29.2.16

OSCAR 2016


Eu imaginei que o Chris Rock iria falar alguma coisa sobre o boicote, alguma coisa inteligente pra variar. O cara deu algumas alfinetadas e fez algumas abre aspas piadas fecha aspas sobre isso. Foi de dar pena. 

No fim das contas todo mundo só queria saber do Leo DiCaprio. Quando ele ganhou o Oscar, a internet, como dizem, quebrou. Já tinha gente com memes preparados. Tem alguma coisa na voz do cara que eu não gosto, suas atuações não parecem naturais. Mas como eu perdi ''Trumbo'', não posso dizer qual ator merecia a estatueta. Leo deu uma de Bear Grylls durante as filmagens de ''O regresso'', pode-se dizer que ganhou um Oscar de ''melhor resistência''.

O filme recebeu 12 indicações e levou apenas 3 prêmios. Não pode ser chamado de maior perdedor da noite porque levou ''melhor diretor'' e ''melhor ator''. O vencedor do Oscar principal foi ''Spotlight'' que, curiosamente, levou apenas dois prêmios. Na sua cara Vaticano, ganhou o filme que falava sobre casos de pedofilia que a igreja continua acobertando até hoje (você viu a nota sobre o Brasil no filme?).

Pela terceira vez consecutiva, um mexicano ganha o Oscar de melhor diretor. Iñarritu venceu por ''Birdman'' no ano passado e antes dele tivemos o Cuarón por ''Gravidade''.

Eu estava mesmo torcendo por Alicia Vikander, mas ela merecia estar na categoria de melhor atriz, e não como atriz coadjuvante. Tudo bem, Brie Larson seria um grande obstáculo para ela. Foi assim no Globo de ouro onde Alicia concorreu ao lado de Brie.

Não posso falar nada sobre Mark Rylance porque perdi ''Ponte dos espiões''. Achei que Christian Bale, Tom Hardy e, principalmente, Mark Ruffalo estavam incríveis. Não achei a atuação do Stallone tão boa em ''Creed''. E depois do Globo de ouro o cara era o favorito do povão. Muita gente se decepcionou com o prêmio de ator coadjuvante.

Ok, ''O menino e o mundo'' é legal, mas ''Divertida mente'' é mais legal ainda (e conseguiu uma outra indicação pelo roteiro). Foi um Oscar merecido, não foi como outros anos quando deram um prêmio pra Pixar barra Disney por um filme bem medíocre. Ainda acha que ''Valente'' merecia ganhar alguma coisa?

Eu achei estranho ver ''Ex-machina'' entre os indicados ao Oscar de efeitos especiais. Ora, já vi efeitos como aqueles em ''A.I. inteligência artificial'' (rapidamente) e até num vídeo clip da Björk com os dois robozinhos. Não achei que fossem efeitos revolucionários quando vi o filme. 
Você fica chocado com a quantidade de efeitos em ''Mad Max'' quando assiste ao making of. Não tem nada naquele deserto, nada. Eles criaram montanhas, nuvens de poeira, nuvens de tempestade, tudo ao redor.

No fim das contas, ''Mad Max'' foi o grande vencedor da noite. Seis estatuetas.



E parece que a coisa mais engraçada a respeito deste Oscar aconteceu em outro canal. Eu não vi nada, mas já fui bombardeado pelos memes.

Eis a lista completa dos vencedores:

Melhor Filme
“Spotlight”

Melhor Ator
Leonardo DiCaprio (“O Regresso”)

Melhor Atriz
Brie Larson (“O Quarto de Jack”)

Melhor Diretor
Alejandro G. Iñarritu (“O Regresso”)

Melhor Atriz Coadjuvante
Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)

Melhor Ator Coadjuvante
Mark Rylance (Ponte dos Espiões)

Melhor Animação
“Divertida Mente”

Melhor Filme Estrangeiro
“O filho de Saul” (Hungria)

Melhor Trilha Sonora
“Os 8 Odiados”

Melhor Roteiro Adaptado
“A Grande Aposta”

Melhor Roteiro Original
“Spotlight”

Melhor Design de Produção
“Mad Max”

Melhor Fotografia
“O Regresso”

Melhor Figurino
“Mad Max”

Melhores Efeitos Visuais
“Ex Machina”

Melhor Montagem
“Mad Max”

Melhor Edição de Som
“Mad Max”

Melhor Mixagem de Som
“Mad Max”

Melhor Curta de Animação
“Bear Story”

Melhor Curta de Live Action
“Stutterer”

Melhor Cabelo e Maquiagem
“Mad Max”

Melhor Documentário
“Amy”

Melhor Documentário de Curta-metragem
“A Girl in the River: The Price of forgiveness”

Melhor Canção Original
“Writing’s On The Wall” (“007 Contra Spectre”)

28.2.16

dvd - VAMP


Quando vi isso na internet, fui correndo comprar na manhã seguinte. Pela ousadia, pela originalidade, essa é a melhor novela brasileira que já foi feita. O ano era 1991 e os vampiros brasileiros choravam sangue em caixões mega estilosos (eu queria um) e hipnotizavam as pessoas antes de Buffy barra Crepúsculo barra True Blood e afins. 

Então tá, temos 179 capítulos que foram retalhados e colocados em 10 discos neste box, cada disco tem 3 horas de duração. Isso é possível? É sim, dá um trabalho daqueles, pode levar anos, mas é possível. Pena que estamos falando de um pessoal bem desleixado. A edição tem mais furos que uma toalha de crochê. Algumas subtramas ficam sem conclusão, de outras a gente só vê o desfecho. A passagem do tempo é uma confusão só, por essa eu já esperava, antes a gente via um capítulo por dia na tv. Porém, a edição deixou até os dias confusos, é noite, é dia, volta a ser noite, e se passaram apenas 24 horas. Tudo bem, se você já conhece a novela, não vai ficar muito perdido. Alguns cortes são beeeem grosseiros. A edição também torna algumas músicas insuportáveis, são várias reproduções em poucos minutos.

Que gostoso rever essa novela, eu tinha uma paixonite por vários atores, de várias idades. A história começa com a Claudia Ohana pagando mico em Veneza. Ela foi mordida pelo Vlad Ney Latorraca e depois pegou o Gerald Guilherme Leme (paixonite 1, vi esse cara fazendo cooper no parque da Aclimação em 2003) como empresário musical. Ela volta ao Brasil com a intenção de encontrar a cruz de são Sebastião cantando Rolling Stones (por onde anda minha fita K7 da novela?), mas apenas o Reginaldo Faria (P2) pode tocar na cruz.

Ela chega tarde, o cara já está apaixonado pela Joana Fomm. Joana tem seis filhos e ele também tem (P3, P4, P5, Fábio Assunção, garotão, deixa o mar de camisão, parece que tá peladão). Natasha é seguida por uma caçadora de vampiros, Vera Holtz, e seu parceiro atrapalhado, Marcos Frota. Fechando o time, o palhaço Evandro Mesquita (P6), o padre garotão Nuno Leal Maia (P7) e a divertida Patricia Travassos como Blood Mary.

Eis o momento em que você entrou acidentalmente na puberdade. Gerald e Giron, transformados em gato e rato por Vlad, voltam a forma humana, nus em pelo (muito pelo), dentro do caixão da Natasha.

Curiosidade (só descobrindo isso agora por conta do dvd). Um desconhecido Marcello Novaes (P8), faz uma ponta no primeiro capítulo como um segurança no aeroporto de Lisboa.













FRAMBOESA DE OURO 2016













PIOR FILME
Quarteto Fantástico
Cinquenta Tons de Cinza

PIOR ATOR
Jamie Dornan, "Cinquenta Tons de Cinza"

PIOR ATRIZ
Dakota Johnson, "Cinquenta Tons de Cinza"

PIOR ATOR COADJUVANTE
Eddie Redmayne, "O Destino de Jupiter"

PIOR ATRIZ COADJUVANTE
Kaley Cuoco-Sweeting, "Alvin e os Esquilos 4" e "Padrinhos LTDA"

PIOR REMAKE OU SEQUÊNCIA 
O Quarteto Fantástico

PIOR DUPLA
Jamie Dornan & Dakota Johnson, "Cinquenta Tons de Cinza"

PIOR DIRETOR
Josh Trank, "Quarteto Fantástico"

PIOR ROTEIRO
Cinquenta Tons de Cinza

PRÊMIO REDENÇÃO
Sylvester Stallone

CHP CULT


Outro filme cult que ''tá-na-coleção-de-todos-os-homocaras''. 10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ é baseado numa peça de Shakespeare, ''A megera domada'', mas não adianta fazer comparações com o filme da Elizabeth Taylor. A trama deste filme de 1999 se passa nos dias atuais, tem um elenco jovem e nada de casamentos forçados.

Cameron (Joseph Gordon Levitt) é novo na escola. Ele se apaixona por uma garota chamada Bianca. O pai dela já está de saco cheio de ver a filha saindo com meio mundo e cria uma regra. Bianca só vai poder namorar se sua irmã Kat (Julia Stiles) também estiver namorando. Kat não está afim de compromissos e nenhum rapaz no mundo conseguiria conquistar seu coração. Então, Cameron contrata um bad boy, de passado duvidoso, para conquistar Kat. Não demora muito, o filme deixa Cameron de lado e investe no casal Kat e Patrick Verona (Heath Ledger), começa a surgir algo entre eles.

Fique atento na aula de biologia, durante a dissecação dos sapos. Se você ver o Heath Ledger abrindo o canivete no ar, então você está vendo a versão sem cortes do filme. São apenas 15 frames, ou seja, 0.6 segundos. Essa é a versão que você encontra no blu-ray: edição de 10º aniversário.


DÊ UMA CHANCE PARA...


Tenho quase certeza de ter visto o vhs em algum lugar, até achei a ideia meio ofensiva. Que bobagem, só existe um ''...e o vento levou''. Mas senti vontade de dar uma olhada. Essa mini série, de 1994, foi lançada em dvd, e também em blu (lá fora). O dvd br hoje é raríssimo. Na internet você o encontra por 35 mangos e também por 300 !!!

Olha só o Timothy Dalton como Rhett Butler. Sean Bean e Melissa Leo também estão no elenco. A mini série, ''Scarlett'' no original, dá continuidade ao filme. Melanie está morta, Scarlett resolve reconquistar Rhett e descobre que o cara já arrumou uma noiva. A moça vai até a Irlanda e compra do Sean Bean as terras que pertenciam aos antepassados da família O'Hara. Sean, como Lorde Fenton, é o vilão da novela. Ele abusa de uma moça chamada Mary e depois se aproveita também de Scarlett. 
Mary mata Fenton e quem leva a culpa pelo crime é Scarlett. Ela será condenada se Mary, que acabou engravidando, não confessar o assassinato.
A mini série foi baseada num livro escrito em 1991.

É RAPIDINHO


PRODUÇÃO COMPLICADA

TIM BURTON
PAUL THOMAS ANDERSON
JANE GOLDMAN
BEN STILLER
BRYAN FULLER
MICHAEL MITNICK
 TODO MUNDO JÁ PULOU FORA
AGORA A VERSÃO EM LIVE ACTION DE PINÓQUIO
FOI PARAR NAS MÃOS DO RON HOWARD
ROBERT DOWNEY JR AINDA SERÁ O GEPETO


CONTINUAÇÃO

CÍRCULO DE FOGO 2
VAI SAIR DO PAPEL
FINALMENTE
MAS SEM GUILLERMO DEL TORO
NA DIREÇÃO


NETFLIX

FINN JONES
DE GAME OF THRONES
VAI SER O HERÓI
PUNHO DE FERRO
(nova série da Marvel)


REMAKE

MICHAEL B JORDAN
VAI ESTAR NO REMAKE DE
THOMAS CROWN
(os remakes estão chegando cada vez mais cedo)


TV

SARAH MICHELLE GELLAR
VAI APARECER NO SERIADO
BASEADO NO FILME
SEGUNDAS INTENÇÕES
 VOLTANDO AO PAPEL DE KATHRYN


DISNEY

JAMES MANGOLD
VAI DIRIGIR UM FILME QUE CONTARÁ 
A ORIGEM DO CAPITÃO NEMO


PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

O FANTASMA GELÉIA
VAI ESTAR NO NOVO FILME DOS
(DAS)
CAÇA FANTASMAS


CONTINUAÇÃO II

A MUTANTE DOMINÓ
PODERÁ APARECER EM
DEADPOOL 2


D'OH

POR CONTA DE UMA TECNOLOGIA DE
CAPTURA DE MOVIMENTOS
OS SIMPSONS VÃO GANHAR
UM EPISÓDIO AO VIVO

dvd - O ABUTRE


Eu achei esse filme espetacular. É de 2014, levou meses para estrear no Brasil, foi exibido em poucas salas e só agora pinta o dvd, é muita sacanagem. O ABUTRE é um dos melhores filmes do Jake Gyll-o.


Todo esse descaso não vem do nada. O filme pode chocar algumas pessoas. Conseguiu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro original e Jake foi indicado ao Globo de ouro apenas. O filme merece ser redescoberto.

em cartaz - DEUSES DO EGITO


Não foi a salada mitológica que eu esperava, tá uma bagunça, é verdade, tem muitos exageros. E sei que certas coisas não ficariam bem no filme. Quem iria querer ver um filme onde o deus Set (Gerard Butler) abusa sexualmente do sobrinho Hórus (Nikolaj Coster Waldau)? Wow, essa imagem mental não vai sair da minha cabeça facilmente. Então tá, os deuses são cavaleiros do zodíaco e o Egito parece outro planeta. Mas como aventura o filme é digerível. Não é um filme soberbo mas também não é um filme ruim, ver uma vez já basta. Vai sumir da sua memória em alguns meses.


- Libertem o Kraken, ou algo parecido!!!


O filme se passa na época em que os deuses dividiam o mundo com os humanos. Eles são bem mais altos que os mortais, o filme tem aquele efeito ''hobbit'' bem legal, o filme todo tem ótimos efeitos especiais. O deus Hórus será coroado rei do Egito por seu pai Osíris. Aí pinta o deus Set, que mata Osíris e arranca os olhos de Hórus durante uma batalha. Set se torna rei do Egito e uma era de terror tem início. O herói do filme é um fiasco, um ladrão chamado Bek (Brenton Thwaites), não sei qual é o problema com esse personagem, não deu pra sentir simpatia alguma por ele. Bek vai roubar um dos olhos de Hórus do cofre de Set e em seguida vai ajudar o deus caído a voltar ao trono. Durante a jornada, os dois vão se tornando amigos e Hórus começa a dar mais valor aos mortais por conta disso. 
Eu gostei muito do Brenton Thwaites em ''o doador de memórias'', mas desta vez ele chega a prejudicar o filme. Parece que tá dentro de algum ''piratas do Caribe'' da vida (e acabo de descobrir que ele VAI ESTAR no próximo ''piratas''). Em todo caso, DEUSES DO EGITO pode agradar as crianças, parece um vídeo game...












FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: gods of egypt
ANO: 2016
PAÍSES: eua, austrália
DURAÇÃO: 2h 7min
DIRETOR: Alex Proyas (o corvo, cidade das sombras, eu robô, presságio)
ELENCO: Brenton Thwaites, Courtney Eaton, Nikolaj Coster Waldau, Elodie Yung, Chadwick Boseman e Gerard Butler
ESTREIA BR: 25 de fevereiro

25.2.16

5 FILMES PARA SE APAIXONAR POR RYAN GOSLING


NAMORADOS PARA SEMPRE
Filme super deprê. Ryan e Michelle Williams estão tentando salvar o casamento. Ela conseguiu uma indicação ao Oscar, ele também merecia. Então tá, o personagem dele vai ficando velho e começa a perder o cabelo, mas, se você usar o pause na hora certa, vai ver um baita volume, nas calças do cara, quando ele deita na cama do motel. Também tem cena de chuveiro.

DRIVE
Eu amo esse filme. Todos os diálogos do Goose cabem numa única folha do roteiro, ele fala muito pouco. Sobram sorrisos e olhares demorados pra cima da Carey Mulligan, aquilo derrete qualquer um.

O LUGAR ONDE TUDO TERMINA
Goose tá cheio de tatuagens, parece uma HQ, não curto isso. Porém, ele faz um striptease memorável, ficando apenas de cuecas. Podemos transar no escuro.

CAÇA AOS GANGSTERS
Baseado numa história real, mas parece um filme de super heróis (Vingadores + Os intocáveis). Goose é o charmoso do grupo, levou a femme fatale Emma Stone pra cama e a gente ganhou uma cena sem camisa.

AMOR A TODA PROVA
Essa foi a coisa mais romântica que já vi num filme. Ryan mostra pra Emma Stone (ela de novo) como consegue seduzir as mulheres. Ele imita aquela famosa cena de ''Dirty dancing'', onde Patrick Swayze levanta a Jennifer Grey, e as mulheres ficam malucas (acho que vou arrumar espaço na sala e tentar fazer isso com o Anselmo). O filme também tem nudez total.

ESTREIAS DA SEMANA


Bek (Brenton Thwaites) é um mortal pacato que se considera apenas mais um soldado, e que vive em um Egito ancestral dominado por deuses e forças ocultas. Quando o impiedoso Set (Gerard Butler), deus da escuridão, toma o trono da nação e mergulha a sociedade no caos, o jovem se unirá a outros cidadãos e com o poderoso deus Horus (Nikolaj Coster-Waldau), para formar uma expressiva resistência.



Uma misteriosa praga espalha zumbis sobre a terra nesta releitura do clássico conto de Jane Austen, que expõe a relação entre os amantes de diferentes classes sociais no século 19, na Inglaterra. A heroína Elizabeth Bennet (Lily James) é mestre em artes marciais e armas e o belo Mr. Darcy (Sam Riley) é um assassino voraz de zumbis, que alimenta e sintetiza o preconceito por ser de uma classe superior. Na medida em que o surto de zumbis se intensifica, eles devem engolir seu orgulho e unir forças no campo de batalha encharcado de sangue, a fim de conquistar o mundo dos mortos-vivos de uma vez por todas.




Existe um jeito certo e um jeito errado de ser solteiro, além disso...existe Alice. E Robin. Lucy. Meg. Tom. David. A cidade de Nova York está cheia de corações solitários que buscam o par ideal, seja ele uma conexão de amor, uma ficada, ou alguma coisa no meio disso. E em algum lugar entre essas mensagens provocantes e saídas de uma noite só, o que todos esses solitários têm em comum é a necessidade de aprender a ser solteiro em um mundo cheio de constantes evoluções sobre a definição do amor. Badalar na cidade que nunca dorme nunca foi tão divertido.




Um agente do FBI está caçando um perigoso serial killer. Para capturá-lo, busca ajuda de um médico aposentado, especialista em jogos mentais. 


PRÓXIMAS ESTREIAS:

Kung fu panda 3
Um homem entre gigantes
A bruxa
Cinquenta tons de preto
Zoolander 2
 

livro - MAZE RUNNER - A CURA MORTAL


James Dashner não é o George RR Martin, mas ele também não tem medo de matar alguns personagens, e eu tô falando de mortes bem violentas. A CURA MORTAL é o último capítulo da saga Maze Runner. O terceiro filme chega em 2017 e, por conta das alterações (feitas no segundo filme), ele deverá ser bem diferente do livro.
Na trama, Thomas e seus amigos finalmente escapam do CRUEL e vão parar numa cidade cheia de zumbis (ou Cranks, se preferir). Eles encontram os membros do Braço Direito (que já apareceram no segundo filme) e planejam derrubar o QG do CRUEL.

Dois personagens principais acabam tendo mortes horríveis, a chanceler Ava Paige finalmente dá as caras e ela é completamente diferente da Ava dos filmes. Eu disse que eles mudaram tudo. Outra coisa contra a série de filmes está lá no desfecho.
A história chega a um ponto em que somente um milagre pode garantir um final feliz. E milagres não combinam com essa série de livros. O final é apenas realista, eu fiquei satisfeito. Mas será que Hollywood vai topar?









FICHA TÉCNICA:

TÍTULO ORIGINAL: the death cure
ANO: 2011
AUTOR: James Dashner
PÁGINAS: 364
EDITORA: V&R

dvd - DEATH NOTE box 2


Entre a compra do box 1 e do box 2, comprei todos os volumes da black edition. É possível acompanhar o anime com o mangá aberto no colo, muitos diálogos estão na tela, até o ângulo das cenas, o visual dos personagens não mudou. O anime traz poucas alterações, é praticamente o mangá animado e em cores, tudo bem, pra quê mexer em algo que já é perfeito? Ok, alguém vai mexer, a adaptação norte americana vai ser proibida para menores (exagerados...).

O segundo box começa no 13º episódio, mostrando o primeiro encontro de Light e Misa. No segundo disco o tema de abertura muda pra um heavy metal ridículo, não curti. E o disco 3 termina no episódio 25, com a morte do meu personagem favorito, não curti mesmo. Faltam 12 episódios pra fechar a coleção.

Novidade em relação ao mangá, Light e L ganham um momento meio homoerótico no último episódio do box.












FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: death note desu nôto
ANO: 2006-2007
TEMPORADA: 1 (box 2)
EPISÓDIOS: 13
DURAÇÃO: 22 min

23.2.16

O EGITO SEGUNDO HOLLYWOOD


Não estou nem um pouco animado com a estreia de DEUSES DO EGITO. Muita gente se lembrou do desastroso remake de ''fúria de Titãs'' assim que viu o primeiro trailer. Roliúdi já massacrou a mitologia grega diversas vezes, a mitologia egípcia não vai se salvar, é um terreno pouco explorado e pouco conhecido. A platéia não vai ficar corrigindo o filme a todo momento. Eu vou tentar ignorar muita coisa, para evitar uma dor de cabeça. Afinal, o que Roliúdi sabe sobre o Egito?


Nem brancos, nem negros
Brancos eram os europeus lá no norte, negros eram os núbios lá no sul. Os egípcios, no meio do caminho, tinham a pele dourada. Num tom de chocolate.


Na mega sena
De todas aquelas pragas absurdas, a que mais me diverte é a praga dos sapos. No antigo Egito, encontrar um sapo era visto como sinal de boa sorte. Imagine vários deles caindo do céu.


Escravos
Nada de escravidão no antigo Egito. A lei da deusa Maat, a deusa da ordem cósmica, proibia a escravidão. Prisioneiros de guerra se tornavam lacaios (não é aquela versão de ''escravidão'' que temos hoje), eles recebiam uma grana e podiam comprar sua liberdade e até voltar pra casa após o fim da pena. Poucos voltavam, eles arrumavam uma esposa e ficavam no Egito, se apaixonavam pelo país.


Irmãos à parte
Casamentos entre irmãos aconteciam na realeza. Mas só para manter o poder dentro de uma mesma família, não rolava sexo, eram apenas casamentos simbólicos, só no papel (ou papiro). Entre o povão rolava muita confusão (para nós), não haviam palavras como ''marido'' e ''esposa'', os casados usavam palavras como ''irmão'' e ''irmã''. É daí que vem todo aquele mal entendido.


Deuses
Havia um de pele escura, como a noite. Outro de pele azul, como lápis lazulis. Mas a maioria tinha a pele feita de ouro, literalmente. E seus ossos eram de prata. Um Gerard Butler barbudo nem pensar.


Quem?
Imhotep foi o arquiteto da primeira pirâmide, uma com degraus. Ficou famoso. Com o passar dos séculos começou a ser adorado como um deus, nesse caso, um deus dos arquitetos. Sua pirâmide ainda está em pé.




 






Megalomania
Calma aí, o Faraó ficava com apenas 10% dos impostos arrecadados. O restante voltava para o povo. Havia até um fundo de emergência para o caso de uma colheita ruim. O sistema de governo era impecável e justo. As mulheres tinham os mesmos direitos que os homens. Um homem poderia pegar pena de morte se violentasse uma mulher, mas como os deuses não curtiam execuções, o acusado tinha que cometer suicídio tomando veneno.

FUCK YEAH! IRMÃO não loki DO THOR






Kate Winslet, sua safada, ele poderia ser seu filho
(A vingança está na moda, 2015)
(março nos cinemas)