10ª POSIÇÃO - PARA WONG FOO, OBRIGADA POR TUDO, JULIE NEWMAR.
Foi lançado pouco tempo após ''Priscilla'', não dá pra dizer se é um plágio. Mas, diferente do filme australiano, essa comédia norte americana foi feita a partir de uma piada. A piada é ver caras machos e musculosos, como Snipes e Swayze, vestidos como mulher. Apesar da escalação do elenco ser uma piada de mau gosto, o filme consegue se salvar, os atores dão conta do recado e a trama tem um pouquinho de drama. Pontos de ''princesa drag'' pra esse filme.
9ª POSIÇÃO - A GAIOLA DAS LOUCAS
Primeiro colocado da lista onde o homossexual é o bicho papão do filme, é melhor não entrar em detalhes e nem usar certas palavras, para não afugentar o público hétero. Robin Williams está interessante mas quem se destaca, e salva o filme, é o Nathan Lane.
8ª POSIÇÃO - BEIJOS E TIROS
O fato do detetive Val Kilmer ser gay nesse filme não causa dano algum à trama, na verdade sua sexualidade é quase irrelevante para a história. Seu parceiro maluco, Roberto Daniel Júnior, não é um homofóbico sociopata nem nada. A trama se enrola demais perto do final e se você estava esperando pelos tais ''beijos'', vai ter que se contentar apenas com os ''tiros''.
7ª POSIÇÃO - UMA MENTE BRILHANTE
Nada de sexo com homens e com mulheres, nada de tomar um porre e dormir na sarjeta. O filme é biográfico ou não? Em comparação com o verdadeiro John Nash, Russell Crowe é uma Branca de Neve. Ainda assim, o roteiro levou um Oscar, faça-me o favor. Tudo bem, já vimos um homoRussell Crowe em 1994 (um caso de amor) e foi legal.
6ª POSIÇÃO - EU TE AMO PHILLIP MORRIS
Esse filme sofreu pra chegar aos cinemas. Por ser um filme gay, teve problemas na hora de arrumar uma distribuidora. Por ser um filme gay, teve um outdoor (onde Ewan e Jim apareciam se abraçando) removido do local a pedido dos bons cidadãos. É claro que todos os problemas poderiam ficar no passado caso o filme fosse um bom filme. Mas ele tem sérios problemas na narrativa. Parece um resumo preguiçoso do livro no qual foi baseado.
5ª POSIÇÃO - DO COMEÇO AO FIM
Me lembro que o cinema estava lotado. O filme trazia um tabu pesadão e muita gente queria ver isso. Estava na hora do cinema brasileiro pegar pesado. Mas, como todos os filmes desta lista, boas intenções não são o suficiente. Esse foi mais um filme com uma produção bem tosca, o roteiro não se aprofunda no tema central, tem medo de extrapolar, fica pisando em ovos e evita de investir no drama, na verdade a narrativa é toda picotada e nem mesmo a passagem do tempo é clara nesse filme.
4ª POSIÇÃO - A PRÓXIMA VÍTIMA
Ok, não é filme, é novela, mas não posso deixar de fora. No ano de 1995 o Brasil ainda estava na idade da pedra gay lascada. Foi uma boa ideia colocar o homocasal na trama, se o público estava preparado para isso ou não, não importa, porque a própria rede Globo não estava preparada para isso. Durante meses foi usado o lance do ''amor cujo nome não pode ser dito'', nada de palavras que começam com a letra G ou H ou V ou B ou ... eu me lembro da Suzana Vieira interrogando (ou tentando interrogar) o filho, sem usar nenhuma dessas palavras e evitando qualquer termo ofensivo. Cara, que aflição, pergunta de uma vez pro garoto se ele é viado ou não, simples assim. Foi tanta enrolação que, depois de 10 minutos, até o mais burro telespectador pescou a ideia.
3ª POSIÇÃO - HETERO-ATORES EM COMÉDIAS
São poucos os hetero-atores que fazem um homopapel bem realista. Na maioria das vezes eles fazem assim: ''eu acho que um gay é desse jeito...'' e alguns ainda dizem que fizeram laboratório. Onde foi isso? Você pergunta. Eu não sou assim, meus amigos não são assim. A coisa mais homo-ofensiva é quando o filme é uma comédia, e o próprio fato do personagem ser gay vai render muitas piadas, ser gay é engraçado, somos todos palhaços. Preciso mencionar o Brüno?
2ª POSIÇÃO - ECLIPSE DE UMA PAIXÃO
Se o filme quer ser homo-relutante, tudo bem. Beijos violentos demais (típico de hetero-atores) e rápidas cenas homo-afetivas só para não deixar dúvidas no ar. Mas quando os atores não ajudam, fazer o quê? O filme é um tédio, não tem paixão alguma e Leo Dicaprio ainda saiu por aí dizendo que as cenas homo-afetivas foram uma experiência horrível pra ele. Coitadinho. O filme foi lançado dois anos antes de Titanic, mas só chegou ao Brasil depois de Titanic, o vhs trazia um elogio do tipo "o astro de Titanic em sua melhor atuação'', critica de hetero com certeza.
1ª POSIÇÃO - SERÁ QUE ELE É?
Esse filme é a própria razão de ser deste top 10. Hollywood tinha boas intenções mas fez tudo errado. Ele foi baseado numa história real. Quando Tom Hanks recebeu o Oscar por ''Filadélfia'' ele mandou um obrigado para um professor que é gay. No filme, Matt Dillon ganha o prêmio e dá um alô pro professor Kevin Kline, tirando o cara do armário contra sua vontade (na verdade, nem ele sabe que é gay). E aí, toda a cidade começa a tratar o cara como um bicho papão (sério mesmo? o único gay da cidade?). Tom Selleck aparece no filme para dar, no final, o beijo gay mais sem graça da história.
PARA WONG FOO
ResponderExcluirANO: 1995
A GAIOLA DAS LOUCAS
ANO: 1996
BEIJOS E TIROS
ANO: 2005
UMA MENTE BRILHANTE
ANO: 2001
EU TE AMO PHILIP MORRIS
ANO: 2009
DO COMEÇO AO FIM
ANO: 2009
CRUZEIRO DAS LOUCAS
ANO: 2002
EU OS DECLARO MARIDO E LARRY
ANO: 2007
ECLIPSE DE UMA PAIXÃO
ANO: 1995
SERÁ QUE ELE É?
ANO: 1997
Vc acabou não falando muito do filme do homocego que está nos cinemas. Que se propõe em ser um filme sobre um casal gay adolescente e, na verdade, é apenas um filmezinho adolescente que conta história de crises numa amizade entre um homocara e uma heteromina. Achei um podre. Superficial. Isso, para não falar nas atuações irritantemente roboticas.
ResponderExcluirPink Flamingos perde feio pra Do Começo ao Fim quando o assunto é bizarrice. Sério. Esse filme tem um roteiro ruim, trilha ruim, atuações ruins (com exceção da Julia Lemmertz), resumindo é uma porqueira. Acho que a única coisa visível são as cenas de nu. Nada mais.
ResponderExcluirExcelente ideia de postagem e as escolhas também foram ótimas. Só nunca tinha ouvido falar de Beijos e Tiros.
ResponderExcluirac.ac.
Ah! Sério sobre o John Nash? O livro conta tudo?
ResponderExcluirac.ac.
No caso da Próxima Vítima, eu lembro que só nas últimas semanas da novela que começaram a usar a palavra ´´homossexual``, que foi meio puxada a saca-rolha, né? Tentaram mesmo de todas as formas evitar essa palavra.
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