31.8.15

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


Se eu avisar antes, talvez você até goste do filme. Ninguém me avisou, eu dei de cara com aquele modo estranho do filme de usar cenas surreais para gerar comédia. Algo bem forçado. E no fim das contas, havia uma explicação do tipo Fada Madrinha. Ok, então o filme tem um toque de magia, depois que você nota isso começa a aceitar melhor os absurdos. Nada no começo do filme, ou na sinopse, prepara você para isso. 
E aí você percebe que o filme é uma ideia interessante, o problema está no modo como a trama é apresentada.

O bonitão Marshall vive com seu namorado Gabe há sete anos. Gabe trabalha demais e Marshall sente falta de sexo em seu casamento. Ele descobre um site de relacionamentos chamado eCupid e cria um perfil apenas por curiosidade, dizendo que se sente frustrado e tudo o mais nas opções que surgem no menu. Aí o site trava de repente. Marshall desiste e vai pra cama. Durante a noite, o eCupid se instala no computador e no celular do rapaz, tipo poltergeist. O site começa a enviar mensagens, liga a câmera e o gravador quando quer, e também bloqueia mensagens recebidas e as apaga. Além de agendar festas na casa de Marshall e de dar seu endereço para outros homens, para encontros sexuais.
A intenção do site é tirar Gabe da vida de Marshall e lhe dar novas oportunidades no amor (e também uma lição de vida). eCupid (2011) acerta a mão antes do final, vira uma comédia romântica satisfatória, para se ver numa quarta feira chuvosa.













FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: eCupid
ANO: 2011
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 95 min
DIRETOR: JC Calciano (is it just me?)
ELENCO: Houston Rhines e Noah Schuffman

GALERIA DO TERROR



Me diga, por que tanta gente odeia ALIEN³ ??? Ok, o filme não conseguiu ser melhor que o segundo. E tem aquele final. De certa forma, um final poético. Não diminui o papel de Ripley como heroína da franquia. E ela ainda levou a espécie, hoje chamamos os bichos de ''Xenomorfos'', à extinção, salvando o universo também.

O diretor David Fincher queria trazer de volta o clima tenso do primeiro alien. Um monte de gente, um lugar apertado e sem saída, e um único xenomorfo. ALIEN³ foi seu primeiro trabalho como diretor de cinema, antes disso ele dirigia vídeo clips da Madonna (você gostou de Vogue? Foi ele).
Esse terceiro filme é muito diferente dos dois primeiros. O alien perde espaço para a história de uma mulher presa num ''planeta prisão'' com vários criminosos. É realisticamente pesado. Ela quer salvar a todos e eles só pensam em sexo. Esse medo de uma revolta dos prisioneiros domina o filme enquanto o alien atravessa suas quatro fases de crescimento, sem ser incomodado.

James Cameron tinha planos para um ''alien 3'', e disse que iria ignorar o filme de Fincher caso surgisse a oportunidade de fazer mais um alien. Quando a quadrilogia foi lançada em dvd, todos os quatro filmes ganharam edições especiais. O primeiro filme ganhou cenas novas, que nunca foram usadas. O segundo filme virou uma obra prima com 154 minutos. Cenas adicionais não salvaram o quarto filme. E David Fincher se recusou a fazer uma nova edição de ''Alien³''. Então o estúdio fez isso por ele. Uma cena alternativa mostra o alien atacando um boi, e não um cão, e isso não alterou muito o restante da trama.

O drama de Ripley na prisão, o cabelo raspado, o quase beijo do alien, a descoberta da rainha em seu corpo e o sacrifício final. Esse filme tem ótimos momentos, e também um alien digital (novidade na franquia). Não teria sido assim tão ruim se a franquia tivesse terminado com esse filme. No fim das contas, Alien 4, cheio de clones, conseguiu ser uma decepção ainda maior.















FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: alien³
ANO: 1992
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 114 min
DIRETOR: David Fincher (clube da luta, seven)
ELENCO: Sigourney Weaver, Charles S. Dutton e Charles Dance
PRÊMIOS: indicado para o Oscar de melhores efeitos especiais.

30.8.15

livro - STAR WARS, KENOBI


É o melhor livro, do universo expandido, que já li. Sinto muito Timothy Zahn, mas eu adoro um faroeste. KENOBI poderia ser um western qualquer se não fosse ambientado em outro planeta. Tatooine virou o velho oeste, os fazendeiros de umidade são os cowboys e os Tuskens são os índios, eles até chamam os fazendeiros de ''colonos''.

A trama se passa logo após o final do episódio III. Obi Wan foi para Tatooine e entregou o bebê Luke para Owen Lars. Depois foi procurar um lugar para morar, não muito distante da fazenda dos Lars, sua missão é vigiar e proteger Luke.

Quem domina o livro é a dona de um famoso armazém local, Annileen. Ela toma conta dos negócios desde que o marido morreu e tem que criar dois filhos rebeldes. Como Obi Wan precisa de suprimentos, ele costuma dar as caras no local. Ele se apresenta como Ben e Annileen começa a se apaixonar por ele.
Os fazendeiros de umidade estão em guerra com os Tuskens. Assim como os índios, eles invadem propriedades e às vezes sequestram pessoas. O povo da areia ganhou sua própria mitologia nesse livro, suas vestimentas, seus costumes, sua religião, está tudo lá. E um deles, A'Yark, faz parte do elenco principal.

Ben dá uma de Superman barra Clark Kent quando os colonos estão em perigo. Ele tira proveito da escuridão, ou da névoa ou de qualquer outra coisa, para sacar seu sabre de luz e usar a Força. Depois volta a ser apenas Ben, o eremita, e ninguém desconfia de nada. Quando está sozinho, ele tenta se comunicar com seu antigo mestre, Qui-Gon, através de meditação. É legal ver como ele, aos poucos, deixa de ser o Obi Wan Ewan McGregor para se tornar o Obi Wan Alec Guinness.
O livro respeita não apenas os acontecimentos dos episódios II e III (amarrando algumas pontas) como também o seriado Clone Wars. E, é claro, tem também os acontecimentos futuros do episódio IV. O livro acaba ganhando um final tocante por conta disso.









FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: star wars, Kenobi
ANO: 2013
AUTOR: John Jackson Miller (star wars um novo amanhecer)
PÁGINAS: 522
EDITORA: aleph

COISAS QUE VOCÊ NÃO PRECISAVA SABER


Nants ingonyama bagithi baba (lá vem um leão)
Sithi uhhmm ingonyama (sim, é um leão)

Nants ingonyama bagithi baba (lá vem um leão)
Sithi uhhmm ingonyama (sim, é um leão)

Siyo Nqoba (nós vamos conquistar)
Ingonyama (leão)
Enamabaal Ingonyama nengw (é um leão e um tigre)
Enamabaal Ingonyama nengw (é um leão e um tigre)
Enamabaal Ingonyama nengw (é um leão e um tigre)
Enamabaal Ingonyama nengw (é um leão e um tigre)


29.8.15

DÊ UMA CHANCE PARA ...


EASTSIDERS é um web seriado de 2012 que andava sumido desde 2013. Uma segunda temporada vem aí, e você pode conferir a primeira temporada completa em dvd (importado). É muito mais fácil acompanhar a série vendo um episódio atrás do outro. Eles são bem curtinhos e cada um começa com uma data. Às vezes temos um intervalo de tempo de um dia entre um episódio e o outro, outras vezes temos um mês, ou até três meses. Cada vez que um episódio começa a gente tem que descobrir o que rolou na vida dos personagens desde o final do episódio anterior. Não fique perdido, um dos episódios chega a voltar um ano no passado.

Cal e Thom estão juntos há quatro anos. A série começa com Cal descobrindo a infidelidade de Thom. Já faz um tempo que Thom anda saindo com um bonitão chamado Jeremy. O pobre Jeremy é apaixonado por Thom e nem faz ideia de que Cal existe.
O casal tenta enterrar o passado mas Cal acaba indo atrás de Jeremy para acertar as contas e ... bom, você vai notar que os personagens estão sempre enchendo a cara, e quando dois homocaras ficam bêbados ...
E aí Jeremy começa a seguir tanto Cal quanto Thom, na tentativa de consertar as coisas. Aos poucos surgem novos personagens, as tramas vão se complicando e você não consegue mais parar de assistir porque os segredos não duram muito tempo, é bem novelesco.
Não tem cenas de sexo, nem nudez, o seriado não precisa disso. É um homo-seriado crescidinho, você pode ver com a mamãe ao lado.


dvd - GRANDES OLHOS


Ainda não sei se o filme foi uma ideia do próprio Tim Burton. É baseado numa história real, não tem nada de macabro ou de fantasioso na trama, Tim está dando uma de ''diretor sério''. Acho que foram os desenhos de Margaret Keane que chamaram a atenção do diretor para a história, ele também faz desenhos com esse mesmo estilo. 


Vi o filme no começo deste ano e adorei. Eu ainda não conhecia a história de Margaret Keane, mas já havia visto seus quadros. Na trama, Christoph Waltz se torna famoso vendendo os quadros que foram pintados (secretamente) por sua esposa Amy Adams (grandes atuações neste filme), dizendo pra todo mundo que o verdadeiro artista é ele. Amy ganhou o Globo de Ouro mas o filme foi ignorado pelo Oscar. É um filme que merece ser redescoberto em dvd. Pena que o dvd não traz extra algum...

dvd - COLEÇÃO DE CURTAS


Não me lembro de já ter visto um disco com curtas da Disney, apenas da Pixar. Me lembro de ter visto o departamento de animação quase fechando as portas, antes e depois, do fracassado ''a princesa e o sapo''. Então acho que agora o famoso prédio só tá fazendo curtas animados. Todos os 12 curtas deste disco são recentes, alguns são para crianças pequenas, outros não, nem de longe.

''John Henry'' é baseado no famoso conto do ex escravo que trabalhou na linha férrea. Vale a pena pelas canções (em inglês).
''Lorenzo'' tem um visual de pintura que se move. Mostra um gato cuja cauda cria vida. Foi indicado para um Oscar.
''A pequena vendedora de fósforos'' é o curta mais bonito do disco. Mas o final pode traumatizar os pequenos.
''Instale seu home theater com o Pateta'' é um curta do Pateta (dã). Os desenhos clássicos do personagem são mais engraçados.
''Tick tock tale'' é um curta em cgi protagonizado por relógios, no estilo toy story.
''Operação Papai Noel secreto'' também é em cgi e mostra dois duendes (ou elfos ou gnomos) recebendo da mamãe Noel uma missão quase impossível..
''A história de Nessie'' é animação clássica, com um visual clássico, sobre o monstro do lago Ness. A criatura precisa encontrar um novo lugar para viver.
''Enrolados para sempre'' mostra o casamento da Rapunzel. E não tem Luciano na dublagem yey.
''O avião de papel'' tem um belo visual, e o protagonista é bonitinho. Eu tava mesmo querendo rever esse curta. Ganhou um Oscar.
''Hora de viajar'' é um curta do Mickey. Enganou muita gente. Disseram que se tratava de um desenho perdido dos anos 1930. Mas aí, num determinado momento, o Mickey atravessa a tela do cinema e se torna digital para a nossa surpresa. Veja também em inglês, é o próprio Walt Disney quem faz a voz do camundongo (isso sim foi material resgatado).
''O banquete'' é sobre um cachorrinho guloso. Seu dono arruma uma namorada e o cãozinho percebe que não está mais recebendo atenção, ou comida, suficiente. Ganhou um Oscar no ano passado.
E finalmente, ''Frozen: febre congelante''. Não é lá essas coisas, mas em inglês pode ser salvo. Assim como o filme, as letras das canções em PT decepcionam.

Nos extras há uma rápida entrevista com alguns diretores e cada curta pode ser visto com uma introdução antes do início, mostrando a criação da animação.



SONHO DE CONSUMO (realizado)

Delta, Charlie, Blue e Echo
as meninas do Chris Pratt


e um blogueiro sem nada melhor para fazer

PRIMEIRA IMPRESSÃO

Michael Fassbender em ''Assassin’s Creed''


''Capitão América, guerra civil''
A turma do contra


 E os ''mocinhos''
Aranha, cadê?


opa, azul-sub-zero?

ESTREIAS DA SEMANA

TED 2
Recém-casado com Tami-Lynn, o urso de pelúcia Ted resolve que quer ser pai, mas, para isso, terá que provar ao juiz que é uma pessoa de verdade.


EXPRESSO DO AMANHÃ
O longa é baseado na HQ francesa Transperceneige que aborda uma mudança climática que já dura por 17 anos e congelou o mundo inteiro. A única saída para os sobreviventes é o trem Expresso do Amanhã, que circula sem paradas e separa os passageiros por classes sociais. Enquanto alguns passam fome e frio, outros vivem no luxo. 
Insatisfeito com essa divisão, Curtis (Chris Evans), um jovem líder da parte mais miserável do trem-máquina, desperta nos outros uma revolta e ele e seus companheiros resolvem invadir os demais vagões em busca da autoridade que está por trás de toda a injustiça e crueldade que comanda o trem.


HOMEM IRRACIONAL
Quando um professor de filosofia chega para trabalhar numa pequena universidade, os alunos e professores o recebem com grande expectativa, mas logo percebem que ele tem sérios problemas pessoais. Depois de se envolver com uma aluna e uma colega, ele decide tomar uma atitude que mudará sua perspectiva sobre a vida.



CORRENTE DO MAL
Algo apavorante está rondando os adolescentes de um subúrbio de Detroit. A bela Jay, de 19 anos, não parece perceber: ela aproveita o outono ao lado de sua irmã Kelly, de seus amigos de escola e de seu novo namorado, Hugh, com quem faz sexo pela primeira vez. Após o ato, porém, ela não consegue evitar a sensação de que alguém – ou algo – está seguindo todos os seus passos. À medida que a ameaça torna-se mais real, Jay e seus amigos descobrem que ela se tornou o principal alvo de uma força macabra e inexplicável.


HITMAN, AGENTE 47
Agente 47 (Rupert Friend) é um assassino de elite geneticamente modificado criado para ser a máquina de matar perfeita. Agora, ele precisa caçar uma operação que pretende usar o segredo de sua criação para a formação de um exército imbatível. Ao juntar forças com uma misteriosa jovem, que pode ser o diferencial para o sucesso desta missão. 


PRÓXIMAS ESTREIAS:

Você acredita?
Gênios do crime
O agente da U.N.C.L.E.
Ricki and the Flash
A entidade 2


25.8.15

FUCK YEAH! CAVILL


Acho que estou começando a me interessar por futebola.

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Depois que a Fox cancelou FUTURAMA (malditos), surgiram os longas animados para a alegria dos fãs. O mais legal de todos foi A DISTANTE E SELVAGEM ERA VERDE, de 2009. Por conta do sucesso desses longas animados, lançados diretamente em vídeo, o seriado foi trazido de volta (mas por pouco tempo, malditos²).
O primeiro episódio da nova temporada precisava arrumar uma boa desculpa para trazer os personagens de volta. Porque o longa de 2009 era um tipo de ''filme de despedida''.
Na trama, o pai de Amy está querendo devastar uma parte da galáxia para construir um ''mini golfe gigante'', sem se importar com as formas de vida que encontrar pelo caminho. Isso faz Leela se juntar a um grupo de ecofeministas na tentativa de salvar várias espécies da extinção. Enquanto Leela e suas amigas estão sabotando os planos do sr Wong, Fry ganha a habilidade de ler pensamentos e entra para uma sociedade secreta que está aguardando o retorno de uma fonte de energia, geradora de vida, que costuma vagar pelo espaço desde sempre. Como o próprio Fry diz no filme, é sci-fi demais.
O filme é tão engraçado quanto bonito, está cheio de cgi e conseguiu trazer de volta quase todos os personagens da série de tv.
É uma pena que as temporadas mais recentes ainda não foram lançadas em dvd por aqui (eu tô parado na quarta). E existe também um box que reúne os quatro filmes.



O jeito é continuar caçando os episódios na Fox, todos os dias, bem cedinho...


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: futurama, into the wild green yonder
ANO: 2009
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 89 min
DIRETOR: Peter Avanzino
ELENCO: Billy West, Katey Sagal e John DiMaggio.

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


Por conta do reboot (2015), o filme de 2007 acabou se tornando o melhor filme do QUARTETO FANTÁSTICO. O primeiro filme havia sido um ensaio sem grandes pretensões, não era nenhuma mega produção, o estúdio não queria correr riscos, havia um certo charme naquela simplicidade toda. Aí resolveram pegar pesado na continuação. Se o filme não é muito bem visto agora, a culpa é do tempo. Porque, em 2007, ele não decepcionava tanto. Na verdade, o filme tem o mesmo jeitão do segundo filme do Homem de Ferro, de 2010, e pode ser visto por toda a família. A Fox bem que poderia ter investido num terceiro filme, a coisa estava melhorando, bem devagar mas estava sim. 
Mas aí o Chris Evans foi o primeiro a pular fora. Se tornou o Capitão América em 2011 depois de passar uma rasteira em Garrett Hedlund, Channing Tatum, Sam Worthington, Will Smith, Chace Crawford, Kellan Lutz, Ryan Phillippe e também Alexander Skarsgard e Jensen Ackles.

Para os fãs do Quarteto, o filme de 2007 traz tantos defeitos quanto o anterior. Mas ele tem alguns acertos.

O visual do Surfista Prateado está demais. 99% fiel ao gibi, algo raro hoje em dia, ok, algo raro desde sempre.
O casamento de Reed e Sue foi tirado dos quadrinhos também, com o Stan Lee sendo barrado na entrada.
A Mulher Invisível ganhou bastante espaço na trama (até nos quadrinhos isso é raro). É ela quem convence o Surfista a mudar de lado.
Ben e Johnny estão sempre aprontando um com o outro, mais uma coisa extraída das HQs.
Tem um monte de 4s escondidos no filme pra você ficar caçando.
Johnny pega emprestado os poderes dos amigos e vira o ''super Skrull''.

E os problemas.

Mais uma vez, o dr Destino decepciona como vilão. Hollywood não sabe tratar esse cara com o devido respeito. Depois o cara pega a prancha do Surfista e se acha o tal. E sai de cena de uma maneira bem tosca.
Aquele troca troca de poderes, com a intenção de gerar risos (ou de ficar enrolando pro filme poder passar dos 60 minutos na duração), foi bem idiota. 
E a batalha final? Galactus é uma nuvem, uma nuvem caramba (tem gente que diz que conseguiu ver a sombra, do gigante das HQs, no meio dessas nuvens. Eu nunca vi nada). Esse Galactus-nuvem é uma coisa que eu nunca vou perdoar.














FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: 4, rise of the Silver Surfer
ANO: 2007
PAÍSES: eua, alemanha, reino unido
DURAÇÃO: 92 min
DIRETOR: Tim Story
ELENCO: Ioan Gruffudd, Jessica Alba, Chris Evans, Michael Chiklis, Julian McMahon e Laurence Fishburne.

A OUTRA HORA DA VERDADE

Piração, se você assistir ''Karatê Kid'' pelo ponto de vista do ''vilão'', vai ver que o Daniel (Ralph Macchio) é o verdadeiro encrenqueiro. O pobre Johnny passa o filme todo se defendendo dos ataques de Daniel, que até tenta roubar sua namorada.


FILMES RECICLADOS


DuckTales, o filme, foi lançado em 1990. Nesse mesmo ano, o seriado de tv foi cancelado, após 98 episódios. A Disney tinha planos de fazer um filme baseado na série ''Tico e Teco, defensores da lei'', que havia estreado no ano anterior, mas o projeto foi cancelado porque DuckTales foi um fracasso nas bilheterias (acho que o público já estava enjoado da série de tv, que havia estreado em 1987). 
Ok, então o filme chegou tarde demais. Mas o estúdio não o varreu para debaixo do tapete. O roteiro foi usado novamente e deu origem ao filme do ''Aladdin'', em 1992.
Veja o que foi reciclado.



O vilão do filme, Merlock, que é um feiticeiro, está procurando pela lâmpada mágica há séculos. Ele não se interessa pelo tesouro de Coli Babá. E como ele sabe que o tio Patinhas está atrás desse tesouro, ele apenas segue o velho pato até a pirâmide para roubar a lâmpada em seguida.



Dijon está sempre roubando coisas, ele não consegue se controlar. E pode carregar muito mais moedas que o macaquinho Abu.



Dentro da pirâmide, Patinhas encontra o tesouro e a lâmpada. Nesse momento, Merlock rouba o tesouro e aciona uma armadilha prendendo os heróis na pirâmide. A turma consegue se salvar e Merlock depois descobre que a lâmpada não está com o restante do tesouro.



A lâmpada não é muito diferente da lâmpada do Aladdin. É só um pouco mais gorduchinha.



Geninho explica que não vale desejar ter mais desejos. E que também, não tem como promover a paz mundial. O Aladdin não pensou nisso...



Quando o Geninho finge desmaiar, ele é amparado pela tromba do elefante. Assim como o tapete mágico desmaiou na tromba do elefante Abu.

 

Quando Dijon pega a lâmpada, Patinhas perde toda a sua fortuna e vai parar na cadeia. Ele decide voltar para a caixa forte e invadir o local para recuperar a lâmpada. Uma vez lá dentro, ele pede para o gênio distrair Dijon enquanto ele rouba a lâmpada. Do mesmo jeito que Aladdin sinalizou para Jasmine, para que ela distraísse Jafar.



Merlock pega a lâmpada e transforma a caixa forte numa fortaleza flutuante. No filme de 1992, o gênio pegou o palácio e o colocou no alto de uma montanha.



Merlock obriga o Geninho a expulsar o Patinhas da fortaleza. O Geninho se desculpa com o pato dizendo que não pode fazer nada além de obedecer ao seu novo amo.

 

No final, Patinhas enfrenta Merlock (que virou um grifo) e depois usa seu último desejo para transformar o Geninho num garoto de verdade.

Veja também ''o ladrão de Bagdá''