Você pode colocar esse filme na lista das ''animações das antigas que fariam as crianças de hoje terem pesadelos''. Hoje, no almoço, eu estava revendo o filme mais sombrio de Don Bluth. TODOS OS CÃES MERECEM O CÉU (de 1989) tem uma trama da qual não consegue escapar, comprometendo o final feliz. Charlie é um vira lata safado que é dono de um cassino, onde os cães apostam bifes, bebem álcool até cair e fumam cigarros e charutos (outros tempos, acho que vi prostituição também), poderia ser um filme estrelado por humanos. Charlie é brutalmente assassinado por seu sócio Cicatriz e vai parar no céu dos cachorros. Ele deseja tanto voltar que acaba dando corda no relógio que representa sua vida, enquanto o relógio estiver funcionando Charlie permanecerá vivo. De volta à Terra, Charlie e seu amigo Sarnento descobrem que Cicatriz tem uma prisioneira, uma menina órfã que fala com animais, e assim o vilão fica sabendo quem vai ganhar a corrida de ratos. Charlie e Sarnento salvam a menina e começam a usar seus dons para ganhar dinheiro, prometendo que, algum dia, ajudarão a pequena Ana Maria a encontrar um lar.
Charlie é um anti herói sem pressa de se tornar bonzinho. E assim o filme vai ficando cada vez mais sombrio. Sarnento é espancado pelos capangas de Cicatriz, Charlie sonha com o inferno dos cachorros e encontra um crocodilo de sexualidade duvidosa.
No ano seguinte, 1990, pintou uma versão em live action do filme, tô brincando, o final de ''ghost, do outro lado da vida'' é muuuuuito parecido com o final de ''todos os cães...''.
O filme ganhou uma continuação mais alegre em 1996 e uma série de tv no mesmo ano.
FICHA TÉCNICA
ResponderExcluirTÍTULO ORIGINAL: all dogs go to heaven
ANO: 1989
PAÍSES: eua, irlanda e reino unido
DURAÇÃO: 89 min
DIRETOR: Don Bluth e Gary Goldman
ELENCO DE VOZES: Dom DeLuise, Burt Reynolds e Judith Barsi