uma manchinha no currículo dos irmãos Coen. Eles começaram em 1984, com o thriller ''Gosto de sangue'', e no filme seguinte, ARIZONA NUNCA MAIS, de 1987, eles criaram uma fórmula de sucesso que estão seguindo até hoje. Comédias de humor negro com mensagens escondidas.

A história segue por um caminho tão estranho que é impossível adivinhar o final. Nicolas Cage é H.I., um ladrão que adora assaltar mercadinhos. Ele é uma boa pessoa, nunca usa munição. Por conta disso, sempre que ele vai pra cadeia, ele ganha apenas alguns meses de detenção. Nessas idas e vindas da prisão ele conhece a policial Ed (Holly Hunter, muito engraçada). Os dois se apaixonam e se casam. Ele arruma um emprego e ela consegue uma promoção no DP.
Aí eles descobrem que Ed não pode ter filhos. E por causa do ''passado colorido'' de HI, eles não conseguem adotar uma criança. Ed fica deprimida e deixa a polícia. 
Então surge uma esperança. Um famoso ricaço teve quíntuplos. HI e Ed resolvem invadir a mansão do cara e roubar um dos bebês. No mesmo dia, dois amigos de HI fogem da prisão (no estilo ''um sonho de liberdade'') e se hospedam em sua casa. Uma recompensa de 25 mil dólares pelo bebê sequestrado é oferecida e ela atrai um caçador assustador, o ''motoqueiro solitário do apocalipse'', que parece ter saído de um sonho de HI.
A verdadeira identidade do motoqueiro gera discussões até hoje. Ele e HI tem a mesma tatuagem. Ele pode ser o irmão de HI, ou seu doppelganger. O clímax está cheio de ação e o final é tanto bonitinho quanto triste.


21.5.16

RESULTADO DA ENQUETE


E o kryptoniano é o vencedor. Tenho certeza de que ninguém em Krypton votou nesse cara. Mas o segundo colocado foi um terráqueo. Até onde eu sei, todos que votaram na enquete de Mister Universo são do planeta Terra. A injustiça continua.

em cartaz - X-MEN: APOCALIPSE


Como fã dos X-men, sofri uma decepção atrás da outra desde o ano 2000. "X2" foi legal até certo ponto. "Dias de um futuro esquecido" foi divertido. Mas os filmes sempre deixavam uma grande porcentagem das HQs de fora. Nunca eram os X-men de verdade, os X-men que eu conhecia. E o pior, as HQs começaram a copiar os filmes logo depois. X-MEN APOCALIPSE foi uma surpresa e tanto. Existem coisas que não estão no gibi, mas a quantidade de coisas retiradas do gibi (da minha época favorita) é muito maior. Tem a sala de perigo, tem a Ororo no Cairo, batalhas no plano psíquico, o Arcanjo criado pelo Apocalipse, o "figurino" da Arma X, a tragédia (reformulada) do Magneto e olha só o uniforme da Psylocke (bem que os outros mutantes poderiam fazer compras na mesma loja). Com o ritmo de um desenho animado, o filme deixa o vilão num cantinho enquanto explora todos os outros personagens, há espaço para todo mundo. Meus mutantes favoritos não foram mortos neste filme, eu agradeço.


- Encarar super vilões não constava na matrícula da escola...


Dez anos separam esse filme do anterior, estamos em 1983. Magneto está tentando levar uma vida normal, Mística anda pelo mundo resgatando mutantes em perigo. A escola Xavier está cheia de alunos. Ciclope, Jean Grey e Noturno são os novatos. Assim que o vilão Apocalipse desperta, ele vai atrás de seus cavaleiros. Ele escolhe a jovem Tempestade, o Anjo e a Psylocke. Por fim, vai atrás do Magneto, que acaba de sofrer uma tragédia e está cheio de fúria. O fato do Apocalipse não ser um gigante incomoda um pouco, mas não se pode negar que os filmes agora tomaram um ótimo rumo. Este é o filme dos X-men que eu esperava ver em 2000. Embora o vilão seja uma ameaça global, o filme é bem tranquilo (para todas as idades), é também divertido porque se concentra bastante no elenco jovem. Uma cena adicional, no final dos créditos, revela o nome do vilão do próximo filme (se você não conhece as HQs, vai ficar por fora).














FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: x-men, apocalypse
ANO: 2016
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 2h 24min
DIRETOR: Bryan Singer
ELENCO: um monte de gente e o Canguru Jackman
ESTREIA BR: 19 de maio


NA POLTRONA

10 min - Oscar Isaac tá peladão
30 min - Uma faísca da Fênix
1 hora - Fassbender faz cara de orgasmo

19.5.16

O MASSACRE DO DIA DOS NAMORADOS


E aí resolvi comprar uma camisa pro Anselmo para não deixar o dia dos namorados passar batido. É fácil, três palavras, Galeria do Rock. Entrei numa loja e fui atendido por uma moça com argolas espalhadas pelo rosto. Pouca roupa, muito couro, meia arrastão, botas até o joelho, cadarço com 10 metros, tudo preto. Os óculos eram de nerd, comprometendo seriamente o aspecto geral. Ela dizia ''cansei de ser chamada de 'queridinha da professora' e estou me rebelando''.

Ok, ''Daria'', eu curtia seu seriado na MTV - estou procurando por uma camisa de uma banda de rock.
- Nós temos (já estou de saco cheio) centenas de bandas aqui. Qual é o nome?
Bem, até onde eu sei, o Anselmo gosta de uma banda chamada Keane.
- Nunca ouvi falar, essa banda existe?
Até onde eu sei, ela só existe na cabeça do Anselmo. Também nunca ouvi falar.

Mudança de planos. Filmes.
Tem Star Wars, tem Jurassic Park. Olha (!!!) Dogville (!!!) Legal (!!!)
Não, espera, é pro Anselmo, quero comprar uma camisa pro Anselmo, não pra mim (fica pra outro dia). E o Anselmo tem um filme favorito? Tem sim. De volta para o futuro.
- Tem uma do ''de volta para o futuro'' ?
- ... não ...

Plano C
O Anselmo gosta de games.
- Todas as camisas de games que temos - estava ficando sem paciência - estão aqui - ela agitou os braços, como uma aeromoça das trevas.
Ceeerto, vejamos, o Selmie gosta de ''the last of us'' (não tem), gosta de ''shadow of the colossus'' (nem sonhando) e também de ''uncharted'' (quem sabe na 25 de março?).

A pilha de camisas no balcão estava ficando bem alta. Havia mais de vinte ali. Eu sempre fico com pena dos vendedores. A gente vai embora sem levar nada e eles são obrigados a dobrar todas as camisas novamente e guardar uma por uma de volta nos saquinhos. A moça era antipática, mas fiquei com dó, me senti na obrigação de comprar alguma coisa, qualquer coisa.

Aí eu vi uma camisa perfeita. O Senhor dos Anéis. O Anselmo adora.
Mas havia um porém. Algo que eu deveria ter levado em consideração desde o começo. O Anselmo tá lá no Maranhão, pertinho do Equador. É quente demais para se usar uma camisa grossa e preta. E lá estava eu, cercado por camisas pretas e pesadonas. Ainda assim, fiz uma pergunta e me arrependi de ter feito ela no meio da frase. Mas minha boca continuava lá, falando merda.

- Tem alguma camisa branca ou de alguma outra cor mais clara?

A moça fechou os olhos. Eu podia ler seus pensamentos.
Respire fundo e conte até dez, você precisa desse emprego para pagar a faculdade de pedicure.
Ela abriu os olhos.
- ... não ... apenas preto...
Disse ela, suavemente.

Ok, acho que essa loja já deu tudo que tinha que dar. Vou levar meu suado dinheirinho (até que não) pra outro lugar. 
Keane, Keane, por que ninguém faz uma camisa da porra dessa banda, e que seja branca pra variar? Voltei pra casa de mãos abanando. Ainda pensando no olhar assassino da vendedora punk barra nerd. São 14:30, será que ela ainda está lá dobrando todas aquelas camisas?